My (33F) husband's (35M) career in academic philosophy is ruining our marriage.

Eduardo Ochs

to logi...@dimap.ufrn.br

jyb

to LOGICA-L, eduardoochs
“Hegel, installed from above, by the powers that be, as the certified Great Philosopher, was a flat-headed, insipid, nauseating, illiterate charlatan who reached the pinnacle of audacity in scribbling together and dishing up the craziest mystifying nonsense.”
“May Hegel's philosophy of absolute nonsense - three-fourths cash and one-fourth crazy fancies - continue to pass for unfathomable wisdom without anyone suggesting as an appropriate motto for his writings Shakespeare's words: "Such stuff as madmen tongue and brain not," or, as an emblematical vignette, the cuttle-fish with its ink-bag, creating a cloud of darkness around it to prevent people from seeing what it is, with the device: mea caligine tutus. - May each day bring us, as hitherto, new systems adapted for University purposes, entirely made up of words and phrases and in a learned jargon besides, which allows people to talk whole days without saying anything; and may these delights never be disturbed by the Arabian proverb: "I hear the clappering of the mill, but I see no flour." - For all this is in accordance with the age and must have its course.”
Arthur Schopenhauer
Estas críticas foram retomadas por Wittgenstein (que tinha lido Schopenhauer enquanto adolescente) e depois por Carnap no ensaio dele
"Superação da metafísica pela análise lógica da linguagem" (The Elimination of Metaphysics Through Logical Analysis of language, 1932)
JYB

On Saturday, September 11, 2021 at 11:50:58 PM UTC-3 eduardoochs wrote:
https://rareddit.com/r/relationships/comments/d7bqcs/my_33f_husbands_35m_career_in_academic_philosophy/

[[]], E.

Carlos Augusto Prolo

to jyb, LOGICA-L, eduardoochs
Pessoal,
o que mais me chamou a atenção nestas duas mensagens foi a "metodologia de ensino:"
Aprendi mais sobre filosofia e Hegel nestas duas mensagens do que em qualquer oportunidade na vida que consigo me recordar, kkkkkk.
Grato.

Prolo

Para ver essa discussão na Web, acesse https://groups.google.com/a/dimap.ufrn.br/d/msgid/logica-l/c5afe415-4816-4948-bac5-42ce5bf2716dn%40dimap.ufrn.br.

Abilio Rodrigues Filho

to Carlos Augusto Prolo, LOGICA-L, eduardoochs
Ola todxs
Eu acho q o ponto do texto, engracadissimo alias, eh outro.
O problema nao eh o Hegel. O problema sao os hegelianos.
Assim como os wittgensteinianos, heidegerianos, nietzschianos etc. (se
bem q o Heidegger eh muito mais dificil de engolir).
E estudar historia da filosofia, contextualizando os filosofos com a
ciencia, politica, etc. da epoca, eh sempre uma boa opcao.
Abracos
Abilio

Em dom., 12 de set. de 2021 às 12:54, Carlos Augusto Prolo
<pr...@dimap.ufrn.br> escreveu:
> Para ver essa discussão na Web, acesse https://groups.google.com/a/dimap.ufrn.br/d/msgid/logica-l/CAD7MeJvFwSr-FtFx_B685ZhgCocmSRuSSL-sT9kzmMi-iFFZHw%40mail.gmail.com.

Carlos Augusto Prolo

to Abilio Rodrigues Filho, LOGICA-L, eduardoochs
On Sun, Sep 12, 2021 at 1:04 PM Abilio Rodrigues Filho <abilio.r...@gmail.com> wrote:
[...]

Derivando um pouco, na Linguística o problema nunca foi Chomsky [ou pelo menos não todo o problema], mas os Chomskyanos.
Já nos idos dos anos 50 Chomsky publicava suas teorias linguísticas com a consciência de que eram apenas teorias (eu li ele afirmando isso em pelo menos uma de suas publicações da época, não lembro qual) e eu completo com e que provavelmente/certamente estavam erradas. Mas não importa, perseguir uma teoria e ver até onde ela vai é ciência e leva ao conhecimento do fenômeno. E efetivamente isso aconteceu com as teorias de Chomsky.
Só que enquanto ele próprio não tinha compromisso nenhum com suas teorias e mudava "qual piuma al vento" os Chomskyanos fanáticos viam sempre suas teorias como a verdade definitiva. Isso sim leva ao atraso.

Abraço,

Prolo

josé carlos cifuentes

to Carlos Augusto Prolo, Abilio Rodrigues Filho, LOGICA-L, eduardoochs
Já foi dito, como um exemplo notório, que Marx nunca teria sido maxista.

jyb

to LOGICA-L, jccifa, abilio.rodrigues, LOGICA-L, eduardoochs, prolo
Outro exemplo notório, que Bolsonaro nunca teria sido bolsonaristo