Luiz Paulo de Alcântara

Joao Marcos

Jul 4, 2024, 9:27:17 AMJul 4
to Lista acadêmica brasileira dos profissionais e estudantes da área de LOGICA
PessoALL:

Soube que ontem ocorreu o sepultamento, em São Paulo, do Prof. Luiz
Paulo de Alcântara. Sofreu um AVC e faleceu durante viagem recente a
Portugal.

Membro do CLE, Luiz Paulo me deu aulas de Teoria dos Conjuntos nos
idos de 1997. Aposentou-se em seguida. Como não encontrei neste
comunidade nenhuma nota a respeito do recém-ocorrido, achei que
conviria registrar aqui a perda do nosso colega.

Cuidem-se bem!
Joao Marcos

Walter Carnielli

Jul 4, 2024, 10:27:30 AMJul 4
to Joao Marcos, Lista acadêmica brasileira dos profissionais e estudantes da área de LOGICA
Bom dia pessoal, bom dia João:

Também fiquei sabendo disso,mas sem detalhes. Luiz Paulo foi meu
professor também, colega de sala no IMECC e co-autor.
Chegou a morar na minha casa em Campinas por um período.

Muito inteligente, erudito e crítico, Luiz Paulo trabalhou com
fundamentos da teoria de conjuntos e coisas do gênero. Monarquista e
católico fervoroso ("Filho de Maria"), possivelmente por isso
acabou se afastando de tudo e de todos. Não postei porque esperei que
alguém mais próximo a ele fizesse isso.

Mas era um "gourmant", agradabilíssimo para falar de comida e vinhos
aprendi muito nessa área :-)

Juntos publicamos várias coisas, as mais relevantes são:

Transfinite Induction on Ordinal Configurations
L. P. de Alcantara and W. A. Carnielli
Mathematical Logic Quarterly 27 (31-35):531-538 (1981)

Paraconsistent Algebras
W. A. Carnielli and L.P.de Alcantara
Studia Logica 43 (1):79-88 (1984)

Methods and Applications of Mathematical Logic (Contemporary
Mathematics) - Proceedings of the VII LASML 1985
American Mathematical Society,1988
W. A. Carnielli and L. P. de Alcântara (Editors)

Lamento muito seu falecimento.

Abraços,

Walter
> --
> LOGICA-L
> Lista acadêmica brasileira dos profissionais e estudantes da área de Lógica <logi...@dimap.ufrn.br>
> ---
> Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "LOGICA-L" dos Grupos do Google.
> [...]

Walter Carnielli
CLE and Department of Philosophy
University of Campinas –UNICAMP, Brazil
AI2- Advanced Institute for Artificial Intelligence
https://advancedinstitute.ai/
Blog https://waltercarnielli.com/

josé carlos cifuentes

Jul 4, 2024, 11:13:32 AMJul 4
to walt...@unicamp.br, boto...@gmail.com, logi...@dimap.ufrn.br

Carissimos, outra noticia triste. O grande Luiz Paulo, da velha guarda dos logicos de Campinas. Desfrutei de seu conhecimento e amizade durante meus estudos na Unicamp. Tambem foi meu professor sobre fundamentos da teoria de conjuntos. Desde que ele saiu da Unicamp nao soube mais dele porem sempre ficou a lembrança de uma boa conversa. Que em paz descanse.
Cifuentes

C. Mortari

Jul 4, 2024, 11:59:39 AMJul 4
to Logica l

Boa tarde, pessoal,

outra notícia triste... Conheci Luiz Paulo quando eu era estudante de
mestrado na Unicamp. Voltamos a ter bastante contato nos anos 90, quando
ele esteve um bom tempo como professor visitante no Departamento de
Filosofia da UFSC. Como disse Walter, era um gourmet, e aprendi com ele,
além de coisas de teoria de conjuntos, muito sobre comida e bons vinhos.
Lamento seu falecimento.

Cezar