Morre no Rio o matemático Elon Lages Lima, ex-diretor do IMPA, aos 87 anos

Claus Akira Horodynski Matsushigue

to Lista acadêmica brasileira dos profissionais e estudantes da área de LOGICA, Claus Akira Horodynski Matsushigue

Nota Oficial do IMPA

Morre no Rio o matemático Elon Lages Lima, ex-diretor do IMPA, aos 87 anos

Um dos mais importantes e prolíficos autores de livros de matemática no país, Elon Lages Lima, ex-diretor do IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada), morreu na manhã deste domingo, aos 87 anos, no Rio de Janeiro.

Matemático de ponta, o alagoano Elon deu contribuição fundamental à literatura matemática brasileira, com 25 livros, e recebeu duas vezes o Prêmio Jabuti de Ciências Exatas, da Câmara Brasileira do Livro. Ele também desempenhou o papel de mentor e inspirador de jovens matemáticos de grande destaque no país, como o ganhador da Medalha Fields Artur Avila, Carlos Gustavo Moreira, o Gugu (ambos do IMPA), Ralph Teixeira (UFF) e Nicolau Saldanha (PUC-Rio), entre outros.

"Eu era aluno de graduação, em Portugal, quando ouvi falar de Elon pela primeira vez, por meio de seus livros. Ninguém, nos dois países, contribuiu como ele para a criação de uma literatura matemática em língua portuguesa", afirmou o diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana. Para o ex-diretor do IMPA Jacob Palis, Elon "foi um excelente matemático, escritor e didata". "Ele deu uma contribuição muito grande ao IMPA, desde o início, integrando um grupo pequeno e de alta qualidade."

Membro titular da Academia Brasileira de Ciências desde 1963, foi diretor do IMPA em três períodos (1969-71, 79-80 e 1989-93), presidente da Sociedade Brasileira de Matemática (1973-75) e integrou o Conselho Nacional de Educação e o Conselho Superior da Faperj. Recebeu a Ordem do Mérito Científico na Classe Grã-Cruz, da Presidência da República, e o Prêmio Anísio Teixeira, do MEC.

O jovem Elon fez sua formação inicial no Ceará e no Rio de Janeiro. Ao chegar ao Rio, presenciou a fundação do IMPA, por Leopoldo Nachbin e Maurício Matos Peixoto. Obteve os graus de mestrado e doutorado na prestigiosa Universidade de Chicago, onde especializou-se em Topologia Algébrica, entre 1954 e 1958, e recebeu o Prêmio Edna M. Allen.

Após voltar ao Brasil, tornou-se pesquisador do IMPA. Com uma bolsa Guggenheim, esteve em Princeton e Columbia e foi influenciado pelo norte-americano Stephen Smale, ganhador da medalha Fields. Nessa época, obteve resultados pioneiros no campo de vetores comutativos. Foi professor da UnB, de onde pediu demissão em 1965, após o início do Regime Militar. Foi Elon que abriu o caminho para outros pesquisadores do IMPA, como Jacob Palis e César Camacho, serem orientados por Smale - hoje pesquisador honorário do IMPA.

Além de pesquisador de alto nível, Elon sempre compreendeu a importância da divulgação da Matemática e da formação de professores, áreas em que desempenhou um papel de protagonista nacional. Colaborou para estruturar os cursos de licenciatura, bacharelado e pós-graduação Universidade Federal do Ceará, de onde recebeu, em 89, o título de Professor Honoris Causa.

Idealizou e dirigiu as coleções "Projeto Euclides" e "Coleção Matemática Universitária" e foi o criador, em 1990, do PAPMEM (Programa de Formação e Aperfeiçoamento de Professores do Ensino Médio), que continua ativo e já beneficiou mais de 20 mil professores do país. Talvez porque tenha sido justamente na Educação Básica o início de sua brilhante trajetória de matemático, como professor, aos 18 anos, no Ginásio Farias Brito e no Colégio Estadual do Ceará.

Elon era casado com Carolina Celano e tinha cinco filhas da primeira união, com Valdece. O velório será a partir das 9h, e o enterro às 16h desta segunda-feira (8), no Cemitério da Penitência, no Caju.

Walter Carnielli

to Lista dos Logicos Brasileiros, Claus Akira Horodynski Matsushigue
Caros colegas:

Uma lástima. Elon era um matemático "impiano" que respeitava a
Lógica. Devo a ele poder aceitar uma bolsa da Fundação Alexandre von
Humboldt (AvH) em 1988, coisa que nenhum matemático brasileiro tinha
ainda obtido. O IMEC da Unicamp vergonhosamente havia negado meu
afastamento, porque "havia dúvida se Lógica era Matemática".
Incrível, mas verdade.

Como o IMPA representava os interesses da AvH no Brasil, fui ao Rio
falar com Elon. Ele viu meu trabalho em Lógica e Combinatória, achou
notável que alguém conseguisse trabalhar em "duas áreas respeitáveis
e difíceis", e deu um único telefonema aos ineptos dirigentes, na
época, do Instituto de Matemática da Unicamp. Telefonema decisivo...

Lamentando a perda,

Walter

Em 7 de maio de 2017 15:58, Claus Akira Horodynski Matsushigue
<clau...@mat.unb.br> escreveu:
> --
> Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "LOGICA-L" dos
> Grupos do Google.
> um e-mail para logica-l+u...@dimap.ufrn.br.
> Para postar nesse grupo, envie um e-mail para logi...@dimap.ufrn.br.
> Acesse esse grupo em
> https://groups.google.com/a/dimap.ufrn.br/group/logica-l/.
> Para ver essa discussão na Web, acesse
> https://groups.google.com/a/dimap.ufrn.br/d/msgid/logica-l/CAJh6kGX-CisZAnmoK9QnvYofjXsNNUWVMqw1cv%2B4cUbydAdAOg%40mail.gmail.com.

Walter Carnielli
Centre for Logic, Epistemology and the History of Science and
Department of Philosophy
State University of Campinas –UNICAMP
13083-859 Campinas -SP, Brazil
Phone: (+55) (19) 3521-6517
Institutional e-mail: walter.c...@cle.unicamp.br
Website: http://www.cle.unicamp.br/prof/carnielli

German Lourenço Mejia

to logi...@dimap.ufrn.br, Claus Akira Horodynski Matsushigue
Elon Lages Lima foi professor de meus professores. Tive a oportunidade de assistir presencialmente dois cursos dele no IMPA.

Vale mencionar que professor Elon foi um dos responsáveis pela criação do curso de pós em Matemática da PUC-Rio...

Uma enorme perda.

German

Curso de Análise no Rn (prof Elon Lages Lima)

[...]

Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "LOGICA-L" dos Grupos do Google.

Valeria de Paiva

to Lista acadêmica brasileira dos profissionais e estudantes da área de LOGICA, Claus Akira Horodynski Matsushigue
Uma grande perda para a matematica brasileira, sem duvida.

--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "LOGICA-L" dos Grupos do Google.

Alexandre Rademaker

to Lista acadêmica brasileira dos profissionais e estudantes da área de LOGICA

Além de toda a sua importância no desenvolvimento da matemática no país, como autor de dezenas de livros e pesquisador emérito e ex-diretor do IMPA, ele desempenhou um papel fundamental na história da Escola de Matemática Aplicada da FGV -- EMAp/FGV. Ele foi responsável pelo projeto de criação dos cursos de graduação de Economia e Administração da FGV, propiciando a chegada  do grupo que viria a ser o núcleo inicial da EMAp.

Ab.,

German Lourenço Mejia

to logi...@dimap.ufrn.br
Sobre o professor Elon Lages Lima,

é muito bonito ver no CBM deste ano tantas pessoas que foram tocadas pelo mestre.. Acho que o colóquio inteiro deste ano estava de certa forma homenageando o mestre.

Quem, não pode assistir, mas tem interesse, a palestra plenária do professor Gugu em homenagem ao professor Elon está gravada em vídeo:

Dentre o que vocês podem assistir nesse vídeo, achei muito interessante as relatos pessoais do prof Gugu que começou a estudar o Vol 1 de análise do Elon com 14 anos e como os exercícios são bem escolhidos e propiciam uma boa base (Gugu cita dois exemplos, chamando o Artur Avila para falar de um dos exercícios).

Também menciono algo dessa palestra que foi novidade para mim, o professor Elon ao que parece é que faz o link entre o Jaco Palis e o Stephen Smale.

Uma segunda novidade, vejam como sou ignorante da história da matemática brasileira, o Elon, quando muito jovem, dava sinais de carreira internacional nos EUA, mas decide voltar para o Brasil por saudades e na esperança de fazer alguma diferença aqui. Com certeza fez.

Abraços,

German

Livre de vírus. www.avast.com.

Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para logica-l+u...@dimap.ufrn.br.

--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "LOGICA-L" dos Grupos do Google.