Assunto um pouco[ OFF TOPIC] referente a IC na área de Teoria da Recursão

Ana Paula Dos Anjos Vitorasse

to logi...@dimap.ufrn.br

Para quem tem interesse em começar uma IC na área de Teoria da Recursão quais os conceitos que tenho bem definidos na cabeça para entender bem a referida Teoria??

                Por enquanto meu professor me recomendou ler o Capítulo 10 do livro do Prof. Walter Carnielli e Richard L. Epstein. Mas estou sem nenhuma base por onde começar. O professor que procurei para trabalhar numa Iniciação Científica disse que preciso especificar o que pretendo estudar. Para um iniciante o que seria mais adequado? Função recursiva Primitiva ou Função Computável?

Desde já agradeço.

Enviado do Email para Windows 10

Rodrigo Freire

to logi...@dimap.ufrn.br
Olá Ana,

Com mais informações sobre seu background e sobre como você se interessou por esse campo é mais fácil receber uma sugestão apropriada. Sobre sua primeira questão: É importante entrar em contato, inicialmente, com as noções de função, enumeração e indução finita. Além desse livro que seu professor indicou, você pode pegar o livro Computabilidade e Lógica, de Boolos, Burgess e Jeffrey, também traduzido para o português e publicado pela editora Unesp.

Se me fosse pedido para elaborar um projeto de IC, eu faria um projeto articulado em torno da chamada tese de Church, portanto dando prioridade para a noção de função computável, respondendo sua outra pergunta. Claro que é uma resposta enviesada, não há resposta certa para isso, é perfeitamente cabível um outro projeto que inverte essa prioridade.

Abraço
Rodrigo
--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "LOGICA-L" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para logica-l+u...@dimap.ufrn.br.

Antonio Marmo

to logi...@dimap.ufrn.br
Além dessas indicações do Rodrigo, você pode também dar uma olhada na parte histórica que é a melhor forma de penetrar as questões.

Veja, entre outros, o legado de Raimundo Lúlio e Leibniz para depois ir a Church e Turing.

Francisco Miraglia

to logi...@dimap.ufrn.br
Car@s,
Os clássicos são, em geral, meus preferidos: Hartley Rogers. Da trabalho, mas não há tempo perdido com o trabalho necessário.
Abraços ,
Chico Miraglia

Thanos Tsouanas

to logi...@dimap.ufrn.br
[mando novamente minha mensagem pois acho que mandei por o email errado]

Oi Ana,

Nao tenho certeza qual o nivel dum "IC" (nem sei exatamente o que eh),
nem qual eh o teu background matematico, entao pode ser que nada desse
email faz sentido para teu caso, mas um comeco razoavel para teoria de
recursao seria:

* Cutland (Computability) eh mto gentil e nao presuponha muita coisa
para estuda-lo.
* "a biblia geral": Kleene (Introduction to Metamathematics) tem uma
parte devotada em teoria de recursao, e os prerequisitos para ela
tambem pode achar no mesmo livro, nos capitulos anteriores.

Dois livros focados nisso sao:
* "a biblia focada": Rogers (Theory of Recursive Functions and
Effective Computability)
* o mais recente Soare (Recursively Enumerable Sets and Degrees)

Esse assunto eh um dos "4 pillars" da logica (teoria de conjuntos /
teoria de modelos / teoria de provas / teoria de recursao), entao ele
eh bastante tratado em livros de matematica logica geral.
Dois bons livros com bastante material em teoria de recursao sao os
* Bell & Machover (A course on Mathematical Logic)
* Cory & Lascar (Mathematical Logic: a course with exercises)

* As lecture notes de Moschovakis sao muito boas e bem no coracao do
assunto, com muitos exercicios para praticar, mas pressuponham
bastante "maduridade matematica" para acompanhar e progressam
rapidamente:
http://www.math.ucla.edu/~ynm/lectures/randc.pdf

Tudo isso supondo que estas procurando um tratamento matematico mesmo..
No lado de programacao um livro interessante seria o
* Jones (computability & complexity a programming perspective)
mas apenas pelo fato que tu chamou "Teoria de Recursao" imagino que o
outro lado eh o que voce mais quer.

Abraco

--Thanos
> https://groups.google.com/a/dimap.ufrn.br/d/msgid/logica-l/CEBFAB71-7F63-4545-9EDB-EF989801F08D%40ime.usp.br.

Ana Paula Dos Anjos Vitorasse

to logi...@dimap.ufrn.br
Obrigada a todos pelas dicas.
E vou dar uma olhada na tese de Church e e estudar sobre função computável.

> [...]

> --
> Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "LOGICA-L" dos

Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "LOGICA-L" dos Grupos do Google.

Eduardo Ochs

to logi...@dimap.ufrn.br
Ana, nao deixa de dar uma olhada nesse artigo aqui sobre a Tese de Church...
Dershowitz/Gurevich: "A Natural Axiomatization of Computability and Proof of Church's Thesis"
  [[]], Eduardo
    =)