Creation of the World Logic Day: January 14,

jean-yves beziau

to logi...@dimap.ufrn.br
Logic Prizes et Cætera
I discuss the origin and development of logic prizes around the world. In a first section I describe how I started this project by creating the Newton da Costa Logic Prize in Brazil in 2014. In a second section I explain how this idea was extended into the world through the manifesto A Logic Prize in Every Country! and how was organized the Logic Prizes Contest at the 6th UNILOG (World Congress and School on Universal Logic) in Vichy in June 2018 with the participation of 9 logic prizes winners from 9 countries. In a third section I discuss how this project will develop in the future with the creation of more logic prizes, an Encyclopædia of Logic, the book series Logic PhDs, as well as the creation of a World Logic Day, January 14, day of birth of Alfred Tarski and of death of Kurt Gödel.
JYB

josé carlos cifuentes

to logi...@dimap.ufrn.br
Boa e bela ideia!!! Apoio plenamente.
Cifuentes

Livre de vírus. www.avast.com.

--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "LOGICA-L" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para logica-l+u...@dimap.ufrn.br.

yuri lumer

to Lista acadêmica brasileira dos profissionais e estudantes da área de LOGICA
Peçam para o Olavo de Carvalho avalizar
....rs

Desculpem postar este vídeo antigo aqui, mas me mostraram hoje. Eu achei uma tal sucessão de sandices que queria saber se houve alguma manifestação sobre isso.

Eu vi um vídeo que ele fala sobre Newton(o Isaac) que mostra que ele não domina noções elementares de física, fazendo uma confusão verborrágica constrangedora.

Sempre o tive como um humorista(à la Andy Kaufman), mas como muita gente tem o levado a sério, gostaria de saber a opinião dos lógicos da lista sobre "opinião" dele.

Desculpem-me se a postagem foi impertinente.

Walter Carnielli

to Lista dos Logicos Brasileiros
Caro Yuri,

Esse Olavo de Carvalho é um imbecil renomado, e qualquer um que o leve a sério é um imbecil ao cubo.

Acho melhor não perdermos tempo com este energúmeno!
W.

Ricardo Grande

to logi...@dimap.ufrn.br
Assino embaixo, Walter.
R.

[...]

"The evil that men do lives after them; The good is oft interred with their bones.” W. Shakeaspeare, J.C.

"The good men do is oft interred with their bones, but the evil that men do lives on". B. Dickinson.

"(...) há animais humanos mentalmente retardados cujos cérebros envergonhariam um chimpanzé".  N. Wiener, 22º Parágrafo do 4º Cap. de Cibernética e Sociedade

"De qualquer forma, se existe uma realidade independente do homem, também existe a verdade relativa a esta realidade; e de certa forma a negação da primeira gera a negação da existência da seguinte" Einstein em seus diálogos com Tagore.

Manuel Doria

to logi...@dimap.ufrn.br
Prezado Professor Walter, permita-me discordar a respeito da recomendação de ignorar Olavo de Carvalho.

Esse indivíduo é atualmente o maior divulgador da Filosofia no Brasil. O seu curso online semanal possui muitos milhares de alunos. Ele introduziu autores clássicos para dezenas de milhares de brasileiros. A primeira vez que muitos brasileiros aprenderam algo substancial a respeito de, por exemplo, Aristóteles, Maquiavel e Hegel, foi através do Olavo de Carvalho.

O impacto disso é difícil de mensurar, mas sou pessimista. Vou dar uma evidência anedótica; a se julgar por comentários online de alunos do curso do Olavo, o mesmo parece estar ensinando que A República é largamente um texto satírico e que as diversas prescrições políticas e sociais encontradas no diálogo são deliberadamente absurdas e que não são para serem levadas literalmente como uma proposta viável de sociedade. Essa exegese de Platão como o autor de uma sátira política é no mínimo controversa - mas está virando o entendimento default de História da Filosofia para milhares de brasileiros.

Análises idiossincráticas ou muitas vezes simplesmente equivocadas parecem ser a norma no corpus olaviano - o caso mais extremo disso é quando ele se pronuncia a respeito das ciências formais (como teoria dos conjuntos) ou ciências naturais (como relatividade geral).

Esse indivíduo foi convidado para assumir o Ministério da Cultura (ele nega que aceitará o cargo). A sua projeção social é gigantesca. A estratégia da academia brasileira em simplesmente ignorá-lo com insultos não é producente. Os seus argumentos e teses precisam ser confrontados publicamente.

Um forte abraço.

Antonio Marmo

to logi...@dimap.ufrn.br
O mais importante a salientar é que os Congressos organizados pelo professor
Jean-Yves têm dado um enorme impulso ao ensino de Lógica em nível mundial que é sem precedentes.

As pessoas estão ganhando mais consciência do que seja a Lógica como é praticada atualmente através dessas iniciativas. Tivemos em Vichy nomes importantes da Filosofia de um modo geral atraídos justamente pela riqueza de trabalhos. Mas, isto foi apenas um entre vários Congressos já feitos e por fazer. Haverá outro encontro ainda este ano na Ilha de Creta.

Do que precisamos mais são auxílios financeiros para que mais e mais professores e estudantes consigam participar de eventos assim!

É por meio de iniciativas assim que fazemos do mundo um lugar melhor!

Dize à sabedoria: Tu és minha irmã...

Provérbios 7:4

Julio Stern

to Manuel Doria, logi...@dimap.ufrn.br
Caro (M) Doria:
Concordo com voce.
Gostaria de expandir um pouco o escopo da discussao.

Ontem, assisti a um seminario de alunos da computacao analizando as atuais eleicoes sob a perspectiva das metricas de interacao na internet. Foi interessantissimo. Aprendi muito mais sobre politica atual neste seminario de jovens alunos do que nos papos rancosos dos velhinos da minha geracao.
Depois de alguma discussao sobre o quadro politico, a conversa derivou para o tema de ``bolhas'' de opiniao em geral, com enfase em algumas bolhas de assuntos ligados aa ciencia, tres em especial:

(1) Terra Plana;  (2)  Creacionismo ou Anti-Evolucionismo;  (3) Campanhas Anti-Vacinas.

Os temas (1) e (2) podem(?) ser vistos como meras bizarrices (ou nao), mas o tema (3) implica em graves riscos aa Saude Publica.

Em funcao desta e outras conversas, tenho me perguntado:

<1> Que atitude deveria eu (deveriamos nos) tomar (se eh que alguma) frente a ``bolhas''  de opiniao de pseudo-ciencia?

Outra pergunta relacionada:

<2>  Como levar nossa pesquisa cientifica (geralmente altamente tecnica e completamente inacessivel) para perto do grande publico?
Isto eh possivel?  Eh desejavel? Deve ser incentivado?

Coloco estas questoes no campo da  Ciencia X Pseudo-Ciencia  por comodidade.
O escopo pode(ria)  ser expandido (com consideravel dificuldade) para Matematica e Filosofia.

Tudo de bom,
---Julio Stern

to Lista dos Logicos Brasileiros, Manuel Doria
Caro Manuel:

Talvez você  tenha razão,e  seja o caso de confrontar o tal Olavo de Carvalho publicamente, agora que há o risco de que ele vire Ministro  daquele outro...

No entanto, discutir e confrontar com um personagem que:

1)  só fala bobagens sobre matemática, física , etc (nem fala de lógica
porque parece que  nem sabe que existe;

2) escreveu 50  livros sobre tudo, os quais parece que ninguém qualificado realmente leu;

3) argumenta por  ofensas e palavrões  em seus vídeos

4) parte da premissa de que tudo o que não é
a opinião dele é  conspiração  marxista

contraria  o Princípio da ,Racionalidade ("não se deve argumentar com quem se recusa").

Por isso minha recomendação  de não perder tempo com esse ( na minha  opinião) imbecil.

Mas não me oponho se você ou alguém tentar.

Abraço,

Walter

Marcelo Finger

to logi...@dimap.ufrn.br, Manuel Doria
Oi Julio.

É um prazer poder não falar de política,mesmo que seja um pouquinho.

Você faz uma pergunta crucial:
   | <2>  Como levar nossa pesquisa cientifica (geralmente altamente tecnica
   | e completamente inacessivel) para perto do grande publico?
   | Isto eh possivel?  Eh desejavel? Deve ser incentivado?

 Eu acho isso fundamental!  Apesar de não haver garantias de furar as bolhas, pelo menos torna a sua detecção mais fácil e elas não irão crescer longe dos olhos do público.

Em particular, eu tenho participado de eventos quer discutem a Inteligência Artificial e sua influência na rotina de (diversos grupos de) pessoas.  Com certas modificações, já falei em eventos do STJ, para nossos alunos e falarei para os médicos hematologistas.

A verdade é que a gente não pode baixar a guarda, senão quem virará uma bolha somos nós.

[]s

--
 Marcelo Finger
 Departament of Computer Science, IME

Joao Marcos

to Lista acadêmica brasileira dos profissionais e estudantes da área de LOGICA
> Esse indivíduo foi convidado para assumir o Ministério da Cultura (ele nega que aceitará o cargo).

No espetáculo de desinformação que tomou conta do país, também um ator
pornô já teria sido convidado para este cargo... O candidato que
parece ser preferido pela população brasileira já anunciou contudo
publicamente que extinguirá o Ministério da Cultura --- bem como
também os Ministérios de Meio Ambiente e de Ciência e Tecnologia, que
passariam a ser pastas dentro de uma "nova estrutura federal
agropecuária":
http://www.diretodaciencia.com/2018/09/26/bolsonaro-propoe-fechar-ministerios-de-meio-ambiente-e-ciencia-e-tecnologia/

Olavo de Carvalho deve ser ativamente combatido, sim, pelos lógicos e
por todas as demais pessoas capazes de suficiente racionalidade para
perceber a diferença entre, de um lado, a Ciência e as Humanidades, e
de outro a sua completa negação.

JM

Joao Marcos

to Lista acadêmica brasileira dos profissionais e estudantes da área de LOGICA
O dia 14/01 é um belo dia, o aniversário de nascimento de Tarski é uma
bela escolha. Além de tudo, é véspera do aniversário do próprio
Jean-Yves, e do Martin Luther King Jr., que fez várias declarações que
são certamente relevantes (de novo!) neste momento que ora vivemos:

“Our lives begin to end the day we become silent about things that matter.”

“He who passively accepts evil is as much involved in it as he who
helps to perpetrate it. He who accepts evil without protesting
against it is really cooperating with it.”

“History will have to record that the greatest tragedy of this period
of social transition was not the strident clamor of the bad people,
but the appalling silence of the good people.”

“The hottest place in Hell is reserved for those who remain neutral in
times of great moral conflict.”

JM
> --
> Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "LOGICA-L" dos Grupos do Google.
> [...]

http://sequiturquodlibet.googlepages.com/

Itala M. Loffredo D'Ottaviano

to logi...@dimap.ufrn.br
Caros Colegas:

Quero manifestar meu integral apoio às palavras do Walter Carnielli!

Itala

> [...]
> opinião) imbecil.
>
> Mas não me oponho se você ou alguém tentar.

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
ITALA M. LOFFREDO D'OTTAVIANO
Full Professor of Logic and the Foundations of Mathematics
Centre for Logic, Epistemology and the History of Science - CLE
University of Campinas - UNICAMP
Sergio Buarque de Holanda, 251 Street
ZIP CODE 13083-859 - Campinas-SP, Brazil
Tel.:+55–19-3521-6517
www.cle.unicamp.br

Ricardo Grande

to logi...@dimap.ufrn.br
Olavo é fonte de mentiras, ódio, contraria todos os princípios do debate civilizado. O candidato dele começou como fonte de piadas em programas de tevê do tipo C e D como o superpop e pode terminar como comandante da nação. Essa gente deveria ser ignorada. Infelizmente não fizeram isso com o candidato do Olavo.  Parafraseando o Roger Waters, o que dizem não deveria ser pauta em lugar algum do mundo.
 Estou com o Walter e a Ítala incondicionalmente. Nem postarei aqui uma seleção das bizarrices que ele diz no YouTube.  É uma afronta ao debate racional.

> [...]

--
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "LOGICA-L" dos Grupos do Google.

Adolfo Neto

to Lista acadêmica brasileira dos profissionais e estudantes da área de LOGICA
Olá,

Acho que a questão é ignorar o Olavo (concordo com tudo que disseram acima dele).

Acho que se aplica aqui uma frase que li hoje de um especialista em Nova Direita, o Carapanã (ele mantém-se anônimo por motivos óbvios: quer continuar vivo):

"É um adversário seríssimo, não é um interlocutor. A gente acha que está num grande fórum e os caras já armaram num campo de batalha xingando, jogando pedras e merda. "Guerra Política" como eles mesmos dizem."

Uma sugestão para a gente tentar diminuir o impacto de Olavos e cia. não seria tentarmos entrar mais neste mundo de Divulgação Científica, termos canal no YouTube, podcasts, etc?
Não palestras filmadas. Palestras filmadas são chatas.

Abs, Adolfo

R.

> [...]

--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "LOGICA-L" dos Grupos do Google.

Associate Professor - Federal University of Technology, Paraná
Web: http://www.dainf.ct.utfpr.edu.br/~adolfo
Mestrado em Computação Aplicada: http://www.ppgca.ct.utfpr.edu.br

jyb

to LOGICA-L
Grato JM para lembrar do meu anniversario
soube que eu tinha nascido no mesmo dia que o grande MLK quando eu estava morando nos estados unidos e vi que o dia do meu anniversario era feriado ...
Vem ai outra declaracao do MLK:
“Evil may so shape events that Caesar will occupy a palace and Christ a cross, but one day that same Christ will rise up and split history into A.D. and B.C., so that even the life of Caesar must be dated by his name.”
Todavia, come estou explicando  no meu artigo, o dia 14 de Janeiro foi o primeiro dia do ano de 45 BC até 1582 AD, no  calendario Juliano, creado pelo proprio Julius Caesar.
Para o lançamento  do dia mundial da lógica podemos então dizer:
Alea Jacta est ...
JYB