videopédia "Introdução Computacional à Lógica Matemática"

Joao Marcos

to Lista acadêmica brasileira dos profissionais e estudantes da área de LOGICA
* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Introdução Computacional à Lógica Matemática
http://lolita.dimap.ufrn.br/logicwiki/index.php/Introdu%C3%A7%C3%A3o_Computacional_%C3%A0_L%C3%B3gica_Matem%C3%A1tica

Trata-se de uma _videopédia_ que aborda temas básicos ligados à
Lógica Clássica (e um pouco de Lógica Intuicionista, também), com
sabor levemente computacional, cobrindo (presentemente) os temas:
- relações de consequência
- sintaxe lógica proposicional e de primeira ordem
- o formalismo da Dedução Natural
- as estruturas de interpretação (clássicas) de primeira ordem
Faço observar que o material foi criado para cobrir um curso
introdutório (formal) correspondente a aproximadamente 30 horas-aula,
e contém atualmente cerca de 60 vídeos distribuídos em cerca de 30
verbetes, totalizando cerca de 10 horas de gravação cuidadosamente
editada.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Este material foi construído ao longo de dois meses de trabalho
intenso, nos quais contei principalmente com a ajuda de Vitor Greati e
de Patrick Terrematte.

Comentários e sugestões dos colegas que possam impactar eventuais
futuras atualizações desta videopédia são sempre bem-vindos!

Com votos de que possa haver algo aqui que venha a ser útil à nossa comunidade,
Joao Marcos

--
http://sequiturquodlibet.googlepages.com/

Jefferson Santos

to Joao Marcos, Lista acadêmica brasileira dos profissionais e estudantes da área de LOGICA
Oi João,

Muito legal!!! Que ferramental vocês usaram para fazer as edições dos vídeos? As as marcações, escritos e efeitos de transições ficaram muito bem feitas.

Parabéns e obrigado por compartilhar.

Abraço,

Jefferson

--
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "LOGICA-L" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para logica-l+u...@dimap.ufrn.br.

Valeria de Paiva

Joao Marcos

to Jefferson Santos, Lista acadêmica brasileira dos profissionais e estudantes da área de LOGICA
Obrigado pela mensagem de apreciação, Jefferson! :-) Sei que você tem
videoaulas disponíveis no seu canal do YouTube, e acho excelente a sua
iniciativa!

Nos meus vídeos (quase todos) eu escrevo no tablet no app GoodNotes,
espelhado na tela do computador. A gravação foi feita com o OBS e
editada (dolorosamente) no iMovie. O investimento mais importante,
creio eu, foi em um bom microfone! (Agradeço à amiga Márcia por me
convencer da importância disso!)

Usei como base cerca de 100 slides com conteúdo todo original, feito
de Agosto pra cá. O principal objetivo era apresentar o material
básico sobre o assunto para uma primeira exposição _formal_ à lógica
clássica de primeira ordem, sem esconder nada importante mas também
sem dar lugar a burocracias desnecessárias. Meu público-alvo foram
estudantes de Computação, mas tenho certeza de que o material pode ser
útil para estudantes de outras áreas também. Há algumas coisas talvez
"originais", na abordagem, como a minha tentativa de eliminar o
misticismo por trás de Dedução Natural, quase sempre apresentada nos
livros-texto da nossa área de maneira a confundir _formalismo
dedutivo_ com mera _notação_; sou de opinião de que apresentar as
regras dedutivas como simples regras de manipulação de sequentes ajuda
o estudante a entender, por exemplo, porque o conjunto das derivações
é indutivamente definido (donde podemos associar a este conjunto
métodos de demonstração por indução estrutural, para a verificação de
meta-propriedades).

(Pode até não ter ficado mal o resultado... Deu-me muito trabalho, em
particular, tentar fazer vídeos _curtos_. Acho que o conteúdo ficou
interessante, e talvez não haja nada realmente parecido com isso por
aí! Todavia, como este é o primeiro material do gênero que eu produzi
na vida, estou seguro de que poderia ter feito algo muito melhor, com
mais experiência, tempo de planejamento, e menos amadorismo digital.)

Forte abraço, e se tiver comentários ou sugestões a fazer, não hesite
em me mandar uma mensagem!
Joao Marcos

Joao Marcos

to Valeria de Paiva, Lista acadêmica brasileira dos profissionais e estudantes da área de LOGICA
> Muito legal, parabens pela iniciativa!
> voces fizeram voice2text dos videos?abs

Confesso que não me ocorreu, Valeria, mas gostei da ideia! Alguma
sugestão de por onde eu poderia começar?

Joao Marcos
--
http://sequiturquodlibet.googlepages.com/

Walter Alexandre Carnielli

to Joao Marcos, Lista acadêmica brasileira dos profissionais e estudantes da área de LOGICA
João e equipe,

parabéns pela videopédia, vídeos bem concisos, informativos,
corretos (tanto quanto eu pude verificar--é fácil "deslizar") ,
textos bem escolhidos e ótimo som!
Aliás, você poderia passar aqui
dica: que microfone usou?

Abraços,

Walter

Joao Marcos

to Walter Alexandre Carnielli, Lista acadêmica brasileira dos profissionais e estudantes da área de LOGICA
Obrigado, Walter!  Não deixe de me avisar quando encontrar deslizes!

Joao Marcos

Valeria de Paiva

to Joao Marcos, Lista acadêmica brasileira dos profissionais e estudantes da área de LOGICA
Eu vi recentemente um menino no Youtube explicando como fazer isso em portugues.
parece q o Chrome tem um sistema desses, que eles disponibilizam.
acho que e' esse aqui Joao MArcos,
e confesso que ainda nao tentei. o video e' meio velho, e como sempre as coisas estao apertadas.

os cursos do coursera tem isso eu eu acho super bom qdo quero de fato aprender alguma coisa,
ser capaz de repetir o professor, depois de ler o que foi dito ajuda muito!

se voce fizer, depois conta como funcionou, ok?
abracos
Valeria

Joao Marcos

to Valeria de Paiva, Lista acadêmica brasileira dos profissionais e estudantes da área de LOGICA
Obrigado pela dica, Valeria! Estou testando aqui.

Por ora, posso dizer que acabei de testar o recurso "closed caption"
do YouTube e fiquei bastante surpreso de perceber que ele consegue
"entender" talvez 99% do que eu falo. :-o Nem eu entendo tudo isso do
que eu falo!

Tudo de bom,
Joao Marcos
--
http://sequiturquodlibet.googlepages.com/

Julio Stern

to Joao Marcos, Lista acadêmica brasileira dos profissionais e estudantes da área de LOGICA
Parabens Joao Marcos:
Creio que, daqui para frente, ter boas video-aulas devera se tornar a norma.
Teremos que reaprender (nao voce que ja aprendeu, e muito bem) a ser professores.
Teremos tambem que repensar o papel de aulas presenciais, a relacao aluno professor,
o papel do professor na universidade, e muitas relacoes consequentes.
Tudo de bom,
---Julio Stern

to LOGICA-L, Joao Marcos
Meu amigo JM, obrigado pelo envio e parabéns pelo trabalho!
Forte abraço,
cass.

Durante

to LOGICA-L, Joao Marcos
Parabéns, João,

Excelente iniciativa.  A UFRN está mesmo na vanguarda. Parabéns!!!
Aproveito sua mensagem e faço uma propagandinha aqui também.
Eu, aqui na filosofia, também estou produzindo um material didático introdutório em lógica, baseado na nossa versão brasileira do Forall_x (o ParaTodxs - Natal).

Videoaulas:

Livro:

O foco são meus alunos de filosofia, muito pouco alfabetizados matematicamente. É lógica misturada com filosofia da lógica. Então, o curso será um pouco sonolento para muitos estudantes de outras áreas.
E eu também não sei ser youtuber. Dou aulas longas de 1h mais ou menos. Mas tem funcionado para meus alunos.

De fato, dá MUITO trabalho fazer isso. Mas com o tempo aprendemos. Meu principal problema é a vizinhança. Moro em casa e aqui perto tem galinha, pombos, cachorros, carro do gás, do ovo, do picolé Caicó,... Mas a gente grava assim mesmo!
Devo acabar a introdução à lógica proposicional na próxima semana e farei algumas aulas introdutórias sobre primeira ordem antes do fim do semestre. Só semântica. Sem sistemas de prova.

Comentários, sugestões e principalmente correções, porque certamente há muitos deslizes, também são muito bem-vindos.

Saudações,
Daniel.

Valeria de Paiva

to Durante, LOGICA-L, Joao Marcos
Parabens Daniel!!

Desculpe essa mensagem era pra ter ido ha' alguns meses atras quando soube que voce estava fazendo isso de transformar  o Forall pro portugues.
Achei o *maximo* mesmo!!! e nao disse so' porque estava enrolada.
Mas agora foi a minha chance, especialmente com a historia de virar video tambem.
FANTASTICO!
Muito bom ver que a pandemia tem algumas coisas boas como efeito colateral,
abs
Valeria

--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "LOGICA-L" dos Grupos do Google.

Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para logica-l+u...@dimap.ufrn.br.

Itala Maria Loffredo D'Ottaviano

to LOGICA-L, valeria.depaiva, LOGICA-L, Joao Marcos, Durante
João e Daniel:

Parabéns, iniciativas fantásticas!
Vamos aproveitar essas aulas.

Abraços,

Itala

Walter Alexandre Carnielli

to Valeria de Paiva, Durante, LOGICA-L, Joao Marcos
Parabéns Daniel!

Mas gente, a UFRN deve estar na vanguarda mesmo, como o Daniel
postulou , mas muito -- eu por exemplo não tenho a menor idéia do
que seja "Forall":

Forall_x (o ParaTodxs - Natal)

Só sei que Marcelo, Juliana e eu temos um projeto de livro
semi-pronto há anos chamado "Lógica $\exists$ para $\forall$ ".

Abs
W.

Em qua., 21 de out. de 2020 às 13:37, Valeria de Paiva
<valeria...@gmail.com> escreveu:
> Para ver essa discussão na Web, acesse https://groups.google.com/a/dimap.ufrn.br/d/msgid/logica-l/CAESt%3DXuU-V7YoUH0OaX8_9aWbn_kmTTdeQ3CJDxRoetNKvZ9jw%40mail.gmail.com.

C. Mortari

to Durante, LOGICA-L, Joao Marcos
Caras e caros colegas,

parabéns ao João, Daniel, Jefferson e todos os demais envolvidos nessas
fantásticas iniciativas! Que continuem mais ainda.

Aproveito para lembrar que no site da SBL temos uma seção de "Material
didático", que pode ser acessada aqui:
http://sbl.org.br/pmwiki.php/Main/Ensino

Seria ótimo se pudéssemos disponibilizar também lá os links para o
trabalho de vocẽs.

Abraços, fiquem bem,

Cezar
> --
> Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "LOGICA-L"
> dos Grupos do Google.
> Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele,
> [...]

Joao Marcos

to Walter Alexandre Carnielli, Valeria de Paiva, Durante, LOGICA-L
> Mas gente, a UFRN deve estar na vanguarda mesmo, como o Daniel
> postulou , mas muito -- eu por exemplo não tenho a menor idéia do
> que seja "Forall":
>
> Forall_x (o ParaTodxs - Natal)

Pois *é preciso conhecer* o projeto do Richard Zach, que, acredito eu,
já foi divulgado aqui na lista um par de vezes:
https://openlogicproject.org/

No caso da versão do GEL/UFRN, salvo engano de minha parte, não se
trata de um projeto colaborativo aberto. Falamos sobre ele também
aqui recentemente:
https://groups.google.com/a/dimap.ufrn.br/g/logica-l/c/e-nEy5YVduI/m/f-91xbyUAQAJ

> Só sei que Marcelo, Juliana e eu temos um projeto de livro
> semi-pronto há anos chamado "Lógica $\exists$ para $\forall$ ".

Joia! É conteúdo aberto?

Abraços, Joao Marcos

--
http://sequiturquodlibet.googlepages.com/

Joao Marcos

to Valeria de Paiva, Durante, LOGICA-L
Julio, Daniel, Cassiano, Itala:

Obrigado pela força e pelos links, e por favor não hesitem em dizer se
houver algo que eu possa fazer aqui do nosso lado para melhorar uma
eventual futura nova versão do projeto da videopédia:
[...]

Jefferson Santos

to Joao Marcos, Valeria de Paiva, Durante, LOGICA-L
Oi João,

Muito obrigado pelo esclarecimento detalhado sobre as ferramentas. De fato são as mesmas que eu uso, só ainda não alcancei esse nível de acabamento, hehehe!!! A dica do microfone foi ótima também!!

A gente tem produzido muitos vídeos, mas são todos resultados de aulas síncronas. Como a PUC praticamete não parou, seguimos tocando as aulas via Zoom, muito próximo do formato de sala de aula, mais solto e longo. Sem dúvida indicarei seu material (e os demais citados aqui) para os alunos nas aulas de Lógica. Vai ser uma excelente fonte de estudo complementar para eles.

E uma hora, quando a gente conseguir respirar, tento me aprofundar nas ferramentas para produzir algo mais bacana assim também. Concordo com o Julio que essa vai ser uma habilidade necessária para as aulas do futuro bem próximo.

Abraço a todos.

Jefferson

--
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "LOGICA-L" dos Grupos do Google.

Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para logica-l+u...@dimap.ufrn.br.

Joao Marcos

to Jefferson Santos, Lista acadêmica brasileira dos profissionais e estudantes da área de LOGICA
Obrigado, Jefferson! Quanto ao acabamento, editar segundo a segundo,
gravar e regravar, é uma tarefa insana, e não está mesmo assim livre
de erros... O resultado é que _um dia inteiro_ de trabalho me rende
quando muito 10 minutos de vídeo "finalizado". Não posso recomendar
tal tarefa ingrata para ninguém! (seria bom se pudéssemos contar com
mais apoio institucional para isso, né?)

Abraços,
Joao Marcos

--
http://sequiturquodlibet.googlepages.com/

Haniel Barbosa

to Joao Marcos, logi...@dimap.ufrn.br
Parabéns pelos vídeos, JM e colegas! Até agora pude ver apenas um
pouco mas está bem clara a altíssima qualidade do material. Como
também estou nessa vida de gravar previamente as aulas (que nem se
comparam a estas...) dá pra ter uma boa noção do trabalho necessário
pra atingir esse resultado. Fica aqui minha admiração. :)

Abraço,
--
Haniel Barbosa
https://homepages.dcc.ufmg.br/~hbarbosa/

Durante

to LOGICA-L, Haniel Barbosa, logi...@dimap.ufrn.br, Joao Marcos
Obrigado, colegas,

Seguimos nos reiventando aqui. Fiquem a vontade para criticar e apontar erros. Há muitos.

Eu gosto bastante "Forall_x" e, modéstia a parte, gosto do que estamos fazendo no "Paratoxs - Natal". Mas ainda está muito longe de uma versão "publicável". Ainda tem muitos problemas, inclusive inconsistências terminológicas. Só que agora, com os vídeos, o texto está parado por falta de tempo. Mas logo voltamos.

Eu não fiz um Hub do projeto do livro pois não tive tempo (ainda) de investir neste aprendizado. Mas eu envio com prazer o código LaTeX pra quem quiser mexer, mudar, alterar, fazer outro,... Fiquem a vontade. É tudo livre, "CC BY 4.0". O Hermógenes e alguns outros colegas da UFPB estão também trabalhando em algumas partes que ainda faltam e, quem sabe, haverá uma versão "Paratodxs - João Pessoa", com interseções com a nossa.

Seria uma honra, Cezar, ter um link das videoaulas na página da SBL. Se achar que merecem, fique a vontade.

Saudações,
Daniel.

Jefferson Santos

to Joao Marcos, Lista acadêmica brasileira dos profissionais e estudantes da área de LOGICA
Eita, João!! Tarefa ingrata mesmo. Valoriza mais ainda a sua iniciativa e dos demais colegas.

Abraços.

Joao Marcos

to Haniel Barbosa, Lista acadêmica brasileira dos profissionais e estudantes da área de LOGICA
Querido Haniel:

Seu elogio é muito significativo para mim.

Fico sempre muito feliz em saber que você saiu aqui da UFRN para fazer
sucesso como professor aí na UFMG, onde um dia eu próprio estudei!

Muita força aí nesta tarefa,
Joao Marcos
--
http://sequiturquodlibet.googlepages.com/

Bruno Lopes

to Joao Marcos, Lista acadêmica brasileira dos profissionais e estudantes da área de LOGICA
João,

Parabéns pelo excelente trabalho! Certamente vai ser muito útil à comunidade. E mais uma vez, obrigado por disponibilizar nas página da SBL.

Abraços,

Bruno

--
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "LOGICA-L" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para logica-l+u...@dimap.ufrn.br.

Andrea Loparic

to Bruno Lopes, Joao Marcos, Lista acadêmica brasileira dos profissionais e estudantes da área de LOGICA
Meus caros,
Parabéns, parabéns, parabéns.
Mas é claro que a UFRGN tinha que estar na vanguarda
nessa área, sobretudo em se tratando de Forall. Afinal,
a tradição tem umas 8 décadas, pelo que sempre me
contavam os amigos natalinos (ou seria "natalenses"?).
Lá vai o que me diziam.
Durante a Segunda Guerra, os americanos tinham uma
base em Natal. Então, além dos exercícios de preparação
para a guerra, eles tinham, claro, atividades de recreação.
Algumas delas, reservadas aos oficiais, outras abertas a
todos, bailinhos for all, aos quais não faltavam garotas
brasileiras. E foi assim que nasceu nosso forró!
Si non eh vero...assim me foi contado, isso eu garanto!
Ainda vou assistir seu video, JM, assim que tiver alta
no hospital, onde estou fazendo o que espero ser a
bateria final do controle do câncer que, se der o resultado
esperado, significará que estou curada!
Um beijo,
Andrea

--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "LOGICA-L" dos Grupos do Google.

Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para logica-l+u...@dimap.ufrn.br.

Joao Marcos

to Valeria de Paiva, Lista acadêmica brasileira dos profissionais e estudantes da área de LOGICA
Valeria, eu acabei de usar o "captions editor" do próprio YouTube
Studio e fiquei muito bem impressionado com o resultado. Ele
conseguiu "voz-textificar" bastante bem quase tudo o que eu disse, e
permite-me corrigir o texto com muita facilidade. Agora, *haja tempo*
para ouvir os vídeos e editar as legendas...

Fiz o experimento, em particular, com o vídeo sobre "Correção e
completude para a Lógica de Primeira Ordem Clássica"
(https://youtu.be/zRZmfBlAiv0), que foi o último que eu gravei nesta
rodada. Ficou bom, basta você ligar o "close caption" do YouTube pra
ver. O problema foi que já encontrei um erro na minha narração: eu
falo a palavra "universal" ao me referir a um "existencial",
descrevendo o método de Henkin. :-(:-(:-(

Vou culpar o referee, neste caso, por ter me feito assistir mais uma
vez a mim mesmo! ;-b

Abraços, Joao Marcos
--
http://sequiturquodlibet.googlepages.com/

Elaine Pimentel

to Joao Marcos, Valeria de Paiva, Lista acadêmica brasileira dos profissionais e estudantes da área de LOGICA
Viva, João!

Su-per-le-gal o trabalho! Parabéns mesmo!!!

Acho que você acertou o tom: desde os tons pastel dos slides, até o tom correto do conteúdo, passando pelo tom suave de voz! Muito bacana, depois você me diz como escrever em cima de pdfs :)

Eu já tinha parabenizado o Daniel e Maria da Paz pelo trabalho de tradução do forall, e fica aqui também o parabéns pela "menção honrosa" do Prêmio CAPES de tese para o PPGFIL.

E sim, Lolita rocks!

Abraços,

Elaine.

--
Elaine.
Elaine Pimentel  - DMAT/UFRN

Address: Departamento de Matemática
    Universidade Federal do Rio Grande do Norte
    Campus Universitário - Av. Senador Salgado Filho, s/nº
    Lagoa Nova, CEP: 59.078-970 - Natal - RN

Joao Marcos

to Elaine Pimentel, Lista acadêmica brasileira dos profissionais e estudantes da área de LOGICA
Obrigado, Elaine!

Bem, com pelo menos dez professores trabalhando em volta da nossa
área, em cinco departamentos diferentes, a UFRN tinha que ser
produtiva! E, pra completar, há um concurso na área de Lógica e
Filosofia da Ciência acontecendo _esta semana_ no Departamento de
Filosofia, na vaga que era da nossa ex-reitora!

> Eu já tinha parabenizado o Daniel e Maria da Paz pelo trabalho de tradução do forall,
> e fica aqui também o parabéns pela "menção honrosa" do Prêmio CAPES de tese
> para o PPGFIL.

Sim, um orientando de Daniel!

Abraços,
Joao Marcos
--
http://sequiturquodlibet.googlepages.com/

Marcelo Finger

to Joao Marcos, Valeria de Paiva, Lista acadêmica brasileira dos profissionais e estudantes da área de LOGICA
Oi João.

V diz: " Agora, *haja tempo* para ouvir os vídeos e editar as legendas..."

Estou coordenando um grupo que faz exatamente esta tarefa sistematicamente, em vídeos genéricos do português.  Para quê? para que possamos ter ferramentas de transcrição cada vez melhores e públicas para o português, devolver essas e outras ferramentas de processamento de linguagem natural.

É um trabalho que requer disciplina e muito profissionalismo, que bom que você seja capaz de apreciar a importância deste trabalho, embora muitas agências de fomento e outros não tem uma visão tão positiva deste tipo de atividade. Sendo assim, ela relutam em apoiar financeiramente este trabalho de geração e coleta de dados.

[]s

--
 Marcelo Finger
 Departament of Computer Science, IME

Alexandre Rademaker

to Lista acadêmica brasileira dos profissionais e estudantes da área de LOGICA, João Marcos, Valeria de Paiva, Marcelo Finger

Olá Marcelo,

Verdade! Fazem uns 10 anos que venho trabalhando exatamente na criação de datasets (corpora, recursos léxicos etc) para o processamento do Português. Realmente difícil recebermos apoio e valorização por isso, mas pior ainda é a falta de colaboração e desnecessária competição que muitas vezes acontecem. Não é incomum pesquisadores começarem novos projetos ao invés de colaborar com algum em andamento, acontece no Brazil e em todo lugar. Certamente existem várias explicações para este comportamento.

Uma delas é a falta de documentação nos projetos das regras para contribuições, quanto se trata de linguagem, certas decisões precisam ser tomadas e aceitas, obter consenso para todas as decisões é muito difícil.

Outra é talvez o incentivo à publicações, fácil publicar um artigo dizendo ’Existe X, X não é bom/suficiente, então fiz Y’. Bem mais difícil é ter um artigo aceito sobre a colaboração com a manutenção de um recurso já existente.

E ainda existe má fé, infelizmente! :-( Recursos são incorporados em outros sem o devido crédito! Algumas até monetizam sem valorizar os desenvolvedores iniciais. Google, felizmente, sempre foi honesto em dar crédito à nossa openWordnet-PT: https://translate.google.com/intl/en/about/license/

Linguistic resources are very easy to start working on, very hard to improve and extremely difficult to maintain.

Ab.,
Alexandre

Marcelo Finger

to Alexandre Rademaker, Lista acadêmica brasileira dos profissionais e estudantes da área de LOGICA, João Marcos, Valeria de Paiva

Oi Alexandre.

Fantástica a sua colocação: "mas pior ainda é a falta de colaboração e desnecessária competição que muitas vezes acontecem. "

Por isso mesmo que estamos começando com material já coletado e parcialmente transcrito nos últimos 50 anos!  Temos ambição de conseguir um córpus de português falado no Brasil e transcrito que cubra desde 1970 até os dias de hoje.  Já temos algum material deste período confirmado e estamos tratando de realizar parcerias que aumentem a quantidade e a qualidade do conteúdo que será disponibilizado.

"Linguistic resources are very easy to start working on, very hard to improve and extremely difficult to maintain."  É sua esta frase? Quero citar com os devidos créditos.

[]s

Marcelo

Valeria de Paiva

to Marcelo Finger, Alexandre Rademaker, Lista acadêmica brasileira dos profissionais e estudantes da área de LOGICA, João Marcos
Oi Marcelo,
a frase e' minha, e nos (Alexandre e eu) ja a usamos em varios papers conjuntos, nesses dez anos  de OWN-PT.

mas acho q a primeira vez q a usamos veio com um "as they say", pois devo ter ouvido em algum encontro nos anos noventa quando eu trabalhava como postdoc no projeto ACQUILEX da European Community. eles ja' tinham esse problema naquela altura!

Alias seria legal se voces falassem dos varios wordnets pro Portugues se resolverem falar mais sobre Knowledge Representation, no novo centro.
Abracos,
Valeria

Alexandre Rademaker

to Lista acadêmica brasileira dos profissionais e estudantes da área de LOGICA, Marcelo Finger, João Marcos, Valeria de Paiva

Também gosto muito desta frase Marcelo! ;-) E como Valeria já disse, a frase foi adaptação dela e aparece em http://arademaker.github.io/bibliography/acl-ldl-2015.html logo na introdução!

Ab.,
Alexandre

Cassiano Terra Rodrigues

to LOGICA-L, dura...@gmail.com
Daniel, parabéns pela iniciativa e também pelo teu website, q é sensacional!
Nunca consegui ter uma página na web tão boa e organizada, fiquei com aquela invejinha boa de querer ser como vc.
Agradeço tb pela sistematização do método do John Wilson, vou usar com meus alunos.
Um abraço,
cass.

Marcelo Finger

to Alexandre Rademaker, Lista acadêmica brasileira dos profissionais e estudantes da área de LOGICA, João Marcos, Valeria de Paiva
👍
Obrigado Alexandre e Valéria!

Daniel Durante

to LOGICA-L, Cassiano Terra Rodrigues, Daniel Durante
Obrigado, Cassiano!

Hoje em dia tem estas ferramentas Wix, Wordpress, Weelby, que facilitam muito a criação e manutenção do site. Eu recomendo. É bem mais fácil que atualizar o Lattes!

Sobre o método do Wilson, eu uso principalmente com meus alunos de pós do meio-ambiente. Eles não têm formação em filosofia, são cobrados a fazer pesquisas interdisciplinares, e seus orientadores, mesmo bem intencionados, quase sempre têm mentalidade disciplinar. Então eu os provoco a aplicarem o método de Wilson em suas próprias questões de pesquisa para tentar extrair daí conceitos que "atravessem" as disciplinas e os levem a fazer pesquisas realmente interdisciplinares.

Acho que tem dado certo. Fico orgulhoso quando sou convidado para alguma banca e consigo ver alguns resultados das análises de conceitos que eles fizeram na minha disciplina em suas teses e dissertações.

Um abraço,
Daniel.
Message has been deleted

Eduardo Ochs

to Daniel Durante, LOGICA-L, Cassiano Terra Rodrigues, Daniel Durante
Daniel, onde tem coisas sobre o Metodo de Wilson?
E' em alguma videoaula especifica?
Eu nunca ouvi falar dele e fiquei curioso...
[[]], E.
> --
> Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "LOGICA-L" dos Grupos do Google.
> [...]

Daniel Durante

to LOGICA-L, eduardoochs, LOGICA-L, Cassiano Terra Rodrigues, Daniel Durante
Oi Eduardo,

É um artigo meu que está la no site:
"Filosofia Sem Filósofos: análise de conceitos como método e conteúdo para o ensino médio"

Um abraço,
Daniel.

Cassiano Terra Rodrigues

to Daniel Durante, LOGICA-L, eduardoochs, Daniel Durante
Pois é, eu sempre dei aula para não filósofos. Na PUC, para praticamente todos os cursos, mas a maioria na área de humanas mesmo (direito, relações internacionais, contabilidade, jornalismo etc.). Mesmo assim, a sistematização de separar as perguntas, lançar hipóteses, definir conceitos etc. sempre é útil. Usei o livro do Wilson para dar aulas, para os alunos de filosofia, sobre metodologia de ensino, quando havia a disciplina de ensino de filosofia.
Agora, no ITA, dando aulas para futuros engenheiros, esse passo propedêutico é fundamental. O teu artigo vai me ajudar muito!
um abraço a todos,
cass.

--
Cassiano Terra Rodrigues