Site do MINC e direitos de uso

Pedro Markun

to Lista da sociedade civil para discutir a reforma da lei de direitos autorais, Liane Lira, thac...@googlegroups.com
Ronaldo e demais,

estavamos conversando aqui na Transparência Hacker e especificamente sobre a questão portal do MINC e a remoção do CC. Ainda que ache que colocar CC em um site governamental é legal, porque é uma ação afirmativa em direção a cultura livre e a cultura da colaboração... sempre ficamos com aquela rusga de que a informação é pública e é nossa por direito constitucional.

Queriamos propor uma ação nesse sentido, de defender que sitos web governamentais são de domínio público por excelência contradizendo um sem-fim de sites de governo que por opção ou mera desatenção acabam deixando uns 'copyright' no rodapé.

É viável juridicamente isso? Não acho que deva ser a única frente de atuação, mas particularmente para o nosso grupo, interessa mais do que simplesmente reverter uma decisão pontual sobre o site do MINC. E nesse caso, qual o procedimento? Podemos entrar com um pedido juridico da liberação disso?

abs,
Pedro Markun

Liane Lira

to Pedro Markun, Lista da sociedade civil para discutir a reforma da lei de direitos autorais, thac...@googlegroups.com
Sim, através de uma Ação Popular:

CF art. 5º, inc. LXXIII:
Qualquer cidadão é parte legítima para propor ação popular que vise a anular ato lesivo ao patrimônio público ou de entidade de que o Estado participe, à moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico e cultural, ficando o autor, salvo comprovada má-fé, isento de custas judiciais e do ônus da sucumbência;

Também podemos representar no Ministério Público Federal, que é a instituição que defende direitos difusos e coletivos em âmbito federal.

Vamos nessa?

Pedro Belasco

to thac...@googlegroups.com, Pedro Markun, Lista da sociedade civil para discutir a reforma da lei de direitos autorais
Onde eu assino?

--
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "Transparência Hacker" dos Grupos do Google.
Para postar neste grupo, envie um e-mail para thac...@googlegroups.com.

Diego Casaes

to thac...@googlegroups.com, Pedro Markun, Lista da sociedade civil para discutir a reforma da lei de direitos autorais
Enquanto isso:

Baixem e compartilhem!
Diego Casaes
+55 11 9343-6978 | +55 11 3151-5075
Esfera (Casa da Cultura Digital)

Author at Global Voices Online
Translation Editor at Global Voices in Portuguese

Follow me on Twitter: @casaesdiego
For updates in Portuguese, follow @diegocasaes

Daniela B. Silva

to Lista da sociedade civil para discutir a reforma da lei de direitos autorais, thac...@googlegroups.com
Gui e demais, propusemos um papo às 20h, na quarta-feira, na CCD.

Rola?

2011/1/24 Guilherme Varella - Testes e Pesquisas <guil...@idec.org.br>

Concordo. Vamos fazer essa conversa aqui.

abs,

Sent: Monday, January 24, 2011 11:44 AM
Subject: Re: [sociedade-civil] Site do MINC e direitos de uso

O ideal seria que o MP entrasse e as organizações da sociedade civil entrassem com Amicus Curie, acho que teria maior impactoe sairia mais barato, abs

Em 24 de janeiro de 2011 11:41, Guilherme Varella - Testes e Pesquisas <guil...@idec.org.br> escreveu:

Já estávamos pensando nisso desde o ano passado. Acho que podemos entrar, sim. Elaboramos juntos e o Idec entra.

Um ponto: o MPF (São Paulo) se mostrou simpático à causa, especialmente quando o assunto é relacionado a infrações realizadas pela gestão coletiva. Fizemos um ato ano passado na sede do MP. Podemos tentar incentivá-los a estarem juntos.

abs

Guilherme

Sent: Friday, January 21, 2011 10:35 PM

Sera que o IDEC topa?

2011/1/21 Liane Lira <lian...@gmail.com>

Carolina Rossini
Coordinator: OER-Brazil
www.rea.net.br
+ 1 6176979389

*carolina...@gmail.com*

Nenhum vírus encontrado nessa mensagem recebida.
Versão: 8.5.449 / Banco de dados de vírus: 271.1.1/3398 - Data de Lançamento: 01/23/11 07:34:00

Allan Rocha de Souza

Nenhum vírus encontrado nessa mensagem recebida.
Versão: 8.5.449 / Banco de dados de vírus: 271.1.1/3398 - Data de Lançamento: 01/23/11 07:34:00

Diego Casaes

Fabricio C Zuardi

to thac...@googlegroups.com, Pedro Markun, Lista da sociedade civil para discutir a reforma da lei de direitos autorais, Liane Lira
S� por curiosidade... Qual era a CC utilizada no site do Minc antes da
substitui��o pelo texto que est� l�?

O �ltimo cache no archive.org aponta para uma de 2008 non-derivative,
non-commercial. Era este o caso ou mudou-se para uma menos restritiva ao
longo dos anos?

Acho errado simplesmente pedir CC por CC de volta, concordo com o Pedro
que tem que ser no m�nimo CC-BY mas idealmente dom�nio p�blico (PD ou CC0).

[]s

On 1/21/11 2:50 PM, Pedro Markun wrote:
> [...]

> caso, qual o procedimento? Podemos entrar com um pedido juridico da

> libera��o disso?
>
> abs,
> Pedro Markun
>
> --
> Voc� est� recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo
> "Transpar�ncia Hacker" dos Grupos do Google.

> Para postar neste grupo, envie um e-mail para thac...@googlegroups.com.

> Para cancelar a inscri��o nesse grupo, envie um e-mail para
> thackday+u...@googlegroups.com.
> Para obter mais op��es, visite esse grupo em

http://fabricio.org

Patrícia Cornils

to thac...@googlegroups.com
Era http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/2.0/br/deed.pt

Em 27 de janeiro de 2011 10:51, Fabricio C Zuardi <fabr...@fabricio.org> escreveu:
Só por curiosidade... Qual era a CC utilizada no site do Minc antes da substituição pelo texto que está lá?

O último cache no archive.org aponta para uma de 2008 non-derivative, non-commercial. Era este o caso ou mudou-se para uma menos restritiva ao longo dos anos?

Acho errado simplesmente pedir CC por CC de volta, concordo com o Pedro que tem que ser no mínimo CC-BY mas idealmente domínio público (PD ou CC0).

[...]

11 3124-7444 ou 8372-7473

Pedro Markun

to thac...@googlegroups.com
Alias,

CC-NC-ND! E bom ponto pra levantar e ajudar a botar fogo nesse debate. O blog do lula é CC-BY.

abs,
Pedro Markun

Diego Rabatone

to thac...@googlegroups.com
E tem que ser CC-BY na "pior das hipóteses"....

--------------------------------
Diego Rabatone Oliveira

Fabricio C Zuardi

to thac...@googlegroups.com, thac...@googlegroups.com
Concordo, CC-BY no mínimo!

CC0 é o bom.

E mudar a lei para que documentos feitos com dinheiro público voltem ao
domínio público imediatamente após sua publicação seria o ótimo.

On Thu Jan 27 11:01:48 2011, Diego Rabatone wrote:
> [...]

> thac...@googlegroups.com <mailto:thac...@googlegroups.com>.

> Para cancelar a inscrição nesse grupo, envie um e-mail para

Patrícia Cornils

to thac...@googlegroups.com
Poisé, ND por quê ?????????????

andre luiz

to thac...@googlegroups.com
Outro ponto de vista, interessante...

O que está por trás do auê contra Ana de Hollanda?

29 DE JANEIRO DE 2011 - 9H50

Como estou incomodada com uma série de impropriedades que têm sido ditas a torto e a direito, (sobre a decisão da ministra Ana de Hollanda de tirar a licença Creative Commons do site do Ministério) tenho pra mim que essa indignação está mais ligada a uma perda de influência do que malefícios à causa da livre manifestação cultural da rede. Explico a seguir, em etapas (e peço desculpas, pois o texto é longo).
por Lady Rasta, em seu blog
"Politics: A strife of interests masquerading as a contest of principles. The conduct of public affairs for private advantage (Ambrose Bierce, The Devil's Dictionary)"

Fabricio C Zuardi

to thac...@googlegroups.com
o mesmo link mas no blog original da autora (ao inves de num site de reputação questionável):

Sergio Rosa

to thac...@googlegroups.com
Vale a pena ler os comentários desse post.

abcs

Sérgio

andre luiz

to thac...@googlegroups.com
Fabricio,
Obrigado pelo link do blog original da autora.
Eu não importo com as cores, azul, branco ou vermelho...rsrsrs, somente com o conteúdo.
abs
andré luiz