Newton da Costa / questões de estilo

Eduardo Ochs

to Logi...@dimap.ufrn.br
Oi pessoas,
Ontem eu assisti o documentário sobre o Newton da Costa - "Spirit of Contradiction" - e achei ele péssimo pelo mesmo motivo que o keynote talk do Newton num EBL em Itatiaia há muitos anos atrás foi a segunda pior palestra que eu já assisti na vida... lá na palestra ele passou uma hora dando a entender que iria nos mostrar coisas incríveis sobre Lógica Paraconsistente e Mecânica Quântica mas ele NUNCA dava NENHUM detalhe de NADA, e meia dúzia de vezes ele foi na direção do quadro negro como se fosse escrever algo mas quando estava quase chegando no quadro ele voltava pra dizer empolgadíssimo que ia nos contar mais coisas incríveis sobre as quais ele não dava detalhe absolutamente nenhum... só bem no final ele conseguiu afinal chegar no quadro, e aí escrever algo - que eu não lembro o que era, mas que não era muito mais comprido do que f(x) = \psi(x).

Então, o filme é exatamente a mesma coisa - não tem UMA ÚNICA fórmula ou figura, nem mesmo mostrada de relance... aliás o Newton também não gesticula, nunca desenha uma figura no ar - e achei isso uma péssima escolha do dietor, que deve ter decidido isso junto com o Newton, mesmo com ambos sabendo que o público do filme incluiria uma boa porcentagem de 1) matemáticos, 2) cientistas da computação, 3) pessoas que gostam de ver imagens que têm coisas com detalhes que elas não entendem - diagramas, fórmulas, máquinas, tabletes em cuneiforme...

(Thread pras pessoas conversarem sobre a relação delas com figuras, palestras, documentários, e com o Newton e com o Dória)

  [[]], E.