[fora do tópico] Europeus aumentam a pressão por OA

Hermógenes Oliveira

to logi...@dimap.ufrn.br
Olá, pessoal.

Aqui estou, discutindo novamente meu assunto predileto fora do tópico da
lista.

Na Europa, aumenta cada vez mais a pressão de agências de fomento e
centros de pesquisa por maior acessibilidade e menores custos para
publicações científicas.

https://www.sciencemag.org/news/2018/09/european-science-funders-ban-grantees-publishing-paywalled-journals

Os argumentos das grandes editoras acadêmicas se tornam cada vez mais
difíceis de sustentar em face da atual multitude de periódicos de livre
acesso, alta qualidade e baixo custo de manutenção. As lamúrias sobre
"inevitáveis e gigantescos custos de manutenção" e alegações sobre os
"inestimáveis serviços" supostamente prestados por editoras comerciais
estão mais do que desbancados.

O único trunfo restante à editoras como Springer e Elsevier é o nome e
suposto prestígio dos seus periódicos. A preocupação com
acessibilidade, contudo, tem levado muitos cientistas a evitar
periódicos de acesso pago.

Perfeitamente cientes de que suas faturas não são pagas por indivíduos
em busca de artigos avulsos, mas sim por agencias governamentais de
fomento e bibliotecas públicas pelo mundo, essas editoras estão
empenhadas em manter o fluxo de artigos e revisores para os seus
periódicos. Estão mesmo dispostas a liberar o acesso, desde que *sob o
seu controle*.

https://www.springernature.com/gp/researchers/sharedit

Artigos "compartilhados" por tais vias não podem ser redistribuídos e o
compartilhamento e arquivamento fica sob controle absoluto da editora.
O acesso ao artigo em si não está restrito, mas a distribuição sim. A
diferença é que, nesse cenário, nossas agências de fomento permanecem
compelidas a entregar somas milionárias para os que controlam o acesso.
Imaginem esses milhões de dólares revertidos em bolsas de estudo e
laboratórios de pesquisa em vez de pagamentos de lucros e dividendos aos
acionistas...

Se você publicou um artigo num periódico da Springer cujo período de
embargo já espirou, não compartilhe SharedIt links, mas sim PDFs
arquivados em repositórios institucionais. Para suas próximas
publicações, considere periódicos de livre acesso (Philosopher's
Imprint, Ergo, Logical Methods in Computer Science etc.).

Seu chato de plantão,

--
Hermógenes Oliveira

»Wer sich nicht bewegt, spürt seine Fesseln nicht«
Rosa Luxemburg

Valeria de Paiva

to Lista acadêmica brasileira dos profissionais e estudantes da área de LOGICA
muito boa mensagem, Hermógenes!
assino embaixo,
abs
Valeria

--
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "LOGICA-L" dos Grupos do Google.
Para postar neste grupo, envie um e-mail para logi...@dimap.ufrn.br.

Cassiano Terra Rodrigues

to LOGICA-L, hermogene...@student.uni-tuebingen.de

Olá Hermógenes, muito obrigado por enviar. Totalmente de acordo com a iniciativa e a resistência, já compartilho os pdfs do pouco q tenho publicado.
Eu acrescentaria q esse esforço também pode servir para fortalecer as nossas revistas, mandando artigos para ser publicados nas revistas, não necessariamente aquelas bem QUALISficadas no topo, se é q me entendem.
abraços,
cass.

Adolfo Neto

to Lista acadêmica brasileira dos profissionais e estudantes da área de LOGICA, Hermógenes Oliveira
Quais são as "nossas revistas"?

Adolfo Neto
Associate Professor - Federal University of Technology, Paraná
Web: http://www.dainf.ct.utfpr.edu.br/~adolfo
Mestrado em Computação Aplicada: http://www.ppgca.ct.utfpr.edu.br

Walter Carnielli

to Lista dos Logicos Brasileiros, Hermógenes Oliveira
caro Hermógenees, car@s. tod@s:

Também apoio a iniciativa e a resistência. Já comecei a agir em
relação a pedidos de pareceria
para editoras caras (Springer principalmente). Enviei ontem mesmo a
seguinte mensagem à Springer
(mas similares são enviadas a outras, a não ser que tenham preços
razoáveis):

==================================
Dear Editors:

In view of the present circumstances (higher price for Springer
publications, and high demand for reviewing articles) I can only
accept to write reviews under a honorarium, either in cash that will
be donated to students with no grants to buy books, or in books that will be
donated to my institution. If you agree, please contact me again.
===========================

Entendo que a resistência tem que ser sutil, e não radical. Às
vezes ocorre de termos convites para publicar na Springer ou
Elsevier. Fica difícil em certos contextos recusar e buscar
outras editora. É uma situação muito difícil, porque estas editora
oferecem prestigio e distribuição universal,. Nesse casos, tenho
tentado baixar o valor das publicações, insistindo em não ter
capas duras, ou segundas edições com capa mole, etc.
Às vezes funciona.

Abs

Walter
Walter Carnielli
Centre for Logic, Epistemology and the History of Science and
Department of Philosophy
State University of Campinas –UNICAMP
13083-859 Campinas -SP, Brazil

http://www.cambridge.org/br/academic/subjects/philosophy/twentieth-century-philosophy/significance-new-logic?format=HB&isbn=9781107179028

Institutional e-mail: walter.c...@cle.unicamp.br
Website: http://www.cle.unicamp.br/prof/carnielli
CV Lattes : http://lattes.cnpq.br/1055555496835379

Hermógenes Oliveira

to logi...@dimap.ufrn.br
Creio que *ninguém* tenha entendido mal, mas para que não reste sombra
de dúvida, talvez convenha deixar explícito que não há intenção de
apontar o dedo para quem quer que seja.

Eu mesmo, há alguns anos atrás, decidi que a melhor estratégia era
dançar à toada do Qualis (e demais monstrengos classificatórios) na hora
de considerar os veículos para minhas publicações, ao menos
temporariamente, enquanto não consigo meu lugarzinho ao sol (presumindo
a fortuna sorrirá para mim algum dia), ou enquanto o bom senso não
contagia as políticas acadêmicas de avaliação.

Nesse sentido, penso sim que cientistas estabelecidos carregam uma
responsabilidade maior, se quisermos mesmo mudar o status quo. Dito
isso, há diversas razões legítimas para um que um cientista, ainda que
empenhado em melhorar a situação da acessibilidade, publique em (ou
revise para) veículos de acesso restrito: área de especialização ou
enquadramento da obra ainda não tem periódicos de qualidade publicados
com acesso livre, coautoria (não é cortês empurrar sua agenda nos seus
coautores), compromisso com coletâneas (também não é muito cortês
empurrar sua agenda nos editores) etc. Enfim, em cada caso, diversos
fatores estão potencialmente em jogo.

Contudo, gosto de levantar o assunto sempre que tenho oportunidade, pois
certamente há muita insatisfação, mas às vezes não agimos por receio de
ficarmos isolados, ou de prejudicar nossas carreiras acadêmicas por uma
causa perdida. Divulgar as pequenas conquistas e o grande apoio da
comunidade acadêmica ajuda a manter o assunto vivo e a ganhar o impulso
necessário para que possamos pender essa balança de vez. Ademais, não
me parece que qualquer apoio que temos visto a essa causa, seja com
pequenas medidas *voluntárias* (individuais ou coletivamente
organizadas), seja com regras de agencias de fomento (no livre
desempenho de suas funções), possam ser classificadas como "radicais".
Radical é manter a própria comunidade científica refém em mesas de
negociação por meses com demandas abusivas, e quando suas demandas
finalmente não são atendidas, cancelar o acesso de cientistas aos frutos
do seu próprio trabalho voluntário, em grande parte financiado por
agências de fomento com dinheiro público (Elsevier vs Projeto DEAL na
Alemanha). Surpreende que agências de fomento queiram dar um basta a
isso?

--
Hermógenes Oliveira

"Tão certo é que a paisagem depende do ponto de vista, e que o melhor
modo de apreciar o chicote é ter-lhe o cabo na mão."
Machado de Assis

Cassiano Terra Rodrigues

to LOGICA-L, hermogene...@student.uni-tuebingen.de
Caro Adolfo,

não sei exatamente como é na área de Computação, mas na filosofia, há muitas revistas menos qualis-ficadas com excelente corpo de pareceristas e artigos de qualidade muito elevada. Ao mesmo tempo, revistas de lugares mais famosos parecem publicar quase tão-só artigos de certos grupos amigos et via afinitatem, independente de qualidade. É o q eu chamei de qualis-ficação.
Na minha opinião, enqto as comissões de área não forem eleitas pela própria comunidade com transparência, abandonando o critério de indicação, isso não vai mudar significativamente.
Mas aí vamos por assuntos q demoram.
abraços
cass.