"Spirit of Contradiction", o filme...

Walter Carnielli

to Lista dos Logicos Brasileiros

Ola Eduardo e tod@s:

Concordo com Eduardo. O filme  para ser  ruim falta bastante  coisa.
Não tem nenhum"Spirit of Contradiction", alias não  tem nenhum espirito. São 70  minutos  de  lugares-comuns  que nosso mestre Newton fala sempre. O diretor certamente não  tem nenhuma ideia sobre logica talvez  nem sobre  "ciencia... ..
Eduardo Ochs <eduar...@gmail.com>: Dec 10 05:51PM -0300

Oi pessoas,
Ontem eu assisti o documentário sobre o Newton da Costa - "Spirit of
Contradiction" - e achei ele péssimo pelo mesmo motivo que o keynote talk
do Newton num EBL em Itatiaia há muitos anos atrás foi a segunda pior
palestra que eu já assisti na vida... lá na palestra ele passou uma hora
dando a entender que iria nos mostrar coisas incríveis sobre Lógica
Paraconsistente e Mecânica Quântica mas ele NUNCA dava NENHUM detalhe de
NADA, e meia dúzia de vezes ele foi na direção do quadro negro como se
fosse escrever algo mas quando estava quase chegando no quadro ele voltava
pra dizer empolgadíssimo que ia nos contar mais coisas incríveis sobre as
quais ele não dava detalhe absolutamente nenhum... só bem no final ele
conseguiu afinal chegar no quadro, e aí escrever algo - que eu não lembro o
que era, mas que não era muito mais comprido do que f(x) = \psi(x).

Então, o filme é exatamente a mesma coisa - não tem UMA ÚNICA fórmula ou
figura, nem mesmo mostrada de relance... aliás o Newton também não
gesticula, nunca desenha uma figura no ar - e achei isso uma péssima
escolha do dietor, que deve ter decidido isso junto com o Newton, mesmo com
ambos sabendo que o público do filme incluiria uma boa porcentagem de 1)
matemáticos, 2) cientistas da computação, 3) pessoas que gostam de ver
imagens que têm coisas com detalhes que elas não entendem - diagramas,
fórmulas, máquinas, tabletes em cuneiforme...

(Thread pras pessoas conversarem sobre a relação delas com figuras,
palestras, documentários, e com o Newton e com o Dória)

[[]], E.
http://angg.twu.net/math-b.html

Adonai Sant'Anna

to LOGICA-L
Caros

Discordo totalmente de Eduardo e Walter. Um documentário como este não serve ao propósito de atender aos interesses de lógicos ou demais pesquisadores. O propósito principal do diretor foi deixar um registro audiovisual sobre Newton da Costa, disponível para o grande público. E esta meta foi perfeitamente atingida. Conheço muitos leigos em lógica e ciência em geral que ficaram encantados com o filme. São pessoas que jamais imaginariam que alguém como Newton pudesse de fato existir. Vivemos em um mundo no qual grande parte do público não tem a menor ideia sobre o que acontece na vida acadêmica. E é sempre importante lembrar que quem sustenta a pesquisa nas universidades públicas é um povo sem contato algum com pesquisa. Seria bom lembrar disso de vez em quando. Faz bem para a saúde mental.

Além disso, pesa o fato de que cinema e ciência são atividades muito distantes uma da outra. Este fato torna qualquer tentativa de contato entre essas áreas sujeita a críticas injustas de ambos os lados. É algo mais ou menos como aquilo que acontece com produções cinematográficas baseadas em eventos reais (Amadeus, Uma Mente Brilhante, O Povo Contra Larry Flint etc). O segredo para não ser criticado é não fazer coisa alguma. Fernando Severo fez algo importante. Deixou um registro para a posteridade, um registro sobre uma das figuras mais importantes da história de nosso país.

É claro que o filme tem falhas! Muitas dessas falhas se devem à dificuldade gigantesca para angariar recursos para produção, recursos para distribuição e gente para colaborar. Cinema, caso não saibam, não é uma atividade que pode ser exercida com uma folha de papel e uma caneta. Mas criticar este filme em especial, sem levar em conta que existe um mundo um pouco maior do que lógica e ciência ao nosso redor, é um ato de profunda ingenuidade.

É claro que já antecipo eventuais críticas à minha crítica que faço aos críticos. Por conta disso adianto que dificilmente responderei a qualquer outra colocação sobre o tema.

Newton ficou feliz com o resultado. Isso por si só já basta para mim.

Adonai

Adolfo Neto

to Adonai Sant'Anna, LOGICA-L
Adonai,

Infelizmente ainda não consegui assistir, apesar de ter passado de graça aqui em Curitiba.
Já existe em algum lugar?
Será que não seria interessante o Severo (imagino que você tenha contato com ele) cadastrá-lo no imdb?

Para ver essa discussão na Web, acesse https://groups.google.com/a/dimap.ufrn.br/d/msgid/logica-l/877fc0a3-fe5d-461e-bb69-bd03550c51fa%40dimap.ufrn.br.

Adolfo Neto
Associate Professor - Federal University of Technology, Paraná
Web: http://www.dainf.ct.utfpr.edu.br/~adolfo
Mestrado em Computação Aplicada: http://www.ppgca.ct.utfpr.edu.br

Eduardo Ochs

to Adonai Sant'Anna, LOGICA-L
Hoje em dia é BEM raro alguém fazer um documentário que nunca mostre
nenhum detalhe ou figura, e foi por isso que eu achei que o Fernando
Severo e o Newton devem ter decidido _juntos_ que era melhor fazer o
documentário desse jeito tão atípico...

O Newton ficou feliz com o resultado, e certamente ficou mais feliz
com o documentário desse jeito do que ficaria com uma outra edição
desse documentário que incluisse algumas cenas curtas com, por
exemplo,

  1) uma tabela de lógicas paraconsistentes - confesso que eu, mesmo
     sendo leigo, fiquei bem incomodado com o Newton falando "_A_
     Lógica Paraconsistente" no singular quase o tempo todo -,

  2) um diagrama mostrando como o tal do robozinho "pensa", que
     informações ele guarda e algumas situações em que ele usa valores
     de verdade diferentes de V e F...

Não incluir figuras nem detalhes foi uma escolha estilística
deliberada que acho - IMNSHO - que faz com que o documentário só fique
interessante pra um grupo bem pequeno de pessoas que não inclui nem os
meus amigos tipo "grande público" nem os meus amigos tipo "público
especializado".

Vocês conhecem pessoas que preferem o documentário do jeito atual -
"Director's Cut" - a ele numa versão hipotética com figuras em cenas
extras - "Eduardo's Cut"?

  [[]],
    Eduardo Ochs
    http://angg.twu.net/math-b.html

Adolfo Neto

to Eduardo Ochs, Adonai Sant'Anna, LOGICA-L
Acho que seria uma boa ideia alguém fazer um vídeo complementando o documentário e colocar no YouTube.

Eduardo Ochs

to Adolfo Neto, Adonai Sant'Anna, LOGICA-L
Alguém pode fazer algo assim, né?

  https://www.youtube.com/watch?v=QqR459KxDVU

Também não tem figuras, mas achei charmoso.
Sugestão: convidem outras pessoas além do Newton e do Dória.

Cassiano Terra Rodrigues

to LOGICA-L
Colegas, sobre o filme, perdoem-me o pitaco. Deixo aqui meus 2%.
Eu discordo veementemente do q falou o colega Adonai, a quem admiro muito, aliás, mas com quem não partilho algumas ideias sobre o filme e sobre ciência e cinema.
Poucas atividades artísticas são tão investigativas qto fazer um filme. Se o objetivo não é exatamente o mesmo da atividade científica, no entanto o modo coletivo de produção e as decisões de manipulação experimental envolvidas no processo de filmagem e decupagem be aproximam ciência e cinema. Além disso, esse filme não será visto pelo grande público, seja por razões comerciais ou de qsq outras ordens. A questão (como para qualquer outro filme) é já foi visto por alguém, não quem ou qtos o viram. E mesmo q num mundo imaginário fosse visto por um "grande público" (seja lá o q quiser dizer essa expressão), em q isso impediria o filme de usar diagramas, fórmulas ou qsq outros recursos audiovisuais q não a mera filmagem fotonovelística q o filme usa em praticamente 100% do tempo? Não estarei o grande público interessado em diagramas ou fórmulas? Pq? Não seriam as fórmulas e diagramas, as demonstrações matemáticas ou conceitos como quase verdade e explosão compreensíveis ao tal grande público? Pq? Acho eu, humildemente, q qq público estaria interessado nessas coisas e q poderia compreendê-las, seja por via de um filme, de uma aula ou de conversas e leituras. Em princípio, tanto na vida como no cinema (q faz parte da vida). Seria mais difícil fazer um filme assim? É impossível dizer. Só o diretor pode responder por si, outros realizadores teriam respostas diferentes.
Agora, com relação ao filme em si, o fato do prof Newton ter gostado ou não pouco diz sobre as qualidades estéticas do filme e pouco deveria importar para um juízo estético do filme. Bem como o fato de não trazer fórmulas ou diagramas como o Edu sugere (concordo q seria interessante). Nesse sentido, concordo com o Walter, o filme é ruim pois não tem, na decupagem, nenhuma contradição. É uma apresentação insossa da personagem, chapa branca. Seria possível ter feito outra coisa com melhor qualidade estética, mais contradição, de modo a aores estar ao público - seja ele de qual origem for - um retrato mais interessante e menos planificada da personagem. Exemplos de documentários sobre pessoas q são grandes filmes e q se mostraram sucessos comerciais não faltam. Bem como exemplos de grandes filmes eivados de contradição q nem por isso deixaram de ser populares Tb não faltam. Deixo a cada um q busque exemplos em seus repertórios, eu tenho minhas preferências e posso ser mal entendido se der algum exemplo certamente não será unânime. Mas fazer filmes assim envolve bem mais q opções do diretor e respeito à personagem.
Um abraço a todos,
Cass.

Adonai Sant'Anna

to LOGICA-L
Caros

A visão de Cassiano é intrigante. Claramente meu modo de percepção do filme é diferente. Paciência. O que seria do mundo se todos pensassem da mesma maneira? Aí sim a vida seria uma película chata de doer.

Se houver interesse do grupo, posso intermediar uma troca de ideias entre os críticos (Walter, Eduardo, Cassiano e demais interessados) e o diretor, Fernando Severo. Ele é um diretor e montador que tem uma visão sobre cinema. Talvez isso rendesse algo interessante.

Adonai

Eduardo Ochs

to Adonai Sant'Anna, LOGICA-L
Oi Adonai!
Quero sim!
Fica à vontade pra repassar os meus e-mails pra ele!
  [[]], E.

Famadoria

to Eduardo Ochs, Adolfo Neto, Adonai Sant'Anna, LOGICA-L
Não vi o filme e nem sabia que estava nele.

Sent from my iPhone

Eduardo Ochs

to Famadoria, Adolfo Neto, Adonai Sant'Anna, LOGICA-L
Oi Dória!
Você não aparece no filme e nem é mencionado pelo nome nele, mas achei que o estilo do Newton - o modo dele evitar detalhes - é parecido com o seu.
Você é bem vindo na discussão!
  [[]], E.