Pesquisa sobre SPED.

elton zierhut

to SPED - Sistema Público de Escrituração Digital
Boa noite, Senhores.

Estou concluindo minha pós-graduação em Gestão da TI. Para isto estou realizando um trabalho com tema SPED e NF-e.
Estou realizando um pesquisa sobre as dificuldades que encontramos nas diversas áreas, gostaria de pedir que respondessem esta pesquisa.

Anexo questionário.

Grato.

Att.
--Elton João Zierhut--
msn:elton_...@yahoo.com.br

Pesquisa.docx

Gilmar Silva

to sped...@googlegroups.com

Bom dia, segue pesquisa em anexo.

--
Você recebeu esta mensagem por ter se inscrito no grupo do Google
Groups "SPED - Sistema Público de Escrituração Digital".

Para postar uma mensagem no grupo, envir um email para sped...@googlegroups.com

Para sair do grupo, envie uma mensagem para
sped-nfe+u...@googlegroups.com

Mais opções, visite o grupo em
http://groups.google.com/group/sped-nfe?hl=pt-BR

Pesquisa.docx

André Faxina

to sped...@googlegroups.com
não consegui abrir o anexo!!!!

Atenciosamente.

André Faxina
GVM Sistemas
www.gvmsistemas.com.br
an...@gvmsistemas.com.br
14-2104-7800
--
[...]

__________ Informação do ESET Smart Security, versão da vacina 5171 (20100604) __________

A mensagem foi verificada pelo ESET Smart Security.

http://www.eset.com

otto...@terra.com.br

to sped...@googlegroups.com
Embora seja um formato mais moderno do Office da MS, com o BR Office (Writer) versão 3.x abre (eu abrí). O BR Office, embora da Sun (agora Oracle) é de uso gratuito, e me parece estava sendo transferido para "open source". Chama-se BR Office porque alguém já tinha registrado o nome oficial "Open Office" no Brasil, e a Sun não concordou com a chantagem.

100+

Otto

On Sex 4/06/10 09:13 , André Faxina andre...@gmail.com sent:

E-mail verificado pelo Terra Anti-Spam.
Para classificar esta mensagem como spam ou não spam, clique aqui.
Verifique periodicamente a pasta Spam para garantir que apenas mensagens
indesejadas sejam classificadas como Spam.

elton zierhut

to sped...@googlegroups.com
Olá...

Estou mandou novamente o arquivo no FORMATO DOC.

Grato pela ajuda de todos!

Att.
--Elton João Zierhut--
msn:elton_...@yahoo.com.br
Pesquisa.doc

Jurânio Monteiro

to sped...@googlegroups.com
Elton,

Apenas uma dica quando fores fazer uma pesquisa: o Google Doc´s tem uma ferramenta chamada "Formulários" é lá é possível elaborar uma pesquisa e tabulá-la, AUTOMATICAMENTE.
Simples e genial, além de evitar o vai-e-vêm de mensagens, organizá-las, etc., etc..

Fica a dica!

E vou responder a tua pesquisa em breve.

Abraços!

Jurânio Monteiro
jur...@gmail.com

"Qualidade significa fazer o certo quando ninguém está olhando" Henry Ford.

Antes de imprimir este, pense na sua responsabilidade ambiental.

elton zierhut

to sped...@googlegroups.com
Bom dia Senhores.

Se mais alguém fizer a gentileza de responder esta pesquisa, fico muito grato.
Pesquisa.doc

Michel Guedes Campos

to sped...@googlegroups.com

Segue anexo.

Michel Guedes Campos

(65) 9968-5303

(65) 3685-2471

WG3 - Informatica & Consultoria

Pesquisa.docx

Marcos Soares

to sped...@googlegroups.com
Marcos Soares
Analista/Desenvolvedor de Sistemas
Pesquisa.doc

Francisco Assis Neves

to sped...@googlegroups.com

FRANCISCO DE ASSIS NEVES
+55 47 9607 5476
+55 47 3363 9420

From: eltonz...@gmail.com
Date: Mon, 7 Jun 2010 07:59:33 -0300
Subject: Re: [SPED] Pesquisa sobre SPED.
To: sped...@googlegroups.com
O SEU NAVEGADOR PODE TE PROTEGER DE FRAUDES NA WEB. VEJA DICAS DE INTERNET EXPLORER 8
Pesquisa[1].doc

Phulano (G)

to sped...@googlegroups.com
boa noite...
recebi, de um amigo, a pergunta abaixo.

.....  a empresa
    q nao fez a opcao pelo sistema contabil RTT , nao precisa seguir as contas do plano padrao
    do governo , isto é verdade ou e papo furado ????

o q eh esse rtt ?  alguem sabe ?

Posso não lembrar, mas esquecer......Jamais

__________ Information from ESET Smart Security, version of virus signature database 5188 (20100610) __________

http://www.eset.com

OttoFuch

to sped...@googlegroups.com
"contas do plano padrão do governo" seria o Plano de Contas Padrão RFB (que não se aplica a instituições financeiras e seguradoras, que tem planos padrões próprios, respectivamente do Banco Central do Brasil, e, se eu não estiver enganado, da Susep)?

100+

Otto

Renato

to sped...@googlegroups.com
Papo furado.
O Regime Tributário de Transição é uma maneira de contabilizar valores que de uma maneira ou outra afetaram/afetam os resultados da empresa devido a implantação da nova legislação contábil.
A opção pelo RTT deveria ter sido feita na declaração de IRPJ de 2009, ano calendário de 2008, sendo que se feita a opção, seria obrigatória também no ano calendário de 2009.
O plano de contas padrão é obrigatório p/as empresas que precisam entregar a ECD.
Sem o plano de contas padrão, não há como gerar a ECD, não importando se foi feita a opção pelo RTT ou não.
to sped...@googlegroups.com
Renato,

Apenas uma correção: o Plano de Contas Referencial na ECD não é obrigatório.
Por tratar-se de uma obrigação SOCIETÁRIA, a RFB não pode legislar sobre a obrigatoriedade dos registros neste caso.
Já o FCONT - onde se informam as contas que sofreram ajustes da lei 11.638/07 - este sim, por ser uma obrigação FISCAL, tem a obrigatoriedade de apresentar o Plano de Contas Referencial.

[...]

OttoFuch

to sped...@googlegroups.com
Um adendo:
O Plano de Contas Referencial RFB não é societário, e sim, pertence à receita Federal. O conteudo do registro I051 é um filtro que faz a ligação entre as contas do plano de contas da empresa e o plano de contas referencial da RFB, conta por conta. Além do Pano de Contas Referencial RFB, conforme a natureza da empresa, existe o do Banco Central para as instituições financeiras (COSIF). Já a estrutura do plano de contas de cada empresa ou entidade contábil é definido por ela mesma. Havia (não sei se ainda há) planos de contas padronizados para empresas de aviação e para ferrovias.

Consta do Ajuda do validador do SPED contábil:

1.3.     RNG1.11.5 Tabela de Entidades Responsáveis pela Manutenção do Plano de Contas Referencial
Código   Descrição
10   Secretaria da Receita Federal
20   Banco Central do Brasil (Cosif)

Este código deve constar do campo COD_ENT_REF do registro I051 - Plano de Contas Referencial

100+

Otto

to sped...@googlegroups.com
Não é adaptar. Aliás já li várias vezes a recomendação de não adaptar o plano de contas da empresa ao plano de contas referencial da Receita Federal, pois se este último mudar em alguma coisa, a empresa tem que alterar também o seu plano de contas. Mas como está, há necessidade de apenas mudar algumas linhas na tabela em que está armazenado o "registro I051". O registro I051 é o elo de ligação entre o plano de contas da empresa e o plano de contas referencial da Receita Federal do Brasil (RFB).

Entendo o desejo de adiar o máximo possível a elaboração dos dados do registro I051. Realmente é um trabalho muito chato, ainda mais que o plano de contas referencial é "onibus", tem muitos passageiros: empresas agrícolas, hospitalares, sem fins lucrativos além das empresas "comuns". O "custo da mercadoria vendida ou do serviço prestado" foi para o código iniciado por 5, e da primeira vez "comí mosca" ao não perceber isto. Na relação Referencial (R) e plando de contas de Empresa (E) é desejavel que a relação seja semprea
um R para um E
um R para muitos E
mas nunca
um E para muitos R
pois nesse caso o E tem que ser desdobrado, e pode dar muito trabalho para um ano inteiro.
Um exemplo muito simples:
A empresa usa uma conta Despesas com Previdência Social e FGTS em seu plano de contas, enquanto que o Plano de Contas Referencial (PCREF daquí em diante) exige a separação em contas separadas: uma de Previdência Social e outra de FGTS. Não é possível, neste caso, fazer o DePara sem ajustar o plano de contas e todos lançamento do período da empresa.

Se o registro I051 for mesmo opcional, e possívelmente é (no FCONT é obrigatório) , assim mesmo é recomendável preparar o mesmo agora, adquirindo-se experiência e fazendo-se os pequenos ajustes que sempre surgem no ano seguinta quando já for obrigatório. Não é por coincidência que LALU aparece no arquivo do FCONT.

[]´s

Otto

Renato

to sped...@googlegroups.com
Acho que me expressei mal: cada empresa tem o seu plano de contas particular.
Na ECD o contador deve buscar a melhor classificação contábil possível no momento de preenchimento do SPED, fazendo o relacionamento do plano de contas da empresa c/o plano de contas referencial, o que nem sempre é possível devido a particularidade de cada empresa e a generalidade do plano referencial.

Simplicio, Julio

to sped...@googlegroups.com

Ok. compartilho com o mesmo entendimento.

Abs

Julio Cesar Simplicio
Tax Coordinator
Direct Phone: +55 11 3028- 6786

julio.s...@sig.biz

Atenção: Nossos prefixos mudaram.

Attention: The first four digits of our telephone numbers have changed

SIG Combibloc do Brasil Ltda.
Edifício Millennium
Av. Chedid Jafet, 222 - Cj. 42 - Torre B
04551-065- São Paulo - Brazil

Phone:+55 11 3028 6744 ; Fax: +55 11 3028 6745
www.sig.biz/brasil

P please don't print this e-mail unless you really need to.

to sped...@googlegroups.com
Renato,

Tens razão: há sim dificuldade em se fazer o DE-PARA, mas - cedo ou tarde - as empresas terão de fazê-lo (leia-se e-LALUR).
Apenas fechando a questão da obrigatoriedade, veja o que está na FAQ da ECD:

==============================================================================================
Plano de Contas Referencial

Conforme as regras de validação (anexo ao Ato Declaratório Cofis nº 36/07), o registro I051 não é obrigatório.

É um plano de contas, elaborado com base na DIPJ.
Tem por finalidade estabelecer uma relação (um DE-PARA) entre as contas analíticas do plano de contas da empresa e um padrão, possibilitando a eliminação de fichas da DIPJ. O e-Lalur (Livro Eletrônico de Apuração do Lucro Real, um dos projetos do Sped) importará dados da escrituração contábil digital e montará um “rascunho” correspondente a várias das fichas hoje existentes na DIPJ.
Assim, quanto mais precisa for sua indicação dos códigos das contas referenciais no registro I051, menor o trabalho no preenchimento do e-Lalur. Quaisquer equívocos na indicação do plano de contas referencial poderão ser corrigidos no e-Lalur.

As empresas em geral devem usar plano referencial divulgado pela Receita Federal pelo Ato Declaratório Cofis nº 20/09 (observe que os códigos do plano anterior fazem parte do novo e, tendo havido alteração, a data de fim de validade foi está preenchida). Ma escrituração de ano de 2008, ambos os planos são aceitos.

As financeiras utilizam o Cosif e as seguradoras não precisam informar o registro I051.

==============================================================================================

Mas cabe salientar que, não obrigatório, não significa que não se deve apresentar.
Apresentá-lo, digamos, é o "ótimo" no processo como um todo.

Renato

to sped...@googlegroups.com
É isso ai Jurânio.
Eu tenho a impressão de que o SPED é só o começo: hoje a entrega é anual, mas isso deverá passar p/mensal ou até mesmo no ato da operação, como no caso da NFe.
Por um lado é bom pois estudamos e aprendemos muito c/isso, mas por outro é uma correria danada, explicações superficiais, enfim, muita desinformação.
Se não fossem estes grupos de discussão, creio que muita gente (eu incluso) ainda estaria pelo caminho, tentando aprender como montar os arquivos.

Grande abraço.

Tiago L.

to sped...@googlegroups.com
Pode ser atrazado?

Tiago

2010/6/8 Francisco Assis Neves <fassi...@hotmail.com>
Pesquisa[1].docx

elton zierhut

to sped...@googlegroups.com
por favor.... está aberta a pesquisa até 15 de julho! fico muito grato!