2º Encontro SP-GTUG

Paulo Fernandes

to sp-...@googlegroups.com, Leandro Viu
Olá a todos.

Peço desculpas pela demora em reportar o que aconteceu no ultimo encontro do grupo.

Neste encontro discutimos algumas situações, possibilidades, locais para encontros e falamos um pouco sobre as tecnologias do google.

Discutimos sobre o que precisamos fazer para que o grupo cresça e seja reconhecido e chegamos a conclusão de que precisamos de encontros mensais ou com maior intensidade e de materiais (post, artigos, novidades) sobre o Google.

Abaixo segue uma lista de locais que os participantes do grupo sugeriram para os próximos encontros
Voice Technology - Local: Centro - 25 pessoas
Globalcode - Local: Paraiso - 50 pessoas ou mais

Teve estes outros locais que os membros ficaram de averiguar as possibilidades.
FATEC - ? ( Masa )
Mackenzie - ? ( Rafael )
Paralelo - ? ( Tamires )

No próximo encontro que será realizado em março ( falta só definir o local e dia exato ) teremos um bate-papo sobre as tecnologias abaixo:

Eric - Adwords
Deise - Adsense
Rodrigo - Android
Robson Dantas - Open Social [ indicado pelo Eric ]
Paulo - Overview das principais tecnologias Google
Fabio - Open Social, Maps, AppEngine
Octavio - Wave, Chrome
Masa - Python no AppEngine

No encontro foram levantadas questões antigas, como:
- Camisa para o grupo
- Posts no site
- Artigo falando sobre o iGoogle
- Post sobre google docs

O Rafael Vilarinho se prontificou a ser o responsável pelas publicações no blog, mas para isso ele precisa que nós, integrantes, do grupo mandemos artigos, posts, etc.. para ele publicar.

Outro ponto importante que conversei com o Masa durante o almoço é que os alunos dele precisam de um projeto para o TCC, ele me perguntou sobre o nosso sistema para administração do site e do grupo e me disse que esse sistema talvez possa ser um bom projeto para seus alunos, porém precisa dos detalhes com urgência. ( Victor e Bruno, vocês que estão mais a parte disso poderiam se prontificar e mandar as informações corretas para o Masa )

No final do encontro ficaram algumas pessoas e batemos um papo sobre o AdWords, AdSense, diferença entre SEO e SEM, na realidade foi mais o Eric que falou mas todos que estavam contribuiram para o bate-papo.

Acho que foi isso que aconteceu no grupo, caso tenha mais alguma coisa que esqueci, comentem na mensagem.

Abraço a todos

Paulo Fernandes
http://www.google.com/profiles/paulofernandesjr

Victor

to sp-...@googlegroups.com
Opa Paulo, boa tarde,

Foi uma pena não ter tido a oportunidade de participar deste encontro.

Mas bola para frente vamos marcar o de março e vamos arrepiar.

Quanto ao projeto e ao TCC por favor, Masa, entre em contato direto comigo.

Caso alguém precise de mais alguma informação por favor me procurem na medida do possível tem auxilia-los.

Abraços,
Victor B. Vieira

2010/2/10 Paulo Fernandes <paulofer...@gmail.com>

--
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "sp-gtug" dos Grupos do Google.
Para postar neste grupo, envie um e-mail para sp-...@googlegroups.com.

Rafael Vilarinho Raiol

to sp-...@googlegroups.com
Paulo, conversei com a administração do Mackenzie sobre nossa reunião e eles falaram que precisam dos nomes dos participantes, dia e horário para verificar disponibilidade.

Abraço

[...]

Atenciosamente
Rafael Vilarinho Raiol - http://rafavilar.blogspot.com
11 8624-2328

Paulo Fernandes

to sp-...@googlegroups.com
é dificil ter os nomes Rafael, pois a intenção é ser aberto ao público

Paulo Fernandes
http://www.google.com/profiles/paulofernandesjr

Eric M Gomes

to sp-...@googlegroups.com
Bom... podemos criar uma lista de interessados....

_________________
Eric M Gomes
www.google.com/profiles/ericgomes
twitter.com/ericgomes

Rafael Vilarinho Raiol

to sp-...@googlegroups.com
Sim, seria legal a lista. Também seria legal se fosse estipulada um período de inscrição. Quando acabasse a inscrição, eu entregava a lista, a data e horário do evento para o Mackenzie. Ficaria até mais organizado, certo? Bom, é só uma sugestão gente...

Abraço

Rodrigo Ribeiro

to sp-...@googlegroups.com
Rafael, quantos lugares estão disponíveis para o Mackenzie?

Lembrando que há disponibilidade para que os encontros sejam na Voice Technology também, sem problemas, caso o público seja diminuto (até 25 pessoas).

Estou no aguardo e disponível para o segundo encontro. Vou começar a recolher o material sobre Android em dias...

2010/2/12 Rafael Vilarinho Raiol <rafael...@gmail.com>

Rodrigo Ribeiro.

Blog: http://templariodatecnologia.wordpress.com
Linkedin: http://www.linkedin.com/in/rodrigoribeirorr
Linux User #498077

Rafael Vilarinho Raiol

to sp-...@googlegroups.com
Rodrigo, vou dar uma olhada nisso hoje...na verdade já era para eu ter visto isso..hehe

Ai eu passo a resposta pra vocês, hoje mesmo.

Rafael Vilarinho Raiol

to sp-...@googlegroups.com
Hum, conversei novamente com o Mack e falaram que precisam pelo menos de uma quantidade de pessoas, não precisa ser necessariamente os nomes. Devemos entregar alguma informação referente ao evento, como data, horário e algum texto descrevendo o assunto da reunião. Desculpa o atraso com a resposta.

Rodrigo Ribeiro

to sp-...@googlegroups.com
Que isso...! Valeu pela prestatividade!

Só mais algumas questões (se for possível resposta, é claro):

Essas salas disponíveis contém recursos multimídia (projetor, tela branca para projetar), internet wi-fi e computadores?

Aguardamos resposta!

Rafael Vilarinho Raiol

to sp-...@googlegroups.com
Sim, Rodrigo. Possue um computador para usar o Datashow, com tela branca, e internet wi-fi em todas as salas.

Eric M Gomes

to sp-...@googlegroups.com
E ae, pessoal? Blz?

Vamos marcar a data do próximo encontro?

Eu posso falar de AdWords como já fiz antes. Talvez eu prepare uma apresentação pra nos basearmos.

Quem mais já pode apresentar algo pra daqui 2 semanas mais ou menos?

Abrassss

_____________
Eric M Gomes

Paulo Fernandes

to sp-...@googlegroups.com
Eric, qual seria o tempo da sua apresentação?

Paulo Fernandes
http://www.google.com/profiles/paulofernandesjr

Eric M Gomes

to sp-...@googlegroups.com
Oi, Paulo.

Que tal estipularmos 1 hora e meia pra cada apresentação ?

Acho que as apresentações pode seguir este formato:
  1. apresentar o assunto (30 mins)
  2. mostrar exemplos e sites relacionados (15 mins)
  3. mostrar algum código (15 mins)
  4. tirar dúvidas (15 mins)
  5. estimular um debate amigável entre os participantes (15 mins)

Abraço!

_________________
Eric M Gomes
www.google.com/profiles/ericgomes
twitter.com/ericgomes

Paulo Fernandes

to sp-...@googlegroups.com
Acho bem legal assim Eric

Onde poderiamos marcar?

Alguém sugere algum lugar? Alguém faz idéia de quantas pessoas mais ou menos iriam?

Abraço

Rafael Vilarinho Raiol

to sp-...@googlegroups.com
Olá, Eric

Não seria legal aumentarmos o tempo de debate?

Paulo Fernandes

to sp-...@googlegroups.com
Rafael, a idéia é alguém mais apresentar, por isso o curto tempo

Abraço

Paulo Fernandes
http://www.google.com/profiles/paulofernandesjr

Rodrigo Ribeiro

Rodrigo Ribeiro

to sp-...@googlegroups.com
Sobre o local a Voice Technology se encontra disponível, sendo o máximo de participantes 25 pessoas...só avisar que reservo a sala...

Robson Dantas

to sp-...@googlegroups.com
Eu posso falar de Opensocial. Tenho material feito sobre a plataforma e podemos até fazer uma sessão de codificação.

abs

Robson Dantas

Paulo Fernandes

to sp-...@googlegroups.com
Robson Dantas e Rodrigo Ribeiro

quanto tempo de apresentação mais ou menos?

Paulo Fernandes
http://www.google.com/profiles/paulofernandesjr

Paulo Fernandes

to sp-...@googlegroups.com
A respeito do local, o ideal seria estimar mais ou menos a quantidade de pessoas

pois muitos se escrevem e na hora não comparecem, com um limite de 25 pessoas acho que fica complicado né?

o que vocês acham?

Paulo Fernandes
http://www.google.com/profiles/paulofernandesjr

Robson Dantas

to sp-...@googlegroups.com
Paulo,

Estou de acordo com o Eric. Acredito que 1:30 de apresentação seja suficiente.

abs

Robson Dantas

Rodrigo Ribeiro

to sp-...@googlegroups.com
1:30 de apresentação no máximo!

Rafael Vilarinho Raiol

Eric M Gomes

to sp-...@googlegroups.com
Acho q podemos ter 2 apresentações por encontro... entre 19:30 e 23:00 .

_____________
Eric M Gomes

Paulo Fernandes

to sp-...@googlegroups.com
Acho que acabar as 23 horas é tarde

Fazendo dessa forma, muita gente irá embora antes

O ideal seria começar por volta das 19:00 e acabar as 22:00

Assim seria o ideal

Paulo Fernandes
http://www.google.com/profiles/paulofernandesjr

Felipe Firmo

to sp-...@googlegroups.com
Posso falar um pouco sobre google apps.

Felipe Firmo

2010/2/17 Eric M Gomes <eric...@gmail.com>
Acho q podemos ter 2 apresentações por encontro... entre 19:30 e 23:00 .

Paulo Fernandes

to sp-...@googlegroups.com
O que seria em especifico Felipe?

Paulo Fernandes
http://www.google.com/profiles/paulofernandesjr

Felipe Firmo

to sp-...@googlegroups.com
Google apps é um pacote de serviço para empresas. A versão Free disponibiliza e-mail (gmail), calendário (google calendar), Google Docs e Google Sites.

Então, sem nenhum custo de manutenção, você pode:
  • Hospedar um site simples e/ou intranet com ou sem controle de acesso (Google Sites);
  • Ter até 50 contas de e-mail (Gmail);
  • Compartilhar calendário entre as pessoas da empresa (Google Calendar);
  • Criar e compartilhar documentos sem a necessidade de licenças de softwares de escritório (Google Docs);
Em resumo é isso, respondi sua pergunta?

Felipe Firmo

Paulo Fernandes

to sp-...@googlegroups.com
Respondeu sim

é que Google Apps é algo meio extenso [na minha opinião] para o escopo de 1:30 que estamos definindo, mas acho que dá para falar sim algo superficial

Rodrigo Ribeiro

to sp-...@googlegroups.com
Vocês definiram se será noturno mesmo? Eu tenho preferência por sábado, acho que seria interessante fazer uma votação ou abrir uma enquete para ver uma data e horário pro pessoal participar.

Não tenho problemas com o horário noturno, mas acho interessante ouvir a galera tb....

2010/2/17 Paulo Fernandes <paulofer...@gmail.com>

Rafael Vilarinho Raiol

to sp-...@googlegroups.com
Eu só tenho disponibilidade aos sábados também. Seria interessante ver a agenda de quem vai dar as palestras também.

Abraço

Paulo Fernandes

to sp-...@googlegroups.com
Agradar a todos acho muito dificil, bem provavel que muita gente não consiga participar, mesmo sendo a noite ou aos sabados

Na minha opinião o ideal é que seja em data que o palestrante tenha disponibilidade

Qual a opinião de vocês?

Abraço

Rafael Vilarinho Raiol

to sp-...@googlegroups.com
Concordo com você, Paulo. A prioridade é os palestrantes.

Rodrigo Ribeiro

to sp-...@googlegroups.com
Eu tenho preferência por sábado, mas não tenho aversão a semana, por mim também poderia ser...

Eric M Gomes

to sp-...@googlegroups.com
Eu posso qualquer dia 'a noite e qualquer horário aos sábados.

Eric M Gomes

Felipe Firmo

to sp-...@googlegroups.com
Não seria o caso de colocar uma votação no site? Se conseguirmos colocar uma data e o assunto seria ainda melhor.