Prezadas e prezados,
Boa noite!
A 32ª edição do Ciclo de Palestras da SBFA contará com a participação de Rafael Lopes Azize (UFBA). Sua palestra tem como título “Teorizar ou não teorizar (sobre arte)? Um debate meta-estético do século XX”. Contamos com a organização e o debate de Anderson Bogéa (UNESPAR). Nosso encontro será na sexta-feira, dia 26 de setembro de 2025, às 15:00 (horário de Brasília).
Resumo: Em 1956, Morris Weitz publica “O papel da teoria na estética”, uma crítica a certo tipo de tentativas filosóficas pregressas de definir o termo geral ‘arte’ e caracterizar o aspecto estético da experiência. O artigo foi recebido como um desafio sério às condições para o trabalho teórico relativo à estética em geral, e ao objeto ‘arte’ em particular, e marcou um debate importante da estética e da filosofia da arte da segunda metade do século XX. Proponho (1) apresentar casos exemplares do tipo de trabalho teórico sobre arte julgado por Weitz logicamente incongruente com o objeto ‘arte’, (2) repassar os seus argumentos relativos a essa incongruência, e (3) experimentar uma leitura de “O mundo da arte” (Danto) como uma resposta a Weitz. Essa resposta seria tanto positiva, reconhecendo a utilidade dos termos da crítica de Weitz, e mesmo alguns méritos seus, quanto negativa, defendendo a possibilidade do trabalho teórico acerca da arte sem os custos lógicos que ele supunha inevitáveis.
O Ciclo de Palestras da SBFA é uma atividade mensal da sociedade, na qual integrantes da comunidade analítica convidam pesquisadoras e pesquisadores para apresentarem suas pesquisas. O evento será transmitido ao vivo pelo YouTube da SBFA, e o ciclo tem como objetivo reunir nossa comunidade em torno das discussões e pesquisas na área da filosofia analítica.
Cordialmente,
Paloma Xavier
-- PhD Student at the Pontifical Catholic University of Rio de Janeiro (PUC-Rio)