Tudo bem, todo as tentativas de migração que fiz com guests Linux
funcionaram, porém com o guest Windows, a migração falha e me retorna
a seguinte mensagem:
"Error: /usr/lib64/xen/bin/xc_save 15 37 0 0 5 failed”
Alguém tem idéia do que há de errado, para que isso não funcione?
Poderia ter alguma coisa a ver com o GPLPV Drivers? Estou usando a
versão 0.10.0.86.
Se alguém puder ajudar, agradeço.
Muito obrigado.
Problema é que eu uso Red Hat, e não pretendo instalar uma versão mais
nova do hipervisor, por fora.
Na verdade, eu deveria estar usando do os PV Drivers da própria Red
Hat, não fosse um bug também, de tela azul da morte, cuja correção
_talvez_ saia no próximo release, 5.5.
Maravilha - conserta aqui, estraga alí. =/
Eu tô mandando um email na xen-user, quem sabe o Harper não se dispõe
a ajudar. Suporte pra isso eu não posso pedir à Red Hat, uma vez que
estou usando um driver não suportado. (Detalhe é que o drivers dele é
que não me suporta, né? =/ )
Eu fiz uns testes aqui, e notei que meu problema não tem a ver com os
GPLPV Drivers. Pelo menos, não somente.
Eu não consigo fazer migração (live ou não) de nenhuma máquina HVM.
Botei um Linux em HVM e também falha com o mesmo erro do xc_save,
assim como para um Windows sem nenhum driver para-virtualizado.
Alguém tem idéia do que pode ser?
Mas veja Marco, como eu disse na última mensagem, os problemas estão
ocorrendo sempre que as máquinas são HVM, mesmo Linux.
Tem alguma idéia?
Isso está me chateando porque meu cenário era pra ser de tal forma,
que eu pudesse eventualmente tirar um servidor host do ar, sem ter de
parar nenhuma máquina, mesmo em produção.
Sim, perfeitamente. Não falhou nem sequer uma vez.
Eu esqueci de mencionar, porém como será possível notar, existe uma
pequena diferença entre as versões dos pacotes e kernel entre um
servidor e outro, porque são dois RHEL 5.4, porém um deles ainda não
está registrado, e o primeiro está, tendo já várias atualizações de
segurança e correções aplicadas. Mas não chega a mudar versão nenhuma
do software em si.
Ah, claro, os X só pra esconder alguns valores.
A rede 10.X.X.X está num interface ligada diretamente um no outro, via
cabo cross.
[root@master ~]# xm info
host : master.mycluster
release : 2.6.18-164.2.1.el5xen
version : #1 SMP Mon Sep 21 04:45:50 EDT 2009
machine : x86_64
nr_cpus : 8
nr_nodes : 1
sockets_per_node : 2
cores_per_socket : 4
threads_per_core : 1
cpu_mhz : 2833
hw_caps :
bfebfbff:20000800:00000000:00000140:040ce3bd:00000000:00000001
total_memory : 8189
free_memory : 793
node_to_cpu : node0:0-7
xen_major : 3
xen_minor : 1
xen_extra : .2-164.2.1.el5
xen_caps : xen-3.0-x86_64 xen-3.0-x86_32p hvm-3.0-x86_32
hvm-3.0-x86_32p hvm-3.0-x86_64
xen_pagesize : 4096
platform_params : virt_start=0xffff800000000000
xen_changeset : unavailable
cc_compiler : gcc version 4.1.2 20080704 (Red Hat 4.1.2-46)
cc_compile_by : mockbuild
cc_compile_domain : redhat.com
cc_compile_date : Mon Sep 21 04:36:20 EDT 2009
xend_config_format : 2
[root@master ~]# grep -v "#" /etc/xen/xend-config.sxp
(xend-unix-server yes)
(xend-relocation-server yes)
(xend-unix-path /var/lib/xend/xend-socket)
(xend-relocation-port 8002)
(xend-relocation-address '10.X.X.X')
(network-script dual-bridge)
(vif-script vif-bridge)
(dom0-min-mem 256)
(dom0-cpus 0)
(vnc-listen '192.X.X.X')
(vncpasswd '')
(keymap 'pt-br')
[root@slave ~]# xm info
host : slave.mycluster
release : 2.6.18-164.el5xen
version : #1 SMP Tue Aug 18 15:59:52 EDT 2009
machine : x86_64
nr_cpus : 8
nr_nodes : 1
sockets_per_node : 2
cores_per_socket : 4
threads_per_core : 1
cpu_mhz : 2833
hw_caps :
bfebfbff:20000800:00000000:00000140:040ce3bd:00000000:00000001
total_memory : 8189
free_memory : 383
node_to_cpu : node0:0-7
xen_major : 3
xen_minor : 1
xen_extra : .2-164.el5
xen_caps : xen-3.0-x86_64 xen-3.0-x86_32p
xen_pagesize : 4096
platform_params : virt_start=0xffff800000000000
xen_changeset : unavailable
cc_compiler : gcc version 4.1.2 20080704 (Red Hat 4.1.2-46)
cc_compile_by : mockbuild
cc_compile_domain : redhat.com
cc_compile_date : Tue Aug 18 15:50:30 EDT 2009
xend_config_format : 2
[root@slave ~]# grep -v "#" /etc/xen/xend-config.sxp
(xend-unix-server yes)
(xend-relocation-server yes)
(xend-unix-path /var/lib/xend/xend-socket)
(xend-relocation-port 8002)
(xend-relocation-address '10.X.X.X')
(network-script dual-bridge)
(vif-script vif-bridge)
(dom0-min-mem 256)
(dom0-cpus 0)
(vnc-listen '192.X.X.X')
(vncpasswd '')
(keymap 'pt-br')
Putz, que manda a minha, pessoal!
Eu tinha absoluta certeza de que já tinha habilitado isso. Tanto que
no servidor master foi a primeira coisa que eu fiz. Eu sabia que tinha
que desligar e tudo mais, já tinha sido alertado sobre isso. Sei lá
onde foi que eu me confundi. =/
Não ia ver isso sozinho, nunca. Tava dando como garantido já. =)
Meu primeiro teste com um guest Windows já deu certo. Só preciso ver
se com GPLPV Drivers ainda vai funcionar também.
Muito obrigado a vocês. =D
Opa, e após instalar o GPLPV Drivers também funciona. Show de bola!
Obs: e tinha uns doidões me falando que não funcionava com eles lá na
xen-users. =P Parece, na verdade, é que tem algo a partir da versão
3.4.1 que fez parar de funcionar, segundo o James Harper, mas aqui é
3.1.x, e tá beleza. =)