[Logica-l] particularmente sobre "consequência sintática"

Joao Marcos

to Tony Marmo, Lista acadêmica brasileira dos profissionais e estudantes da área de LOGICA
Tony, e demais colegas:
[Começo outro assunto, já que este especificamente não tem nada a ver
com "lógica modal".]

Não estou esperando que todos concordem comigo (e não lançaria
provocações numa _lista de discussão online_ se quisesse apenas falar
o que penso e não ouvir a opinião dos outros a respeito). Estou
apenas fazendo uma profecia :-), qual seja: não vai passar muito tempo
até que o equivocado termo "consequência sintática" caia em completo
desuso, junto a tantos outros. Anote aí.

Apenas uso o termo "sintaxe" no sentido que ele tem em computação, e
que de fato herda da linguística. Se você não gosta disso, vai ter
que encontrar outro termo que separe, por um lado, a tarefa
exclusivamente linguística que consiste na construção da _álgebra de
termos_ que constitui a sintaxe lógica, da tarefa, por outro lado,
específica de cada lógica, de dizer "o que segue de quê". Você pode
preferir chamar a segunda tarefa de "gramática", por exemplo, no
sentido segundo-wittgensteiniano. Tudo bem. Observe contudo uma
coisa: a construção da sintaxe de uma linguagem também envolve
_regras_, as chamadas *regras de produção*. Estas regras, contudo,
são _completamente diferentes_ das regras que usamos para fornecer uma
_interpretação_ para os signos linguísticos, e dizer, por exemplo,
qual a _função_ da conjunção no uso da linguagem na argumentação.
Estas segundas regras, interpretativas, não se identificam de modo
algum com a "sintaxe". Mesmo se você insistir em usar um termo que
inclua ambos os tipos de regras, pode igualmente sentir falta de
termos que as distingam.

Exemplo: podemos ter uma regra de produção que diga que uma palavra
AcB é _sintaticamente bem construída_ se ambas A e B forem
sintaticamente bem construídas e c for um construtor binário, usado em
notação infixa. Por outro lado, podemos dizer que AcB é _derivável_ a
partir de A e B pelo uso da "regra de introdução de c". Se "c" for a
conjunção clássica, de fato, ambas as regras acima fazem sentido; mas
se "c" for qualquer outro conectivo, a segunda regra pode se revelar
desinteressante, excessiva, ou mesmo equivocada.

É claro que a gente pode passar a vida repetindo sem cessar o que
encontra nos nossos alfarrábios preferidos, textos sobre Frege,
Aristóteles ou Carnap (são estas as referências que aparecem na seção
"syntactic consequence" do verbete "Syntax (logic)" na Wikipédia).
Mas a gente também pode acordar deste torpor e adotar uma terminologia
que faça mais sentido após o desenvolvimento da "proof theory" ou da
"proof-theoretic semantics" hodierna (e já lá se vão quase 80 anos que
a coisa começou).

Agora, por favor não diga que o termo "consequência sintática" tem 400
anos, ou invoque "tradição" para ir contra o progresso natural da
ciência...

Como eu já disse, é claro que estas coisas que eu afirmo refletem
apenas a _minha opinião_, e eu posso me revelar um mau profeta. Que
venha o progresso, que venha o futuro!
Joao Marcos

--
http://sequiturquodlibet.googlepages.com/

Walter Carnielli

to Joao Marcos, Lista acadêmica brasileira dos profissionais e estudantes da área de LOGICA
Olá Joao,

OK, já que você está de fato aberto a opiniões contrárias, e ,
espero, a favor, eu tenho uma
opinião: concordo com tudo isso,e acho uma profecia irrelevante.
Primeiro, tudo vai mudar mesmo, e cair em desuso, até o Universo.
Segundo, essa coisa interessante sobre regras de produção faz parte
do jargão dos autômatos finitos e já tem sido pensada e trabalhada
há pelo menos 25 anos por Paul Rosenbloom e Cia.
Acho que o que você diz é verdade, mas as consequências (opa! não
"sintáticas") são irrelevantes.

Vamos passar agora mais 23 dias discutindo isso? Talvez vocês que
digitam bem e enxergam o teclado melhor que eu.

By the way, o Tony Marmo está proibido de se manifestar na Lista
enquanto não entregar as correções da sua Dissertação. Esta
interdição vale até ele me mostrar o trabalho ( :-) just joking,
mas quase sério..)

Abs,

Walter

Prof. Dr. Walter Carnielli
Director
Centre for Logic, Epistemology and the History of Science – CLE
State University of Campinas –UNICAMP
13083-859 Campinas -SP, Brazil
Phone: (+55) (19) 3521-6517
Fax: (+55) (19) 3289-3269