Lógicas Brasileiras - o site

Gisele Secco

to LOGICA-L, Sociedade Brasileira de Lógica
Estimados seres lógicos

É com alegria e entusiasmo que Valeria, Elaine e eu - com o apoio de Nastassja - estamos colocando no ar o site do projeto Lógicas Brasileiras.

Tudo está em construção, em especial o site (que contém um blog), mas resolvemos publiciza-los o quando antes para que, com sua colaboração, possamos abrir a roda e trazer mais gente e mais ideias para enriquecer a iniciativa e fazer das práticas lógicas realizadas em nosso país práticas mais inclusivas - e não só para seres que se identificam como mulheres.

Convidamos a todas e todos a navegar pelo site, ler as postagens do blog, os materiais didáticos que disponbilizamos inicialmente, e a nos seguirem nossos perfis nas redes sociais, Instagram e Twitter.

Mas, sobretudo, convidamos vocês a

1. Considerar colaborar com o projeto, entrando em contato pelo e-mail logicasbr...@gmail.com para nos contar como gostaria de faze-lo, seja com um post sobre alguma experiência relevante à temática do blog (como discente ou docente), seja com uma memória de alguma professora ou colega da área de lógica, com uma resenha de algum livro escrito por uma lógica ou filósofa da lógica ou matemática com ligações com a lógica etc..);

2. As mulheres da lista (cis, trans, todas e todes), gostaríamos de convidar especialmente para, se assim desejarem, responder às perguntas que inserimos neste post - queremos iniciar uma pesquisa qualitativa e, futuramente fazer uma pesquisa quantitativa sobre a presença de mulheres na lógica em nossas universidades.

Muito obrigada desde já pelas sugestões e críticas construtivas.

Um abraço cordial, e um bom final de semana,
G.

--
Gisele Dalva Secco
UFSM/Brasil

Valeria de Paiva

to Gisele Secco, LOGICA-L, Sociedade Brasileira de Lógica
Viva, Viva Gisele!!! Estamos no ar, em portugues!
que otimo!
parabens pras logicas brasileiras todas!
--Valeria

--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "LOGICA-L" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para logica-l+u...@dimap.ufrn.br.

Elaine Pimentel

to Valeria de Paiva, Gisele Secco, LOGICA-L, Sociedade Brasileira de Lógica
YAY!

Gracias, Gisele e Valeria!!!

Beijos!

--
Elaine.
Elaine Pimentel  - DMAT/UFRN

Address: Departamento de Matemática
    Universidade Federal do Rio Grande do Norte
    Campus Universitário - Av. Senador Salgado Filho, s/nº
    Lagoa Nova, CEP: 59.078-970 - Natal - RN

C. Mortari

to Gisele Secco, LOGICA-L
Caras Gisele, Valeria, Elaine, Nastassja,

obrigado pela notícia, que nos deixa muito felizes. Parabéns pela
excelente iniciativa de vocês, que tem todo o apoio da SBL.

Abraços,

Cezar

P.S. Em tempo: o email da SBL é este aqui: con...@sbl.org.br

Em 2020-08-01 12:52, Gisele Secco escreveu:
> [...]
> dos Grupos do Google.
> Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele,

Abilio Rodrigues Filho

to Abílio Rodrigues, Gisele Secco, LOGICA-L
Olá Gisele, Valeria, Elaine, Nastassja e demais colegas.
Quando se fala de lógicas brasileiras, não se pode esquecer a Andrea Loparic.
Abraços
Abilio

--
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "LOGICA-L" dos Grupos do Google.

Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para logica-l+u...@dimap.ufrn.br.

Gisele Secco

to Abilio Rodrigues Filho, LOGICA-L
Caro Abilio
Muito obrigada pela sua consideração em nos lembrar de algo tão importante.
Ocorre que nossas grandes damas, Andrea e Ítala, não somente não estão esquecidas como já contactadas em privado para colaborar de modo especial, como merecem, com o projeto.
Todas as meninas e jovens mulheres que gostam da ou somente tenham alguma simpatia pelo pensamento lógico, a seu turno, merecem saber que há (e que existiram) lógicas brasileiras excelentes, que podem lhes ser modelos para seguir adiante a despeito de muitas dificuldades, cotidianamente, vivenciamos.
Um abraço cordial,
G.

Walter Alexandre Carnielli

to Lista acadêmica brasileira dos profissionais e estudantes da área de LOGICA, Gisele Secco
Olá Gisele, Valeria, Elaine, Nastassja:

Parabéns pela iniciativa-- gostei dos "seres lógicos", mas poderiam
ser também "entidades lógicas" !
Abraços,

Walter

Em sáb., 1 de ago. de 2020 às 16:58, Abilio Rodrigues Filho
<abilio.r...@gmail.com> escreveu:
> Para ver essa discussão na Web, acesse https://groups.google.com/a/dimap.ufrn.br/d/msgid/logica-l/CALtFD22DaQLxog0wLTxn9NnKYbU%2BkgTKu%2BBreWBZRUjThKVEmw%40mail.gmail.com.

Marcos Silva

to Walter Alexandre Carnielli, Lista acadêmica brasileira dos profissionais e estudantes da área de LOGICA, Gisele Secco
Parabens, lógicas brasileiras! muito inspirador!

gostei especialmente desta parte:

trazer mais gente e mais ideias para enriquecer a iniciativa e fazer das práticas lógicas realizadas em nosso país práticas mais inclusivas

espero que a gente possa manter contato para ver como articular estas iniciativas de inclusao e ativismo lógico.

abracos do Recife,
Marcos

--
Marcos Silva (UFPE/CNPq)
Philosophy Department

Cassiano Terra Rodrigues

to LOGICA-L, s...@cle.unicamp.br
Caras Gisele, Valéria e Elaine,

em primeiro lugar, muito obrigado pela iniciativa e parabéns.
Divulguei no meu Facebook assim q soube pela página da própria SBL e espero poder contribuir em algum momento.
Abraços fraternos, paz, saúde e alegria mais do q nunca neste momento difícil, mas também prenhe de novos florescimentos.
cass.

Tony Marmo

to Cassiano Terra Rodrigues, Lista acadêmica brasileira dos profissionais e estudantes da área de LOGICA
Parabéns pela iniciativa.
Sobre materiais didáticos de lógica:
Existe um livro que foi editado em francês a partir de textos de Lewis Carroll, "Logo que Sans peine" que já é famoso. Até hoje é o livro mais didático já feito com alcance para o grande público.
Há também algumas histórias do escritor Malba Tahan (que era brasileiro, apesar do pseudônimo) e do saudoso e recentemente falecido Raymond Smullyan.

--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "LOGICA-L" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para logica-l+u...@dimap.ufrn.br.

Eduardo Ochs

to Tony Marmo, Cassiano Terra Rodrigues, Lista acadêmica brasileira dos profissionais e estudantes da área de LOGICA

Adolfo Neto

to Gisele Secco, LOGICA-L, Sociedade Brasileira de Lógica
Ótima iniciativa! Já segui em todas as redes e dei RT lá no Twitter!
Parabéns!

--
[...]

Associate Professor - Federal University of Technology, Paraná
Web: http://www.dainf.ct.utfpr.edu.br/~adolfo
Mestrado em Computação Aplicada: http://www.ppgca.ct.utfpr.edu.br

Valeria de Paiva

to Adolfo Neto, Gisele Secco, LOGICA-L, Sociedade Brasileira de Lógica
obrigada a todos pelo apoio pro site https://logicasbrasileiras.wordpress.com/  que 'e realmente o trabalho da Gisele!
 'e otimo ver novas  ideias aparecendo.
eu acho que seria super legal ter uma versao do Open Logic in portugues e ajudaria a fazer, se alguem tomar a frente.
(traduzir pedacinhos 'e facil, mas encarar um livro todo 'e  trabalho demais!)
abs
Valeria

Gisele Secco

to Valeria de Paiva, Adolfo Neto, LOGICA-L
Ola pessoal
Obrigada pelas manifestações.
Valeria fica dizendo que é trabalho meu apenas porque fiz a identidade visual e o site, mas o projeto é coletivo!
Gostaria apenas de enfatizar que, ao menos por enquanto, publicaremos materiais didáticos que tem relação com lógicas mulheres, ou com lógica aplicada a temas envolvendo mulheres e minorias.
Um abraço,
G.

Joao Marcos

to Valeria de Paiva, Adolfo Neto, Gisele Secco, LOGICA-L, Sociedade Brasileira de Lógica
O Grupo de Estudos em Lógica do DEFIL/UFRN, liderados por Daniel Durante e Maria da Paz, já tem uma primeira versão, bastante avançada, de tradução do livro Forall Calgary, do Open Logic Project.  Parece-me, contudo, que não está no GitHub...

Creio (espero!) que os colegas mais envolvido podem falar melhor aqui sobre isso!
JM

Durante

to LOGICA-L, s...@cle.unicamp.br
Parabéns às lógicas brasileiras pela muito bem-vinda iniciativa! Vou divulgar!!

Com relação à referência que João Marcos fez, Maria da Paz (mais uma grande lógica brasileira) e eu, estamos trabalhando em uma versão brasileira do livro "forallx: Calgary". Nossa versão tem o sugestivo nome "Para Todxs: Natal". O "x" entrou no "Para Todos" para deixar o gênero neutro: Para Todas e Para Todos!

Ainda não terminamos, mas o trabalho já está bem avançado. Eis um link:

http://tiny.cc/wwpksz

Saudações,

Daniel.