Fwd: Proof-theoretic proof of NP=PSPACE?

Joao Marcos

to Lista acadêmica brasileira dos profissionais e estudantes da área de LOGICA
Mais detalhes em:

Welcome to NP=PSPACE Area !!!
http://www.tecmf.inf.puc-rio.br/NPPSPACE

JM

to logi...@dimap.ufrn.br
Lew é muito bom. Logo, se tiver engano, é muito sutil.

--
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "LOGICA-L" dos Grupos do Google.

fad

ahhata alati, awienta Wilushati

Marcelo Finger

to logi...@dimap.ufrn.br
Olá.

O problema é que um resultado tão quente como NP=PSPACE, para ser aceito pela comunidade hoje em dia, precisa vir com a prova de uma série de resultados correlatos.

Em particular, o colapso da hierarquia polinomial deve vir junto com uma forma de encontrar a equivalência de uma fórmula da lógica booleana quantificada (QBF), representante de PSPACE, a uma fórmula no fragmento existencial de QBF, representante de NP, de tamanho apenas polinomialmente maior, para um polinômio fixo e independente da fórmula e tendo como parâmetro apenas o tamanho da fórmula.

E, inclusive, deve ficar claro por que o procedimento não serve para eliminar a quantificação totalmente, o que faria com que P=PSPACE.

[]s

Marcelo

Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para logica-l+u...@dimap.ufrn.br.
--
fad

ahhata alati, awienta Wilushati

--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "LOGICA-L" dos Grupos do Google.

 Marcelo Finger
 Departament of Computer Science, IME
 University of Sao Paulo
 http://www.ime.usp.br/~mfinger

Francisco Antonio Doria

Alexandre Rademaker

to logi...@dimap.ufrn.br
Professor Doria,

Hermann também é muito bom! Os que acompanham de perto sabem que foi o Hermann quem de fato liderou o processo.

Alexandre
Sent from my iPhone

Francisco Antonio Doria

Joao Marcos

to Lista acadêmica brasileira dos profissionais e estudantes da área de LOGICA
Bem, certamente os nossos colegas estão precisando menos da nossa
*confiança* na correção do resultado e mais da *leitura competente* do
material que produziram...

A propósito, Hermann pediu para avisar que a página
http://www.tecmf.inf.puc-rio.br/NPPSPACE
foi atualizada com material explicativo, e para dizer que "há alguns
problemas de formatação (código tex misturado com wiki), mas é
perfeitamente inteligível".

Francisco Antonio Doria

to logi...@dimap.ufrn.br
Gostaria de poder contribuir, mas desconheço as técnicas usadas.

--
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "LOGICA-L" dos Grupos do Google.

Para postar neste grupo, envie um e-mail para logi...@dimap.ufrn.br.
Visite este grupo em https://groups.google.com/a/dimap.ufrn.br/group/logica-l/.

Eduardo Ochs

to logi...@dimap.ufrn.br
Vou contar pro Hermann que ninguém aqui quer ler o paper dele

> --
> fad
>
> ahhata alati, awienta Wilushati
>
> --
> Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "LOGICA-L" dos
> [...]

Marcelo Finger

to logi...@dimap.ufrn.br
OI Eduardo.

Pelo contrário, tem várias pessoas tentando entender.  O que eu vi por enquanto é a estratégia da prova.  Eles estão criando um meio de compactar provas na lógica minimal (que é PSPACE-completo) para provas de tamanho sempre polinomial.  Assim sendo, o passo (não-determinístico) inicial da prova poderia ser chutar uma prova de tamanho polinomial, que é verificada tb em tempo polinomial.  Logo a compactação faz PSPACE colapsar para NP.

Só não entendi ainda como funciona essa compactação ...

Marcelo

> [...]
> Grupos do Google.
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "LOGICA-L" dos Grupos do Google.

Hermógenes Oliveira

to logi...@dimap.ufrn.br
Olá, pessoal.

O trabalho de Hermann e Gordeev estava na programação da conferência
"General Proof Theory"[1] que aconteceu em Tübingen no ano passado.
Contudo, não foi possível aos autores participar da conferência.

Gordeev apresentou o trabalho no seminário do nosso grupo algumas
semanas depois. Hudelmaier estava presente.

As lâminas[2] da apresentação do Gordeev oferecem um bom panorama geral da
demonstração, com foco nos pontos principais. Elas foram publicadas nos
anais da conferência[3].

Na ocasião, o manuscrito foi disponibilizado com antecedência, o que nos
permitiu acompanhar a apresentação sem muita perplexidade. Na minha
opinião, os pontos mais críticos da demonstração, isto é, aqueles que
mereceriam uma atenção mais detalhada em busca por erros:

a) a afirmação dos autores de que o embutimento do fragmento implicativo
do cálculo de sequentes de Hudelmaier no fragmento implicativo de
dedução natural preserva as estimativas polinomiais de comprimento e
fundamento (nº de fórmulas distintas).

Gordeev apresentou o embutimento em detalhes e, para mim, ficou claro que
esta parte está correta. Mas aqui é necessário atenção aos detalhes.
Quem sabe alguém encontra um escorregão...

Curiosamente, a reação inicial de Hudelmaier fora que uso do seu cálculo
de sequentes seria inessencial, o que me impressionou um pouco, pois as
estimativas polinomiais aqui estão apoiadas no fato de que o comprimento
da derivação está restrito a O(n log n).

b) após o embutimento das demonstrações CSH (cálculo de sequentes
Hudelmaier) para DN (dedução natural), as árvores de DN são
horizontalmente compactadas para DAGs (directed acyclic graphs) de
maneira que colapsa múltiplas ocorrências de uma mesma fórmula. Esse
processo, contudo, resulta em complicações com o descarte de
hipóteses. A solução dos autores para este problema está baseada no
que eles chamam de "correção local". Esta parte merece atenção.

A noção intuitiva de descartes para DAGs é o que os autores chamam de
"correção global". Esta noção de descarte, contudo, não pode, em geral,
ser verificada em tempo polinomial. Daí, a noção de "correção local" é
introduzida como substituta suficiente com verificação polinomial.

Confesso que não acompanhei esta parte detalhadamente, embora tenha
capturado o funcionamento geral. Este pedaço do argumento, eu diria, é
o mais engenhoso do trabalho e merece atenção especial. Eu me prometi
passar pelas minúcias depois da apresentação do Gordeev, mas nunca
cheguei a fazê-lo.

+++

Eu li somente o manuscrito distribuido na conferência em Tübingen, mas
dei uma passada de olhos pelo artigo depositado no arXiv. Em comparação
com o manuscrito, o artigo parece conter mais material, especialmente
exemplos e diagramas ilustrando a compactação (descompactação) para (a
partir de) DAGs, bem como uma discussão mais detalhada da questão dos
descartes, correção global/local[4].

O Hermann vem trabalhando na intersecção entre complexidade
computacional e derivabilidade em CS e DN há um bom tempo. Mas creio
que não haja muitas pessoas amplamente familiriazidas com a literatura
de ambos os campos.

Eu recomendo as referencias nº 7, 1 e 2 do artigo, bem como outros
trabalhos do Hermann[5], para quem quiser entender mais sobre o método de
compactação para DAGs e a relação entre complexidade, CS e ND.

As atualizações recentes na página de divulgação indicam como transferir
os resultados obtidos para o âmbito mais conhecido do fragmento
existencial de QBF, respondendo aos comentários do Marcelo.

Acho ótimo que os colegas estejam interessados na demonstração. É um
resultado importante e, quanto mais olhos, melhor.

Notas:
[1] http://ls.informatik.uni-tuebingen.de/GPT/

[2] Me parece que permaneceu uma pequena falha na última lâmina.
Onde se lê "[...] proof of α is verifiable in polynomial time by a
non-deterministic algorithm [...]" deveria-se ler ""[...] proof of α is
*verifiable* in polynomial time by a *deterministic* algorithm [...]".

[3] http://dx.doi.org/10.15496/publikation-10394

[4] A definição 5 (correção global) mencionada na § 3.6.1 parece ter
sumido do artigo (embora haja uma discussão no corpo do texto em § 3.4).

[5] http://www.tecmf.inf.puc-rio.br/EdwardHermann/Public

--
Hermógenes Oliveira

Joao Marcos

<hermogene...@student.uni-tuebingen.de>:
> [...]
> computacional e derivabilidade em CS e DN há um bom tempo. Mas creio
> que não haja muitas pessoas amplamente familiriazidas com a literatura

Bem, há pelo menos um trabalho recente que "chega perto":

Proof complexity of intuitionistic implicational formulas
Emil Jeřábek
Annals of Pure and Applied Logic
Available online 20 September 2016
http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0168007216301154

Obrigado pela mensagem plena de conteúdo, Hermógenes.

[]s, JM

--
http://sequiturquodlibet.googlepages.com/

Marcelo Finger

to logi...@dimap.ufrn.br
Olá.

Os eventos recentes sobre a questão NP=PSPACE são os seguintes:

1) Na lista FOM, Alaisdair Urquhart disse que o resultado NP=PSPACE parecia contradizer um resultado de 2007 sobre um exponential lower-bound no tamanho de provas na lógica intuicionista.

2) O Hermann acaba de responder na lista FOM explicando por que não há contradição.  O dito resultado trata do número de linhas em provas axiomáticas, a la Hilbert, enquanto que a prova deles trata da compactação de provas em DAGs, e portanto o resultado deles não contradiz o resultado anterior.

OU seja, o Hermann parece ter conseguido neutralizar esse ataque.  Mas, como eu disse antes, esse resultado só deve ser aceitável pela comunidade se outros resultados correlatos forem demonstrados.  Por exemplo, se eles conseguirem mostrar como uma fórmula no fragmento universal (coNP) da lógica booleana quantificada for mostrado equivalente a uma fórmula no fragmento existencial (NP) de tamanho apenas polinomialmente maior.

Fiquem ligados!

[]s

Marcelo

--
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "LOGICA-L" dos Grupos do Google.

Joao Marcos

> [...]
> de provas em DAGs, e portanto o resultado deles não contradiz o resultado

Acrescento o link para a resposta do Hermann:
http://www.cs.nyu.edu/pipermail/fom/2016-October/020114.html

JM