Filha do Kurt Gödel e da Marylin Monroe

jean-yves beziau

to logi...@dimap.ufrn.br
Fui contatado essa semana por um certo Adriano
que me diz que ele era o neto do Kurt Gödel.
Obviamente não acreditei, e achei que o cara era doido:
Como Gödel poderia ter um neto se não tive filhos?
o famoso problema do "missing link" ...
que justamente o Adriano me explicou:
a mae dele, Adeline, era a filha do Gödel.

Ela faleceu recentemente e deixou uma autobiografia a ser publicada so depois da morte dela.
Adeline se casou com um brasileiro (o pae do Adriano), estudante de logica do Professor Barreto da UFF, que foi fazer pos-doutorado no Instituto de Princeton na decada 1970. O pae do Adriano conheceu o Gödel, e se apaixonou por a filha dela, se casou  e voltou no Brasil com ela.
A filha do Gödel vivia escondida na casa de vizinhos do casal Gödel. Kurt  não tinha revelado a mulher dele, Adele, que a filha era dele.

O mais incrivel é que a mae da filha do Gödel é a Marylin Monroe, com a qual Gödel tive uma relação amorosa no final da decada 1950.
Conhecida é a relação que a Marylin tive com o Einstein, em particular a travez da famosa anecdota:
Marylin teria dito ao Einstein: vamos ter um filho junto, ele vai ter sua inteligencia e minha beleza.
Einstein, conhecido por ser meio grosseiro, teria respondido: imagino o contrario!
Talvez e isso que levou ao fim do namoro dos dois e fiz  a Marylin começar a namorar o Gödel, um pessoa muito mais elegante e discreta.

A Adeline Gödel Monroe fala sobre tudo isso é muito mais numa autobiografia que ela deixou antes de morrer.
Ela fala também de uma prova do Gödel não publicada, chamada "terceiro teorema de incompletude", segundo o qual seria impossivel de provar a não existencia de deus.
Não tive tempo ainda de verificar a prova e de ler todo o livro, mais é muito interessante.
Foi escrito em portugues e vamos publicar-lo na  coleção
Cadernos de Lógica e Filosofia da College Publication (O Gabbay ja autorizou).
A gente esta se apressando para que o livro esteja pronto daqui pouco e fazer o lançamento na altura do proximo  EBL em Pirenopolis.

Joao Marcos

to Lista acadêmica brasileira dos profissionais e estudantes da área de LOGICA
Há algumas maneiras mais e outras menos divertidas de comemorar o
Poisson d'Avril.

Mande o meu abraço para o Adriano Monroe, em Pirenópolis!
JM

Joao Marcos

to Lista acadêmica brasileira dos profissionais e estudantes da área de LOGICA

jyb

to LOGICA-L
Caro JM
Sei que com muitas pessoas, voce acredita so nas coisas que voce ve (a chamada "visual rationality")
Por isso estou mandando aqui uma foto da Marilyn junto com a Adeline Gödel Monroe (AGM):
JY

Walter Carnielli

to Lista dos Logicos Brasileiros
Que surpresa! Nao pela filha de Gödel, mas não imaginava que a
Marilyn Monroe soubesse ler..deve estar fingindo!

E isso tudo é OFF TOPIC, surpreende-me que o fundador e guardião da
Lista esteja participando sem se dar conta disso -- deve ser o
Primeiro de Abril dele :-)

W.
> https://groups.google.com/a/dimap.ufrn.br/d/msgid/logica-l/be8f6c3c-7783-44ed-a853-488636d53b76%40dimap.ufrn.br.

Walter Carnielli
Centre for Logic, Epistemology and the History of Science and
Department of Philosophy
State University of Campinas –UNICAMP
13083-859 Campinas -SP, Brazil
Phone: (+55) (19) 3521-6517
Institutional e-mail: walter.c...@cle.unicamp.br
Website: http://www.cle.unicamp.br/prof/carnielli

jyb

to LOGICA-L
Gödel OFF TOPIC numa lista de lógica Walter !?
Isso provavalemente tem a ver com o paradoxo da mentirosa ...

Adeline  Gödel Monroe (AGM) conta na autobiografia dela
(que vai ser lançada no EBL em Pirenopolis),
que de fato foi o proprio Gödel que ensinou a Marilyn a ler
neste livro AGM conta tambem  que a famosa "Balade pour Adeline" foi composta paor ela por Paul de Senneville depois que ele encontrou ela em Nova-Iorque em 1977

Para aqueles que não funcionam so na basa da  "visual rationality",
vem entao uma prova da existencia da AGM baseada na chamada "musical rationality":
E uma versao "cover"  tocada por mim mesmo
JYB

Joao Marcos

to Lista acadêmica brasileira dos profissionais e estudantes da área de LOGICA
Oi, Walter:

> E isso tudo é OFF TOPIC, surpreende-me que o fundador e guardião da
> Lista esteja participando sem se dar conta disso -- deve ser o
> Primeiro de Abril dele :-)

Bem, vou assumir que você não leu o link que eu enviei ontem para o
Gödel's Lost Letter, que não é nem um pouco OFF TOPIC...
A propósito, um dos comentários mais recentes no blog aponta para
um artigo interessante, que aponta para o fato de ser aparentemente
mais simples treinar uma rede neural do que, digamos, um aluno
de TI para produzir coisas parecidas com "demonstrações" :-/
https://arxiv.org/abs/1701.06972

Abraços,
Joao Marcos