Auto-moderação

Eduardo Ochs

to logi...@dimap.ufrn.br
Acho que é preciso pedir auto-moderação em outro tipo de post
também...

Entendo que posts com alguma menção a política podem gerar
brigas, mas exatamente por isso as pessoas que os escrevem tentam
caprichar um pouco mais neles, e incluir neles elementos que compensem
o lado polêmico/irritante...

A lista tem muitos posts completamente irrelevantes, que falam só
"eu também" ou são sobre ter conhecido fulano, ter comido
filé ou tomado chope no restaurante tal da praça tal da cidade
tal no ano tal... Confesso que estes são os posts que me irritam
mais, porque eles me fazem pensar sobre como membros diferentes da
lista têm noções de netiqueta totalmente diferentes, e como
eu - e as pessoas que não postam quase nunca - relemos cada
esboço de post nosso pelo menos 10 vezes pra ver se ele tá bom e
é relevante, e aí acabamos não postando quase nada do que a
gente pensa... mas outras pessoas da lista não fazem isso, elas
parecem não ter filtro, e é como se tudo que elas pensam fosse
automaticamente relevante só porque elas são lógicos
importantes.

Será que eu devo fazer o exercício - com cara de livro de
auto-ajuda - de considerar que qualquer coisa que me ocorra que tenha
alguma conexão tênue com lógica eu posso e devo compartilhar
com vocês? Vou começar a postar links várias vezes por semana
pra fotos da minha cachorra, a Selana, brincando em cima de papéis
com diagramas... e como isso tem algo a ver com lógica, não gera
briga e é simpático tá tudo bem, né?

[[]] =),
Eduardo

P.S.: só vou poder começar no domingo de noite porque a Selana
ficou em Rio das Ostras com a mãe dela (mãe pessoa, não
mãe biológica) e eu viajei pro Rio...

Joao Marcos

to Lista acadêmica brasileira dos profissionais e estudantes da área de LOGICA
> Vou começar a postar links várias vezes por semana
> pra fotos da minha cachorra, a Selana, brincando em cima de papéis
> com diagramas... e como isso tem algo a ver com lógica, não gera
> briga e é simpático tá tudo bem, né?

Apoio esta medida, entendendo que é moralmente superior à moderação
oficial da lista.

JM

Samuel Gomes

to LOGICA-L
Prezados,

Minha sugestão é que evitemos ao máximo comentários sobre política *partidária*, resistindo à tal
tentação de descer o cacete ou em Aécio e FHC, ou em Lula e Dilma, etc.

Discutir políticas relacionadas à educação e pesquisa, desde que evitando incluir pitacos pró ou contra outrem alhures,
não me parece problemático. Basta resistir à tentação do pitaco. Se este for irresistível, melhor deixar esses assuntos
de lado também, como sugeriu Marcos em sua mensagem.

No ambiente conflagrado de hoje em dia, descer o porrete em A ou B ou leva a uma discussão interminável ou
deixa aqueles que se auto-moderam incomodados com a tentação de começar uma discussão interminável (eu me
incluo no segundo caso), e acho que em qualquer uma das situações o efeito é desagradável.

(Notar que nenhuma opinião sobre A ou B hoje em dia alcança a unanimidade, sempre muitos vão concordar e muitos
vão discordar)

Eu faço minha militância online nas redes sociais e em mensagens privadas, tenho para mim que aqui é um local de se falar de Lógica,
sugiro que todos façamos o mesmo.

Grato,

[]s  Samuel

Marcos Silva

to logical logical
Obrigado, Samuel, pela sensatez.

Eu confesso que estava com receio de como esta crise toda em nosso país iria se refletir aqui. Eu tava monitorando atentamente coisas no fatídico fim de semana do impeachment, por exemplo, para ajudar a conter excessos, provocações, ataques etc.

Tava todo prosa que a lista tinha ficado impassível e concentrada em temas circunscritos à lógica.

Quando relaxei para terminar projetos acadêmicos urgentes, não é que este tema da política partidária surge da noite pro dia!? Parece até bomba de efeito retardado.

++++

Eu realmente tenho projetos mais interessantes na minha vida que ficar moderando discussões nesta lista. Mas se coisas recrudescerem, fa-lo-ei.

Eu acredito (e torço) que os muitos outros membros da lista também tenham projetos mais interessantes do que ficar (heroicamente) convencendo  outros de questões partidárias e praticando proselitismos por aqui.

++++

Concordo com o Eduardo que ser lógico importante não implica que haja qualquer equivalência imediata entre mensagem postada e mensagem relevante.

Pensem, por favor, nas consequências de suas postagens dado o periodo delicado em que vivemos.

++++

Pode ser ingenuidade, mas prefiro acreditar que cada um é tanto responsável por este meio (privilegiado) de troca de ideias e informações sobre lógica quanto eu sou.

Abraços,
Marcos

--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "LOGICA-L" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para logica-l+u...@dimap.ufrn.br.

--
Marcos Silva
Philosophie macht Spaß!

Marcos Silva

to logical logical
Olá, João Marcos,

eu acho curioso que você associe moderação de lista de emails com moralidade desta maneira, uma vez que você participa, de forma bem menos ativa e combativa como aqui, de várias listas por aí afora onde a moderação é inevitável, severa e criteriosa.

De toda forma, agradeço a crítica e ressalto que respeito a sua posição, apesar de não ver fundamento nela.

Abraço e bom fim de semana,
Marcos

--
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "LOGICA-L" dos Grupos do Google.

Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para logica-l+u...@dimap.ufrn.br.

Joao Marcos

> [...]
> desta maneira, uma vez que você participa, de forma bem menos ativa e
> combativa como aqui, de várias listas por aí afora onde a moderação é

Não entendi em absoluto o seu argumento, Marcos... Por motivos
inteiramente pessoais, não acredito na "inevitabilidade" da moderação,
ou em qualquer outra forma de censura entre pessoas maduras. Mas você
pode acreditar no que quiser, claro --- com ou sem "fundamento".

Traduzindo: se OUTRAS pessoas decidem que "moderação severa e
criteriosa" é compulsória, e não me compete questionar tal decisão,
fica a meu critério apenas decidir se ainda assim desejo participar
das listas correspondentes, certo? Exemplo: eu participo da lista FOM
por ter interesse no conteúdo de algumas coisas que circulam por lá,
_apesar_ de discordar frontalmente da sua (selecionada) severíssima
moderação. Por outro lado, sou capaz de apreciar a moderação bastante
limitada (mais como um "trabalho editorial") feita em sites como
StackExchange.

Acredito, não obstante, em fotos da cachorrinha que gosta de
diagramas, e espero antes vê-las do que ver a moderação
unilateralmente implementada na LOGICA-L (apesar dos ataques de trolls
que a vitimaram nos últimos tempos mais do que nunca) --- assumo
sempre que quem faz ameaças tem que estar realmente disposto a
cumpri-las.

Abraços, e boa sorte!
Joao Marcos
Slogan: "Cada comunidade tem a lista que merece."

Walter Carnielli

to Lista dos Logicos Brasileiros
Um delicado puxão-de-orelha aos ex- e atual mantenedores da Lista,
que mais deveriam se auto-moderar, e se restringir a assuntos ditos
relevantes:
não seria o caso de parar de discutir o tema "auto-moderação" na nossa Lista?

Abraços,
W.
> --
> Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "LOGICA-L" dos Grupos do Google.
> Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para logica-l+u...@dimap.ufrn.br.
> Para postar neste grupo, envie um e-mail para logi...@dimap.ufrn.br.
> Visite este grupo em https://groups.google.com/a/dimap.ufrn.br/group/logica-l/.
> Para ver esta discussão na web, acesse https://groups.google.com/a/dimap.ufrn.br/d/msgid/logica-l/CAO6j_LiZpS7pvREw6VsJDOBf8xhAjNFtoz%3Dp72ROP_j13HqbEw%40mail.gmail.com.

Walter Carnielli
Centre for Logic, Epistemology and the History of Science and
Department of Philosophy
State University of Campinas –UNICAMP
13083-859 Campinas -SP, Brazil
Phone: (+55) (19) 3521-6517
Institutional e-mail: walter.c...@cle.unicamp.br
Website: http://www.cle.unicamp.br/prof/carnielli

Joao Marcos

to Lista acadêmica brasileira dos profissionais e estudantes da área de LOGICA
> não seria o caso de parar de discutir o tema "auto-moderação" na nossa Lista?

Às vezes meta-discussões são "inevitáveis", nem que seja para
decidirmos para onde queremos ir, como comunidade.

JM

Carlos Augusto Prolo

to Lista acadêmica brasileira dos profissionais e estudantes da área de LOGICA
Eu queria discutir o seguinte: será que a censura ao direito de discutir sobre se a lista deve ou não ser censurada  não deveria ser censurada?
Meta³-diiscussão?

Isto é realmente interessante: se formos falar em termos dos antigos termos competência e performance, a competência nos permite rapidamente escalar a níveis mais e mais altos de meta discussão (talking about talking about ...) mas a performance nos impede, ou meio que nos deixa irritados de assim o fazer porque parece que escala exponencialmente a quantidade de recursos mentais necessária . Paralelo com o velho caso dos múltiplos embedding das relative clauses: "O rato que o gato cujo rabo o cachorro mordeu comeu obviamente não pode mais ser encontreado".

Marcos, não vai censurar isto que isto é pertinente, heim?

Abraço,

Prolo