Tensão GNOME x Richard Stallman

Gilfran Ribeiro

to Projeto Software Livre Ceará, Tux-Ce
Acho interessante que os participantes do movimento de Software Livre
fiquem atentos com o que esta rolando e que formem suas opiniões sobre
os assuntos.

Hoje de manhã, quando ligo o computador e vejo meu leitor de feed, me
deparo com uma notícia do mundo GNU/Linux um tanto quanto curiosa, a
chamada do artigo é: "Nada de mordaça: GNOME considerando sair do
Projeto GNU (folhetim em 8 atos)[1]".

Fala sobre uma intervenção de Richard Stallman no Planeta do projeto GNOME.

Para quem não conhece o conceito de planeta, de forma bem resumida, é
um agregador de postagens de blogs. Muitas comunidades e grupos, não
somente de software livre, usam esse tipo de conceito.

Enfim, acho muito importante que quem argumenta sobre Software Livre
veja este artigo.

[1] http://br-linux.org/2009/pela-liberdade-de-expressao-e-posicionamento-gnome-considerando-sair-do-projeto-gnu/

Abraços,
--
Gilfran Ribeiro - "Gil" aka NarfligiX
Tux-CE Member - www.tux-ce.org

Walter Mello

to tu...@googlegroups.com
Espero que eles se entendam...

Ja anotei o link e vou ficar acompanhando...

O que você achou Gil ? acha que irá sair mesmo?

Achei o começo dessa discussão muito infantil , se transformou em uma bola de neve.

Atenciosamente,
Walter Mello
Linux User:#393063
Projeto - www.estacaotech.com
Home Page : www.waltermello.com

to tu...@googlegroups.com
Também acabou caindo em meu leitor de feeds (Sim, é basicamente um planeta se formos comparar os objetivos de ambos).

Não vejo nada de errado no posicionamento da GNOME Foundation. Concordo com eles e vejo que, mais uma vez, o Stallman se precipitou e agiu de forma errada.

Não preciso esconder o desprezo que tenho por ele, certo?!

Qualquer que me conheça a mais tempo sai que tenho profundo desprezo pelo mesmo e nunca fui com a cara dele. Acho ele muito ditador e muito xiita.

Os que estiveram comigo no FISL sabem bem o que eu digo. Não medi esforços para NÃO tirar uma foto com ele.

Até cobrando ele estava para quem quizesse tirar fotos com ele. Aiai..

Ainda bem que nem só de xiitas como ele vive o Software Livre.

Sempre poderemos contar com as sábias palavras do nosso bom velhinho MadDog.

Abraços

---
-  °v°   Marcelo Cavalcante Rocha / Kalib
- /(_)\  ITIL V3 Foundation Certified | Certified Scrum Master
-  ^ ^   Usuário Linux #407564 / Usuário Asterisk #1148
- GNU-Linux - Livre, Poderoso e Seguro
- TUX-CE Member - www.tux-ce.org
- Archlinux-br Developer Team - http://archlinux-br.org
- KDE Brasil Member
- TLUG Member - Toronto Linux User Group
- http://www.marcelocavalcante.net

2009/12/15 Walter Mello <wme...@gmail.com>

--
Comunidade Tux-CE - Comunidade Cearense de Software Livre
Para postar neste grupo, envie um e-mail para tu...@googlegroups.com

Walter Mello

to tu...@googlegroups.com
A posição dele é ridícula.... , ser livre é livre ... :/

Apoiado Marcelo ....

Atenciosamente,
Walter Mello
Linux User:#393063
Projeto - www.estacaotech.com
Home Page : www.waltermello.com

to tu...@googlegroups.com
Walter, eu sinceramente não sei, mas acredito que de forma prática,
não haverá uma mudança, será mais a questão política da coisa...

Eu não gosto da abordagem do Stallman de modo geral e da visão dele de
Liberdade... Para mim, a partir do momento que você impõe, seja lá o
que for, até mesmo impor a liberdade, já tira o direito da pessoa ser
livre... É o princípio básico do nosso grande Raul... "Faça o que tu
queres, pois é tudo da Lei".

O Stallman não considera a liberdade de escolha como uma liberdade,
para se ter idéia... Então o conceito de liberdade transcende as
definições e vai pro campo da interpretação e da filosofia. É como
moral, ética...

Abraços

> [...]
>
> O que você achou Gil ? acha que irá sair mesmo?
>
> Achei o começo dessa discussão muito infantil , se transformou em uma bola de neve.

Marcel Ribeiro Dantas http://ribeirodantas.com.br/marcel

to tu...@googlegroups.com
Hm.. pode parecer loucura, mas não concordo com ninguém que respondeu a thread até agora.

De início gostaria de fazer um comentário sobre a palavra utilizada para descrever a ação do Stallman. Embora o sentido de intervir esteja correto (fui dar uma olhada no dicionário para garantir), ao menos para mim, ela passa uma imagem negativa, a qual talvez tenha sido o objetivo da mídia.

De acordo com o GNU Coding Styles, quando você escolhe doar o seu projeto/aplicação para o Projeto GNU, é necessário que você assine alguns papéis legais para garantir que sua ferramenta possa ser incorporada corretamente (legalmente) ao projeto GNU. E há algumas sugestões, quando fazê-lo, que não foi nada menos do que o Stallman fez na lista de discussão do Gnome.

O problema em um determinado software levar o nome de pacote GNU, é que ele deve representar fielmente o propósito do projeto, criar um sistema operacional livre de modo a não fazer referências a sistemas/softwares proprietários. Há inclusive uma sugestão no GNU Coding Styles, onde fazer referência ao Microsoft Windows como Win, seria errado, uma vez que Win poderia ser interpretado como outra coisa. Os pacotes do GNU Emacs que fazem referência a algo do Microsoft Windows por exemplo e precisam de pouco espaço (para nomes em pacotes por exemplo) utilizam w ou w32.

Desse modo, tendo em vista que este planeta é o Planeta GNOME, isto é, o agregador de feeds de blogs de desenvolvedores e usuários do Ambiente Desktop do Projeto GNU, seria totalmente ilógico e principalmente incoerente, aparecer menções no Planeta GNOME de indicações ou sugestões para usuários usarem o Silverlight da Microsoft ou qualquer outra ferramenta/sistema proprietário.

Isto tudo IMHO, claro.

Em relação ao projeto GNOME se dissociar do Projeto GNU, acho que seria bem complicado. Uma vez que eles que teriam que fazer um fork, e não o inverso.

Att.

Marcel Ribeiro Dantas

marcel at ribeirodantas.com.br
http://www.ribeirodantas.com.br/blog
http://identi.ca/mribeirodantas
http://twitter.com/mribeirodantas

http://code.google.com/p/dtool

Projeto Software Livre - Rio Grande do Norte
Grupo de Usuários Slackware - Rio Grande do Norte

Jabber: vuln at jabber.org
AIM: vulnslackbr
GNU/Linux User nro. #440985

Albino Biasutti Neto

to Comunidade Tux-CE
E como fala: "Viva livre, mas tenha responsabilidade"

Irei acompanhar este história.

[]'s
_ Albino Biasutti Neto | Bino
_ GNU-Linux - União, Viva Livre e Seguro.
_ Archlinux-br User - http://www.archlinux-br.org
_ TUX-ES - www.tux-es.org
_ http://www.binoinformatica.com

On 15 dez, 15:53, "Marcel Ribeiro Dantas http://ribeirodantas.com.br/marcel"