Nota do Conselho Superior da FAPESP em resposta aas bobagens ditas pelo Governador de São Paulo

Walter Alexandre Carnielli

to logi...@dimap.ufrn.br
Caros,

Como vocês devem saber, ha poucos dias o "ilustre" governador de São Paulo, montado na sua ignorância e revelando as estratégias neoliberais do PSDB, fez o seguinte comentário  abaixo sobre a Fapesp. Felizmente, o Conselho Superior da Fapesp revidou,
o que nos deixa um pouco menos intranquilos:

-----------------
Alckmin critica Fapesp por priorizar pesquisa sem “utilidade prática”*

Por: Vera Magalhães  25/04/2016 às 12:04

Na última reunião de secretariado de Geraldo Alckmin na semana passada,
presentes todos os secretários, o governador demonstrou insatisfação com os
critérios de pesquisa adotados pela Fapesp.
“Gastam dinheiro com pesquisas acadêmicas sem nenhuma utilidade prática
para a sociedade. Apoiar a pesquisa para a elaboração da vacina contra a
dengue, eles não apoiam. O Butantã sem dinheiro para nada. E a Fapesp quer
apoiar projetos de sociologia ou projetos acadêmicos sem nenhuma
relevância”, afirmou Alckmin.
Segundo relatos de secretários presentes, o governador chegou a se referir
a uma “máfia das universidades sugando dinheiro público”.
Ele defendeu que se acabe com a vinculação orçamentária para financiar
esse tipo de pesquisa. “A Fapesp tem 1% do orçamento. Tem mais de 800
milhões em conta. E o Butantã sem dinheiro para fazer vacina”, insistiu o
tucano.
Muito incomodada com o ataque frontal a pesquisa, a secretária Linamara
Rizzo Batistela pediu a palavra para discordar do governador, gerando um
pequeno bate-boca.
-----------

Nota do Conselho Superior da FAPESP

O Conselho Superior da FAPESP divulgou, em 28 de abril de 2016, a seguinte nota:

A FAPESP considera importante o debate na sociedade sobre o papel da pesquisa no Estado de São Paulo. Por determinação constitucional, esta Fundação deve apoiar o “desenvolvimento científico e tecnológico” no Estado de São Paulo (artigo 271, caput da Constituição Estadual) em todas as áreas do conhecimento (artigo 16, parágrafo primeiro da Lei 5918 de 1960).

Pela natureza intrínseca da ciência, resultados práticos de diferentes pesquisas podem se verificar em diferentes prazos, de maior ou menor extensão. Algumas pesquisas não se realizam para chegar a resultados práticos, mas sim para tornar as pessoas e as sociedades mais sábias e, assim, entenderem melhor o mundo em que vivemos, o que é uma das missões da ciência.

O Conselho Superior da FAPESP destaca que o apoio à pesquisa com vistas a aplicações tem recebido mais da metade (52% nos últimos três anos) dos recursos totais destinados às atividades-fim da Fundação. Por determinação legal, 95% do orçamento anual da FAPESP são destinados ao financiamento de pesquisas e é vedado à Fundação assumir encargos externos permanentes de qualquer natureza, inclusive salários.

Desde a sua criação, e por determinação legal, a FAPESP constituiu um patrimônio rentável que lhe permite, em situações de crise, não deixar de cumprir seus compromissos assumidos. Tal patrimônio tem sido administrado com rigor e eficácia ao longo de sua história e impedido que pesquisas importantes sejam interrompidas abruptamente por falta de recursos em tempos de arrecadação em baixa, como o atual.

O Conselho Superior afirma que a FAPESP, com a autonomia de que desfruta constitucionalmente, continuará obedecendo aos preceitos legais, atendendo às demandas de financiamento da pesquisa em todas as áreas do conhecimento científico e tecnológico.

A FAPESP está sempre atenta às demandas da sociedade, em busca do contínuo aperfeiçoamento do seu funcionamento, e continuará contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico do Estado de São Paulo e do Brasil, como vem fazendo diligentemente em seus mais de 53 anos de existência.

Página atualizada pela última vez em 28 de abril de 2016

Décio Krause

to logi...@dimap.ufrn.br
Walter
Certamente essa imbecilidade do Governador nada tem a ver com o PSDB ou com neoliberalismo, gostemos dessas coisas ou não. Seria o mesmo que dizer que a imbecilidade do Lula em inúmeros oportunidades ou que a safadeza da Dilma em sustentar que ela está sendo torturada e que está havendo um golpe têm a ver com o PT ou com o modelo bolivariano deles. Isso tudo só tem a ver com o fato dessas pessoas serem alienadas ou/e simplesmente burras, o que parece ser o caso de Dilma e Alckmim; Lula é ignorante, safado e ladrão, mas é muito esperto. É uma lástima a falta de visão do Alckmim e acho que a FAPESP foi até amena na resposta. Mas não estenda isso para além dos domínios permitidos.  Isso está errado. Para esclarecer, com prefiro qualquer coisa ao PT, prefiro o PSDB, mas não sou nenhum fanático por essa gente. Ali também há idiotas, como havia  gente boa no PT, que creio já caíram em si e deram no pé, restando somente as Jandiras da vida. É esse o tipo de gente que você prefere?
Abraço

Enviado do meu iPad
Para postar nesse grupo, envie um e-mail para logi...@dimap.ufrn.br.
Acesse esse grupo em https://groups.google.com/a/dimap.ufrn.br/group/logica-l/.
Para ver essa discussão na Web, acesse https://groups.google.com/a/dimap.ufrn.br/d/msgid/logica-l/2A30F59B-B944-426F-BF8D-FF5E5F9C97B5%40gmail.com.

Eduardo Ochs

to logi...@dimap.ufrn.br
Décio,

você poderia definir "nada tem a ver" e "modelo bolivariano"?

Tou perguntando 100% a sério. Eu sempre fico meio surpreso quando
alguém diz que A não tem nada a ver com B, porque na minha cabeça
todas as coisas tem a ver com as outras em maior ou menor grau... e já
ouvi o termo "bolivariano" muitas vezes, mas quase sempre dito por
pessoas pras quais não adiantaria eu perguntar nada...

Grato,
Eduardo...
> https://groups.google.com/a/dimap.ufrn.br/d/msgid/logica-l/9622E09A-B8BF-459A-AF20-003F6807555C%40gmail.com.

Francisco Antonio Doria

to logi...@dimap.ufrn.br
Se for pelo que ouvimos do top brass do governo FHC, durante o reino do psdb... Esse tipo de bobagem era a marca da turma do Paulo Renato, com quem eu interagia obrigatoriamente, porque era do conselho universitário da UFRJ naquele tempo.

fad

ahhata alati, awienta Wilushati

Carlos Gonzalez

to Lista acadêmica brasileira dos profissionais e estudantes da área de LOGICA, Décio Krause, Carlos G González, Carlos González
Prezado Décio e lista,

Quero dizer algumas trivialidades sobre essa questão entre pesquisa científica e utilidade pública **imediata**. Entretanto, eu uso esses e outros exemplos nas aulas de filosofia da ciência.

1) Alessandro Volta inventou a pilha (ou bateria, primeiro dispositivo químico produtor de eletricidade) em 1790.
Qual era a utilidade pública (ou privada) de uma pilha em 1790?
Como seria a nossa vida se, baseado na utilidade imediata, ninguém tivesse feito pesquisas sobre eletricidade e magnetismo?

2) Nesta lista talvez seja mais pertinente perguntar pela utilidade imediata do trabalho de Boole sobre as "leis do pensamento".

Com relação a que falta dinheiro no Butantã porque o estado financia pesquisa pura:

Não por isso. Falta dinheiro no Butantã porque ...
(Preencha com sua crítica política preferida. Tente minimizar o uso de xingamentos e palavras de ordem. :-)  )

Carlos

Décio Krause

to logi...@dimap.ufrn.br
Eduardo
O que eu quiz dizer nas mal traçadas linhas é que me parece equivocado atribuir uma simples burrada de alguém a uma ideologia (neo-liberalismo) ou a um partido ao qual a pessoa pertença. Para encher um pouco o saco de vocês, fiz uma analogia a lá Lula, não com futebol, mas com as crenças que me parecem mais próximas dos petistas. Ou seja, se um petista fala uma besteira, como temos visto aos montes nos últimos dias, não devemos culpar o bolivarianismo ou o PT, mas a pessoa mesmo. Este é o caso do Alckmim. Ele disse besteira, ele deve ser criticado. Por mais que o PSDB seja uma porcaria, nada tem a ver com isso, nem o neo-liberalismo (do que eu também suspeito).
Bom, daí aproveitei para descer um pouco o pau no Lula e na Dilma. Afinal, não é isso que os petistas fazem com FHC e com Aécio? (Eu não os defendo).

Enviado do meu iPad

> --
> Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "LOGICA-L" dos Grupos do Google.
> Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para logica-l+u...@dimap.ufrn.br.
> Para postar neste grupo, envie um e-mail para logi...@dimap.ufrn.br.
> Visite este grupo em https://groups.google.com/a/dimap.ufrn.br/group/logica-l/.
> Para ver esta discussão na web, acesse https://groups.google.com/a/dimap.ufrn.br/d/msgid/logica-l/CADs%2B%2B6jnNO1AFJxPXtM8v5FUnpzkCk7motxtuSHa5%3Dtv4cLHAA%40mail.gmail.com.

Décio Krause

to logi...@dimap.ufrn.br
De acordo, Doria. Eu ainda não entendo como um cara como o Paulo Renato é cantado em prosa e verso com tendo sido um bom ministro. Só espero que não digam o mesmo dos ministros do PT.

Enviado do meu iPad

Décio Krause

to Carlos Gonzalez, Lista acadêmica brasileira dos profissionais e estudantes da área de LOGICA, Carlos González
De acordo, Carlos. Pensar somente em pesquisa aplicada é besteira, sabemos todos. Mas político é assim mesmo, precisam fazer média.
Quanto ao Butantã, deixo suas reticências. Todos sabemos como preencher, e o mesmo se dá igual ou pior no nível federal com tudo.

Enviado do meu iPad

Walter Alexandre Carnielli

to logi...@dimap.ufrn.br
Oi Decio,

Eu não sou petista, nem PSDBista, nem " coisista " nenhum.  Mas todo  mundo sabe que faz parte da ideologia do PSDB, de uma forma mais amena ou menos amena,  de um  jeito ou de outro, privatizar as universidades e terceirizar a pesquisa: basta " comprar dos Estados Unidos "...

Abs,
W.

Eduardo Ochs

to logi...@dimap.ufrn.br
Ok, mas o que é "bolivarianismo"?

Eu não faço idéia de onde encontrar textos sobre isto que
correspondam ao uso que imagino que você está dando ao termo...
esbarrei nisto aqui, que, ó, não serve:

http://www.cartacapital.com.br/politica/o-que-e-bolivarianismo-2305.html

E outro dia esbarrei nisto aqui, que compartilho porque acho que pode
interessar a alguns membros da lista,

https://moysespintoneto.wordpress.com/2014/09/27/que-raios-afinal-e-a-nova-politica/

que tem uma definição bem interessante de "peemedebismo"...

O conceito-chave para entender o que poderia ser a "nova
política" parece ser o de "peemedebismo" de Marcos Nobre. O
filósofo defende a ideia em seu livro O Imobilismo em Movimento
de que a política brasileira, apesar da transição para a
Nova República que se consolidou com a Constituição de
1988, continua engessada no aprofundamento democrático devido
à existência de uma cultura política específica que
perpetua oligarquias e tranca a circulação de pautas e debates
públicos no sistema político. Para Nobre, o "centrão" seria
a expressão do nacional-desenvolvimentismo que vigorou na
Ditadura Militar durante a Constituição e teria se consolidado
mais tarde como uma força política que obriga todo governante
a fazer acordos e firmar - sobretudo a partir dos casos do
impeachment de Collor e do mensalão - uma supermaioria da
governar. O que caracterizaria o peemedebismo seria a
desidratação do debate público, bloqueado por vetos e tendo
a fisiologia como modus operandi. O peemedebismo não seria o
PMDB, mas o partido torna-se seu "tipo ideal". A análise de Nobre
deve sem dúvida alguma coisa à diferença entre "sistema" e
"mundo da vida" de Jürgen Habermas e pode ser criticada por isso,
já que ela abstrai questões materiais importantes em termos de
diferenças de poder, trazendo o problema para o nível
moral-comunicativo. Mas ela é valiosa de qualquer modo.

[[]],
Eduardo...
> Para ver esta discussão na web, acesse https://groups.google.com/a/dimap.ufrn.br/d/msgid/logica-l/76D844B1-C74F-4471-8C1C-EEB8B3343EF3%40gmail.com.

Décio Krause

to logi...@dimap.ufrn.br
Walter, não acredito nisso. Não dá para generalizar o caso do Paulo Renato. "Todo mundo sabe" outras coisas, por exemplo que o Lula é ladrão e que a Dilma foi conivente com essa roubalheira toda. Isso sim é algo evidente, mas essa sua eu não compro. Em todo caso, vamos falar de lógica.
Abraço

Enviado do meu iPad

Famadoria

to logi...@dimap.ufrn.br, Décio Krause, Carlos G González, Carlos González
O conceito de programação, nos trabalhos de Church, Turing, Post, e, claro, Gödel. GPS, onde a precisão requer correções feitas pela relatividade geral. Et caterva...

Sent from my iPhone

Famadoria

to logi...@dimap.ufrn.br
Vivi a suzerania do PSDB, e quando uma vez ia mostrar a um aspone tucano minha produção científica (foi na crise dos improdutivos), tive de resposta, "não importa; nós queremos é humilhar vocês." Tomei horror a essa gente.

Sent from my iPhone

Famadoria

to logi...@dimap.ufrn.br
Tinha um projeto do Banco Mundial a respeito. Vi-o quando era do conselhão.

Sent from my iPhone

Walter Alexandre Carnielli

to logi...@dimap.ufrn.br

Pois eh, Decio, não da pra negar...
W.

Décio Krause

to logi...@dimap.ufrn.br
Sim, Doria, são horripilantes. Todos, principalmente aqueles que estão hoje no poder. São muito piores em todos os aspectos. Todos os aspectos.

Enviado do meu iPad

Eduardo Ochs

to logi...@dimap.ufrn.br
Décio e todos,

Vamos falar um instantinho sobre _como_ falar de Lógica, que não
é muito diferente de como falar sobre política?

Décio, às vezes eu fico com a impressão de que todo mundo da
lista, menos você, está tentando acompanhar o que está
acontecendo no Brasil lendo o que dá de discussões - em grupos
do Facebook, por exemplo - das quais participam juristas, advogados,
cientistas políticos, ativistas, historiadores, jornalistas
independentes, "midiólogos" (exemplo canônico: Pablo
Ortellado)... estas pessoas têm várias posições diferentes
e um dos "truques" que elas usam pros seus artigos e posts terem mais
credibilidade nas discussões, e portanto ou convencerem ou pelo
menos influenciarem os outros, é que elas tentam fazer com que seja
fácil a gente pesquisar mais sobre o que elas estão dizendo...

A minha posição _pessoal_ sobre posts off-topic aqui, incluindo
os sobre política, é a seguinte: eles são como alguém que
bate na porta do sala onde está acontecendo um seminário e pede
30 segundos pra dar um aviso rápido... se a pessoa é bem concisa
e deixa com a gente uns papeizinhos com informações e links
sobre algum assunto urgente do "mundo real", aí tudo bem, mas se a
pessoa vem só falar as opiniões dela, aí tudo mal.

Nós aprendemos na nossas vidas acadêmicas a sermos claros, a
ajustar o nível de detalhe do que a gente diz de acordo com os
nossos interlocutores, e a usar "termos buscáveis" e referências
explícitas... vamos tentar fazer isto quando a gente fala de
política na lista?

[[]],
Eduardo
> https://groups.google.com/a/dimap.ufrn.br/d/msgid/logica-l/CAD9D87F-1CDE-41C1-B7DF-F1665669334E%40gmail.com.

Décio Krause

to logi...@dimap.ufrn.br
Eu acho que fui breve e claro na minha última mensagem, a qual repito aqui: "...não acredito nisso"  (na supostos ideologia do PSDB de querer privatizar as universidades e etc, como sugeriu o Walter). "Não dá para generalizar o caso do Paulo Renato.
"Todo mundo sabe" outras coisas, por exemplo que o Lula é ladrão e que a
Dilma foi conivente com essa roubalheira toda. Isso sim é algo evidente, mas
essa sua eu não compro."

Ainda restam dúvidas? Você pode não concordar com as evidências que há às pencas, mas não pode me acusar de falta de clareza e brevidade. Se o Lula passar incólume pela Lava Jato eu peço desculpas. A ele inclusive. Ou será que a LJ está também sendo manipulada pelo Cunha?

Enviado do meu iPad
--
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "LOGICA-L" dos Grupos do Google.

Joao Marcos

> [...]
> sobre algum assunto urgente do "mundo real", aí tudo bem, mas se a
> pessoa vem só falar as opiniões dela, aí tudo mal.

Apoiadíssimo, Eduardo. Na minha sala não entra ninguém *nem por 30
segundos* para dar um aviso rápido. Mas como esta lista não é (mais)
a "minha sala"... nada farei a respeito.

Testemunhei solitariamente, nos últimos dez anos, o abandono da lista
por parte de vários pesquisadores que gostaríamos de ainda ter aqui
como membros. Discussões do nível desta, francamente inaceitáveis,
são quase sempre apontadas como justificativa para este abandono.

Parabéns a Carlos Gonzalez e Francisco Doria por pelo menos fazerem o
esforço para conectar a presente discussão OFF TOPIC a assuntos de
interesse desta lista. Não é meu papel mais fazer isto, então convido
*pela última vez* os colegas que persistem em fazer desta lista a "sua
sala" a criarem alguma outra lista onde possam discutir o que bem
entenderem, sem que ninguém lhes venha a chamar a atenção.

Joao Marcos

Décio Krause

to logi...@dimap.ufrn.br
Não fui eu quem começou.

_____________________
Décio Krause
Departamento de Filosofia
Universidade Federal de Santa Catarina
________________________

[...]

Antonio Marmo

to logi...@dimap.ufrn.br
Caro Eduardo Ochs,

Não é sem razão a objeção do Professor Décio, no limite de que não há sempre uma relação determinística entre ação e ideologia. Mas, cabem observar duas coisas também:

1. Embora petistas e chavistas tenham uma simpatia mútua, (a.) os petistas não reivindicam uma revolução bolivariana, e (b.) nem os ditos bolivarianos sabem dizer o que seria o bolivarianismo (como tu mesmo, Eduardo, observaste).

2. Por outro, os tucanos reivindicam sim uma leitura do neoliberalismo feita por Fernando Henrique, no caso a doutrina do "Estado Necessário" que reformula a do "Estado Mínimo".

Assim, não é irrazoável imputar uma orientação neoliberal aos tucanos. Mas, é estranho pensar que os petistas fossem bolivarianos. Só que nenhum dos dois discursos será suficiente para justificar o desinvestimento em pesquisa, tendência que tanto o governo Federal quanto o Estadual recentemente demonstram. Antes sim, dir-se-á que tal desinvestimento e a pregação neoliberal não se contradizem, mas até guardam uma coerência.

Amicus certus in re incerta cernitur.
Quintus Ennius

Eduardo Ochs

to logi...@dimap.ufrn.br
Vou (tentar) transformar este thread sobre política num thread
técnico, ok?

Acabei de criar esta página aqui com links sobre o Eduardo Cunha:

http://angg.twu.net/cunha-links.html

Eu copio os links de tudo que eu acho interessante pra um arquivo
bagunçado chamado "TODO", e por enquanto só tenho umas poucas
ferramentas pra deixar esses links mais "legíveis":

1) "redirect":
http://bit.ly/1T0OuyD ->
http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2015/11/19/
justica-ordena-que-samarco-barre-chegada-da-lama-ao-mar.htm

2) "title":
http://www.brasildefato.com.br/node/17781 ->
Governo quebra acordo com povo Munduruku e inicia operação
militar no Pará

3) "fbcache":
https://www.facebook.com/eduardo.ochs/posts/10208843405632131 ->
(cópia local do post)

4) dá pra acrescentar na mão tags (ou um texto curto) a uma URL

5) ponho estrelas coloridas nas URLs mais importantes

6) ponho "[t]" em todos os links sobre assuntos "técnicas" como
lógica, matemática e programação

7) grep: "grep -i cunha ~/TODO" me dá todos as linhas com "cunha",
"Cunha" ou "CUNHA"

Voltando pra Lógica: se eu tivesse centenas de links sobre Qualis,
FAPESP ou parametricidade daria pra fazer a mesma coisa com "qualis",
"fapesp" ou "parametrici" no lugar de "cunha"!...

Ah, eu usei "Cunha" no exemplo acima porque eu não tagueei os links
que tenho sobre Lula, Dilma e Lava-Jato.

O output do "grep" me permite a) achar algum link específicos que
eu guardei, b) mandar todo o output ou partes dele pra alguém que
quer se inteirar de um assunto (dica: começar pelas URLs com
estrelas vermelhas).

Se alguém quiser trocar idéias sobre modos de guardar links
não hesite em puxar assunto!

[[]] =),
Eduardo Ochs
https://www.facebook.com/eduardo.ochs <- chat
> https://groups.google.com/a/dimap.ufrn.br/d/msgid/logica-l/DA9F176D-CB49-4912-A0B9-FFE9F69DCB7B%40gmail.com.

Décio Krause

to logi...@dimap.ufrn.br
Interessante esta técnica, Eduardo, pelo menos para mim que uso o computador como máquina de escrever (e mais um pouco). Certamente é de grande utilidade para guardarmos links dos assuntos que interessam. Eu vou guardando desordenadamente e qualquer busca tem que se no braço (ou no olho e nos dedos). Eu gostaria de aprender. Se tiver alguma dica, mande por favor.
Abraço

_____________________
Décio Krause
Departamento de Filosofia
Universidade Federal de Santa Catarina
________________________

Joao Marcos

to Lista acadêmica brasileira dos profissionais e estudantes da área de LOGICA
Excelente, Eduardo!

Se eu fosse o Marcos Silva, nomeava você JÁ *vice-administrador* desta
lista! (e sua primeira tarefa de utilidade pública seria exatamente a
de guardador de links)

Abraços,
Joao Marcos

--
http://sequiturquodlibet.googlepages.com/

Décio Krause

to logi...@dimap.ufrn.br
Pergunta de neófito: esses links ficam em algum lugar ou no nosso computador, necessitando de backup caso façamos alguns besteira?

_____________________
Décio Krause
Departamento de Filosofia
Universidade Federal de Santa Catarina
________________________

Eduardo Ochs

to logi...@dimap.ufrn.br
Os links ficam no nosso computador - no meu caso ficam no arquivo
"~/TODO", onde eu ponho anotações sobre tudo que eu vou fazendo,
de modo bagunçadíssimo mas em ordem cronológica. Esse arquivo
é enorme mas é fácil dar "search" nele.

Eu uso Emacs, e o Emacs tem um modo de fazer backups e um sistema de
undo incrivelmente bem feitos. É _muito_ raro eu perder arquivos ou
trechos de arquivos.

As técnicas 4 e 6 - dxô copiar elas aqui,

4) dá pra acrescentar na mão tags (ou um texto curto) a uma URL

6) ponho "[t]" em todos os links sobre assuntos "técnicas" como
lógica, matemática e programação

devem funcionar em qualquer editor de texto. A 5,

5) ponho estrelas coloridas nas URLs mais importantes

a gente pode discutir como adaptar pra outros editores, e a 7,

7) grep: "grep -i cunha ~/TODO" me dá todos as linhas com "cunha",
"Cunha" ou "CUNHA"

depende só da gente poder rodar o "grep" - aqui as pessoas que
falam tanto *NIX quanto Windows vão ter que nos ajudar a portar
esta idéia pra Windows.

As "técnicas" 1, 2 e 3,

[...]

são scripts em Lua que eu fiz... se alguém estiver interessado
em tentar rodá-los por favor fale comigo pra eu ver o que preciso
documentar e empacotar.

Eu rodo o "redirect" e o "title" de dentro do Emacs com "M-x r" e "M-x
ti", onde "r" e "ti" são funções bem simples que eu fiz em
Emacs Lisp, e o "M-x" está explicado aqui:

http://www.gnu.org/software/emacs/manual/html_node/emacs/M_002dx.html

O fbcache é mais complicado =|.

No Emacs existem funções padrão pra mandar o browser abrir a
URL onde a cursor está, mas por razões técnicas eu prefiro
usar uma função minha, similar à padrão mas sem as
firulas.

Mais depois? Perguntas, sugestões, chats?
[[]] =),
Eduardo
> https://groups.google.com/a/dimap.ufrn.br/d/msgid/logica-l/EFC6A1ED-03AE-4672-B40A-DBE493FEF1DA%40gmail.com.

durante

to LOGICA-L
Oi Eduardo,

Percorrendo sua interessantíssima página de links sobre o Eduado Cunha (que eu nunca vou entender como você fez, por mais que você explique) eu encontrei alguns links sobre um outro infame Cunha, figurinha carimbada pra gente aqui do nordeste. O senador Cássio Cunha Lima, ex-governador da Paraíba, cassado por corrupção. Não vou citar o partido dele, para não ser acusado de politizar uma lista acadêmica! Mas estou começando a acreditar em Inteligência Artificial! 😀

Saudações,
Daniel.

Décio Krause

to logi...@dimap.ufrn.br
Você tem razão, Daniel. Esses cunhas são mesmo terríveis. Há mais um que daria um dossiê talvez do tamanho ou maior do que os outros, mas pelos mesmos motivos não vou citar o partido: João Paulo Cunha. Figurassa!!!

Enviado do meu iPad

durante

to LOGICA-L
Haha! É verdade, Décio. Mas tem duas diferenças. (1) O João Paulo Cunha, que foi (com justiça) condenado e preso, não está, como o outro “falso” Cunha, no congresso nacional e na mídia, assumindo cinicamente o papel de indignado com a corrupção atual. (2) Ele não apareceu (pelo menos eu não vi, talvez esteja lá também) na página do Eduardo (o Ochs) sobre o Eduardo (o Cunha). Talvez a Inteligência Artificial saiba mais do que nós sabemos!

Mas deixa isso pra lá. Eu não dou um tostão furado por nenhum destes três Cunhas. Estamos aqui discutindo Inteligência Artificial, certo! 😀

Abraços,
Daniel.
> um e-mail para <a href="javascript:" target="_blank" gdf-obfuscated-mailto="_1yUy1aqBAAJ" rel="nofollow" onmousedown="this.href='javascript:';return true;" onclick="this.href=

Décio Krause

to logi...@dimap.ufrn.br
Certo, bicho. IA é o que interessa.
Bom domingo.

Marcos Silva

to logical logical
Olá, Décio,

eu já havia te escrito em privado com relação a alguma mensagem anterior sua.

Acho constrangedor ter que chamar a sua atenção para isto publicamente. E acho particularmente frustrante ter que fazer isto no varejo e (aparentemente) sem efeito com alguém, cujo trabalho eu admiro tanto.

Imagine, por favor, esta sua última mensagem chegando na caixa postal de 516 pessoas inscritas nesta lista de lógica. Muitos que admiram também o seu trabalho.

Você realmente acha a sua mensagem minimamente adequada? Pergunto não só em relação ao conteúdo mas também quanto à sua forma.

Eu acho que fazer desta lista uma espécie de chat informal (de "política") contribui grandemente para "espantar" vários outros lógicos e filósofos, tão importantes quanto você, que poderiam estar contribuindo em alto nível para nossas discussões.

Muitos excelentes pesquisadores desistiram desta lista nos ultimos anos. Eu consigo ver boas razões para isto. E acho uma pena.

Estou tentando dar minha pequena e humilde contribuição para tentar reverter isto, mas *repito*, sem a ajuda de todos, e especialmente de figuras influentes como você, acho fadado ao fracasso a tentativa, mesmo que talvez boa e bem-intencionada.

Abraço,
Marcos

Décio Krause

to logi...@dimap.ufrn.br
Marcos
Você chamou a atenção do Daniel também, ou do Walter? Quando fizer isso voltamos a conversar.

Eduardo Ochs

to logi...@dimap.ufrn.br
Oi Décio,

até onde eu sei não foi preciso chamar a atenção do Daniel
ou do Walter... e o seu comentário reforça a minha impressão
- que eu até agora mantinha em segredo - de que não adianta
chamar a sua atenção...

Décio, melhore! =)

  [[]], Eduardo

P.S.: aliás, quando chamaram a atenção do Daniel ele
"consertou" num instante...

Joao Marcos

to Lista acadêmica brasileira dos profissionais e estudantes da área de LOGICA
Décio, você disse há dois dias, em resposta a uma mensagem crítica minha, que "Não fui eu quem começou."

Você está errado: foi você, sim.  A mensagem do Walter foi OFF-TOPIC, mas foi a sua ---a segunda deste thread--- que introduziu as bobagens sobre "modelo bolivariano" etc.  Nada irei fazer a seu favor se o administrador decidir realmente moderar mensagens como as suas.  Esta lista não foi desenhada para ser uma sala de bate-papo.  E devemos fazer força tanto quanto pudermos para ligar os temas das conversas com o tema da lista: Lógica.

A propósito, a lista tem neste momento apenas 503 membros.  Alguns membros têm feito um papel muito eficaz de afastar outros.

Joao Marcos

Igor Morgado

to logical logical
Eduardo,

Seria interessante adicionar as datas das publicacoes (ou pelo menos quando elas foram indexadas) assim teriamos uma ideia de time line, com isso da para construir uns graficos interessantes. (como a evolucao das desculpas de Cunha, ou a posicao dele sobre o Impeachment)

Igor Morgado

to logical logical
O problema da lista que ela nao da pontos capes ou tem fator qualis. Ai as pessoas falam sem qualquer limite, tecnica ou auto avaliacao.

Walter Carnielli

to Lista dos Logicos Brasileiros
E isso é um  problema?  Deveriamos propor o "Qualis  Lista", com a  mesma "qualisdade"  do outro?

Walter Carnielli
Centre for Logic, Epistemology and the History of Science and
Department of Philosophy
State University of Campinas –UNICAMP
13083-859 Campinas -SP, Brazil
Phone: (+55) (19) 3521-6517
Institutional e-mail: walter.c...@cle.unicamp.br
Website: http://www.cle.unicamp.br/prof/carnielli

Igor Morgado

to logical logical
Nao. Não é um problema. Muito pelo contrario.

Message has been deleted

Walter Carnielli

to Lista dos Logicos Brasileiros

Quantas respostas foram consideradas? Como foi escolhida a amostra?Qual foi o  modelo estatístico usado na compilação do resultado?

Começo a duvidar que isso nao esteja enviesado...

Em 01/12/2016 03:39, "bruna souza" <bruninha_...@hotmail.com> escreveu:

Segue em anexo.

Boas férias!

Bruna