questão sobre material de ensino para Filosofia: lógica & recursão

Joao Marcos

Jun 23, 2024, 3:59:33 PM (10 days ago) Jun 23
to Lista acadêmica brasileira dos profissionais e estudantes da área de LOGICA
PessoALL:

Aproveito o ensejo da discussão recente aqui na lista sobre Lógica &
Linguística para pedir aos colegas indicações de material (com
"relevância filosófica", e não apenas _computacional_) voltado ao
ensino de *raciocínio recursivo*.

Parece-me francamente impossível ensinar _seriamente_ Lógica ---a
nível superior, ao menos--- para quem quer que seja sem considerar os
aspectos recursivos, *estruturais*, de qualquer uma destas coisas:
sintaxe, sistemas dedutivos, semântica, ou metalógica. Tenho contudo
a impressão de que boa parte dos livros-texto "clássicos" de *Lógica
Matemática* _subestimam_ amplamente este aspecto recursivo, e a imensa
maioria de livros-texto de *Lógica para Filosofia* simplesmente
_evitam_ cuidadosamente tocar neste assunto...

Fiz nos últimos meses uma (pequeníssima) lista de material relevante à
questão elaborada acima, mas gostaria antes de mais nada de receber
dos colegas, na lista ou fora dela, sugestões de material a usar em
sala de aula para o tratamento adequado deste tópico, com particular
aplicação ao ensino de Lógica para estudantes de Filosofia (ou de
Linguística).

Agradeço desde já,
Joao Marcos

--