Gerenciar memoria do meu windows2003 no xen

3 views
Skip to first unread message

avelino

unread,
Jul 3, 2009, 1:23:51 PM7/3/09
to xen-br
Pessoal estou com o seguinte problema:
estou com o xen-linux-system-2.6.18-4-xen-686 instalado em um
debian-4.
este servidor é um HP 330 com 16GB de ram e 8 processadores.
Virtualizei um windows2003 neste servidor e ate ai tudo ok.
Com muito trabalho eu consegui subir meu windows2003 com 2GB de ram,
mais que isso da o seguinte erro:
Error: (12, 'Cannot allocate memory')
Alguem pode me ajudar com este problema ?
Obrigado.

gunther boeckmann

unread,
Jul 3, 2009, 2:15:53 PM7/3/09
to xen...@googlegroups.com
Provavelmente o Dom0 tá limitando. Você já procurou sua resposta nos posts da lista? Qual o estado de memŕia atual? Qual a configuração do Dom0 e de sua VM?

Gunther


2009/7/3 avelino <luizalbert...@gmail.com>

avelino

unread,
Jul 3, 2009, 2:21:04 PM7/3/09
to xen-br
Eu acabei em me inscrever no grupo e estou procurando se alguem já
passou pelo mesmo problema.
Segue minhas configurações.

kernel="hvmloader"
device_model='qemu-dm'
builder='hvm'
memory = 2048
name="windows2003"
vif=[ 'type=ioemu, bridge=xen' ]
disk=[ 'phy:/dev/vm/windows2003,hda,w']
boot="c"
sdl=0
vnc=1
vnclisten="0.0.0.0"
vncdisplay=5
vncconsole=0
vncpasswd='callink'
stdvga=0
serial='pty'
on_poweroff = 'destroy'
on_reboot = 'restart'
on_crash = 'restart'
pae = 1
acpi = 1
apic = 1

---------------------------------------------

xenws:/etc/xen# xm list
Name ID Mem(MiB) VCPUs State
Time(s)
Domain-0 0 7168 8 r-----
1412.2
ws10 2 2000 1 -b----
834.5
ws11 3 1024 1 -b----
683.4


---------------------------------------------

xenws:/etc/xen# free -m
total used free shared buffers
cached
Mem: 7168 419 6748 0 48
130
-/+ buffers/cache: 240 6927
Swap: 3814 0 3814

---------------------------------------------

xentop - 15:20:26 Xen 3.0.3-1
3 domains: 1 running, 2 blocked, 0 paused, 0 crashed, 0 dying, 0
shutdown
Mem: 15988688k total, 9567616k used, 6421072k free CPUs: 8 @
2666MHz
NAME STATE CPU(sec) CPU(%) MEM(k) MEM(%) MAXMEM(k) MAXMEM
(%) VCPUS NETS NETTX(k) NETRX(k) VBDS VBD_OO VBD_RD VBD_WR SSID
Domain-0 -----r 1414 3.4 7340048 45.9 no limit
n/a 8 0 0 0 0 0 0 0 0
ws10 --b--- 835 0.9 1052672 6.6 2048000
12.8 1 2 3144332 3148993 2 0 91657 1003651 0
ws11 --b--- 684 1.2 1048304 6.6 1048576
6.6 1 2 2234002 1818959 2 0 123423 1299537 0


----------------------------------------------

Obrigado



On 3 jul, 15:15, gunther boeckmann <guntherboeckm...@gmail.com> wrote:
> Provavelmente o Dom0 tá limitando. Você já procurou sua resposta nos posts
> da lista? Qual o estado de memŕia atual? Qual a configuração do Dom0 e de
> sua VM?
>
> Gunther
>
> 2009/7/3 avelino <luizalberto.arqui...@gmail.com>

Franklin

unread,
Aug 5, 2009, 12:48:49 PM8/5/09
to xen-br
Boa tarde,

Este comportamento seria justificado se no arquivo de configuração do
DAEMON xend tiver configurado o parâmetro (dom0-min-mem MEM) com um
valor muito alto, por exemplo 10000.

Este parâmetro determina a quantidade mínima de memória que o dom0
pode ter. Em resumo, se você possui 16Gb de RAM fisicamente, e este
parâmetro possui como valor 10000 (10Gb) sobrariam apenas 6Gb para ser
alocado pelos domU's.

Verifique este arquivo e nos reporte o seu valor para o parâmetro
mencionado.

Abraços...!

Luiz Alberto Filho

unread,
Aug 5, 2009, 3:18:37 PM8/5/09
to xen...@googlegroups.com
Boa tarde Franklin.
Agradeço pela ajuda, mais eu migrei o xen.org para o xenserver da
Citrix e fiquei bem
contente com o resultado esperado, a gerencia é muito boa devido a
rapida resposta que
precisamos aqui onde eu trabalho.

Um abraço.

--
Luiz Alberto Avelino
LPIC1 - Linux Professional Institute Certified
LPIC2 - Linux Professional Institute Certified
snort...@hotmail.com
Contato - 034-8833-7845


2009/8/5 Franklin <fumo...@gmail.com>:

Franklin

unread,
Aug 5, 2009, 3:52:48 PM8/5/09
to xen-br
Ok.

Já testei bem o XenServer da Citrix e realmente é muito bom,
principalmente para ter uma parque de HVMs windows, que possuem,
inclusive, PVDRIVERS homologados (bem homologados) para Windows 2008
64bits.

Com os PVDRIVERS OpenSource em HVMs 2008 server tive péssimos
resultados que inviabilizaram o uso destes.

Abraços.



On 5 ago, 16:18, Luiz Alberto Filho <luizalberto.arqui...@gmail.com>
wrote:
> Boa tarde Franklin.
> Agradeço pela ajuda, mais eu migrei o xen.org para o xenserver da
> Citrix e fiquei bem
> contente com o resultado esperado, a gerencia é muito boa devido a
> rapida resposta que
> precisamos aqui onde eu trabalho.
>
> Um abraço.
>
> --
> Luiz Alberto Avelino
> LPIC1 - Linux Professional Institute Certified
> LPIC2 - Linux Professional Institute Certified
> snortli...@hotmail.com
> Contato - 034-8833-7845
>
> 2009/8/5 Franklin <fumore...@gmail.com>:
Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages