Protocolo de comunicação para o CLP

5 views
Skip to first unread message

Grupo Labirito

unread,
Jun 7, 2016, 4:38:14 PM6/7/16
to Forum do Labirito
Olá pessoal,
Estamos com um projeto de CLP onde um dos requisitos principais é a modularidade do Hardware.
Portanto, o CLP deve ser capaz de se auto-ajustar ao adicionar ou retirar quaisquer módulos.
A conexão entre os módulos deve permitir a ligação dos módulos livre da necessidade de soldar, parafusar, colar ou cortar os componentes.
No momento, estamos pensando em usar trilhos DIN padrão em caixas elétricas e as dimensões no padrão de disjuntores e contatores para reaproveitar o material que encontramos no mercado, barateando o custo e aquisição e proporcionando encontrarmos uma variedade grande com vários níveis de qualidade e robustez dentro de especificações já homologadas e aceitas no mercado.
A principio, estamos pensando em instalar um trilho com alguns contatos em material de placa de circuito impresso percorrendo 6 linhas de contato:
  • +VCC e GND, que provavelmente será de 12Vcc;
  • Adm A e B para o canal de comunicação administrativa;
  • Data A e B para o canal de dados.
Como vemos acima, imaginamos ter 2 canais de comunicação onde o canal administrativo é responsável pela funcionalidade plug & play.

Caso seja adotado o protocolo I2C, teremos uma grande flexibilidade nos módulos mas a maioria dos MCUs não possui 2 canais de comunicação I2C.
No entanto, se imaginarmos que os módulos não irão necessitar se comunicar nos 2 canais simultaneamente, podemos ter um 4066 ou algo semelhante chaveando os canais para a comunicação apropriada com os módulos.

Então pessoal, alguma ideia para acrescentar aqui?

Muito obrigado,
  'Eiju
Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages