Trends in Logic conference- Torun,2023

Walter Carnielli

to Lista acadêmica brasileira dos profissionais e estudantes da área de LOGICA

CALL FOR PAPERS

Trends in Logic XXIII: Bridges Between Logic, Ethics and Social Sciences (BLESS). 70 years of STUDIA LOGICA will be held in Toruń (Poland), 22-24 November 2023.

The BLESS conference is devoted to the application of formal tools (logical and mathematical) to issues related to actions of individuals and groups of people. The conference’s subject is the problem of formalization of inference about actions, knowledge and beliefs of individuals or groups. Papers focused on formal methods are especially welcome. Authors are invited to submit original research on all relevant topics in these areas. Papers discussing new ideas that are at an early stage of development are also welcome.

The topics covered by the conference include, but are not limited to, the following:

- uncertain reasoning,
- probabilistic reasoning,
- non-monotonic logic,
- deontic logic,
- epistemic logic,
- formal ethics,
- applications of logic and mathematics to social sciences and philosophical problems.

The organization of the conference in Toruń is associated with the celebration of the 550th anniversary of Nicolaus Copernicus' birth and 70 years of STUDIA LOGICA.

Submissions
Extended abstract length: 1-2 pages
Submissions via easychair: https://easychair.org/conferences/?conf=bless2023

Important Dates
Abstract submission deadline: 31 August 2023
Acceptance notification: 7 September 2023
Conference dates: 22-24 November 2023

Invited Speakers

Janusz Czelakowski, Department of Mathematics, Opole University, Poland

Valentin Goranko, Department of Philosophy, Stockholm University, Sweden

Andrzej Indrzejczak, University of Łódź, Poland

Fengkui Ju, School of Philosophy,  Beijing Normal University, China

Hannes Leitgeb, Munich Center for Mathematical Philosophy, Ludwig Maximilian University of Munich, Germany

Marek Sergot, Department of Computing, Imperial College London, England

More to be announced.

Program Committee

Luis Estrada-González, National Autonomous University of Mexico, Mexico

Johan van Benthem, UvA, Stanford and Tsinghua University, Netherlands, USA, China

Tomasz Jarmużek, Nicolaus Copernicus University in Toruń, Poland

Piotr Kulicki, John Paul II Catholic University of Lublin, Poland

Fenrong Liu, Tshingua University, China

Jacek Malinowski, Polish Academy of Science, Poland

Matteo Pascucci, Slovak Academy of Sciences, Slovakia

Leon van der Torre, University of Luxemburg, Luxemburg

Andrea Vestrucci, University of Bamberg, Germany

Heinrich Wansing, Ruhr University Bochum, Germany

More to be announced.

Website

https://sites.google.com/view/trends-bless-2023/home

bless.umk.pl

Inquiries

Should you have any questions, please write to bl...@umk.pl

Gisele Secco

to Walter Carnielli, Lista acadêmica brasileira dos profissionais e estudantes da área de LOGICA
Oxalá os organizadores lembrem que estamos em 2023 e MANELS são uma espécie de barbarismo.

Nota bene: este comentário poderia ter sido enviado como resposta a muitos outros anúncios aqui divulgados, mas ser a feminist killjoy da turma cansa, não é sempre que temos disposição para tal etc..

--
LOGICA-L
Lista acadêmica brasileira dos profissionais e estudantes da área de Lógica <logi...@dimap.ufrn.br>

Valeria de Paiva

to Gisele Secco, Walter Carnielli, Lista acadêmica brasileira dos profissionais e estudantes da área de LOGICA
Pois e', Gisele...
Uma mulher e 11 homens 'e quase manel também, né?
Nenhuma Invited Speaker e uma mulher no comitê de programa de 12. Acho que vamos ter que reclamar sim!

abraços desanimados,
Valeria

Elaine Pimentel

to Valeria de Paiva, Gisele Secco, Walter Carnielli, Lista acadêmica brasileira dos profissionais e estudantes da área de LOGICA
Hola!

Esse é bem o histórico dos encontros de Bohum, agora sendo exportado para encontros em Toruń...

Eu já reclamei uma vez, acho que vale a pena reclamar outra vez. E outra, e outra, até que as pessoas entendam.

Enfim. Cansa!

Abraços exaustos,

Elaine.

Hermógenes Oliveira

to LOGICA-L
Olá, pessoal.

Eu simpatizo com a frustração e o cansaço, mas concordo com Elaine que convém continuar reclamando.

Me lembro que, há não muito tempo atrás, após reclamações, houve uma conversa interna e o grupo em Tübingen passou a considerar a questão nos eventos que organizou dali em diante.

Cordialmente,

--
Hermógenes Oliveira

Valeria de Paiva

to Hermógenes Oliveira, LOGICA-L
Obrigada pelos links, Hermógenes!
e pela "inside information".

Eu acho que a gente precisa fazer uma página especial do Lógicas Brasileiras só com sugestões de como acabar com os MANELS.
Não sei se adianta não, pois as reclamações que você mandou são de 2014 e 2015 na maior parte. Mas pode deixar que desistir a gente não desiste não. Só precisamos pensar a nossa estratégia.
[]s
Valeria

--
LOGICA-L
Lista acadêmica brasileira dos profissionais e estudantes da área de Lógica <logi...@dimap.ufrn.br>

Jorge Petrucio Viana

to Valeria de Paiva, Hermógenes Oliveira, LOGICA-L
Talvez dentro do tópico...

Em 2012, 13, 14 eu pensei bastante sobre essa questão das mulheres na lógica, matemática e computação.
E resolvi que era hora de dar a minha contribuição, por menor que fosse.
Desta forma, resolvi orientar uma aluna em um projeto de IC sobre um teorema importante provado por uma mulher.
Assim a aluna de graduação Laiz Valim (oriunda do Ensino a Distância e hoje fazendo doutorado na USP em álgebra não comutativa) foi apresentada ao maravilhoso mundo do Teorema de Solèr

Na época eu achava, e ainda acho isso, que

*** um caminho necessário e bastante promissor é mostrar às meninas (em geral) como outras mulheres conseguiram obter resultados que todos consideram relevantes. ***

Laiz estudou o trabalho de Solèr, estudou dois artigos onde o resultado dela é reverenciado e, inclusive, entrou em contato com um pesquisador que havia sido colega de Solèr no doutorado (quando ela obteve o seu resultado) para pedir informações sobre a vida dela e complementar o seu trabalho matemático com uma pequena excursão histórica.

Na imensa maioria das vezes em que eu vejo o assunto mulheres na ciência sendo tratado, eu não vejo uma boa propaganda com a divulgação de resultados, vejo muitas discussões políticas e histórias pessoais.
Obviamente, não estou dizendo que isso não é importante e estou relatando apenas a minha experiência...

A orientação da Laiz foi uma pequena porta de entrada para tentar contribuir na mudança deste estado de coisas.
Infelizmente, não consegui levar a ideia adiante.

abraços

Walter Carnielli

to Jorge Petrucio Viana, Valeria de Paiva, Hermógenes Oliveira, LOGICA-L
Acho tudo isso um tanto discutível.
Eu ja orientei diversas moças  (mulheres)
em graduação, mestrado, doutorado,  pós-doutorado -não vou declinar nomes aqui- inclusive ajudando a "lançar na carreira" nomes hoje conhecidos internacionalnente na Itália e Austria. Sem nomes...

Acho que não se deve apontar dedo.para todos os homens,  como se todos fossem  culpados.  Às vezes simplesmente não há mulheres, negros, LGBTQIA+, latino-americanos, não-anglos,  asiáticos, indígenas ou outras minorias para se  colocar em painéis, e nao é  sempre por  que não se queira.

Vejam o caso do CLMPST em Buenos Aires,  onde estamos agora. Querem "incentivar" a participação de mulheres, muito bem , de pleno acordo-   mas não oferecem nenhuma vantagem ou incentivo.

Minhas ex-alunas,  jovens professoras ou desempregadas,  acharam caríssimo pagar 100 USD para se candidatar a um paper,  e não tiveram como participar.

Uma gratuidade ou desconto ajudaria muito  Mas assim não funciona...

Abs

W.

Valeria de Paiva

to Jorge Petrucio Viana, Hermógenes Oliveira, LOGICA-L
Petrucio,
por que você não colocou o link da tese da Laiz na sua mensagem?
a tese dela não está em algum depósito de teses? Não está no arxiv? Devia, né? Cade a pequena excursão histórica? e onde esta' o resultado original da Soler? (a enciclopédia de Matematica da Springer 'e um outro engodo)

porque me parece que a maioria das vezes o que acontece e' que as coisas que as mulheres provam e descobrem, passam a ser parte do inconsciente coletivo, em vez de serem atribuidas a elas. você sabe quem foi que descobriu de que as estrelas são feitas?

todo mundo sabia que as contas dos projetos espaciais
americanos iniciais eram feitas por humanos. Eu não sabia, e acho que ninguém sabia muito, que eram feitas por mulheres negras, né?
atualmente a gente  sabe, pelo menos que Katherine Goble Johnson, Dorothy Vaughan, and Mary Jackson  existiram.

Do mesmo jeito que poucas pessoas sabem que as cartas astronômicas que são usadas atualmente, foram compiladas pelas
Computadoras de Harvard
ainda que, quem sabe da história, só sabe o nome do Pickering.

Se você quiser escrever um blog post sobre o teorema da Soler, eu vou adorar colocar no "Women in Logic", no "Logicas Brasileiras", e em outros lugares que conseguir.

abraços,
Valeria

Jorge Petrucio Viana

to Valeria de Paiva, Hermógenes Oliveira, LOGICA-L
> porque me parece que a maioria das vezes o que acontece é que as coisas que as mulheres provam e descobrem, passam a ser parte do inconsciente coletivo, em vez de serem atribuídas a elas.

Valéria,
exatamente este é o ponto que eu quero enfatizar no momento.

A questão não é se eu orientei ou não milhares de alunas com ou sem ótimos empregos, inclusive no âmbito internacional.
A questão, simplesmente, é: quase ninguém sabe quais são os resultados relevantes que as mulheres obtiveram (dentro e fora da computação, lógica ou matemática).
Isso por não serem divulgados, como deveriam.

Ok, posso relativizar: eu, pelo menos, e minhas amigas, amigos e amiges não sabemos!

.

Joao Marcos

to Walter Carnielli, Jorge Petrucio Viana, Valeria de Paiva, Hermógenes Oliveira, LOGICA-L
> Vejam o caso do CLMPST em Buenos Aires, onde estamos agora.

Como membro do PC do CLMPST posso dizer que levamos cuidadosamente em
consideração a presença substancial de mulheres entre invited e
plenary speakers. E o mesmo valeu para o próprio PC. E ambos o chair
do evento e o chair da organização foram ocupados por mulheres.
Também a presidência do próprio CLMPST se encontra ocupada por uma
mulher, aliás.

> [...]
>
> Minhas ex-alunas, jovens professoras ou desempregadas, acharam caríssimo pagar 100 USD para se candidatar a um paper, e não tiveram como participar.

Bem, neste caso o preço foi igualmente "caro" (baratíssimo, na
verdade, comparado com os valores praticados por eventos da área de
Computação, por exemplo) para "mulheres, negros, LGBTQIA+,
latino-americanos, não-anglos, asiáticos, indígenas ou outras
minorias". Ah, e também para os próprios membros do PC do evento.

Abraços, e até já,
Joao Marcos

--
http://sequiturquodlibet.googlepages.com/

Gisele Secco

to Jorge Petrucio Viana, Walter Alexandre Carnielli, Hermógenes Oliveira, LOGICA-L, Valeria de Paiva
Oi pessoal

Uma das questões, Petrucio, é o que fazemos com essa falta de conhecimento.

Uns quantos fazem nada, umas quantas tentam mostrar como é importante que melhoremos - de vários modos: convidando mais mulheres para eventos, prestando mais atenção no modo com o nos comunicamos com estudantes que não são do mesmo perfil (homens brancos etc..), especialmente estudantes novos, conversando sobre isso com as colegas e alunas, escutando… I la vane va.

É difícil mudar uma cultura de exclusões como esta na qual fomos educados. Mas não é impossível. Ocorre que para que as mudanças positivas aconteçam é preciso querer. Quem gosta das cousas como estão ou não se importa não vai querer mudar, não vai fazer o mínimo esforço.

Agora, Walter, meu caro, você realmente argumentou apelando a “Nem todo homem”?

Estranho!

Implícito no meu reclame-cutuco, claro, estava que

- levando-se em conta TUDO o que se sabe (ou deveria saber?) sobre mecanismos de exclusão de grupos ditos “outros” na academia;

- considerando o tanto que nós mesmos já trocamos ideia sobre isso;

- lembrando das estratégias por promoção de diversidade nos grupos lógicos acadêmicos com a qual a SBL tem se comprometido, dentro e fora do Brasil (na área de STEM, na filosofia, em todas as áreas, por todas as partes do mundo!);

Dado tudo isso, me parece plenamente justificado externar incômodo com MAIS UM MANEL. Eu ainda reforcei isso quando falei que o mesmo poderia ser dito de muitos outros (a maioria) dos eventos da área de lógica. Nós não temos todas as soluções para resolver este problema, Walter, mas precisamos de aliados para pensar junto. Assim, discutível, para mim, é você apelar ao tipo de argumento que começa com “Nem Todo Homem”…

Agora que estava terminando o email vi o do JM e não só corroboro o que ele disse (o evento está bem equilibrado) como lembro que o CLMPST ofereceu isenção para estudantes que se candidatassem para trabalhar algumas horas no evento.

Vamos fazer melhor? É só e tudo isso que estamos tentando convencê-los a fazer.

Ah, por fim: se tiver de apontar dedos, apontaremos, por mais que a instituição “todo homem” se desagrade.

Abraço,
G.

Walter Carnielli

to Gisele Secco, Jorge Petrucio Viana, Hermógenes Oliveira, LOGICA-L, Valeria de Paiva
Gisele,

Não é apelo a "nem todo homem",  ou a "nem todo evento"  ou a nem tudo isso ou nem tudo aquilo--  é também,  ao invés de só criticar,  reconhecer o esforço em contrário de muita(o)s. Mulheres inclusive.

Abs

Maria Martinez-Ordaz

to Gisele Secco, Jorge Petrucio Viana, Walter Alexandre Carnielli, Hermógenes Oliveira, LOGICA-L, Valeria de Paiva
Oi pessoal

Acho que, como diz Gisele, é importante sempre reconhecer novas estratégias para melhorar, mas também é igualmente importante observar quando esforços concretos foram feitos para tornar nossos espaços acadêmicos mais inclusivos e acessíveis.

A CLMPST tinha duas mulheres à frente da organização, a presidente do comitê de programa e a presidente do comitê local – a primeira representando não apenas as mulheres na filosofia da ciência, mas também na lógica. Algumas das figuras mais importantes, a que o João já se referiu na sua mensagem, são as seguintes (embora na inauguração Atocha fale mais sobre o esforço de inclusão e os resultados obtidos).
  • 3 Plenary Speakers
    2/3 minority (gender, country, etc)
    2/3 female representation
  • 23 Invited speakers
    12/23 minority (gender, country, etc)
    11/23 female representation
  • 24 PC members
    15/24 minority (gender, country, etc)
    10/24 female representation
  • 5 DLMPST-commissions representatives
    3/5 minority (gender, country, etc)
    3/5 female representation
Relativamente às taxas de inscrição, para além do programa de voluntariado que excluía o pagamento integral da inscrição (e que não existia nas edições anteriores), os custos desta edição são os mesmos senão mais baratos do que nas duas edições anteriores.
  • Prague 2019: Standard fee 280 €/ 395 €/  450 €      Reduced fee 95 €/ 150 €/ 200 €
  • Helsinki 2015:   Standard fee 250 €/ 400 € / 400 €     Reduced fee ** 125 €/ 200 €/ 200 €
No geral, acho importante reconhecermos que o trabalho de promoção da inclusão nesta edição do CLMPST não foi trivial.

Sobre os Keynote speakers/membros da PC, teremos que esperar por mais informações, talvez os palestrantes que estão por confirmar (sob o rótulo "More to be announced.") sejam mulheres/membros de outras minorias e que seus nomes ainda não aparecem, é apenas uma complicação logística e não um mecanismo de exclusão.

Abracos,

M.

--
María del Rosario Martínez-Ordaz
Postdoctoral fellow

Gisele Secco

to Maria Martinez-Ordaz, Hermógenes Oliveira, Jorge Petrucio Viana, LOGICA-L, Valeria de Paiva, Walter Alexandre Carnielli
Totalmente de acordo, Maria, obrigada por você trazer as informações!

Eu já havia achado o de Praga bem cuidadoso, mas os colegas de Argentina realmente fizeram melhor!

Não sei se todos sabem, mas logo após o CLMPST haverá a 19ª edição de um dos mais tradicionais eventos internacionais de Mulheres na Filosofia:

E a nossa Nastassja Pugliese está em uma plenária com ninguém menos do que Mary Ellen Waithe (informe-se).

Quer dizer, claro que as coisas boas são louváveis, mas é pouco, e reclamar vai fazer parte até as coisas estarem melhores (:

Boa viagem pra quem vai a Buenos Aires, que sea relindo.

G.

Joao Marcos

to Maria Martinez-Ordaz, Gisele Secco, Jorge Petrucio Viana, Walter Alexandre Carnielli, Hermógenes Oliveira, LOGICA-L, Valeria de Paiva
> No geral, acho importante reconhecermos que o trabalho de promoção da inclusão nesta edição do CLMPST não foi trivial.

Gostaria de aproveitar para elogiar o trabalho GERAL feito pela Maria
Martinez-Ordaz na organização deste evento em Buenos Aires, o qual não
foi trivial em NENHUM sentido da palavra.

[]s, Joao Marcos

--
http://sequiturquodlibet.googlepages.com/

Gisele Secco

to Joao Marcos, Hermógenes Oliveira, Jorge Petrucio Viana, LOGICA-L, Maria Martinez-Ordaz, Valeria de Paiva, Walter Alexandre Carnielli
María é um espetáculo!

Bravissima!

Ciro Russo

to LOGICA-L, gisele secco RS, oliv...@daad-alumni.de, Petrucio Viana, LOGICA-L, martine...@gmail.com, valeria.depaiva, carniell, Joao Marcos
Walter, esta discussão nasce justamente da falta de esforço que esse congresso lamentavelmente aparenta. Ainda temos muito caminho para fazer até poder, finalmente, não considerar mais mulheres na ciência uma minoria, mas isto não pode ser uma justificativa para um "manel" desse, ainda mais por tratar-se de um evento internacional que interessa uma comunidade grande.
Na organização do último EBL tivemos bastante cuidado nisso, tanto na composição do Comitê Científico (os nomes indicados pel@s co-chairs foram acerca de 50% de mulheres) como na escolha de invited speakers. Somos uma comunidade pequena e ainda com baixa representatividade de mulheres em fases avançadas da carreira, tivemos desistências e até o falecimento da Andrea, que era co-chair, mas isso não foi motivo por não termos representação relevante no CC e palestrantes convidadas mulheres e de alto nível. Não usar esse tipo de justificativa é só mais um pequeno passo até que essa justificativa não seja mais nem imaginável.

Grande abraço,

Ciro

Hermógenes Oliveira

to LOGICA-L
Salve, Valéria, e demais.

Bem, a memória do ser humano é falha, como sabemos, mas talvez convenha compartilhar mais algumas recordações da conversa, pois foi muito instrutiva para mim à época.

O grupo vinha organizando "MANELS" mais por omissão ou acidente do que por convicção. Com as reclamações em 2015, ficou meio que acordado que este fator seria considerado de modo mais contundente na organização de eventos posteriores. Entretanto, **não** foi colocado um embargo em "MANELS", embora evitar "MANELS" tenha sido promovido para um dos fatores de maior peso.

Minha única contribuição para a conversa, pelo que me recordo, foi compartilhar o relato de uma jovem pesquisadora de destaque, com a qual esbarrei num evento de lógica, quem lamentava estar sendo inundada por convites. Como ela considerava a causa justa, sentia-se pressionada a aceitar os convites, porém já estava ficando "farta de eventos e conferências" e sentia-se meio que usada como espécie de trunfo anti-MANEL.

É costumeiro julgar um evento, principalmente na fase inicial de organização, por meio da notoriedade do painel de palestrantes convidados. Junte-se a escassez de mulheres na área com outros fatores como conflitos de agenda, falta de entusiasmo por viagens transoceânicas e etc, e a tarefa de se evitar um "MANEL" pode se tornar bastante melindrosa. De fato, foi mencionado que alguns dos "MANELS" organizados anteriormente foram acidentais, isto é, mulheres foram inicialmente convidadas (não como medida consciente de evitar um "MANEL"), mas recusaram por razões diversas.

Por estas e outras razões, fixou-se o entendimento de que se evitar "MANELS" a todo e qualquer custo, não seria proveitoso. Por exemplo, numa suposta situação logística desesperadora, esgotadas as opções razoáveis, não seria propício (e talvez fosse mesmo ofensivo) estender convites a pessoas apenas longinquamente relacionadas com a temática do evento, de modo que ficasse patente que a pessoa estava sendo convidada *única e exclusivamente* por causa do seu gênero. Felizmente, parece que este tipo de situação hipotética se mostrou bem menos factível do que se antecipava.

Enfim, as reclamações em 2015, além de não gerarem qualquer desconforto (pelo que me recordo), suscitaram mudanças positivas. Portanto, creio que ainda pode valer a pena reclamar, sim. Também acho razoável, contudo, adotar cautela ao atrelar malícia, ou um posicionamento consciente sobre o desequilíbrio de gênero na área, com base **apenas** na organização de um evento com "MANEL". Claro, independente das razões por traz do "MANEL", seja por fatores incontornáveis de logística organizativa ou simples obtusidade, reclamar é sempre legítimo e, eu diria, necessário.

Cordialmente,

--
Hermógenes Oliveira

Marcos Silva

to Hermógenes Oliveira, LOGICA-L
Car@s,

desculpas por chegar atrasado na importante discussão aqui.

Gostaria apenas de destacar a imensa vitória que é trazer pela primeira vez um evento tão tradicional e importante como o CLMPTS para o hemisfério sul, especialmente para a América do Sul.

Os esforços da comissão organizadora com o tema da desigualdade de gênero e com a distribuição geográfica de invited speakers e participantes é de fato visível e louvável. Estão de parabéns!

Contudo, vale observar, com pesar, que, mesmo em um evento com uma visão, digamos, mais progressista e cuidadosa em suas escolhas, uma questão fundamental não aparece, a saber, a questao racial.

Acho que em um continente como o nosso a questão racial não deveria ser negligenciada em nenhum âmbito, especialmente em esforços para a construção coletiva de conhecimento.

Vale lembrar, que em menos de três séculos de colonialismo de potências europeias mais de 12 milhões de africanos escravizados foram sequestrados e trazidos para as Américas. E quase metade desta quantidade assombrosa foi trazida à força para o Brasil, por exemplo.

Isto tem muitas e muitas consequências. Uma delas é termos um evento academico de vanguarda na America do Sul, onde nao há invited speakers de pele escura (https://clmpst2023.dc.uba.ar/invited-speakers/) e muito poucas pessoas não-brancas no comitê cientifico.

A Cida Bento chama este fenomeno, infelizmente muito comum, de "pacto narcísico da branquitude".

Abraços antirracistas desde Buenos Aires,
Marcos

--
LOGICA-L
Lista acadêmica brasileira dos profissionais e estudantes da área de Lógica <logi...@dimap.ufrn.br>

Marcos Silva (UFPE/CNPq)
Philosophy Department
Federal University of Pernambuco, Brazil
President of the Brazilian Society for Analytical Philosophy (SBFA)
Director of Graduate Studies (PPGFIL/UFPE)
"amar e mudar as coisas me interessa mais"

Valeria de Paiva

to Marcos Silva, Hermógenes Oliveira, LOGICA-L
Pois e', Marcos.
Concordo plenamente com
>Contudo, vale observar, com pesar, que, mesmo em um evento com uma visão, digamos, mais progressista e cuidadosa em suas escolhas, uma questão fundamental não aparece, a saber, a questao racial.

precisamos melhorar muito!
Divirta-se em Buenos Aires!
Abraços,
Valeria

Mayk Alves de Andrade

to Valeria de Paiva, Hermógenes Oliveira, LOGICA-L, Marcos Silva
Olá a todos!

Peço licença para compartilhar algumas visões sobre o assunto. Debates sociológicos me interessam bastante. O evento em questão que deu origem a esta discussão é inclusive sobre ciências sociais, veja bem.

Acredito que o que está em jogo aqui são os limites da ideia de “representatividade”. É importante o interesse efetivo em dar visibilidade a grupos minoritários em espaços de notoriedade. O esforço de escolher pessoas desses grupos que já obtiveram sucesso em suas carreiras combate as camarilhas que de fato ocorrem entre aqueles já estão dentro dos círculos de prestígio.  No entanto, não altera os condicionantes históricos, sociais e materiais que afastaram e continuam afastando as minorias desses círculos privilegiados.

A ideia de que exista um pacto, mesmo que inconsciente, feito entre homens contra mulheres ou entre brancos contra negros é uma visão teórica advinda de um movimento nas ciências sociais decorrente dos estudos estruturalistas ou pós-estruturalistas. Eles possuem uma fundamentação pautada em aspectos psicológicos e linguísticos da atuação humana. Inclusive, possuem proximidades visíveis com a filosofia analítica, em especial com o positivismo lógico. Vêm de correntes teóricas que reivindicam o trabalho de Levi-Strauss, Foucault, Lacan etc. É nesse meio que surge a noção de “representatividade”.

Porém, há uma crítica a essas correntes e seus teóricos. Essa crítica se fundamenta justamente na ausência de uma formulação que dê conta de abordar o desenvolvimento histórico da dominação social e suas origens materiais. Tanto o racismo quanto a misoginia têm origens claras na divisão do trabalho e estão atreladas à reprodução da vida social. Foi e ainda é preciso que haja uma “casta” de seres humanos adequados aos trabalhos subalternos e uma “casta” adequada aos trabalhos reprodutivos. Reside aqui a origem da dominação sexual e racial que condicionaram e ainda condicionam a ausência dessas minorias em ambientes de grande notoriedade. A saber, às pessoas negras e dos países do terceiro mundo ainda são delegados os trabalhos mais degradantes e às mulheres os trabalhos relacionados ao parto, ao cuidado materno e outras funções associadas. Nosso sistema econômico foi forjado assim e se alimenta dessa conformação.

Por mais que a ideia de “representatividade” bata de frente com a hegemonia masculina e branca e aponte problemas reais que precisam ser superados, ela não ataca a raiz desses problemas. Portanto, não é capaz nos levar para o caminho da superação dos mesmos.

De maneira alguma estou aqui advogando por abandonarmos o esforço de valorizar o trabalho de grupos subrrepresentados no ambiente acadêmico. Pelo contrário, tudo que estiver ao nosso alcance deve ser feito. De fato, o racismo e a misoginia certamente também operam através de “estruturas psíquicas”. As camarilhas existem. A reflexão aqui é no sentido de apontar que essas opressões vão muito além e por isso necessitam também de outras respostas.

Tem algumas referências que gosto, algumas já explorei e outras ainda preciso me aprofundar mais. Não sobra muito tempo para ler as fontes originais com toda propriedade que elas exigem. Cito algumas:

O estruturalismo e a miséria da razão - Carlos Nelson Coutinho

(Obs.: esse livro é particularmente interessante nas críticas que faz a Wittgenstein e às influências do positivismo lógico nas ciências sociais)

Integração do negro na sociedade de classes - Florestan Fernandes

Feminismo para os 99% - Nancy Fraser

Para além da identidade: da resistência à política - Douglas Alves

Tive a oportunidade de fazer parte de algumas das discussões que deram origem a este último. Foi nessas discussões que entrei em contato com os outros livros que citei. Há mais indicações também, como Lélia Gonzalez, Frantz Fanon, Ângela Davis… são leituras que valem a pena.