Fwd: Resposta: Lista das paradas de ônibus e linhas do DF

255 views
Skip to first unread message

Nitai Silva

unread,
May 21, 2012, 9:52:42 PM5/21/12
to thac...@googlegroups.com, thack...@lists.riseup.net
Gente,

Lembram que eu havia feito um pedido de acesso à informação ao DFTrans na sexta?! Bem, hoje, logo após o almoço, recebi a resposta.
Eles me mandaram 2 arquivos:

Não fiquei satisfeito e retornei com a mensagem abaixo!
Apesar de não ter conseguido tudo que pedi estou me sentindo com esperança.

[]s
Nitai

---------- Forwarded message ----------
From: Nitai Silva <nitaib...@gmail.com>
Date: 2012/5/21
Subject: Re: Resposta: Lista das paradas de ônibus e linhas do DF
To: ascom dftrans <ascom....@gmail.com>, ouvidori...@dftrans.df.gov.br


Boa tarde Alexandre Oliveira,

Estou surpreso com a velocidade na resposta à minha solicitação. Porém não estou totalmente satisfeito.
Para ficar mais claro, vou contextualizá-lo quanto ao propósito da minha demanda. Apesar de não ser obrigado, acordo com a lei de acesso à informação, isso vai facilitar que vocês entendam da criticidade técnica.
O meu objetivo é desenvolver um serviço web, de utilidade pública, que forneça uma lista de rotas para o usuário de ônibus, considerando inclusive se necessita baldeação, dadas posições geográficas de origem e destino. Ordenada pelos horários de partida dos ônibus e duração dos percursos.

Considerando minha necessidade, a minha demanda se resume em:
  1. Lista de paradas de ônibus com posições geográficas. Vocês responderam que não possuem as posições geográficas. Ok, mas existe algum planejamento para georeferenciá-las? Algum cronograma?
  2. Lista de horários de partida de cada linha de ônibus. Vocês me mandaram um zip contendo 1056 arquivos PDF. De acordo com o artigo 8o da Lei 12.527/2011 a disponibilização deve possibilitar a geração de relatório e o acesso automatizado. Infelizmente PDF é um formato desestruturado, que me impossibilita a reutilização desses dados, ou seja, inútil para o meu propósito.
  3. Lista da sequência de paradas de ônibus para cada linha de ônibus. Vocês ignoraram essa demanda.
Quanto à demanda 2, suponho que esses 1056 arquivos foram gerados em alguma ferramenta, e não construídos e exportados para PDF um a um manualmente. Considerando isso, posso inferir que existe algum tipo de banco de dados por com esses dados. Dessa forma solicito uma extração desse banco de dados, ou outro forma que me possibilite o acesso automatizado das informações.
Quato à demanda 3, é o mesmo da 2!

Além do mais, a lei prevê a utilização de formatos abertos e não proprietários. No caso de planilhas utilizem ODS ao invés de XLS. E melhor que isso são arquivos CSV, mais simples para processamento automatizado.
Indo além, sugiro que disponibilizem esses dados e informações publicamente em uma página oficial do DFTrans, ou do governo do DF, evitando pedidos redundantes e retrabalho da parte de vocês.

Da mesma forma que fiquei surpreso pela agilidade na resposta de vocês, começo a criar esperança de que terei esses dados. Vocês ainda têm 17+10 dias. Moro em Brasília e me coloco à disposição para ajudar na manipulação dos dados, inclusive na extração dos mesmos.

Atenciosamente,
Nitai Silva

2012/5/21 ascom dftrans <ascom....@gmail.com>
Caro Senhor Nitai Silva, em resposta ao seu email, seguem anexos os arquivos com as tabelas horárias e localização dos locais das paradas de ônibus.

O DFTrans informa que ainda não tem dados geográficos demarcados em latitude e longitude dos pontos de parada. Por isso, não é possível informar esses dados.

Atenciosamente,


Alexandre Oliveira 

Ascom DFTrans.



Entrevistas e informações para a imprensa:

Ascom /DFTrans
Roberto Lemos – 9276-2405
Viviane Nunes, Alexandre Oliveira e Robson Leão – 3043-0427







Daniel Bramatti

unread,
May 21, 2012, 10:03:50 PM5/21/12
to thac...@googlegroups.com

Boa, Nitai. Movimento pela Erradicação dos PDFs.

--
Você recebeu esta mensagem porque está cadastrado no grupo "Transparência Hacker"
Para enviar uma mensagem a todo o grupo, escreva para thac...@googlegroups.com
Para não receber mais mensagens, envie um email para thackday+u...@googlegroups.com
Para mais informações, ou para ler mensagens arquivadas deste grupo, visite http://groups.google.com/group/thackday?hl=pt-BR

Fabricio Zuardi

unread,
May 22, 2012, 12:44:28 AM5/22/12
to thac...@googlegroups.com, thack...@lists.riseup.net

A "Lista da sequência de paradas de ônibus para cada linha de ônibus" não é aquela segunda coluna das tabelas do xls a coluna Nº? Ou eu que entendi errado?

[]s
Fabricio

André Filipe de Assunção e Brito

unread,
May 22, 2012, 8:28:03 AM5/22/12
to thac...@googlegroups.com
Muito chato os caras não terem os pontos georeferenciados...
Nada impede a gente de entrar com uma parceria e ajudar a mapear os ditos cujos.



2012/5/21 Nitai Silva <nitaib...@gmail.com>:
> --
> Você recebeu esta mensagem porque está cadastrado no grupo "Transparência
> Hacker"
> Para enviar uma mensagem a todo o grupo, escreva para
> thac...@googlegroups.com
> Para não receber mais mensagens, envie um email para
> thackday+u...@googlegroups.com
> Para mais informações, ou para ler mensagens arquivadas deste grupo, visite
> http://groups.google.com/group/thackday?hl=pt-BR



--
André Filipe de Assunção e Brito
Graduando em Oceanografia
Centro de Estudos do Mar / UFPR
twitter.com/decko

Nitai Silva

unread,
May 22, 2012, 10:17:56 AM5/22/12
to thac...@googlegroups.com, thack...@lists.riseup.net
Opa gente,

Zuardi, essa coluna  Nº é apenas um número daquela parada dentro da RA (Região Administrativa). Brasília é um "estado" com status de municípios, e é dividida em "municípios" chamados RAs. Esse XLS só traz informação sobre as paradas de ônibus, sem relação com as linhas de ônibus.

André, concordo, o GDF (ou o DFTrans a princípio) poderia abrir o diálogo, inclusive me dispus a ajudar em qualquer questão tecnológica que eles precisem. A comunidade pode fazer esse georreferenciamento de maneira excelente.

Yaso, como fazemos pra colocar isso no blog?

[]s
Nitai

2012/5/22 André Filipe de Assunção e Brito <de...@ufpr.br>

Luis Leao

unread,
May 22, 2012, 10:35:28 AM5/22/12
to thac...@googlegroups.com
Vocês viram o formulário (PDF) para pedidos da LAI do Metro DF?



Ia comentar também que, se tivesse os pontos de ônibus marcados no Google Maps (como acontece em São Paulo e Belo Horizonte, por exemplo), significava que existia a informação já geolocalizada em algum lugar, pois esse dado é fornecido pelas empresas de transporte (CET, BHTrans, etc.) e poderíamos pedir acesso a base direto neste caso. Acabei vendo que não existe essas marcações no DF. =/


[]'s
Luís



2012/5/22 André Filipe de Assunção e Brito <de...@ufpr.br>

André Filipe de Assunção e Brito

unread,
May 22, 2012, 11:02:07 AM5/22/12
to thac...@googlegroups.com
Talvez a marcação até exista lá dentro do DFTrans. Provavelmente em
algum formato obscuro...

2012/5/22 Luis Leao <luis...@gmail.com>:

Nitai Silva

unread,
May 22, 2012, 4:46:30 PM5/22/12
to thac...@googlegroups.com, thack...@lists.riseup.net
Amigos, recebi a resposta do DFTrans. Aos poucos agente vai entendendo a situação. Existe sim um sistema por trás...
Segue:

Caro senhor Nitai, seguem respostas:



 
  1. Lista de paradas de ônibus com posições geográficas. Vocês responderam que não possuem as posições geográficas. Ok, mas existe algum planejamento para georeferenciá-las? Algum cronograma?
É do interesse do DFTrans ter esse tipo de informação; aguardando a licitação na nova frota de veículos, pois, terão GPS, com isso, que haja georrefenciamento de trajetos e pontos. Precisamos aguardar o processo de implementação tecnológica para ter certeza do que será implementado. Assim que houver, você poderá ter acesso a essas informações;


 2 - Lista de horários de partida de cada linha de ônibus. Vocês me mandaram um zip contendo 1056 arquivos PDF. De acordo com o artigo 8o da Lei 12.527/2011 a disponibilização deve possibilitar a geração de relatório e o acesso automatizado. Infelizmente PDF é um formato desestruturado, que me impossibilita a reutilização desses dados, ou seja, inútil para o meu propósito.

Caro Senhor, nós trabalhamos apenas com dados em pdf para consulta. Não dispomos de dados em outros formatos. Pois nosso sistema de horários apenas permite exportar em pdf.


3- Lista da sequência de paradas de ônibus para cada linha de ônibus. Vocês ignoraram essa demanda.

Atualmente, temos somente essa relação em excel que foi enviada por região do Distrito Federal, assim que tivermos mais dados enviaremos.



Quanto à demanda 2, suponho que esses 1056 arquivos foram gerados em alguma ferramenta, e não construídos e exportados para PDF um a um manualmente. Considerando isso, posso inferir que existe algum tipo de banco de dados por com esses dados. Dessa forma solicito uma extração desse banco de dados, ou outro forma que me possibilite o acesso automatizado das informações.
Quato à demanda 3, é o mesmo da 2!

Como foi dito, nosso sistema apenas permite exportação em pdf.




Além do mais, a lei prevê a utilização de formatos abertos e não proprietários. No caso de planilhas utilizem ODS ao invés de XLS. E melhor que isso são arquivos CSV, mais simples para processamento automatizado.
Indo além, sugiro que disponibilizem esses dados e informações publicamente em uma página oficial do DFTrans, ou do governo do DF, evitando pedidos redundantes e retrabalho da parte de vocês.

O DFTrans trabalha para ampliar a forma de acesso ao público de todas as informações que estão relacionadas com o transporte público.




Alexandre Oliveira
Ascom - DFTrans


 

Da mesma forma que fiquei surpreso pela agilidade na resposta de vocês, começo a criar esperança de que terei esses dados. Vocês ainda têm 17+10 dias. Moro em Brasília e me coloco à disposição para ajudar na manipulação dos dados, inclusive na extração dos mesmos.

Atenciosamente,
Nitai Silva

2012/5/21 ascom dftrans <ascom....@gmail.com>
Caro Senhor Nitai Silva, em resposta ao seu email, seguem anexos os arquivos com as tabelas horárias e localização dos locais das paradas de ônibus.

O DFTrans informa que ainda não tem dados geográficos demarcados em latitude e longitude dos pontos de parada. Por isso, não é possível informar esses dados.

Atenciosamente,


Alexandre Oliveira 

Ascom DFTrans.



Entrevistas e informações para a imprensa:

Ascom /DFTrans
Roberto Lemos – 9276-2405
Viviane Nunes, Alexandre Oliveira e Robson Leão – 3043-0427









-- 



Entrevistas e informações para a imprensa:

Ascom /DFTrans
Roberto Lemos – 9276-2405
Viviane Nunes, Alexandre Oliveira e Robson Leão – 3043-0427


Nitai Silva

unread,
May 22, 2012, 4:47:20 PM5/22/12
to thac...@googlegroups.com, thack...@lists.riseup.net
E a minha tréplica:

Caro Alexandre Oliveira,

Mais uma vez estou impressionado com a agilidade na resposta. Porém, não estou conformado com os argumentos pela negação às informações e nem sinto que o DFTrans esteja empenhado para encarar a Lei de Acesso à Informação (12.527/2011) de forma séria. O acesso à essas informações é um direito meu. 
Não entendam minha solicitação como mais uma dúvida corriqueira que vocês recebem.  

Antes de aceitar que realmente não existe forma para acessar essas informações, quero exaurir todas as possibilidades, e não desistir por falta de apreço.
    1. Lista da sequência de paradas de ônibus para cada linha de ônibus.
      • O arquivo xls enviado não relaciona as paradas em que cada ônibus passa. O arquivo não faz referência alguma às linhas de ônibus.
      • No portal do DFTrans, em http://www.horarios.dftrans.df.gov.br/ existe uma ferramenta de consulta, que além de fornecer os horários dos ônibus, também fornece a lista de paradas (para algumas linhas), como esse: http://www.horarios.dftrans.df.gov.br/it/IT0.015.pdf. Porém, mais uma vez, somente arquivos em PDF.
    1. Lista de horários de partida de cada linha de ônibus.
      • Resposta: "..., nós trabalhamos apenas com dados em pdf para consulta. Não dispomos de dados em outros formatos. Pois nosso sistema de horários apenas permite exportar em pdf."
      • Sim, existe um sistema! Todo sistema possui um banco de dados. E acessando o banco de dados essas informações podem ser disponibilizadas da maneira ideal.
      • Além do acesso direto ao banco de dados, também existe a alternativa de adaptar o sistema, para exportar os dados em outro formato.
    Provavelmente também existe um sistema, e um banco de dados, para a lista da sequência de paradas de ônibus, dessa forma esses dados também podem ser extraídos em outros formatos.

    Mais uma vez, me coloco à disposição para ajudar em qualquer questão técnica no processo de extração desses dados.

    Atenciosamente,
    Nitai

    2012/5/22 Nitai Silva <nitaib...@gmail.com>

    André Filipe de Assunção e Brito

    unread,
    May 22, 2012, 5:04:47 PM5/22/12
    to thac...@googlegroups.com
    Nitai

    Acho q dá pra envolver a Secretaria de Transparência e Controle nesse processo. Eles tiveram um trabalho imenso pra gerar o Dataware house deles, com dados de diversas secretarias. E ainda que o foco nessa fase tenha sido financeira, dá pra começar um dialogo e expandir pra pra outros tipos de dados...
    Mas não dá pra deixar de cobrar o DFTrans tb! ;p

    2012/5/22 Nitai Silva <nitaib...@gmail.com>

    Nitai Silva

    unread,
    May 24, 2012, 12:48:33 PM5/24/12
    to thack...@lists.riseup.net, thac...@googlegroups.com
    Resposta do DFTrans:

    Caro Nitai, não há má vontade com o senhor, apenas não temos como lhe fornecer os dados que são pedidos. Nosso sistema não consegue exportar esses dados. Quando inserimos no site do DFTrans, exportamos para pdf para trabalhar na internet. E quanto ao pontos de ônibus, temos apenas o arquivo que lhe foi enviado.

    Assim que tivermos os dados que nós são pedidos, teremos maior satisfação em fornecer.


    Alexandre Oliveira

    2012/5/23 Ricardo Poppi <rica...@gmail.com>
    Ah, e tá bom demais esse seu diálogo com o DFTrans!


    O thackdaydf é um blog, sem IA (arquitetura da informação) para isso, mas podemos improvisar com uma categoria, como o Max já sugeriu lá atrás.

    Outra idéia é utilizarmos o queremos saber e ai alguém bola um banner bem bunitinho, linkamos para essa categoria no queremos saber.

    Em 22 de maio de 2012 18:30, André Filipe de Assunção e Brito <de...@ufpr.br> escreveu:

    Agora sim é hora de começar a botar em pratica o indice de resposta dos órgãos.
    Quantos pedidos num periodo de um ano atenderam a expectativa da população nos seguintes quesitos:

    -Fornecimento de um WebService facilitando o acesso
    -Arquivos(em formato livre)
    -Arquivos(em formato proprietário)
    -Resposta em tempo hábil
    -e por ai vai...



    2012/5/22 Max Stabile <m...@maxstabile.com>
    Acho que vale abrir numa categoria no site do ThackDF e relatar a experiência.
    ---------------------------------
    Max Stabile
    (61) 8416 7562

    m...@maxstabile.com
    Brasília - Distrito Federal

    Nitai Silva

    unread,
    May 24, 2012, 12:49:07 PM5/24/12
    to thack...@lists.riseup.net, thac...@googlegroups.com
    Minha resposta à resposta deles:

    Caro Alexandre Oliveira,

    Um sistema de informação é composto por partes, como já enfatizei anteriormente. Utilizem outra maneira para acessar os dados. Utilizem outros métodos para atender minha demanda.

    Enxerguem os métodos usuais e clássicos de atendimento ao cidadão por outro ângulo. 
    Eu, mais uma vez, estou me dispondo a ajudar "tecnicamente" no processo de extração desses dados do sistema. Não me conformo que um "detalhe" tecnológico impossibilitará meu empreendimento.

    Me permitam participar. Me permitam atuar como cidadão no governo, e em prol da sociedade!

    Como fazemos para que eu possa ajudar vocês a me ajudar?

    Atenciosamente,
    Nitai

    2012/5/24 Nitai Silva <nitaib...@gmail.com>

    Daniel Bramatti

    unread,
    May 24, 2012, 1:21:50 PM5/24/12
    to thac...@googlegroups.com, thack...@lists.riseup.net

    Caro Nitai, se você me permite um palpite de leigo, que tal mandar um pedido de informações a respeito do software que eles usam? Duvido muito que exista um sistema que SÓ exporte dados em PDF (quem faria uma atrocidade dessas?). Se for assim, deve ser uma opção de configuração, não uma limitação do software. E aí bastaria mudar a configuração para exportar os dados em um formato legível, certo?


     



    Daniel Bramatti
    O Estado de S.Paulo
    11-3856-4592
    http://www.linkedin.com/in/danielbramatti


    2012/5/24 Nitai Silva <nitaib...@gmail.com>

    Nitai Silva

    unread,
    May 24, 2012, 1:38:37 PM5/24/12
    to thac...@googlegroups.com, thack...@lists.riseup.net
    Fala Daniel,

    Como seria esse pedido? Solicitando a documentação? - Duvido que tenham.

    O que percebo é que eles estão minimizando os esforços, e não tratando essa como uma situação especial.
    Mas tem mais. Ontem a tarde eles me responderam. Segue:

    Caro Nitai, Há a necessidade de construir programas e novas soluções tecnológicas que possam ter esses dados. A única forma de atendermos suas solicitações é construirmos essas soluções.

    Isso está previsto para ser feito com o esse processo licitatório novo que deve ocorrer ao longo de 2012.

    Caso você queira ligar aqui, eu te explico mais como funciona nossa operacionalidade.


    Alexandre
    30430427


    E eu acabei de responder isso:  

    Prezado Alexandre,

    Você está afirmando que "A única forma de atendermos suas solicitações é construirmos essas soluções." e eu estou afirmando veementemente que existem outras formas, políticas e tecnológicas.

    Insisto, esta não é uma demanda qualquer. Está claro que o passo seguinte é vocês envolverem a área de TI do DFTrans na solução desta solicitação.

    Se a área de TI está incapacitada, por qualquer motivo que seja, eu me disponho a realizar essa extração. Quais os empecilhos para fazermos dessa forma?

    Atenciosamente,
    Nitai

    2012/5/24 Daniel Bramatti <danielb...@gmail.com>

    Pedro Markun

    unread,
    May 24, 2012, 2:00:03 PM5/24/12
    to thac...@googlegroups.com, thack...@lists.riseup.net
    Oi Nitai,

    acho que a ideia do Bramatti é legal, de entrar com outros pedidos, por outras pontas.

    Quer que a gente entre junto? Posso enviar dois pedidos, um pedindo o contrato e a licitação que rege a atual implementação e outro pedindo informações sobre o novo processo licitatorio, onde a gente pode e deve influenciar na especificação técnica.

    abs,
    Pedro Markun

    2012/5/24 Nitai Silva <nitaib...@gmail.com>

    Nitai Silva

    unread,
    May 24, 2012, 2:05:02 PM5/24/12
    to thac...@googlegroups.com, thack...@lists.riseup.net
    Isso Pedro!

    Faça-me o favor. Como não achei o sic oficial, e eles estão respondendo, sugiro que usem esse email mesmo: ascom dftrans <ascom....@gmail.com>,
     ouvidori...@dftrans.df.gov.br

    2012/5/24 Pedro Markun <pe...@esfera.mobi>

    Daniela B. Silva

    unread,
    May 24, 2012, 2:05:50 PM5/24/12
    to thac...@googlegroups.com


    2012/5/24 Daniel Bramatti <danielb...@gmail.com>


    Caro Nitai, se você me permite um palpite de leigo, que tal mandar um pedido de informações a respeito do software que eles usam? Duvido muito que exista um sistema que SÓ exporte dados em PDF (quem faria uma atrocidade dessas?).

    (Pior que não, Bramatti. Que eu me lembre, esse era o mesmo caso da Anatel, não era, Belascão? 

    A pŕopria equipe interna só conseguia acesso aos relatórios em PDF e não às bases de dados... presos por um sistema de informação estúpido, que obedecia regras de uma processo licitatório estúpido. O jogo é bruto!)

    Nitai Silva

    unread,
    May 24, 2012, 2:09:15 PM5/24/12
    to thac...@googlegroups.com, thack...@lists.riseup.net
    Nos últimos 30 min:

    DFTrans:
    Ligue-nos, por gentileza!
    30430427

    Alexandre

    Eu:
    Caro Alexandre,

    Eu prefiro continuar registrando tudo por email.
    Aguardo resposta por este meio de contato.

    Atenciosamente,
    Nitai

    DFTrans:
    Diga seu número , eu ligo , e se você quiser , grave a ligação!

    Alexandre

    DFTrans:
    Caso o senhor queira vir ao DFTrans , pode vir, e lhe mostramos o funcionamento do sistema.

    Alexandre

    2012/5/24 Daniela B. Silva <daniel...@gmail.com>

    Patrícia Cornils

    unread,
    May 24, 2012, 2:10:28 PM5/24/12
    to thac...@googlegroups.com, Vitor George
    Só pra ficar nesta mesma thread. O Vítor George mandou, no mutirão de acesso, um pedido de informação para ser encaminhado à SPtrans. Pediu o geoposicionamento de pontos e linhas de onibus da cidade de São Paulo. A SPTrans não está no Queremos Saber e me dizem, depois de alguns telefones para lá, que o e-mail para mandar o pedido é o da Ouvidoria Geral do Município de SP. A ouvidoria (pelo menos a pessoa que me atendeu) nunca ouviu falar de Lei de Acesso.

    Vai ser mais um no loop, mas um degrau abaixo :(
    Patrícia Cornils
    11 8372-7473

    Patrícia Cornils

    unread,
    May 24, 2012, 2:11:03 PM5/24/12
    to thac...@googlegroups.com, Vitor George
    Eita, vai, Nitai!

    Pedro Markun

    unread,
    May 24, 2012, 2:14:26 PM5/24/12
    to thac...@googlegroups.com, Vitor George

    Tulio Macedo

    unread,
    May 24, 2012, 2:29:50 PM5/24/12
    to thac...@googlegroups.com
    Eu conheço vários assim, na verdade são a maioria. Tem outros q mostram na tela ou imprimem, de forma q o acesso aos dados é restrito. Em muitos casos era pra impedir q os dados fossem manipulados mesmo (usando excel ou access), se o relatório precisa ser diferente isso deve ser uma demanda a ser atendida pelo próprio sistema. Acontece por conta do nosso 'jeitinho', se precisa de algo diferente se resolve sozinho e ñ envolve a TI, em alguns casos distorcendo ou corrompendo os dados.

    Essa demanda por acesso à informação deve mudar essa visão e sistemas novos ñ devem mais ter esse tipo de limitação.

    Nitai Silva

    unread,
    May 24, 2012, 2:42:00 PM5/24/12
    to thac...@googlegroups.com, thack...@lists.riseup.net
    Quero ir!

    Poppi, Gomes, Denis, etc., alguém me acompanha?

    s
    Nitai

    2012/5/24 Tulio Macedo <tuli...@gmail.com>

    Christian Moryah

    unread,
    May 24, 2012, 2:52:11 PM5/24/12
    to thack...@lists.riseup.net, thac...@googlegroups.com
    Eu não vou, a máfia dos transportes do DF vai me caçar como os nazistas faziam com os judeus =p

    2012/5/24 Nitai Silva <nitaib...@gmail.com>

    Alexandre Gomes

    unread,
    May 24, 2012, 9:22:11 PM5/24/12
    to thac...@googlegroups.com, thack...@lists.riseup.net
    Os Gomes estão contigo, Bezerra da Silva!

    []s!


    2012/5/24 Nitai Silva <nitaib...@gmail.com>

    Daniela B. Silva

    unread,
    May 24, 2012, 10:42:56 PM5/24/12
    to thac...@googlegroups.com, thack...@lists.riseup.net
    E os Bezerra da Silva são tinhosos!

    2012/5/24 Alexandre Gomes <aleg...@gmail.com>

    Tiago Cardieri

    unread,
    May 25, 2012, 4:53:49 AM5/25/12
    to thac...@googlegroups.com
    Nitai, mandou mt! 

    "Me permitam participar. Me permitam atuar como cidadão no governo, e em prol da sociedade!"

    "Help me help myself"

    Tiago Cardieri

    unread,
    May 25, 2012, 4:59:17 AM5/25/12
    to thac...@googlegroups.com
    Nitai, dia 30 vou pra brasilia. 

    Se quiserem ir nesse dia, adianto minha passagem e vou com vcs. 

    Nitai Silva

    unread,
    May 25, 2012, 10:25:39 AM5/25/12
    to thac...@googlegroups.com, thack...@lists.riseup.net
    Tiago, vamos no dia 30 (quarta-feira) então?!
    O Alexandre Gomes vai conosco.

    Já vou agendar nossa visita lá no DFTrans.

    []s
    Nitai

    Tiago Cardieri

    unread,
    May 25, 2012, 2:44:50 PM5/25/12
    to thac...@googlegroups.com
    Qt mais tarde, pra mim é melhor. Mas vê a agenda dftrans e vcs.

    Sent from IPad 

    Nitai Silva

    unread,
    May 25, 2012, 3:02:34 PM5/25/12
    to thac...@googlegroups.com, thack...@lists.riseup.net
    Ótimo Tiago,

    Que hora tu chega?
    Já confirmei com o DFTrans a nossa visita.

    André Filipe de Assunção e Brito

    unread,
    May 25, 2012, 4:02:26 PM5/25/12
    to thac...@googlegroups.com
    Me auto convido para a cerveja após a agenda com o DFTrans, se houver...

    2012/5/25 Nitai Silva <nitaib...@gmail.com>:

    Ricardo Poppi

    unread,
    May 26, 2012, 12:08:58 PM5/26/12
    to thac...@googlegroups.com
    Nitai, qdo vc marcar avisa que eu quero ir!!!!! Se for a tarde melhor ainda! (Os Poppis estão contigo tb!)

    Nitai Silva

    unread,
    May 26, 2012, 12:48:53 PM5/26/12
    to thac...@googlegroups.com, thack...@lists.riseup.net
    Marcamos já seu Poppi. Quarta-feira 30/05 à tarde!
    :D

    Vamos fazer desse caso mais um sucesso dessa turma!!!

    Tiago Toigo

    unread,
    Jun 26, 2012, 1:51:18 PM6/26/12
    to thac...@googlegroups.com, thack...@lists.riseup.net
    Boa tarde Nitai, tudo bem?
    Como foi essa visita ao DFTrans? conseguiram conversar com eles?
    Querem ajuda pra trabalhar com esses dados?
    Imagino que o que eles passaram já dá pra fazer alguma coisa bacana.
    Tem API que lê PDF tb...
    Abs,
    Tiago Toigo.
    > Para não receber mais mensagens, envie um email para thackday+unsubscribe@googlegroups.com

    Nitai Silva

    unread,
    Jul 2, 2012, 8:28:42 AM7/2/12
    to thac...@googlegroups.com, thack...@lists.riseup.net, Alexandre Gomes
    Fala Tiago,

    Desculpa não responder antes, estou voltando de umas viagens que acabei ficando offline.
    A conversa foi evoluindo. No dia 12/06 eles me enviaram o arquivo em anexo. É a lista de paradas para cada linha de ônibus. Para cada parada existe o endereço. Além de estar desnormalizada, não tem a posição geográfica. A normalização dá pra resolver, mas não existe geocoder que funciona bem em Brasília.
    A pessoa mais próxima do DFTrans que estive em contato é o <Sergio Marcony Paulo e Silva> sergio....@dftrans.df.gov.br. Ele havia proposto mais uma visita pra duas semanas atrás, mas eu não tive como ir. 
    Não tenho certeza, mas ainda tenho esperança de conseguirmos algum dado mais estruturado.

    Alguém de Brasília afim de entrar em contato com ele e ajudar a levantar mais dados?

    Abraços,
    Nitai

    2012/6/26 Tiago Toigo <tia...@gmail.com>
    Para não receber mais mensagens, envie um email para thackday+u...@googlegroups.com
    Linhas_Valor_itinerario (2) (1).xls

    Daniel Souza

    unread,
    May 24, 2013, 10:46:03 AM5/24/13
    to thac...@googlegroups.com, thack...@lists.riseup.net, Alexandre Gomes
    Opa!

    Nitai e thackeos brasiliensis, 

    tô de volta e animo nessa correria. queria saber duas coisas de você Nitai: 
    1) vc fez o pedido LAI por meio do queremos ou diretamente lá no portal DFTrans? Pergunto porque na thread vc obteve respostas rápidas 
    2) as visitas propostas são as mesmas que o Decko comentou? 

    Estou de volta a BSB e tenho disponibilidade para resolver isso (visitar o cara, visitar a TI, fazer dump de PostGIs,
    converter arquivos na unha e etc). 

    abs,

    Daniel 
    > Para não receber mais mensagens, envie um email para thackday+u...@googlegroups.com
    > Para mais informações, ou para ler mensagens arquivadas deste grupo, visite http://groups.google.com/group/thackday?hl=pt-BR
    >

    Nitai B. Silva

    unread,
    May 24, 2013, 10:57:56 AM5/24/13
    to thac...@googlegroups.com, thack...@lists.riseup.net, Alexandre Gomes
    Opa, Daniel,

    Fiz o pedido pela ouvidoria do DFTrans.

    O Decko tem tido contato ultimamente com outro cara por lá que tá afim de fazer a coisa acontecer do lado de dentro.

    Decko, fala aqui como anda essa história.

    []s
    Nitai


    2013/5/24 Daniel Souza <danieli...@gmail.com>

    --
    --
    Você recebeu esta mensagem porque está cadastrado no grupo "Transparência Hacker"
    Para enviar uma mensagem a todo o grupo, escreva para thac...@googlegroups.com
    Para não receber mais mensagens, envie um email para thackday+u...@googlegroups.com
    Para mais informações, ou para ler mensagens arquivadas deste grupo, visite http://groups.google.com/group/thackday?hl=pt-BR
     
    ---
    You received this message because you are subscribed to the Google Groups "Transparência Hacker" group.
    To unsubscribe from this group and stop receiving emails from it, send an email to thackday+u...@googlegroups.com.
    For more options, visit https://groups.google.com/groups/opt_out.
     
     

    André Brito

    unread,
    May 24, 2013, 6:19:35 PM5/24/13
    to thac...@googlegroups.com

    O cara ta na disposição da conversa. A agenda dele permite apenas nas quartas pela noite. Ele ta na lista do qgis pedindo uma mão na criação das rotas e exportação pra GTFS.

    apiwe...@gmail.com

    unread,
    Oct 30, 2013, 11:28:06 AM10/30/13
    to thac...@googlegroups.com, thack...@lists.riseup.net
    Alguém sabe em que pé está a disponibilização desses dados no formato GTFS ou algum outro possível de tratamento?
    Ou se eles ainda só continuam disponibilizando essas tabelas no formato .PDF e .XLS.
    Reply all
    Reply to author
    Forward
    0 new messages