Os colegas bolsistas PQ deveriam considerar seriamente responder a este questionário até o fim do mês, caso ainda não o tenham feito.
[]s, JM
Prezado(a) XXX
Caso ainda não tenha respondido o questionário encaminhado na mensagem abaixo, ainda poderá fazê-lo até o próximo dia 30/09/2023. Se já respondeu, por favor desconsidere esta mensagem. Participe e contribua!
Você está sendo convidado(a) a participar da pesquisa internacional intitulada Uma Análise Comparativa da Ciência Aberta, do Acesso Aberto e da Circulação de Conhecimento na América Latina e na África. A pesquisa visa conhecer as percepções e práticas de pesquisadores/as de países da África e América Latina - inicialmente África do Sul, Argentina, Brasil, México e Senegal, podendo se ampliar para outros países - em relação ao acesso aberto a publicações científicas e à cobrança de taxas de processamento e publicação de artigos (APC - acrônimo do inglês "article processing charges"). APCs são taxas cobradas de autores, por alguns periódicos científicos, para publicação de artigos em acesso aberto.
No Brasil, a pesquisa é dirigida aos bolsistas de Produtividade em Pesquisa do CNPq e as respostas são feitas de modo anonimizado.
A pesquisa internacional é liderada pelo Global Research Institute of Paris (GRIP), sob a coordenação de Fernanda Beigel (Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas - CONICET/Argentina) e Rigas Arvanitis (Centre Population et Développement - CEPED/IRD/França).
No Brasil, a pesquisa conta com a parceria do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT/MCTI) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), sob a coordenação de Sarita Albagli (IBICT), André Luiz Appel (Universidade Federal de Rondônia - UNIR e IBICT) e Tatiane Pacanaro Trinca (CAPES e Doutoranda no Programa de Ciência da Informação do IBICT e UFRJ).
O consentimento para participação na pesquisa, considerando as precauções quanto aos aspectos éticos e de privacidade, encontra-se no primeiro bloco do questionário.
Contamos com sua contribuição, crucial para melhor compreender e subsidiar as políticas de acesso aberto à literatura científica!
Para responder ao questionário, acesse o link abaixo. O questionário ficará disponível para preenchimento pelo prazo de 20 dias a partir do recebimento desta mensagem.
LINK
Atenciosamente,
Sarita Albagli, IBICT
André Appel, UNIR; IBICT
Tatiane Pacanaro, CAPES; IBICT/UFRJ