BBS

66 views
Skip to first unread message

Luiz Carlos V Silva

unread,
Aug 6, 2011, 11:27:57 AM8/6/11
to thac...@googlegroups.com
Oi Sergio,
 
Mas o mais interessante dessa história foi o fato de ser o Sysop responsável por toda troca de mensagens/arquivos de todo Brasil através da RBT (Rede Brasileira de Teleinformática)  por intermédio da FidoNet em que éramos o hub em Brasília, juntamente com São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte e Recife.
 
Tudo em Microsoft DOS, linha discada a 2.400 kbps inicialmente, com os custos bancado pelos usuários dos BBS que pagavam os custos das ligações telefonicas.
 
Então fáziamos ações na época, que não tinha ainda uma designação moderna como crowdfunding. E como Sysops éramos os Netweaver!
 
Para te lembrar segue uma tela da interface de um gerenciador de BBS:
 
Monochrome-bbs.png
 

Foi através do BBS que meu filho Rodrigo aprendeu a configurar as placas de modem interno procurando evitar conflitos de IRQ, hoje ele trabalha gerenciando redes em uma estatal....
 
Bom tivemos que passar por isso para chegar onde estamos hoje...:)
 
Luiz Carlos
 
 
Em 5 de agosto de 2011 22:29, Sérgio Storch <sergio...@gmail.com> escreveu:
Poxa, Luiz Carlos. Você é mais antigo.
Eu entrei em BBS só em 92, arrastado pelo Seabra. Canal VIP, do PCB (Paulo Cesar Breim, grande cara). Mensalmente nos encontrávamos no VIPizza. Foi a primeira vez (92) que vi o poder dessa mídia: arregalei os olhos ao ver meu filho de 16 batendo papo com um argentino de 70. Já eram amigos sem saberem a idade. Cross-generation. E a Lívia não tinha nascido.



Monochrome-bbs.png

Sérgio Storch

unread,
Aug 6, 2011, 1:14:10 PM8/6/11
to thac...@googlegroups.com
Luiz Carlos, essa tela é um tesouro!

Acho que precisamos contar essa história!!! Isso dá um baita livro sobre a pré-história da internet no Brasil: você, o PCB, o Mandic, o Carlos Afonso (vulgo CA, que criou a Alternex com o Betinho), o Carlos Seabra (que começou antes ainda, no videotexto), quem mais? Topa esse projeto?

Já vou começar falando com o PCB, com o Seabra e com o CA. Penso uma coisa transgeracional, que pegue também as impressões que nossos filhos trazem daqueles momentos. Quem é a pessoa mais "antiga" que você conhece que viveu aquilo?

Vá dando tratos à bola para identificar outros atores. A Léa, minha ex, publicou um livro naquela época, que acabei de constatar a disponibilidade de 18 exemplares na Estante Virtual. Modéstia à parte (pela minha quota de inspiração), tem valor histórico. E partes dele talvez possam fazer parte do livro.

Lea Waidergorn Storch, 1995

Um abraço

Sérgio Storch
CONTENT DIGITAL
11-3666.9005, 11-9753.9701
www.sergiostorch.com
www.contentdigital.com.br



--
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "Transparência Hacker" dos Grupos do Google.
Para postar neste grupo, envie um e-mail para thac...@googlegroups.com.
Para cancelar a inscrição nesse grupo, envie um e-mail para thackday+u...@googlegroups.com.
Para obter mais opções, visite esse grupo em http://groups.google.com/group/thackday?hl=pt-BR.

Monochrome-bbs.png

andre luiz

unread,
Aug 6, 2011, 1:40:52 PM8/6/11
to thac...@googlegroups.com
foram fundo agora... tocaram o sentimento
andré
Monochrome-bbs.png

Raquel Gatto

unread,
Aug 6, 2011, 8:48:42 PM8/6/11
to thac...@googlegroups.com
Pessoal,
esse assunto me interessa muito!! Confesso que era criança nessa época e não conhecia muito além do Atari, mas sempre tive curiosidade em buscar um pouco dessa história, começou para o meu mestrado e foi evoluindo...Assim,  um dos projetos que cuido no NIC.br é exatamente a elaboração de um livro sobre a História da Internet no Brasil, desde as redes acadêmicas. A idéia é recontar essa história por quem participou (e fez a história!). Tem depoimentos do PCB, do C.A., Mandic e muitos outros. O texto já está na edição - em breve mais novidades ;) Mas com certeza tem muitas outras histórias como do Sérgio, Luiz Carlos, André (e os filhos) que participaram dessa história. Se toparem, podemos conversar para ver o que podemos fazer :)
[]s Raquel
Monochrome-bbs.png

Sérgio Storch

unread,
Aug 6, 2011, 10:23:07 PM8/6/11
to thac...@googlegroups.com
Eu topo.
Raquel, você que está já nesse embalo da dissertação, topa conduzir isso?
Só copiando aqui os emails dos outros que o André tinha copiado, não perdermos o rastro: more...@nic.br, "ex-alunos do CEPTRO.br" <alu...@ceptro.br>, spa...@gmail.com

Posso dar tb a pista de uma advogada brilhante, que na época era programadora de Atari.
Monochrome-bbs.png

Luiz Carlos V Silva

unread,
Aug 7, 2011, 11:54:51 AM8/7/11
to thac...@googlegroups.com
Oi Sergio,
 
Complementando,  muitos sysops de igual valor foram importantes, mas o grande maestro foi o Clovis Lacerda que nos incentivou a montar a RBT, pois precisávamos de uma estrutura de organização para efetivamente trabalhar em rede, criando o programa Mail Gate, conectado ao mundo com compromisso de contínuidade.
 
Meu papel nessa história sempre foi de incentivador cuidando da parte burocrática. O bacana é que ninguem pode ser considerado mais importante, por se tratar de uma ação coletiva que só funcionava se todo o grupo colaborasse.
 
O trabalho da Raquel é muito importante para contar a história, pois muitos não tiveram a oportunidade de conhecer a evolução para chegar no que seria hoje a internet. Esses links já ajudam um pouco nesse trabalho. Poderíamos encontrar alguns protagonistas que estão por aí para dar seu depoimento.
 
Agora Sergio,  seguindo seu interesse, o que acha de montar um projeto para colocar no Catarse, buscando a participação de todos que ajudaram efetivamente da montagem da Rede Fidonet direta ou indiretamente. A idéia seria montar a rede virtual, vários BBSs nas mais diversas plataformas, explicando didáticamente como funcionava, sendo acessado por máquinas antigas nas plataformas existentes na época? Montar um museu itinerante....
 
Eu tentaria resgatar os disquetes que tinham o Remote Access, modems, computadores, que doei para um sysop que ia preservar para mostrar no futuro. Buscar doações dos antigos sysops......
 
Seria resgatar a história da Internet..
 
E aí???
 
Luiz Carlos 

Pedro Markun

unread,
Aug 7, 2011, 12:14:34 PM8/7/11
to thac...@googlegroups.com
Caros,

acho sensacional a iniciativa. Eu vivi as BBSes muito de leve... logo chegou a web e o mundo parecia mais interessante.

Mas é um história fantastica, valia ser contada e acho que tem reflexões interessantes pra tirar dai.

abs,
Pedro Markun
ps: Alguém chegou a pensar em montar BBS hoje? Uma BBS THacker? :P
ps2: Tenho na gaveta a idéia de escrever 'a história social do IRC' e como toda uma geração de floripa foi influenciada fortemente por essa tecnologia e tem sua própria 'crise do séc 3' com intrigas, paixões e o surgimento de uma nova tecnologia =P

2011/8/7 Luiz Carlos V Silva <spa...@gmail.com>

Sérgio Storch

unread,
Aug 7, 2011, 1:22:56 PM8/7/11
to thac...@googlegroups.com
A discussão me fez lembrar mais detalhes da pré-história, em nível global.
Na época em que tínhamos aqui essa rede de BBSs, o video texto e a Alternex, os EUA já iam léguas adiante com a Compuserve, a Prodigy (da IBM) e a AOL (era a caçula, mais simpática). E já havia uma boa literatura sobre comportamento na mídia virtual, que se encontrava nas bibliotecas (em catálogos impressos, claro) na categoria chamada Computer Mediated Communication. Meu favorito era (e acho que ainda é...) "Connections: new ways of working in the networked organization", de Sarah Kiesler e Lee Sproull (continuam na ativa)

E nas corporações havia o Lotus Notes (maravilha lançada em 1990-91) e um produto para mainframe IBM cujo nome esqueci. Duca! No Brasil foi desenvolvido um pacote pela Nutec, chamado n´Office (avançadíssimo para a época), cuja coordenadora (que pode escrever um capítulo) tive o prazer de conhecer, por coincidência e ambos puxando a memória, na Conferência Internacional sobre Cidades Inovadoras deste ano (claro, totalmente em outra...). Eu adoraria contar no livro uma historinha de David e Golias pré-Web (1993), quando euzinho, com um software de busca  textual e hipertexto pré-google, que se vendia em disquetes, derrubei num dos grandes bancos um software de mainframe que custava uma grana preta.

Raquel, zimbora (pra quem não sabe, zimbora vem de Zimbo Trio, dos anos 60)! Seja você a líder do bando de gansos, e vai ter outros gansos pra ir trocando de posição.

Vamos fazer no wiki way? Posso falar mais sobre isso. É o meu tesão.

Luiz Carlos V Silva

unread,
Aug 7, 2011, 1:54:16 PM8/7/11
to thac...@googlegroups.com
Oi Pedro,
 
A proposta realmente é conseguir acordar os "monstros" adormecidos e relembrar de como tudo o que foi feito no passado serviu de base para nosso presente e futuro...
 
Que sabe com um projeto no Catarse consigamos montar não só um BBS THacker mas uma rede em que um PC, converse com um Apple, com um Atari, com um Amiga, e outros que tinham um gerenciador de BBS.
 
Vou tentar encontrar o Clovis Lacerda e outros ativistas da época. Aqui na lista tambem tem muitos que podem encaminhar essa pesquisa.
 
Luiz Carlos

Tulio Macedo

unread,
Aug 7, 2011, 6:33:26 PM8/7/11
to thac...@googlegroups.com
É uma conversa q tá ótima de acompanhar. Na época das BBS's ñ tinha pc, pegava carona na casa de um primo, depois, com as primeiras versões do Netscape e IE, antes da guerra dos navegadores estourar, tinha um recém montado laboratório de informática  na Universidade onde pude realmente ver tudo acontecer, participar, usar muito IRC, antes do icq deslanchar, mesmo q sua lista de contatos fosse um arquivo local e ñ no servidor.

Tive a sorte de apenas 1 ano depois de comprar meu 1º pc, ser apresentado ao Linux e nunca mais ter largado dele, ainda complicado de usar, interface gráfica pobre, sem reconhecer muito hardware, tinha q instalar na mão a placa de som e o modem. Bons tempos.

Raquel Gatto

unread,
Aug 7, 2011, 7:59:41 PM8/7/11
to thac...@googlegroups.com
Opa, vambora sim, Sergio! Começar com uma wiki parece legal, dá para usar o material dessa thread e avançar com as histórias da galera...colocar as capturas de tela, fazer uns vídeos com vocês, buscar mais gente para contar a história (aliás, adorei saber da advogada programadora, dá esperança para mim rsrs e acho que a Ceci, nossa japa querida da lista tb!).
Amanhã eu monto algo para dar o start e dissemino na lista!
Tá realmente legal acompanhar essas histórias :)

Evandro Oliveira

unread,
Aug 7, 2011, 9:29:43 PM8/7/11
to thac...@googlegroups.com
Mosaic era o navegador...

No Rio Grande do Sul, uma provedora (nao sei se a via-rs ou a tche) está
desativando seu último banco de modens que permitia (ou ainda permite)
acesso discado.

Sei de alguns lugares que ainda tem roteadores e banco de modens para
acesso discado, como nas BBSs...

Em 7 de agosto de 2011 19:33, Tulio Macedo <tuli...@gmail.com> escreveu:
É uma conversa q tá ótima de acompanhar. Na época das BBS's ñ tinha pc, pegava carona na casa de um primo, depois, com as primeiras versões do Netscape e IE, antes da guerra dos navegadores estourar, tinha um recém montado laboratório de informática  na Universidade onde pude realmente ver tudo acontecer, participar, usar muito IRC, antes do icq deslanchar, mesmo q sua lista de contatos fosse um arquivo local e ñ no servidor.

Tive a sorte de apenas 1 ano depois de comprar meu 1º pc, ser apresentado ao Linux e nunca mais ter largado dele, ainda complicado de usar, interface gráfica pobre, sem reconhecer muito hardware, tinha q instalar na mão a placa de som e o modem. Bons tempos.



Ainda tenho alguns sw desta época... a maioria em disquetes de 3 1/2 e dá para
ler... outros, em disquete 5 1/4 não consigo lê-los para reinstalar alguns sw.
 
--
abs,

Evandro Oliveira
Beagá - MG
(31) 9982-0221
Brasília - DF
(61) 9299-6229

Tulio Macedo

unread,
Aug 7, 2011, 11:08:30 PM8/7/11
to thac...@googlegroups.com
Meus dados dessa época já se perderam no aprendizado com backups e formatações mal feitas, ficou apenas a memória, nem disquetes tenho mais, apenas os vários tipos de caixas protetoras q comprei q duraram mais q os disquetes q elas protegiam.

Guardava nºs de provedores discados, pra ter como conectar se algo desse errado, tempos depois pra conectar em emergências qdo surgiram os grátis.

--

Luiz Carlos V Silva

unread,
Aug 7, 2011, 11:58:51 PM8/7/11
to thac...@googlegroups.com
Oi Tulio,

Segue aqui links da relação dos BBSs. Certamente voce acessou um deles:

http://catalisando.com/infoetc/181.htm
http://catalisando.com/infoetc/182.htm
http://catalisando.com/infoetc/183.htm
http://catalisando.com/infoetc/184.htm

Quem cuidava dessa lista era o Flavio Lucarelli do Lucanet BBS.

Luiz Carlos

Tulio Macedo

unread,
Aug 10, 2011, 2:08:38 AM8/10/11
to thac...@googlegroups.com
Luiz,

Reconheci poucos, a memória já me falta, mas foi bom ver. Acessei a página acima na hierarquia e tem muita coisa interessante, as coisas eram tão diferentes, um artigo falando de inviabilidade de grana pra comprar disquetes pra armazenar tantas informações, poderia comprar um produto novíssimo, CD, outra era.

--

Cecilia Tanaka

unread,
Sep 29, 2011, 9:05:27 PM9/29/11
to thac...@googlegroups.com
Opa, já que estou atrasadinha e perdi a conversa, estou "upando" esta thread propositalmente! :D

Como estão os compilados de histórias sobre BBS e afins, Raquel lindinha? Quer ajuda? #curiosa #intrometida ;D

Estou louca para ouvir o Dr. Demi contando as histórias dele dos primórdios da net! O C.A. também seria uma excelente fonte de causos! Poxa, nunca mais o encontrei por aí, peninha... Muito fofo, gentil e sempre com cheirinho de criança! S2 S2 S2

Beijos!!!

Ceci, que foi MUITO zoada pelo Duke ao ser vista com um CD... afinal, é tecnologia ultrapassada e ele é da "geração cloud"! ;P
--
"Discordo daquilo que dizes, mas defenderei até a morte o teu direito de o dizeres". - Voltaire

Rafael Maragato

unread,
May 9, 2021, 11:33:44 AM5/9/21
to Transparência Hacker
Olá! Tem alguém aí?
Vivenciei um pouquinho de BBS.
Essa conversa resultou em alguma publicação ou reunião de material?
Atenciosamente,
R.

Cecilia Tanaka

unread,
May 9, 2021, 11:48:08 AM5/9/21
to thac...@googlegroups.com
Oi, Rafael!  Tudo bem?  :)

A. Mandic faleceu há poucos dias.  É impossível pensar em BBS no Brasil sem falar dele e sentir uma certa nostalgia...  :(((

No momento, não sei informar sobre publicações ou materiais disponíveis publicamente, mas, quase uma década depois desta thread ser criada, ainda há muita gente aqui, não se preocupe!  :D

Dou retorno assim que descobrir uma resposta, tudo bem?  :)

Beijinhos desinfetadinhos e abraços apertados para todos!!!  Cuidem-se direitinho, por favor!  <3

Ceci
----------
Loving.  Caring.  Sharing.  Being Excellent To Each Other And To Our Hackerspace.  <3
----------
"Don't let anyone rob you of your imagination, your creativity, or your curiosity.  It's your place in the world; it's your life.  Go on and do all you can with it, and make it the life you want to live."  -  Mae Jemison

Robson Branco

unread,
May 9, 2021, 3:32:47 PM5/9/21
to thac...@googlegroups.com

--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "Transparência Hacker" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para thackday+u...@googlegroups.com.
Para ver essa discussão na Web, acesse https://groups.google.com/d/msgid/thackday/6291b674-db26-421b-92fe-2077ac605866n%40googlegroups.com.
Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages