[OFFTOPIC] HBA Emulex lpe1150 no Debian + Xen

21 views
Skip to first unread message

Welington R. Braga

unread,
Jun 24, 2009, 12:01:59 PM6/24/09
to Lista de discussão XEN-BR
Galera,

Preciso configurar o Xen em um servidor Debian onde vou ter que
configurar uma maldita Emulex lpe1150, alguém já conseguiu esta
façanha e pode dar o caminho das pedras ?

Já vi que o Debian não tem suporte a esta placa embora o lspci a liste
e apareca algumas mensagens no syslog tentando localizar os discos
exportados no meu SAN, mas que sempre terminam com uma mensagem
timeout.

Minhas outras alternativas seriam:

1 - testar com o Xenserver da Citrix que se tornou free. Alguém já
testou com este cenário?

2 - testar com o Redhat a qual possui o driver para a maldita placa,
mas que vai dar um trabalhão já que, como sabemos, aquela máxima que
diz "Linux é tudo Linux" não é verdade na prática.

Grato.

--
Welington Rodrigues Braga
--------------
Web: http://www.welrbraga.eti.br
MSN: welrbraga[*]msn·com
Gtalk: welrbraga[*]gmail·com
Yahoo / Skype: welrbraga
PGP Key: 0x6C7654EB
Linux User #253605

"Em tudo somos atribulados, porém não angustiados; perplexos, porém
não desanimados; perseguidos, porém não desamparados; abatidos, porém
não destruídos;" - 2Co 4:8,9

Rogerio Ferreira

unread,
Jun 24, 2009, 1:25:09 PM6/24/09
to xen...@googlegroups.com
Por que você não usa o CentOS? O Xen funciona com perfeição no CentOS.

2009/6/24 Welington R. Braga <welr...@gmail.com>



--
Rogerio Ferreira
http://rogerioferreira.objectis.net
--------------------------------------------------------
LPI 302 (Mixed Environment) Specialty
Senior Level Linux Professional (LPIC-3)
Advanced Level Linux Professional (LPIC-2)
Junior Level Linux Professional (LPIC-1)

Welington R. Braga

unread,
Jun 24, 2009, 8:10:13 PM6/24/09
to xen...@googlegroups.com
2009/6/24 Rogerio Ferreira <roger...@gmail.com>:

> Por que você não usa o CentOS? O Xen funciona com perfeição no CentOS.
>

Opa,

Eu estou pensando nisso, afinal de contas CentOS é o RedHat com nome
diferente, certo!?

O problema é que depois de 5 anos mexendo com Debian, o Red Hat/CentOS
parece outro sistema operacional completamente diferente, vou levar um
bom tempo apanhando com ele para me adaptar.

juli...@gmail.com

unread,
Jun 25, 2009, 9:23:11 AM6/25/09
to xen...@googlegroups.com
também recomendo o CentOS, curti a performance dele, rápido e super estável.



2009/6/24 Welington R. Braga <welr...@gmail.com>:
--
--- @@@ ----

Lucas Timm LH

unread,
Jun 25, 2009, 9:44:57 AM6/25/09
to xen...@googlegroups.com
Eu também só uso/recomendo CentOS. Nunca tive problemas com redundância de pacotes (terrível no caso do DPKG), suporte à hardware, estabilidade com ele. A performance é bem melhor que a do Debian, inclusive.

Att.,
Lucas Timm




--
Lucas Timm, Goiânia/GO.
http://timmerman.wordpress.com

(62) 9157-0789

welr...@gmail.com

unread,
Jun 26, 2009, 3:57:28 PM6/26/09
to xen...@googlegroups.com
O CentOS realmente parece uma proposta interessante, já que ele é na verdade o próprio RH. Mas como já disse o problema é que vou perder um bocado de tempo tentando reaprender as ferramentas de gerenciamento do SO, os arquivos de configuração que não são padronizados etc. Por conta disso é que eu realmente prefiro continuar com o Debian, que já tenho alguma expertise.

O mais frustrante é que com o Debian Etch a placa é reconhecida eu vejo toda a sua estrutura lá no /sys e /proc mas "não há nada que diga ao sistema que aquilo é um disco". Está faltando algo e omo está sendo o meu primeiro com contato com FC isso vai ser uma diversão e tanta. Os drivers que baixei são pra Redhat e pra outra versão de kernel. Vai dar um trabalhão achar a versão certa que ainda possa ser compilada para uso com o Kernel do Xen.

Depois de tanto pesquisar achei nos site da HP e da Emulex uns pacotes de drivers. Vou ver o que consigo com eles no Debian mas sinceramente estou sem muitas esperanças. Sem querer criar um flamewar o nosso querido sistema Linux ainda tem muito o que amadurecer no quesito padronização. O dia que isso acontecer vamos deixar de ter problemas com drivers que funcionam na distro X e não na Y.

Se alguém tiver alguma experiência e sugestão para fornecer vai ser muito bem-vinda.

2009/6/25 Lucas Timm LH <linux...@gmail.com>:
> --~--~---------~--~----~------------~-------~--~----~
> Você recebeu esta mensagem porque está inscrito em Grupo "xen-br" do Grupos
> Google.
> Para enviar mensagens para este grupo, envie um email para
> xen...@googlegroups.com
> Para anular a inscrição neste grupo, envie um email para
> xen-br-un...@googlegroups.com
> Para mais opções, visite este grupo em
> http://groups.google.com/group/xen-br?hl=pt-BR
> Site do GU Xen-BR: http://www.xen-br.org
> Antes de enviar sua primeira mensagem leia atentamente as regras para
> participação no site
> http://groups.google.com/group/xen-br/web/regras?hl=pt-BR
> -~----------~----~----~----~------~----~------~--~---
signature.asc

Lucas Timm LH

unread,
Jun 26, 2009, 4:12:09 PM6/26/09
to xen...@googlegroups.com
Wellington, existe uma padronização, chama LSB... Problema é que pouquíssimas distribuições seguem à risca. As vindas da Redhat, normalmente seguem.

2009/6/26 <welr...@gmail.com>

Welington R. Braga

unread,
Jun 26, 2009, 9:06:08 PM6/26/09
to xen...@googlegroups.com
2009/6/26 Lucas Timm LH <linux...@gmail.com>:

> Wellington, existe uma padronização, chama LSB... Problema é que
> pouquíssimas distribuições seguem à risca. As vindas da Redhat, normalmente
> seguem.

É, eu sei como é... infelizmente padrões são para NÃO serem seguidos.
Claro que não espero que distribuições amadoras criadas por um
grupinho de amigos suportem as especificações, mas um projeto do porte
do Debian deveria realmente pensar nisso ao invés de ficarem
discutindo politicagem que não levam a nada. Mas vamos esquecer
issoantes que esta thread transforme-se em um "flamewar offtopic"
digno de moderação. ;)


Segunda, com mais calma e cabeça fresca, eu vou testar com muito
carinho a possibilidade de se usar o CentOS apenas no Dom0 e deixar o
Debian na DomU paravirtualizado. Será que rola?

Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages