Re: Backup dados das VMS, dados dos Clientes

53 views
Skip to first unread message

Braulio Ribeiro

unread,
Oct 24, 2012, 8:45:40 AM10/24/12
to xen...@googlegroups.com
pessoal, alguém saberia informar essa dúvida?

Em terça-feira, 23 de outubro de 2012 10h40min02s UTC-2, Braulio Ribeiro escreveu:
Pessoal, estou mexendo no xenserver ha alguem tempo. Mas ate agora nao achei e nao vi ninguem perguntar sobre dados das VMs. A duvida é a seguinte.
Imaginando que temos 2 HDs, um com o xenserver instalado e outro como secundario (storage), onde estao as VMs e os dados dos clientes.

Por exemplo, temos 10 maquinas virtuais, onde cada uma é de um cliente/funcionario (xendesktop). Vamos imaginar que alguma parou, deu problema, ou ate mesmo o xenserver travou por inteiro.

A ideia seria remover o segundo HD (onde estao instaladas as VMs e por conseguencia os dados dos clientes/funcionarios) e ligar em outro xenserver ou ate mesmo em um linux qualquer. Acessar esse HD e copiar/ver todos os arquivos dos clientes/funcionarios.

Será possivel isso, tendo em vista que quando adicionamos uma storage, ela é adicionada em LVM ou EXT? Pois eu tentei remover o HD e acessar via linux, e ele fala que nao existe particao (como se o HD nao estivesse formatado).

PS: Queria uma solucao facil, do tipo, remover o HD, ligar em outro local e acessar os arquivos.
PS: Backup das VMs nao resolveria o caso pois demora muito, ainda mais quando tem arquivos dentro.
PS: Backup dos dados em unidade USB é uma solucao, mas ainda assim queria saber se existe a possibilidade de salvar separado em um HD, conforme expliquei.

Obrigado

Liberie Cunha-Neto

unread,
Oct 24, 2012, 8:51:29 AM10/24/12
to xen...@googlegroups.com
Ola Braulio

se estive-se a usar o Hypervisor com alguma distro linux, poderias
usar o Ganeti , criar um cluster onde esta vm seria replicada na rede
e em caso de manutenção preventiva era só fazer o failover manualmente
no horário necessário , e no caso de corretiva o ganeti assim que
nota-se que o SERVIDOR-A estava fora do ar subiria suas maquinas
virtuais nos respectivos servidores espelho.

2012/10/24 Braulio Ribeiro <brau...@gmail.com>:
> --
> Você recebeu esta mensagem porque está inscrito em Grupo "xen-br" do Grupos
> Google.
> Para enviar mensagens para este grupo, envie um email para
> xen...@googlegroups.com
> Para anular a inscrição neste grupo, envie um email para
> xen-br-un...@googlegroups.com
> Para mais opções, visite este grupo em
> http://groups.google.com/group/xen-br?hl=pt-BR
> Site do GU Xen-BR: http://www.xen-br.org
> Antes de enviar sua primeira mensagem leia atentamente as regras para
> participação no site
> http://groups.google.com/group/xen-br/web/regras?hl=pt-BR

Braulio Ribeiro

unread,
Oct 24, 2012, 10:07:56 AM10/24/12
to xen...@googlegroups.com
No caso do xenserver entao seria possivel.
Obrigado pela resposta, vou ver o Hypervision.

Jeferson Santos

unread,
Oct 30, 2012, 4:12:55 PM10/30/12
to xen...@googlegroups.com
Matheus

Muito legal essa questão do DRBD mas preciso de dois server's indenticos fisicamente? Poderia ligar esses dois server via rede gigabit isso seria a rede dedicada?

Obrigado,

-- 
Jeferson Santos
Analista de Suporte
Email/Gtalk: jeferso...@gmail.com
Blog Layer 3


2012/10/25 Matheus Santos <matheus...@gmail.com>
 Não sei se encaixa nas suas necessidades, mas você poderia utilizar o DRBD para manter as maquinas virtuais que você precisa que possuam redundância replicadas entre dois servidores via rede, junto com a sugestão do Liberie de usar o Ganeti. O DRBD cria um disco RAID1 entre servidores, mas você precisa de uma conexão de rede dedicada entre as maquinas e com boa performance para garantir a replicação.
 Você encontra tutoriais na net para usar o Ganeti com DRBD, e funciona tanto com Xen quanto KVM.
Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages