Agradecimento pela ajuda para especificar um SAN

3 views
Skip to first unread message

Welington R. Braga

unread,
Jul 3, 2009, 11:36:25 AM7/3/09
to Lista de discussão XEN-BR
Ola todos,

Em Abril do ano passado eu comecei uma longa caminhada de pesquisas
sobre dispositivos storage e graças a ajuda da comunidade (não só
Xen-br, mas outras mais que participo) eu consegui uma thread com mais
de 70 mensagens abordando vários aspectos que relacionados aos tipos,
marcas e fabricantes. Aquela discussão foi bastante produtiva e pelas
respostas e comentários que surgiram, não só publicamente mas também
em PVT, finalmente pouco mais de ano depois eu licitei o meu
equipamento e recebi um SAN FC da HP "MS Storagework 2000fc".
Juntamente com o pacote adquiri um switch ótico Brocade e 4 HBAs
HP2142SR com chipset Emulex lpe1150.

Então, em primeiro lugar quero que fique registrado para posteridade
os meus sinceros agradecimentos à todos que colaboraram com suas
respostas e que pesaram na escolha da tecnologia, estrutura etc.

Após algumas semanas lendo e relendo vários manuais e testando
configurações, o equipamento já está funcionando com 8 discos de 750GB
em RAID50, totalizando 4.5TB de espaço e conectado à um servidor com
CentOS 5.2. A instalação de teste foi um sucesso, agora eu vou começar
outra jornada que é a de ajustá-lo as minhas necessidades e com
certeza vou contar com a colaboração da comunidade, novamente. Mas
isso vai ficar para outro e-mail.


Até mais.

--
Welington Rodrigues Braga
--------------
Web: http://www.welrbraga.eti.br
MSN: welrbraga[*]msn·com
Gtalk: welrbraga[*]gmail·com
Yahoo / Skype: welrbraga
PGP Key: 0x6C7654EB
Linux User #253605

"Em tudo somos atribulados, porém não angustiados; perplexos, porém
não desanimados; perseguidos, porém não desamparados; abatidos, porém
não destruídos;" - 2Co 4:8,9

Fabio Prado

unread,
Jul 3, 2009, 12:28:55 PM7/3/09
to xen...@googlegroups.com
Legal, Cara!

Depois posta pra nós tua solução!
Vc chegou tb a ver os produtos da EMC?


2009/7/3 Welington R. Braga <welr...@gmail.com>:

Welington R. Braga

unread,
Jul 3, 2009, 2:11:59 PM7/3/09
to xen...@googlegroups.com
2009/7/3 Fabio Prado <fpr...@gmail.com>:
>
> Legal, Cara!
>
> Depois posta pra nós tua solução!

Posto sim, mas ainda estou decidindo por onde começar: CLVM, GFS,
OCFS... tem muitas siglas ainda pra eu entender e decidir por onde
começar.

> Vc chegou tb a ver os produtos da EMC?

Vi sim. EMC, NetApp, DELL, IBM etc mas no final eu tive que optar pelo
melhor custo/benefício baseado nas propostas que consegui de uma SRP.
Como é para um órgão público tinha que fazer licitação e ai ficava
tudo mais complicado. Usando este sistema foi possível "pegar carona"
na licitação realizada por outra instituição e conseguir um bom
conjunto de equipamentos a um preço bastante agradável.
Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages