wordpress como portal

Fabio Lima

to wordpres...@googlegroups.com
Oi pessoALL!

Algu�m utiliza o Wordpress como portal de acesso, da forma que muitos
usam o Joomla!?

Joel Wallis

to wordpres...@googlegroups.com
Sim. Muitos aqui usam.
www.araripina.com.br é um exemplo.

2010/1/24 Fabio Lima <fabio7...@gmail.com>
Oi pessoALL!

Alguém utiliza o Wordpress como portal de acesso, da forma que muitos
usam o Joomla!?

--
Você recebeu esta mensagem por estar inscrito na lista de debates "WordPress Brasil" através do sistema Google Groups.

Para enviar uma mensagem: wordpres...@googlegroups.com
Para cancelar sua inscrição: wordpress-bras...@googlegroups.com
Para visitar o grupo: http://groups.google.com.br/group/wordpress-brasil?hl=pt-BR

Temas: http://wordpress.org/extend/themes/
Plugins: http://wordpress.org/extend/plugins/
Projeto WordPress: http://br.wordpress.org/

Joel Wallis, desenvolvedor web
joelwallis.net - (85) 8744-1718

Walter "wmoriah" Araujo dos Santos

to wordpres...@googlegroups.com
portal de acesso? como assim? =D

www.paraibanews.com portal de noticias feito com o wp desde 2007
www.joaopessoa.pb.gov.br feito com o wp em 2005

Walter Araújo dos Santos "wmoriah"
Diretor Associado de Projetos
HAGG | Agência Interativa
http://www.hagg.com.br
GoogleMaps: http://migre.me/3lfw
blog: http://uticlidades.com.br
redes sociais: http://meadiciona.com/wmoriah
host: http://host.wmoriah.com.br
+55 (83) 8828-9497

Leandro Pontes

to wordpres...@googlegroups.com
Cheguei a fazer esse em 2008/2009
www.ibbetania.com

2010/1/24 Walter "wmoriah" Araujo dos Santos <walter....@gmail.com>:

--
Att.
Leandro Pontes

Fabio Lima

to wordpres...@googlegroups.com
Valeu pelas dicas !!!

Tenho visto na maioria das vezes a galera usar o WP apenas como blog,
mas queria saber como ele se comportaria como um portal. Tenho um
servi�o para isso e queria us�-lo ao inv�s do joomla, mas devido �
possibilidade da cria��o de m�ltiplos blogs com o WP MU, juntamente com
o portal.

Pelos links que voc� me mandaram vi que � poss�vel fazer um portal bem
legal.

Fabio Lima
www.novaenge.com

>>> www.araripina.com.br � um exemplo.

Daniel Gonçalves

to wordpress-brasil
vendo os portais eu fiquei curioso para saber como se faz isso, são plugins ou dependem do template?

e qual a diferença entre o worpress normal e o Worpress MU?

--
Daniel Gonçalves
19 8207.1158

Tenha um site ou blog por apenas R$ 9,90 /Mês

2010/1/24 Fabio Lima <fabio7...@gmail.com>
Valeu pelas dicas !!!

Tenho visto na maioria das vezes a galera usar o WP apenas como blog,
mas queria saber como ele se comportaria como um portal. Tenho um
serviço para isso e queria usá-lo ao invés do joomla, mas devido à
possibilidade da criação de múltiplos blogs com o WP MU, juntamente com
o portal.

Pelos links que você me mandaram vi que é possível fazer um portal bem

> [...]

Você recebeu esta mensagem por estar inscrito na lista de debates "WordPress Brasil" através do sistema Google Groups.

Não é somente plugin nao... depende muito do template... os plugins facilitam algumas coisas.

Aqui na agencia a gente costuma fazer o seguinte, esqueca que vai se produzir em wp... desenhe seu portal com as funcionalidades que vc deseja. Inevitavelmente voce vai encontrar os plugins que precisa para implementar seu layout com o wp.

o mu o nome ja diz, multiplo sites, se vc tem a intencao de permitir que usuarios de seu site se cadastrem e criem seu proprio blog dentro do seu site/portal entao utilize o mu.

[]'s

[...]

Fabio Lima

to wordpres...@googlegroups.com
Acho que essa é a grande dificuldade de muitos de nós...esquecer que está no wp para fazer um site sem aquela carona de blog comum.

FAbio

Walter "wmoriah" Araujo dos Santos

to wordpres...@googlegroups.com
Exatamente, pensar fora da caixa!

O proprio Matt nao define o wp como gerenciador de blogs, ou cms para ele o wp é o que vc precisa que ele seja! =D

O arquiteto da informação que faz o planejamento do conteudo nao precisa se limitar as dificuldades da implementacao, ele tem que garantir a navegabilidade e a distribuicao eficiente do conteudo.

O designer tem que pegar o wireframe passado pelo AI e desenhar de maneira criativa, atraente seguindo o guideline passado.

E so depois com o design em maos os implementadores vao quebrar a cuca para implementar com o wp o portal pensado. =D

pelo menos é assim que trabalhamos aqui na agencia. E nenhuma implementacao feita aqui ficou sem as funcionalidades pensadas anterior a implementacao pelo fato de utilizarmos o wp. Existe plugin pra quase tudo no repositorio do wp.

[]'s

[...]

Denis Forigo

to wordpres...@googlegroups.com
Concordo. Como já vem com uma cara, fica esquecer a "primeira impressão". Mas pelo que trabalhei até hoje, acho que o wordpress é muito bom sim para portais. Em especial pela facilidade de aprendizado para os usuários.

Beto

to wordpres...@googlegroups.com
um dos melhores trampos q eu ja vi com o WP foi de um brother aqui da lista, aqui de maceio incluse, o juarepaf.

http://www.tendenciasemercado.com.br/

muito fodastico!

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Cada Símio na ramificação arbórea que lhe compete ( Zé do cavaquinho )

Luiz Alberto S. Ribeiro [ Beto ]
http://beto.euqueroserummacaco.com

Denis Forigo

to wordpres...@googlegroups.com
Realmente bem feito.

Acho que uma característica que difere bastante de portal para blog é a quantidade de informação na capa e, portanto, o tratamento tipográfico. Normalmente no portal vai menos texto de apresentação ou só o título mesmo, como no UOL. Você pode usar as tags para criar etiquetas dos temas e categorias para espaços/sessões diferentes. É tudo uma questão de ver as suas necessidades, mas o WP dá conta com certeza.

[]s

Walter "wmoriah" Araujo dos Santos

to wordpres...@googlegroups.com
E é principalmente pela curva de aprendizado que é muito fácil, a area administrativa é intuitiva e simples.

[]'s

[...]

Denis Forigo

to wordpres...@googlegroups.com
Tive um cliente para o qual foi suficiente explicar por e-mail. Nunca teve um problema sequer, nunca precisou tirar uma dúvida comigo.

Beto

to wordpres...@googlegroups.com
o WP é sem sombra de dúvidas uma ferramenta fantástica, porém ele é bastante engessado em alguns pontos, e chega a ser pouco intuitivo tbm em determinados aspectos, mas tem me ajudado muito, tenho conseguido superar prazos curtissimos por sua ajuda :D

viva ao WP!

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
[...]

Oi Beto sita ai uns exemplos de "engessado" e "pouco intuitivo". Não é flame nao galera! por favor nao quero acalorar nada .. =D

Mas tipo se alguem tem dificuldades com ele seria interessante a gente saber (eu quero saber) pq é o tipo de coisa que precisamos reportar para que nas proximas atualizacoes sejam corrigidas ou implementadas né não?

[]'s

[...]

Beto

to wordpres...@googlegroups.com
o lance de customfields por exemplo, é um embasso pra muita gente entender o pq ?
no 2.9 isso foi melhorado com a funcao nativa de pegar a thumbnail do post, um dos maiores usos dos custom fields.

outra é a forma de selecionar categorias e suas informacoes quando se ultiliza o mod_rewrite, rendeu ate um debate entre mim e o juarezpaf quando a gente voltava de uma palestra :P

tem mais coisas, q eu nao lembro no momento ...

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Cada Símio na ramificação arbórea que lhe compete ( Zé do cavaquinho )

Luiz Alberto S. Ribeiro [ Beto ]
http://beto.euqueroserummacaco.com

Walter "wmoriah" Araujo dos Santos

to wordpres...@googlegroups.com
É a questao do thumb foi resolvida, mas creio que poderia ser melhorado ainda.

O lance do custom fields eu consegui resolver com o plugin more-fields, se o wp viesse com essa fucnionalidade nativa seria fantastico.

A outra questao sobre as urls amigaveis e modrewrite é uma coisa que muitas pessoas tb reclamam ja vi nos foruns isso.. espero que seja melhorado na proxima versao.

Mas essas sao funcionalidades para nós desenvolvedores e entendo como engessamento, mas tipo tu teve algum problema com a intuitividade do painel com seus clientes?

Beto

to wordpres...@googlegroups.com
Isso depende do conhecimento de cada cliente, alguns  pegam rapido outro nao entendem o q é post e o q é página e assim por diante, quse sempre e necessário fazer adaptações pra q  o cliente fique satisfeito.

para desenvolvedores ou pessoas q um minimo de noção o WP é muito simples de usar, mas pra pessoas q mal usam o email o negócio complica um bocado.

pondo na balnça o WP vale muito a pena, principalmente pela facilidade e velocidade com que os projetos começam a aparecer.

nao sei, devia ser implementada uma API com mais power pro cara acessar o core dele.

segunda a dica q eu recebi .. " a vala é a taxonomia " vou tentar me aprofundar mais nela :)

Fabio Lima

to wordpres...@googlegroups.com
realmente, este ficou muitofoda!

Fabio
www.novaenge.com

Juarez P. A. Filho

to wordpres...@googlegroups.com
Bacana a discussão que está rolando por aqui. :) Valeu Beto por ter
mencionado o tendenciasemercado.com.br, foi um trabalho e tanto, mas
foi recompensador. =)

Eu tenho feedback de alguns clientes com relação ao Wordpress e seus
plugins, mas estou vendo se tomo coragem para voltar a blogar, daí
faço um post sobre essas complicações.

Atualmente uma das partes que mais me preocupo é não deixar
funcionalidades, nem áreas que o cliente não vai usar disponível para
ele. Estava até dando uma olhada nas modificações do Wp
2.9(http://codex.wordpress.org/Version_2.9) para ver o que mais posso
fazer.

Tenho planos de criar alguns plugins para facilitar a utilização do
painel do Wordpress, principalmente na parte de mídia, mas como
atualmente meu foco maior é interface, estou vendo se consigo parceria
com algun desenvolvedor. :)

Best Regards,
Web Addict
http://juarezpaf.com | http://twitter.com/juarezpaf
+55 82 88195767 | +55 82 91070071

"The future belongs to those who believe in the beauty of their
dreams." Eleanor Roosevelt

Denis Forigo

to wordpres...@googlegroups.com
Oi Juarez,

o Adminize não resolve o problema do que o cliente pode acessar ou não?

abraços,
2010/1/24 Juarez P. A. Filho <juar...@gmail.com>

Joel Wallis

to wordpres...@googlegroups.com
Walter, eu usava o More Fields pra quase tudo. Aconselho a você
aprender a usar a API do painel de administração do WordPress. O MF
não é confiável.

Em 24/01/10, Walter "wmoriah" Araujo dos
Santos<walter....@gmail.com> escreveu:

> [...]

> Você recebeu esta mensagem por estar inscrito na lista de debates "WordPress
> Brasil" através do sistema Google Groups.

Oi Joel, alguns links para eu poder me orientar nesse estudo?

[]'s

[...]

corsario

to WordPress Brasil Lista
@Juarez "Atualmente uma das partes que mais me preocupo é não deixar

funcionalidades, nem áreas que o cliente não vai usar disponível para
ele ..."
É vedade. Imagina dar curso de WP p/ cliente toda vez que entregaar um
trabalho.

Muito bom o site http://www.tendenciasemercado.com.br/ .

Estou quebrando a cabeça para fazer essa barra de navegação horizontal
com submenu horizontal.

Deixei até congelado p/ repensar depois. Vou encher saco de neguinho
p/ me dar uma dicas depois.

Abç

Joel Wallis

to wordpres...@googlegroups.com
@wmoriah,

Só olhe os nos arquivos dentro da pasta more-fields, da sua instalação do More Fields. rs.
É uma dica. Não precisa seguir, mas o MF me fodeu em um projeto recente.
Exclui ele totalmente dos planos de uso, em qualquer situação.

corsario

to WordPress Brasil Lista
Olá Joel.

Pesquisando mais sobre custom fields achei esse tutorial
http://www.maikelneris.com.br/?p=60 que acho me responde uma dúvida
que eu tinha. Seria o site da VejaSP, na parte de manipular os dados
dos estabelecimentos, feitos com custom fileds?
Nele é citado o More Fields como um gerenciador dos Custom Fields.
Que tipo de experiencia ruim vc teve com o uso do MF?
Seria melhor essa organização ser feita através da documentação de
todas as categorias, posts e e pages e seus respectivos campos
personalizados?

Abç,

Fernando.

On 25 jan, 09:12, Joel Wallis <joelwal...@gmail.com> wrote:
> Walter, eu usava oMoreFieldspra quase tudo. Aconselho a você

Joel Wallis

to wordpres...@googlegroups.com
As más experiências que tive com ele foi de instabilidade com projetos super pequenos!

Em projetos que só tinha ele como plugin (ou seja, possibilidade ZERO de imcompatibilidade com outra coisa), ele ainda dava pau. As páginas e os meta boxes só apareciam "quando queriam", dentre outras coisas que pararam de funcionar.

Eu testei localmente no Zend Server, no XAMPP, no xampplite e também online, em servidores da Bluehost e da cearense ArgoHost. Em todos os lugares, houve incompatibilidade.

Decidi tomar vergonha na cara e aprender a fazer manualmente. Com 2 horas de googladas eu vi que estava perdendo um tempo enorme quebrando cabeça com as instabilidades do MF.
Fazendo manualmente, você pode controlar a lógica, as ações, as peculiaridades, enfim, pode fazer o que você quiser!

E o melhor de tudo: é fácil e prático!

[...]

Anizio Silva

to wordpres...@googlegroups.com
Joel,
qual versão do More Fields você testou? Uso o More Fields há mais de dois anos no blog de um cliente com muitos acessos, sem instabilidade alguma, e mais recentemente em um portal.

 O único problema que tive foi quando saiu a versão 2.9 do WordPress, quando aconteceu uma incompatibilidade e o painel de tags (dentre outras coisas) não funcionava. Isso já foi solucionado atualizando parte do código do plugin (http://wordpress.org/support/topic/343952#post-1324543).

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Anizio Silva
Coordenador de Comunicação Digital
Secretaria de Comunicação de Olinda
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
http://aniziosilva.com
http://twitter.com/anizio
http://meadiciona.com/anizio

http://www.olinda.pe.gov.br/

Rodrigo Barbosa Costa de Carvalho

to wordpres...@googlegroups.com
Fiz um portal com wp, mas tive mta dor de cabeça.

Porém, não deixa de ajudar em alguns pontos.
Conselho que posso dar: Faça com wordpress, mas não queira fazer TUDO do portal com wp.

2010/1/30 Anizio Silva <aniz...@gmail.com>

--
Rodrigo Barbosa Costa de Carvalho
Ubuntu User #28314

Tecsite Estúdio Digital - Santos/SP

to wordpres...@googlegroups.com
O que seria esse TUDO???

Eu faço praticamente tudo com ele... Acho um sistema hiper flexivel...
Seria interessante a gente saber quais foram as suas dificuldades..

Beijokass
Dri
Miriam de Paula

Desenvolvimento Web
Webstandard/ PHP/ MySQL/ Wordpress
www.tecsite.com.br

MSN: tecsite [at] hotmail.com
Skype: tecsite_suporte
GTalk/ GMail: tecsite [at] gmail.com
Twitter: @tecsiteweb / @miriamdepaula
Perfil Google: http://www.google.com/profiles/tecsite

Diego Lopes

to wordpres...@googlegroups.com
É o que seria esse tudo? abço!
www.culturalivre.com - A favor da internet para um mundo melhor!

Anderson Clayton

to wordpres...@googlegroups.com
RT é, o que seria esse tudo?

(rsrs)
Anderson Clayton

Joel Wallis

to wordpres...@googlegroups.com
Eu entendo o que ele quis dizer. Eu gosto do WordPress, mas sinceramente falando, o principal defeito dele é a má qualidade dos códigos dos plugins.
Em comparação ao Drupal, que é um CMF poderosíssimo, há um controle de qualidade só para os plugins!

A API do WordPress é ótima e também há muitos e muitos plugins bem feitos para WP, mas para coisas avançadas ele deixa a desejar!

Hoje eu estou me preparando para migrar ao Drupal, já que preciso de uma ferramenta poderosa e que poupe meu tempo de trabalho. Sou programador, e encontro problemas diariamente que me exigem uma solução específica, mas sou mega exigente no quesito qualidade de código.

Gosto do WordPress (gosto não, adoro!), mas ele não supriu minhas necessidades.

Diego Lopes

to wordpres...@googlegroups.com
O que são essas coisas avançadas que o Drupal é melhor?

Diego Lopes

to wordpres...@googlegroups.com
Tem algum plugin famoso que o código seja uma merda? Poderia falar pra gente tomar cuidado? abço!

Tecsite Estúdio Digital - Santos/SP

to wordpres...@googlegroups.com
Concordo com vc Joel ... tem plugin que dá nos nervos...

Diego Lopes

to wordpres...@googlegroups.com

Joel Wallis

to wordpres...@googlegroups.com
Diego, de cabeça não lembro quais plugins são mal escritos, mas ficarei atento. Assim que lembrar um ou reencontrar um em que já trabalhei, posto aqui na comunidade.
O Drupal é, por padrão, um CMF, ou seja, um framework de gerenciamento de conteúdo. Ele tem um plugin que, só ele, faz o que dezenas de plugins WP não faz. Chama-se CCK, ou Content Creation Kit.
Fora isso ainda há o Views, o Token, etc. Você não precisa usar a engine do Drupal para montar templates. Pode usar Smarty, que seria uma ótima coisa para os designers da empresa, que aprenderiam uma ferramenta de layout, independente de qual tecnologia usar (Drupal, Symfony, CodeIgniter, Joomla!, Zend Framework ou outra ferramenta qualquer).

Um exemplo de site em Drupal:
www.whitehouse.gov :)

Não é minha intenção causar uma "guerra de CMS" aqui. WordPress tem seu valor. Isso é fato. Só estou postando minha opinião, no intuito de ajudar os membros da comunidade.

Juarez P. A. Filho

to wordpres...@googlegroups.com
Estou com o Joel nessa... Venho estudando Drupal há umas 3 semanas e
cada dia me impressiono.

Algum tempo atrás alguém comentou sobre os plugins que o iMasters
lançou para Wordpress, já testei vários e todos que testei tem bugs e
o código é bem complicado... Tive até uma conversa via twtter com
Daniel Lopes da Area10 Criações e ele teve que fazer várias
modificações no plugin e olha que o Leandro da Apik é um Desenvolvedor
bem respeitado.

Não vou deixar de usar Wordpress, mas com certeza na maioria dos
projetos estou bem tedencioso a usar Drupal.

[]'s

Joel Wallis

Loja de Sites

to wordpres...@googlegroups.com
Tem alguns links de teste principalmente da area administrativa?
Ele eh facio para administracao de usuarios leigos? no caso de fazer sites para terceiros administrarem conteudo...

Abs..,

Luiz Claudio P. da Silva
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Consultor de Internet e Analista de Segurança da Informação
Loja de Sites Google Partner | Site: www.lojadesites.com.br
Tel: (11) 3522-7483 - (21) 4063-7483 - (22) 8118-7080
Skype: lojadesites | MSN: lojad...@hotmail.com
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Antes de imprimir pense em seu compromisso com o MEIO AMBIENTE e o comprometimento com os CUSTOS!
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
AVISO: "O emitente desta mensagem é responsável por seu conteúdo e endereçamento. Cabe ao destinatário cuidar quanto ao tratamento adequado. Sem a devida autorização, a divulgação, a reprodução, a distribuição ou qualquer outra ação em desconformidade com as normas internas são proibidas e passíveis de sanção disciplinar, cível e criminal."
Jonathan Swift  - "May you live every day of your life."

Tecsite Estúdio Digital - Santos/SP

to wordpres...@googlegroups.com
Boa pergunta Luiz.
Como sou bastante curiosa (leonina) eheheh... Também quero saber.

beijokas
dri

Loja de Sites

to wordpres...@googlegroups.com
Pergunto porque muitas vezes olhamos uma solução por nossa perspectiva...
Mas tenho clientes za das quantas que o cara tem um negocinho de fundo de quintal que o cara quer somente mudar textos e alguma fotinhas e se tivar mais de 2 cliques para isso complica, para muito so WP ja eh complicado... imaginas rsrsrs!

Abs.,

Luiz Claudio P. da Silva
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
[...]
Samuel Goldwyn  - "I'm willing to admit that I may not always be right, but I am never wrong."

Diego Lopes

to wordpres...@googlegroups.com
Humm, mt interessante, n acho que vc está criando guerra n velho. vlw por nos alertar sobre o drupal, vou ver se instalo ele. Mas vamos iniciar um tópico para debaterqual ferramenta é melhor, ou se é melhor para o que...

Walter "wmoriah" Araujo dos Santos

to wordpres...@googlegroups.com
Eu ja utilizei o Drupal, duas coisas me incomodaram nele que me fizeram aprender wordpress.

1) qdo se muda o tema do site a area adminsitrativa assume o tema tb! o backend assume o tema do front e isso era um grande problema, conversando com alguns amigos eles me disseram que isso ja foi resolvido nele.

2) a linha de aprendizado dele era maior que a do wp para o cliente aprender.

3) comunidade brasileira pouco atuante e colaborativa.

Bom parei ai, conheci o wp e nao voltei mais ao drupal. Mas claro que respeito todas as opinioes sobre ele. Joel e PAF conhecem bem o wp e sabem o que estao falando no meu ponto de vista.

Resta-me descobrir tempo para voltar a estuda-lo. =D

Ah claro uma coisa que contou e muito no wp. Essa comunidade é fantastica, lembro que quando quis aprender drupal o site da comunidade brasileira nao era atualizado a meses, e convenhamos a Catia, o Frei e toda turma responsavel pela traducao do wp pro pt-br são competentes pacas.

[]'s

[...]

Loja de Sites

to wordpres...@googlegroups.com
Ta decidido entao! depois dessa... com certeza WP

Abs.,

Luiz Claudio P. da Silva
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
[...]
Joan Crawford  - "I, Joan Crawford, I believe in the dollar. Everything I earn, I spend."

Diego Lopes

to wordpres...@googlegroups.com
Mas as comunidades podem melhorar tb né.

O Wordpress realmente peca em algumas coisas, o WPMU já era pra estar integrado a tempos, e um tema livre decente tb já era pra tá na área a muito tempo...

Rodrigo Barbosa Costa de Carvalho

to wordpres...@googlegroups.com
Quando falei tudo pessoal, é simplesmente você montar o portal inteiro apenas com wp...
Nem todas as funcionalidades e plugins do wp suportam o nível de acessos de um portal...

Digo isso por experiência, pois concluí um portal um dia desses, eu e mais dois amigos... um projeto audacioso, que era cadastrar bandas independentes de todo o brasil. Nos primeiros 3 dias, já foram 800 bandas cadastradas! E começou a dar bug, porque o sistema n suportava o fluxo de informação que vinha dos usuários, e olhe que era um simples formulário de cadastros (na verdade 2).

WP é muito bom, gosto muito da ferramenta, e é mais do que recomendado pra sites, mas pra portal, venhamos e convenhamos que não vai ser mto confortável de ser feito apenas com ele. Use o wp pra gerenciar o conteudo, mas não pras funções que exigem um fluxo de demanda ao BD maior. É o que eu acho.

2010/2/1 Diego Lopes <diegp...@gmail.com>

Tecsite Estúdio Digital - Santos/SP

to wordpres...@googlegroups.com
Ah .. agora sim... Tenho que concordar contigo.... Já para sites eu sinto que o carregamento é lento, por esta razão eu evito ao máximo usar plugins.. O que der pra eu fazer um codigozinho em PHP simples e funcional, eu faço. Também otimizo os CSS, JS, sempre que dá...

Beijokas
Dri

Anderson Clayton

to wordpres...@googlegroups.com
Rodrigo, é possível otimizar MUITO o wordpress para grandes audiências (senão a globo.com, g1 e R7 nunca o usaria). Dá até pra dividir o banco de dados em duas ou mais partes para que não fique gigante...

abs!
Anderson Clayton

Tecsite Estúdio Digital - Santos/SP

to wordpres...@googlegroups.com
Anderson! Bem lembrado!
Realmente... Qual será a mágica que o pessoal desses portais fazem?
Seria interessante descobrirmos! o que acham?

Dri
 //curiosa como sempre! :-)

Walter "wmoriah" Araujo dos Santos

to wordpres...@googlegroups.com
tem tb o pessoal do minc né?
nao é possivel que o site do ministerio da cutura nao tenha uma audiencia alta tb!
sim e tem mais o site da prefeitura de joao pessoa www.joaopessoa.pb.gov.br que tem cerca de 6mil visitas dia nunca tive problemas com ele e olha que a versao do wp que ta la mans deve ser antes da v 2.0 heim?

[...]

Anderson Clayton

to wordpres...@googlegroups.com
Poxa, Dri... Não tem mágica não...

1) Eles não enchem de plugins, JS`s e um monte de outros recursos que geram trocentas requisições (diferente da maioria dos usuários... quem de nós não se pendura em um monte de plugins, hein?);
2) Temas feitos por eles, enxutos e com código do html e do CSS bem limpo;
3) Fazem melhorias nos poucos plugins que eles usam;
4) Fazem seus próprios plugins (e não compartilham, esses egoístas rs);
5) limitação do peso das imagens;
6) Um dos itens principais e que o próprio DBA da Globo.com me falou: otimizam MUITO o banco de dados (criam índices para facilitar a vida deles, além de cortarem uma porrada de querys desnecessárias...)
7) Mais um que o DBA falou: CACHE! Eles usam o tempo todo!

Esse último é um dos maiores responsáveis... Sites com grandes audiências TÊM que cachear, com isso os sites deixam de fazer milhares de requisições desnecessárias.

Isso foi o que eu lembrei agora... fora o que eu não fiquei sabendo, hein....

Abs,
Anderson

Joel Wallis

to wordpres...@googlegroups.com
Vejam bem! Não estou falando para largarem o WP não!

wmoriah, o tema do admin é linkado ao do front end, só se você quiser! O Drupal tem recurso de habilitar vários temas e o usuário escolher qual ele quer. Firula? Talvez, mas pode ser necessário. Então está lá.
A curva de aprendizado é maior por que ele é coisa de gente grande. É para desenvolvedores sérios, não webdesigners. Eu também me senti incomodado no começo, mas quem não se sente quando não domina algo? Até no WP eu me senti...

O painel é totalmente administrável e personalizável. Dê ao cliente apenas o que ele precisa e pronto. Acabou!
Há temas de admin belíssimos, com ajax, ícones de deixar você babando, etc.

Luiz Cláudio, para projetos pequenos e clientes super leigos, não abra mão do WordPress. Ele dá conta do serviço! ;)
Drupal é para coisa grande.

Tecsite Estúdio Digital - Santos/SP

to wordpres...@googlegroups.com
Bom, entao o que eu posso concluir é que estou no caminho certo.. Eu ja costumo enxugar ao máximo as coisas no WP, nao uso plugins desnecessários, faço meus próprios códigos, otimizo CSS, JS, imagens, etc...

Nunca usei Drupal, mas nada me impede de testa-lo sim... e como disse o amigo Joel, para projetos grandes, pode ser uma boa pedida...

Mas no momento, o WP (meu amado!) vai continuar sendo o principal CMS aqui na empresa.
A idéia é me aprofundar nesse sistema, quero ficar expert (risos)..

BOm, galera. . . o dia hoje foi lindo, a lista esteve bem agitada e com assuntos muito interessantes... Agora eu vou pro meu segundo tempo: Ser mãe.  Vou pegar meus filhotes na escola...

Até+

Beijokas
Dri

Walter "wmoriah" Araujo dos Santos

to wordpres...@googlegroups.com
Anderson o site do MEC é feito em joomla e eles tiveram que fazer o mesmo.
Será que em Drupal não teriamos que estar atentos aos mesmos procedimentos de otimização para portais com grandes audiencias?

[]'s

[...]

Joel Wallis

to wordpres...@googlegroups.com
Drika, no seu caso seria até vacilo migrar pra Drupal.
Você já faz tudo em WP, e teria que aprender tudo de novo.
Ou seja, estaria perdendo $.
Ok, provavelmente no fim você teria uma bela vantagem, mas não há necessidade disso.

Está bem no WP? Continue!
Você está no caminho certo.

Walter "wmoriah" Araujo dos Santos

to wordpres...@googlegroups.com
Oi Joel, na versao que eu testei em 2005 nao era separado o front do back nao :P pelo menos ninguem me provou ao contrario! :D

Sobre ele ser pra gente grande lascou me senti pequenino que só agora! hauauhau

[]'s

[...]

Joel Wallis

to wordpres...@googlegroups.com
Rapah, Drupal em 2005 deveria ser escroto pra caralho! Mas o WordPress também era!
HAUHAUHAUHAUHUAUHAUHAUHAUHAUHA

5 anos!! O WP mudou muito, e o Drupal tb!

Walter "wmoriah" Araujo dos Santos

to wordpres...@googlegroups.com
pois é,,, mas o wp de 2005 tá aqui www.joaopessoa.pb.gov.br funcionando até hj =D
era facil de desenvolver e aprender a mexer! =D

como disse depois fiquei no wp como a drika!

mas com certeza sobrando um tempo volto a estudar drupal... espero que a comunidade tenha melhorado tb!

pelo menos tu vai estar la pra eu encher com perguntas! eheheh

Rodrigo Barbosa Costa de Carvalho

to wordpres...@googlegroups.com
Walter, o site do Ministério é feito com um framework baseado nas arquiteturas de um CMS... o Xemelê se não me engano.
Enfim, minha opinião , eu acho que para um portal, ainda precisa ser amadurecido o wp, mesmo com a ajuda de poder modularizar tabelas de banco de dados.

Walter "wmoriah" Araujo dos Santos

to wordpres...@googlegroups.com
Bom eu achava que o Xemele era a equipe que desenvolveu o MINC em wp e criaram o plugin de Capas utilizado no portal nao?
lá no rodapé diz que é desenvolvido com o wp!

[...]

Diego Lopes

to wordpres...@googlegroups.com
Olha só galera, até agora os que falaram do Drupal n responderam muita coisa. E eu testei o drupal em 2007, mesmo nesta data ele ainda n era melhor que o WP.

Quanto a 800 inscrições ter bugado, já vi o wordpress aguentar muita mais que isso. E ele n tem sistemas de fórum já integrado n e tb n vi sistemas para gerar redes sociais nele n.

O partido pirata usa drupal e teve de integrar o phpbb nele...

Eu me interesso muito em saber o que há de melhor, mas vamos ser mais práticos, até agora ninguém falou o que.

- Como ele se monetiza
- O repositório de plugins e temas e centralizado e dá pra ser atualizado pelo painel?
- Tem jeito de fazer redes sociais, fóruns e blogs com ele? Se sim pq o partidopirata usa o phpbb? Tem exemplos de redes sociais em Drupal?

Diego Lopes

to wordpres...@googlegroups.com
Creio que 800 cadastros simples em três dias ter bugado deve haver um outro motivo pra isto, qual plugin vc utilizou?

Diego Lopes

to wordpres...@googlegroups.com
Estava com sistema de cache?

Diego Lopes

to wordpres...@googlegroups.com
Ou, na boa, posso estar enganado, mas acho que vcs estão equivocados, dei uma pesquisada e o drupal n tem sistema pra redes sociais, fóruns e blogs por default, e n é tão organizado qt o WP. Tem download de plugins para várias versões, o repositório n é centralizado e integrado ao painel pelo visto...

Diego Lopes

to wordpres...@googlegroups.com
Só consegui achar estes plugins:
6.15 Aggregates syndicated content (RSS, RDF, and Atom feeds).
6.15Enables keeping easily and regularly updated user web pages or blogs.
6.15Allows users to post content using applications that support XML-RPC blog APIs.
6.15Allows users to structure site pages in a hierarchy or outline.
6.15Allows the user to change the color scheme of certain themes.
6.15Allows users to comment on and discuss published content.
Required by: Forum (disabled), Tracker (disabled)
6.15Enables the use of both personal and site-wide contact forms.
6.15Allows content to be translated into different languages.
Depends on: Locale (disabled)
6.15Logs and records system events to the database.
6.15Enables threaded discussions about general topics.
Depends on: Taxonomy (enabled), Comment (enabled)
6.15Manages the display of online help.
6.15Adds language handling functionality and enables the translation of the user interface to languages other than English.
Required by: Content translation (disabled)
6.15Allows administrators to customize the site navigation menu.
6.15Allows users to log into your site using OpenID.
6.15Allows users to rename URLs.
6.15Allows embedded PHP code/snippets to be evaluated.
6.15Alerts other sites when your site has been updated.
6.15Allows your site to capture votes on different topics in the form of multiple choice questions.
6.15Supports configurable user profiles.
6.15Enables site-wide keyword searching.
6.15Logs access statistics for your site.
6.15Logs and records system events to syslog.
6.15Enables the categorization of content.
Required by: Forum (disabled)
6.15Handles the auto-throttling mechanism, to control site congestion.
6.15Enables tracking of recent posts for users.
Depends on: Comment (enabled)
6.15Enables actions to be fired on certain system events, such as when new content is created.
6.15Checks the status of available updates for Drupal and your installed modules and themes.
6.15Allows users to upload and attach files to content.

São só estes mesmo? abço!

Diego Lopes

to wordpres...@googlegroups.com
Acabei de ver uma rede social com o Drupal, n acho que possa ser chamado de rede social, e as discussões que tenho visto nesta breve pesquisas tb n me convenceu...

Diego Lopes

to wordpres...@googlegroups.com
Olha só essa discussão de junho de 2008, mostra que o Drupal mesmo nesta data ainda estava preocupado com questões há muito resolvidas por nossa comunidade...
http://www.kerkeberos.net/2008/06/09/drupal-vs-joomla/

Anderson Clayton

to wordpres...@googlegroups.com
Humm... Sim, acho que vc está certo. Talvez todos esses procedimentos devessem ser feitos nos outros tb para otimizá-los.

Cheguei a usar vários outros antigamente, mas... Pessoalmente, prefiro o WP. seja para gente pequena ou gente grande, ele mostrou que atende à todos muito bem. Tem sempre atualizações, plugins pra tudo, trocentos temas e uma comunidade fortíssima...

Os outros têm seu valor tb, reconheço. Acho que vou até testar alguns, principalmente o Drupal pra ver como ele estão atualmente.

abs
Anderson

Rodrigo Barbosa Costa de Carvalho

to wordpres...@googlegroups.com
Posso ter me equivocado Wmoriah, me desculpe...

E quanto ao lance de 800 inscrições terem bugado, foi feito com o plugin Cforms, que tem esse cadastro de inscrição pra ser customizado, basta por o campo que quiser...
O drupal realmente não possui nenhum plugin pra rede social, e muitos outros plugins quando eu usei deram mto trabalho pra configurar, como no caso do google maps.

Por esses probleminhas que sempre acontecem no drupal e outros, que eu prefiro o wp. Muito bom de se mexer...

Joel Wallis

to wordpres...@googlegroups.com

Walter "wmoriah" Araujo dos Santos

to wordpres...@googlegroups.com
hauahauah é por isso que gosto dessa lista!
juntando o conhecimento dessa galera aqui... da pra criar um outro cms/frameword/gerenciadordeblogs/tabajara muito melhor que wp/drupal/joomla juntos! =D

[]'s

[...]

Loja de Sites

to wordpres...@googlegroups.com
Para Rede social uso o NING, execelente e pode integrar-se ao layout do seu site e ainda mais 100% portugues e muito bem traduzido!

Abs.,

Luiz Claudio P. da Silva
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
[...]
Mike Ditka  - "If God had wanted man to play soccer, he wouldn't have given us arms."

Rodrigo Barbosa Costa de Carvalho

to wordpres...@googlegroups.com
o pessoal do wp msm já criou um gerenciador de redes sociais, o Buddypress... pode n ser perfeito pra uma rede social, mas ajuda muito!!!

Joel Wallis

to wordpres...@googlegroups.com
O BuddyPress é feito especificamente para redes sociais, num é não!?
Achei que era...

Walter "wmoriah" Araujo dos Santos

to wordpres...@googlegroups.com
é sim!
http://www.wordpress-br.com/buddypress

O BuddyPress transforma uma instalação do WordPress MU em uma plataforma de rede social, como o Orkut ou o Facebook, com a vantagem dos blogs. Ele contém todas as funcionalidades que você espera do WordPress, mas também permite que os membros interajam socialmente.

O BuddyPress é composto de um conjunto de plugins específicos do WordPress MU, cada um adiciona uma funcionalidade diferente. Existe um plugin “core” (principal) necessário para o funcionamento de todos os outros, que são independentes entre si. Isto significa que você pode escolher apenas as funcionalidades que você quer para a sua rede.

Detalhe que é mantifo pela Automatic empresa do Matt.

[]s

[...]

Loja de Sites

to wordpres...@googlegroups.com
Para que isso gente... use o NING!

Perfeito!

Luiz Claudio P. da Silva
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
[...]

não joel... ele é perfeito pra redes sociais...

só disse que pode não ser perfeito, porque não o conheõ a fundo... hehehehe
me expressei errado, me desculpe!

Joel Wallis

to wordpres...@googlegroups.com
Ah, tá.
Luiz Cláudio, o NING pode ser baixado e instalado no meu servidor?

Uma das vantagens de se usar o BuddyPress é que ele é desenvolvido com o WordPress! Ou seja, implementar coisas avançadas se tornam fáceis para todos nós, pois já conhecemos o coração do código do WordPress.

Denis Forigo

to wordpres...@googlegroups.com
Exato.

Com o buddy você usa o seu dominio, o seu servidor e não vai pagar
nada por isso. Com o NING, me parece, não.

abraços,
Denis

http://www.camaracom.com.br
http://forsign.blogspot.com

Diego Lopes

to wordpres...@googlegroups.com
Joel, vc me passou uma pesquisa, eu já fiz, vi que tem alguns plugins que dizem fazer redes sociais, mas qd vou fazer uma pesquisa nunca na verdade é. O quero dizer é, qual o melhor plugin pra isso? Pq a nativa é mais um profile do que uma rede social, pois n tem todas as interações que o buddypress possui...
abço e obrigado!

João Ximenes

to wordpres...@googlegroups.com
Muito legal esse debate...

O grande mérito do Wordpress é justamente a versatilidade. Ele pode se o que vc quiser... uma vez apresentando uma palestra sobre o Wordpress eu fiz a apresentação de slides nele com efeitos de Jquery. E foi ótimo p galera ver justamente qual é o grande mérito do Wordpress, foi um choque qd descobriram q ñ era powerpoint.

Mas essa versatilidade pode-se tornar um defeito tb. O Wordpress "vem de fabrica" como o melhor gerenciador de Blogs existente. Ele ser o melhor CMS vai depender do desenvolvedor. Já o Drupal sai de fábrica para ser o CMS existente, e justamente por isso ele ñ é tão prático (ou ñ tão facil) quanto o Wordpress. Para intranets por exemplo o Drupal tem recursos nativos bem interessantes que o Wordpress ñ... e por aí vai.

Ja usei Wordpress até para uma pesquisa da seguinte forma. O usuário cadastrava tds as perguntas pelo Wordpress, e eu integrava isso a uma aplicação em COLDFUSION com tds os requisitos de segurança necessários bem como toda a parte de tabulação, ou seja, só usei a base de dados (outro destaque do Wordpress, a modelagem da base de dados).

Enfim... o Wordpress é uma aplicação sensacional, agora o que vai tornar ele perfeito é como vc vai usá-lo.

Abraço!

2010/2/2 Diego Lopes <diegp...@gmail.com>

--
João Ximenes

Tiago Curcio

to WordPress Brasil Lista
Olá Juarez,

Vale a pena dar uma olhada nos plugins
*Role Manager (utilizo ele para criar perfil de usuários em um portal)
*Category Limit (Limita a categoria que o usuário pode postar
conteúdo) - Este plugin foi criado pela equipe do MinC
Com estes 2 plugins você tem uma boa autonomia no controle de usuários
do site.
Abraço

Tiago