A 35ª edição do Ciclo de Palestras da SBFA contará com a participação de Alexandre Meyer Luz (UFSC). Sua palestra tem como título “Esboços de uma Filosofia da Violência”. Contamos com a organização e a mediação de Ariadne Lacerda (UFSC). Nosso encontro será na terça-feira, dia 16 de dezembro de 2025, às 16h (horário de Brasília).
Resumo de Alexandre: “Violência” é um termo que aplicamos a uma miríade de eventos, tanto no que diz respeito às relações entre humanos, entre humanos e o ambiente, entre seres não-humanos, etc. Dizemos que um ambiente é violento, que entidades sociais são violentas, que certas pessoas ou grupos são violentos. Intercambiamos termos como “violento” por outros como “feroz”, “hostil”, “agressivo” e “danoso”. Denunciamos práticas violentas, mas também nos vangloriamos de algumas delas. Nosso aparato legal, ferramentas terapêuticas em Psicologia, investigações antropológicas e sociológicas usam o conceito para designar eventos que, sob muitos aspectos, são muito diferentes entre si. Em cenários de autodefesa, muitas vezes consideramos a violência aceitável ou até desejável. A Filosofia da Violência consiste na investigação sistemática da natureza da violência, das atribuições públicas de violência (e de suas diferentes recepções sociais) e das relações entre o conceito de violência e outros conceitos relacionados. Muita discussão em torno deste tema se distribui ao longo da tradição filosófica, mas parece apropriado dizer que a violência não constitui um tema que reúna discussões organizadas de forma orgânica. Nesta comunicação pretendemos oferecer um esboço de alguns dos projetos que caem sob a área e destacar algumas contribuições da tradição analítica para a discussão.
O Ciclo de Palestras da SBFA é uma atividade mensal da sociedade em que integrantes da comunidade analítica convidam pesquisadoras e pesquisadores para falarem sobre sua pesquisa. Com transmissão ao vivo para o YouTube da SBFA, o ciclo visa reunir nossa comunidade em torno das discussões e pesquisas na área da filosofia analítica.
Link do YouTube:
https://www.youtube.com/watch?v=fN5u0LsMwHI