Gerenciamento web do Xen: Karesansui 1.0

8 views
Skip to first unread message

Marco Sinhoreli

unread,
Jun 3, 2009, 9:45:58 PM6/3/09
to xen...@googlegroups.com
O projeto japonês Karesansui lançou a primeira versão de seu software
de código aberto. O console web permite o gerenciamento de sistemas
virtuais sob o Xen.

Com o Karesansui é possível criar, iniciar, suspender e desligar
sistemas hóspedes virtuais. Ele ainda tira instantâneos (snapshots)
das máquinas virtuais e atribui recursos de CPU e RAM.

Há um tutorial com screenshots que descreve a instalação, a
configuração e o uso do Karesansui. O projeto recomenda a distribuição
corporativa CentOS 5.3 ou versões posteriores.

O aplicativo de código aberto inclui a biblioteca de virtualização
Libvirt, Python, o servidor web Lighttpd, o cliente VNC Tightvncviewer
e várias bibliotecas JavaScript do JQuery para uma interface web
dinâmica. Os componentes vitais do software encontram-se sob a LGPL, e
os outros sob a GPL ou a licença MIT.

O código-fonte do Karesansui 1.0.0 está no SourceForge.jp sob o
formato de pacotes RPM e também como instalador binário. “Karesansui”
é a palavra japonesa para a arte viva dos jardins de pedras japoneses.

http://www.linuxmagazine.com.br/noticia/gerenciamento_web_do_xen_karesansui_10

Fonte: Linux Magazine Brasil

--
Marco Sinhoreli

Thiago Camargo Martins Cordeiro

unread,
Jun 8, 2009, 1:48:19 PM6/8/09
to xen...@googlegroups.com
Muito massa! Pena que os caras usam CentOS...    :-/
Alguem instalou o Karesansui no Debian Lenny?

2009/6/3 Marco Sinhoreli <msin...@gmail.com>

Leandro Keffer

unread,
Jun 10, 2009, 7:30:19 AM6/10/09
to xen...@googlegroups.com
Verdade, vamos testar em Debian, CentOS sucks a lot

2009/6/8 Thiago Camargo Martins Cordeiro <thiagoc...@gmail.com>

Lucas Timm LH

unread,
Jun 10, 2009, 1:20:39 PM6/10/09
to xen...@googlegroups.com
Troll gratuito? CentOS > All :-)

2009/6/10 Leandro Keffer <keff...@gmail.com>



--
Lucas Timm, Goiânia/GO.
http://timmerman.wordpress.com

(62) 9157-0789

juli...@gmail.com

unread,
Jun 10, 2009, 2:48:18 PM6/10/09
to xen...@googlegroups.com
eu curto o Centos, mais que certas distribuições!
Ehehehehehe.

Mas não vi melhor que o Debian.

Valeu!

2009/6/10 Leandro Keffer <keff...@gmail.com>:
--
--- @@@ ----

Thiago Camargo Martins Cordeiro

unread,
Jul 3, 2009, 2:07:22 PM7/3/09
to xen...@googlegroups.com
Amigos,

 Instalei o CentOS 5.3 e o Karesansui 1.0.2, tudo funciona muito bem (fora os tilts que o CentOS sempre dá comigo), a interface é intuitiva e muito completa maaaas... pelo visto  ele só suporta o CentOS como host e convidado... para se instalar um Debian, Ubuntu ou qualquer outro S.O., mesmo um Windows convidado, seria preciso hackear o software... é uma pena... não ví como criar um domínio HVM, por exemplo... não ví como "dar boot" no CD de instalação de algum S.O....  tem que ficar copiando o vmlinuz e o initrd para fora do CD e passar os caminhos manualmente na interface...

 É uma pena ser tão complicado iniciar um ISO dentro de uma PVM... já consegui fazer isso remasterizando o cd original do Debian e instalando o GRUB no CD, tirando o isolinux, com isso, pude utilizar o PyGRUB para dar boot no CD quase original do S.O....  Mas mais uma vez, é preciso algum hack em algum lugar, não é "out-of-the-box"...

 Alguém teria idéias para melhorar o software Karesansui?! Talvez criando templates pré-instalados?!

 Vou estudar o ConVirt 1.1 agora e desencanar deste software por enquando...

[]s

Thiago Camargo Martins Cordeiro

unread,
Jul 3, 2009, 5:36:18 PM7/3/09
to xen...@googlegroups.com
Outra coisa que achei meio palha no Karesansui é que ele diz para usarmos LVM (default do CentOS), mas ele de fato, cria arquivos esparsos para as domUs, fazendo uso da opção file: e não phy: do Xen...   :-/

Eu prefiro mil vezes criar um volume logico para cada particao das minhas domUs...

Igual ao modelo que do xen-tools...

[]s
Thiago

2009/7/3 Thiago Camargo Martins Cordeiro <thiagoc...@gmail.com>
Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages