Instalar Kde 4.2.3 junto com Kde 3.5.10 !

4 views
Skip to first unread message

Jhonatam - SLMT -SLOG

unread,
Jun 21, 2009, 6:56:56 AM6/21/09
to Slackware Users Group - Brazil
saudacoes galera tenho um slack 12.2 inslalado no meu not e queria
instalar o kde 4.2.3 nele mas sem perder meu kde 3.5.10 pois ainda nao
me adaptei ao kde4 algem sabe como instalar dessa forma ? obrigado !!

Herbert Faleiros

unread,
Jun 21, 2009, 8:07:02 AM6/21/09
to slack-u...@googlegroups.com

difícil essa hein, mas tem como sim...

Logo que lançaram os primeiros releases da série 4 eu tentei fazer isso (nem
recordo que versão do Slackware estava usando), a solução que encontrei foi
instalar as duas séries sob o /opt, por exemplo, /opt/kde3 e /opt/kde4 e no
momento de carregar o gerenciador escolhido setava/alternava entre dois PATH's
(e afins) distintos pré-configurados (tomando cuidado p/ não haver "overlap"
(sobreposição) de arquivos de configuração, binários e libs).

Funcionou bem, mas como você está usando o 12.2 tem que ter em mente que o
kde3 foi "merged" (mesclado) à árvore /usr, então a solução acima não vai dar
certo (a não ser que recompile seu kde3 e coloque o prefixo dele como descrito
acima).

--
Herbert

David Ferreira - FZ

unread,
Jun 23, 2009, 8:29:24 AM6/23/09
to Slackware Users Group - Brazil
Blz?
aproveitando, logo que saiu o primeiro release do kde 4.x ouvi as
pessoas comentando que ele ainda estava muito instável e com diversas
aplicações sem suporte, hoje ainda está assim? quem já instalou ele no
seu slack 12.2 e colocou como wm principal sente dificuldade ou falta
de algum software? Minha dúvida é pq vi que existem diversas
aplicações sendo 'portadas' para ele, e meio que fiquei sem saber se
as anteriores que funcionavam no kde3.x vão continuar funcionando ou
só quando as mesmas forem portadas para a qt nova.

Valeu

Herbert Faleiros

unread,
Jun 23, 2009, 9:00:09 AM6/23/09
to slack-u...@googlegroups.com
On Tue 23 Jun 2009 09:29:24 David Ferreira - FZ wrote:
> aproveitando, logo que saiu o primeiro release do kde 4.x ouvi as
> pessoas comentando que ele ainda estava muito instável e com diversas
> aplicações sem suporte, hoje ainda está assim? quem já instalou ele no
> seu slack 12.2 e colocou como wm principal sente dificuldade ou falta
> de algum software? Minha dúvida é pq vi que existem diversas
> aplicações sendo 'portadas' para ele, e meio que fiquei sem saber se
> as anteriores que funcionavam no kde3.x vão continuar funcionando ou
> só quando as mesmas forem portadas para a qt nova.

digamos assim: o KDE4 será meio "que empurrado na marra" (você não vai ter
escolha entre o 3 e o 4, o que seria muito interessante se ocorresse).

Como o -current não disponibiliza mais a série 3, isso (KDE4) parece que está
claro, ou seja, Slackware 13 = KDE4 (mesmo cheio de problemas).

Com o tempo é claro que o pessoal do KDE vai resolver aos poucos as coisas (e
o pessoal do Slackware adaptando à distro as especificidades) que não funcionam
e o sistema deles (KDE4) irá se estabilizar, mas estas características são de
algo beta, NUNCA deveria ser disponibilizado como estável numa distro como o
Slackware (o /testing era um bom lugar p/ o KDE4, não deveria ter saído dali).

Outra coisa me recordei e não citei anteriormente, o KDE4 está cheio de
"blocking I/O's", o que é MUUUUITO estranho, parece Windows...

--
Herbert

PS - estou usando o KDE4 desde antes dele entrar no /testing, antes até mesmo
dos SlackBuild's do Workman. Sempre gostei do KDE (e usei), mas como eu disse
antes, KDE4 fui um tiro no pé! (melhorou bastante, quem usa o KDE4 desde os
seus primórdios sabe disso)

Guilherme Lima

unread,
Jun 23, 2009, 10:21:41 AM6/23/09
to slack-u...@googlegroups.com
[cut]

Com o tempo é claro que o pessoal do KDE vai resolver aos poucos as coisas (e
o pessoal do Slackware adaptando à distro as especificidades) que não funcionam
e o sistema deles (KDE4) irá se estabilizar, mas estas características são de
algo beta, NUNCA deveria ser disponibilizado como estável numa distro como o
Slackware (o /testing era um bom lugar p/ o KDE4, não deveria ter saído dali).

Concordo. Testo o KDE4 desde que era 3.X.9, e desde já estava cheio de "encrenquinhas".
 

Outra coisa me recordei e não citei anteriormente, o KDE4 está cheio de
"blocking I/O's", o que é MUUUUITO estranho, parece Windows...

A KDE caiu muito no meu conceito por isso. Antes não usava porque não gostava da interface, mas funcionava e até incentivava clientes e amigos a usar. A interface era intuitiva e sempre ajudava o usuário a entender o que acontecia. Uso o KDE desde o Conectiva 6 (99 ou 2000 eu acho), e nunca tinha me "empolgado muito com ele, mas confesso que era confiável, o que não acontece agora.

[cut]



--

Guilherme de Lima Gontijo
---------------------------------------
GLG - Informática, Redes e Consultoria
Consultor de Segurança em Redes
Consultor em Redes Wireless

Linux User #472210

Graduando em Redes de Comunicação - IFG
---------------------------------------
Gtalk:  kor...@gmail.com
aMSN: limag...@gmail.com
Skype: korosso

Kenjiro Tanaka

unread,
Jun 23, 2009, 1:48:48 PM6/23/09
to slack-u...@googlegroups.com
Eu ainda não testei a versão 4.3 do KDE, mas SUPOSTAMENTE, nessa a coisa deverá melhorar (correção de bugs e implementação de coisas que não estão usáveis ainda).

Mas devemos lembrar que NEM TUDO é culpa do pessoal do KDE. Se o k3b ainda não funciona legal com KDE4 e QT-4, a culpa não é da galera do KDE. O mesmo vale para vários outros Aplicativos que ainda não foram portados para KDE4/QT4.

Estou usando o KDE desde a versão 4.0, sempre compilando do source. Agora estou na versão 4.2.4 e PRA MIM ele está funcionando perfeitamente, sem bugs, explosões nem nada. Mas como eu disse... PRA MIM, para o meu uso. Estou usando o k3b antigo (mantendo kdelibs-3.5.10 e qt-3.3.8b instalados).

Mas acho que o Slackware não deve pular pra versão 13 (COM KDE4) enquanto a galera do k3b não lançar uma versão estável dele, já trabalhando com qt4 e kdelibs4.

Meus "2 cents" no assunto

Kenjiro

Sergio Victorino

unread,
Jun 23, 2009, 2:27:59 PM6/23/09
to slack-u...@googlegroups.com
Opa,

Minha única decepção com relação ao KDE4 não é nem com ele mas sim com o Amarok que está sem os recursos do iPod até que se torne estável o suficiente. Pelo que o pessoal do #amarok na freenode falou, devem retornar isso agora nesse semestre.

Sergio Victorino
su...@unitednerds.org


Linux reg usr: 299757
-----BEGIN GEEK CODE BLOCK-----
Version: 3.1
GIT/B/CM/CS d- s+:+ !a C++++ UL/S/B/H++++$ P++++ L++++ E--- W- N++ o+ K- w-- O- M- V- PE-- Y+ PGP+ t 5 X++ R- tv- b+ DI++ D++ G e++ h-- r++ z++
------END GEEK CODE BLOCK------


2009/6/23 Kenjiro Tanaka <jedi.k...@gmail.com>

Irco

unread,
Jun 23, 2009, 3:28:59 PM6/23/09
to slack-u...@googlegroups.com

Como já ta rendendo muito esse assunto vou da minha opinião:
O slack nunca entrou nessa briga de lançar aplicativos lindinhos só para
chamar a atenção de novos usuários, a principal característica do slack é
distribuir aplicativos completos e estáveis. As outras aplicações sempre
ficavam no /testing quem quiser testar lá está e não será instalado junto
com sistema.

Será que o pessoal do KDE e o Patrick não estão pensando em um kde4 melhor
para o slackware 13, quando digo melhor digo com menos bugs. Já que kde4.0
nem usei muito, o Kde4.2 para mim ta muito estável... consigo usálo para o
dia a dia sem nenhuma complicação!

Quanto as aplicações, tudo evolui, quem ta desenvolvendo uma aplicação não
deve pensar em mante-lo preso.



__________________________________________________
Faça ligações para outros computadores com o novo Yahoo! Messenger
http://br.beta.messenger.yahoo.com/

Herbert Faleiros

unread,
Jun 23, 2009, 9:10:07 PM6/23/09
to slack-u...@googlegroups.com
On Tue 23 Jun 2009 15:27:59 Sergio Victorino wrote:
> Minha única decepção com relação ao KDE4 não é nem com ele mas sim com o
> Amarok que está sem os recursos do iPod até que se torne estável o
> suficiente. Pelo que o pessoal do #amarok na freenode falou, devem retornar
> isso agora nesse semestre.

O suporte ao ipod no amarok praticamente não existe mais. :(

Você consegue exibir e tocar as músicas no amarok (já que o device é um mero
sistema de arquivos montado p/ ele), mas se tentar transferir alguma música p/
o ipod já era a sua coleção (a libgpod até que está atualizada no current).

Apelar p/ o gtkpod não faz muita diferença, pois ele usa um subsistema que
parece que funciona bem só no Gnome.

Acabei de testar com um black e com um mini e em ambos ocorreu o que citei no
início. Tenho aqui também um touch, mas esse até desencanei, porque destravar
com malabarismos que mudam a cada upgrade que a Apple faz cansa... Sim eu sei,
é só não atualizar o ipod, mas não sou quem usa esses brinquedinhos por aqui.
A minha esposa mantém o Vista original do Vaio só p/ usar esses devices.

A Apple já não ajuda (só complica) e agora mesmo com a libgpod não tem muito o
que fazer com o amarok no KDE4. Mais uma funcionalidade do KDE4 com problemas
(nesse caso eu diria ausente). Bom, podem dizer que o amarok é independete,
mas está hospedado sob o kde.org e é distribuído com o KDE4, então p/ mim não
tem muita diferença dizer que está ou não no core do gerenciador a que nos
referimos.

Na versão antiga do amarok (KDE3), com a libgpod atualizada funciona
normalmente em ambos os devices que citei acima.

Alguém tem alguma dica fora o gtkpod e o amarok do KDE4?

--
Herbert

André Vitor

unread,
Jun 24, 2009, 8:33:38 AM6/24/09
to Slackware Users Group - Brazil
Uso o KDE4 aki no meu slack desde a versão 4.1, e a evolução foi
notável. Simplesmente extinguiram os bugs. Pode haver um ou outro aki
ou ali, ow pra certas pessoas/configurações/hardwares, mas, pra mim,
está perfeito. Não é eufemismo, o KDE4.2.4 aqui não apresentou nenhum
bug sequer até hoje, e o kde4.2.3 estava na mesma linha, apenas com
alguns erros extremamente exporádicos, e que não comprometiam a
usabilidade. Quanto ao k3b e o amarok2, esses realmente deixam um
pouco a desejar. O amarok, na última versão corrigiu dezenas de bugs,
o que o tornou quase usável aqui. De qualquer forma, prefiro o
Audacious, com seus plugins, que o torna perfeito. E o k3b está muito
bem tbm, especialmente na versão svn. Se vc não tiver preguiça, pode
compila-lo manualmente ou por algum slackbuild, e verá o que estou
falando. O fato é que uso o K3b svn aqui para produção, e não tenho do
que reclamar.
De resto, o KDE está maravilhoso. Realmente, eles evoluíram MUITO. Não
apenas na questão de bugs, mas na usabilidade e organização. As
configurações estão bem mais organizadas, a questão do plasma, ao meu
ver, é uma sacada genial, deixar tudo como plasmoid e passível de
personalização, a integração com o hardware também está muito boa,
além dos recursos visuais (aka.: desktop 3D) que já vem incluído
nativamente no KWin, o que te permite configurar quase todas akelas
firulas sem instalação de programas adicionais e sem preocupação com
compatibilidade. Realmente, aprovo veementemente a migração da árvore
do slack para o KDE4, que está mais do que estável o suficiente pra
integrar uma distribuição como o slack, com foco na estabilidade.
Essa é minha humilde opinião, um usuário do kde desde a 3.1 e do slack
desde a 8.1

Alisson Ceolin

unread,
Jun 24, 2009, 8:56:06 AM6/24/09
to slack-u...@googlegroups.com
concordo com o Andre Vitor, no 4.2  nao tive dificuldades, tanto no meu note quanto na minha estacao q ainda roda o 12.1.
excepcionalmente algum erro no kwin no desktop, no qual ele para de funcionar.  mas tb nao desligo a maq nunca.

creio que as críticas sao muito boas, mas seria bom expor os problemas q ocorreram, caso contrario fica a impressao, ah tem bug, ah nao funciona... mas nao é dito o que nao funciona corretamente. em qual operacao é que ele esta bugado.

att,
 
Alisson Ceolin

|


De: André Vitor <andre....@gmail.com>
Para: Slackware Users Group - Brazil <slack-u...@googlegroups.com>
Enviadas: Quarta-feira, 24 de Junho de 2009 9:33:38
Assunto: [slack-users] Re: Instalar Kde 4.2.3 junto com Kde 3.5.10 !

Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

Kenjiro Tanaka

unread,
Jun 24, 2009, 6:28:17 PM6/24/09
to slack-u...@googlegroups.com
2009/6/24 Alisson Ceolin <alisso...@yahoo.com.br>

concordo com o Andre Vitor, no 4.2  nao tive dificuldades, tanto no meu note quanto na minha estacao q ainda roda o 12.1.
excepcionalmente algum erro no kwin no desktop, no qual ele para de funcionar.  mas tb nao desligo a maq nunca.

creio que as críticas sao muito boas, mas seria bom expor os problemas q ocorreram, caso contrario fica a impressao, ah tem bug, ah nao funciona... mas nao é dito o que nao funciona corretamente. em qual operacao é que ele esta bugado.

att,
 
Alisson Ceolin


Por falar nisso, de vez em quando (se o PC fica ligado muito tempo, especialmente PARADO MUITO TEMPO), o plasma trava/morre. Daí tenho que dar um kill nele e disparar o processo de novo. Mas nada que afete outros programas.

E, no meu caso, notei um erro boçal, que surgiu no KDE-4.2.3 e que persiste no 4.2.4: o KDETwitter não obedece o esquema de acentuação (muito usado por nós pt_BR). Quando eu quero fazer um "á", ele gera " ´a " (coloquei espaços extras só pra melhorar a visualizaçao). Já abri bug report, mas até agora nada.

É, eu ainda não me prestei a testar o K3B do SVN, até porque por enquanto não tive problemas com a versão antiga (fora ter que manter qt3 e kdelibs3).

Kenjiro

Ananias Filho

unread,
Jun 25, 2009, 8:57:56 AM6/25/09
to slack-u...@googlegroups.com
Pra mim, o kde 4.2.x funciona tudo que preciso inclusive o k3b
a única coisa de que reclamo, é que o k3b não toca mais as músiquinhas inteiras (aquela de erro e sucesso na gravação do CD ou DVD) as musiquinhas travam logo quando começam. mas não aconteceu nenhum erro até o momento que me fizesse parar de utilizar o kde 4.x e/ou tivesse de reiniciar.
- Uso pendrives o tempo todo
- Gravo cds usando o k3b ao menos 3x ao dia
- Internet (firefox, konqueror, arora, chromium)
- skype <- esse sim da problema com a webcam (que não mostra a minha webcam mas com quem estou falando, me ve sem problemas) quando estou usando o BlackBox ou FluxBox, tudo funciona normalmente, por isso, creio que o problema seja no plasma pois quando desabilito-o tudo volta ao normal.
- Audacious (ainda não encarei o Amarok pq acho ele com recursos demais para o que faço, escutar músicas :) )
- Kopete com suporte a minha webcam de uma forma absurda de boa (é o que melhor aproveita minha webcam integrada do Notebook.) nem Windows com driver oficial funciona com tamanha qualidade.
- NetBeans e Kdevelop sem problemas por mais de 6hs de uso diário
- Wicd nunca me deu problema
- widgets do plasma nunca travaram.

Kennex - Core2Duo com 2gb de ram e ATI HD 2400

bom, se alguém for utilizar essas coisinhas que falei acima, aconselho a testar o kde 4 do current do slackware.

2009/6/24 Kenjiro Tanaka <jedi.k...@gmail.com>



--
kram3r

max

unread,
Jun 25, 2009, 9:35:44 AM6/25/09
to slack-u...@googlegroups.com
Eu tive alguns problemas de desempenho por causa da placa de vídeo em
um dos computadores onde instalei a current: o desempenho das placas
da intel é terrível, mesmo com os efeitos desligados há momentos onde
as "travadinhas" são perceptíveis. Nada que faça com que não haja
total usabilidade, só é uma coisa chata abrir um menu e uns 4 ou 5
segundos depois que ele resolve aparecer.

Numa nota mais referente ao desempenho das placas de vídeo da intel do
que o KDE4 em si, até mesmo a renderização em coisas não QT parece ser
lenta. As vezes o Firefox tranca com apenas uma aba e uns 2 ou 3
segundos depois volta a renderizar normalmente, por exemplo.

Quanto ao K3b, eu sempre desativei os sons, vou ativar e ver se tenho
o mesmo problema, mas eu tenho usado a versão do svn.

Em relação ao Amarok, desde o último release ele tem sido bem
funcional pra mim (não tenho iPod mesmo :) e eu gosto de como os
widgets dele funcionam. O recurso de buscar letras e informações na
Wikipedia é bem legal, vale a pena dar uma olhada.

A única coisa que não me agrada muito é que eu ainda não consigo
trocar o tema das aplicações Qt3, pelo que achei no Google* precisa do
Kcontrol para isso e entre entrar num inferno de dependências par
instalar o Kcontrol e ter algumas coisas Qt3 "feias", eu fico com os
programas feios mesmo. :D


* NOTA: Quase tudo que achei no google era referente ao Ubuntu, talvez
exista um qt3config ou algo do tipo que permita que eu troque de tema
de forma fácil. Ainda não revirei os arquivos de conf, talvez exista
até algo escondido no $HOME que é só editar e tudo fica bonito denovo.
:)

2009/6/25 Ananias Filho <kra...@gmail.com>:

Herbert Faleiros

unread,
Jun 25, 2009, 10:40:24 AM6/25/09
to slack-u...@googlegroups.com
On Thursday 25 June 2009 09:57:56 Ananias Filho wrote:
[cut]

> - Uso pendrives o tempo todo

nunca tive problemas, afinal quem manda nisso não é o KDE.


> - Gravo cds usando o k3b ao menos 3x ao dia

depois das primeiras falhas voltei ao bom e velho terminal (esse dificilmente
dá problemas), hoje pode até estar funcionando, mas não usei mais o k3b.


> - Internet (firefox, konqueror, arora, chromium)

firefox não usa qt (pelo menos o binário pré-compilado que o Slackware
disponibiliza), fica lento por causa da renderização do KDE4 como WM.


> - skype <- esse sim da problema com a webcam (que não mostra a minha webcam
> mas com quem estou falando, me ve sem problemas)

webcam aqui usa gspca, é só usar a libv4l como wrapper que funciona (skype).
No notebook nem isso precisou (não recordo que módulo usa).


> - Audacious (ainda não encarei o Amarok pq acho ele com recursos demais
> para o que faço, escutar músicas :) )

audacious não usa qt...


> - Kopete com suporte a minha webcam de uma forma absurda de boa (é o que
> melhor aproveita minha webcam integrada do Notebook.) nem Windows com
> driver oficial funciona com tamanha qualidade.

kopete no KDE4 nem com a libv4l como wrapper não funciona a webcam com gspca.


> - NetBeans e Kdevelop sem problemas por mais de 6hs de uso diário

netbeans eu usava uns anos atrás p/ programar em Java, até onde recordo não
tem nada a ver com qt (pelo menos naquela época). Kdevelop nunca usei.


> - Wicd nunca me deu problema

nunca usei, mas acho que independe do WM em questão, não?


> Kennex - Core2Duo com 2gb de ram e ATI HD 2400

está usando o módulo proprietário do ATI? Tenho um mobile radeon com essa
mesma especificação num Vaio, mas aqui o lazarento não funciona de jeito nenhum
(acho que a causa é o monitor, não o módulo do vídeo, que carrega sem
problemas, mas trava o notebook). Estou usando o "radeon" (X.org) com dri.

--
Herbert

Ananias Filho

unread,
Jun 25, 2009, 12:11:37 PM6/25/09
to slack-u...@googlegroups.com
Herbert,
falei como uso o kde4 e não softwares em Qt
quando falei do uso do kde, falei como usuário, desenvolvedor e curioso.

mas vamos lá
Pendrives, haviam problemas com dophin para abri-los nas primeiras versoes do kde 4 (quando ainda erá 3.9.x) com não poder copiar e colar pelo menu do botão direito.

testa o k3b pelo current e tenta ver se dá esse problema.

firefox em qt sim :D ( https://wiki.mozilla.org/User:Pjohnsen/MozillaQtBuild ) arora e konqueror utilizam QT ( http://repository.slacky.eu/slackware-12.2/network/arora/0.7.1/ ) e o chromium pq to testando (que por sinal não aceita nem acentos ainda)

video - uvc

audacious - é muita coisa pra um simples cara que no máximo da um 'mpg123 *.mp3'

wicd - queria ver ele rodando em qt (deve ficar bem bonitinho) pq em gtk é feio a bessa... nem usando o xfce ele fica arrumadinho hehehe (perfumaria). Até hoje espero o tal do kwifimanager funcionar da mesma forma que o wicd para poder parar de utilizar mais um aplicativo GTK.

video - to usando o driver da ati proprietário onde somente precisei recompilar o kernel com o modulo MSI and MSI-X habilitado. dai ao rodar o aticonfig, ja arrumou a tela do notebook para 1280x720x60 na hora.

bom, acho que agora deu pra ser mais claro.

acho que uma nova tredi pra gente falar sobre os aplicativos no slackware usando kde4 seria uma boa.
Que acham?

Abraço!

2009/6/25 Herbert Faleiros <her...@faleiros.eti.br>



--
kram3r

Herbert Faleiros

unread,
Jun 25, 2009, 12:44:55 PM6/25/09
to slack-u...@googlegroups.com
On Thursday 25 June 2009 13:11:37 Ananias Filho wrote:
> falei como uso o kde4 e não softwares em Qt

Opa! Sim, correto, mas lembre-se de que o KDE é baseado no qt, então todas as
suas aplicações gráficas são basicamente qt. :)

> Pendrives, haviam problemas com dophin para abri-los nas primeiras versoes
> do kde 4 (quando ainda erá 3.9.x) com não poder copiar e colar pelo menu do
> botão direito.

não sabia, mas até onde recordo montava/desmontava numa boa, não?

> testa o k3b pelo current e tenta ver se dá esse problema.

vou testar sim. Obrigado pela dica.

> firefox em qt sim :D (

eu sei que tem o port (até compilei aqui uma vez p/ testar), eu me referi ao
fato do firefox disponibilizado pela distro não ser qt e a renderização do WM
causar perda de desempenho (além das "travadas" momentâneas citadas pelo
Maxwillian).

[cut]


> wicd - queria ver ele rodando em qt (deve ficar bem bonitinho) pq em gtk é
> feio a bessa... nem usando o xfce ele fica arrumadinho hehehe (perfumaria).
> Até hoje espero o tal do kwifimanager funcionar da mesma forma que o wicd
> para poder parar de utilizar mais um aplicativo GTK.

difícil hein? kwifimanager é praticamente uma "inutilidade" p/ estas
funcionalidades...


> video - to usando o driver da ati proprietário onde somente precisei
> recompilar o kernel com o modulo MSI and MSI-X habilitado. dai ao rodar o
> aticonfig, ja arrumou a tela do notebook para 1280x720x60 na hora.

Cara, aqui fiz tudo isso (com umas 3 versões do módulo da ATI, em 12.2 e
current; current64 não tem nem como, por causa das libs de 32 bits). Ele até
carrega o módulo, mas simplesmente trava o notebook! Olhando os logs do X vi
que ele não fica muito feliz com o que o DDC reporta e simplesmente de suicida!
Tentei até desligar o DDC, mas nada... Essa não consegui resolver ainda. :(

Obs. no current o MSI já vem habilitado no kernel disponibilizado pela distro.

$ grep -i msi /boot/config
CONFIG_ARCH_SUPPORTS_MSI=y
CONFIG_PCI_MSI=y
CONFIG_MSI_LAPTOP=m

$ cat /etc/slackware-version
Slackware 13.0.0.0.0

--
Herbert

max

unread,
Jun 25, 2009, 1:43:05 PM6/25/09
to slack-u...@googlegroups.com
2009/6/25 Herbert Faleiros <her...@faleiros.eti.br>:

> On Thursday 25 June 2009 13:11:37 Ananias Filho wrote:
>> falei como uso o kde4 e não softwares em Qt
>
> Opa! Sim, correto, mas lembre-se de que o KDE é baseado no qt, então todas as
> suas aplicações gráficas são basicamente qt. :)

Uma coisa que eu acho muito legal no KDE é que praticamente tudo que
tem uma interface QT pode ser integrado ao KDE, de fato, esse é o
motivo que me faz usar o KDE ao invés de outros desktops.

Porém, acho que é válido lembrar que algumas aplicações não são tão
integradas quanto poderiam (OpenOffice, Skype, VirtualBox...) e eu
acho que por isso seria interessante manter os problemas da QT
separados dos problemas do KDE.

Obviamente os problemas na biblioteca interferem no desktop, mas
continuam sendo coisas diferentes. :)

>> Pendrives, haviam problemas com dophin para abri-los nas primeiras versoes
>> do kde 4 (quando ainda erá 3.9.x) com não poder copiar e colar pelo menu do
>> botão direito.
>
> não sabia, mas até onde recordo montava/desmontava numa boa, não?

Bem no começo, era bem problemático mesmo. Foi um dos motivos que
fizeram com que eu me afastasse do KDE4 na época (o desempenho e a
instabilidade foram os outros).

>> firefox em qt sim :D (
>
> eu sei que tem o port (até compilei aqui uma vez p/ testar), eu me referi ao
> fato do firefox disponibilizado pela distro não ser qt e a renderização do WM
> causar perda de desempenho (além das "travadas" momentâneas citadas pelo
> Maxwillian).

Compilar o firefox com QT não é algo trivial, eu ainda não consegui
(na verdade nem tentei muito... :) fazer na current pois precisa de
uma versão antiga do autoconf e resolver dependências de bibliotecas
antigas é uma coisa que consome muito tempo.

O desempenho do firefox eu acho que é mais uma questão referente à
placa de vídeo, estou usando o fluxbox enquanto faço o update da minha
current e o desempenho parece ser o mesmo.

Indo mais para o lado offtopic, eu comecei a usar o Firefox 3.5RC em
casa e uma das features dessa release é que a Gecko foi atualizada,
sendo a melhoria na performance uma das novidades da mesma.


>> wicd - queria ver ele rodando em qt (deve ficar bem bonitinho) pq em gtk é
>> feio a bessa... nem usando o xfce ele fica arrumadinho hehehe (perfumaria).
>> Até hoje espero o tal do kwifimanager funcionar da mesma forma que o wicd
>> para poder parar de utilizar mais um aplicativo GTK.
>
> difícil hein? kwifimanager é praticamente uma "inutilidade" p/ estas
> funcionalidades...

Eu uso o QtCurve-KDE4 e QtCurve-Gtk2, assim os aplicativos GTK e QT4
compartilham o mesmo visual de uma forma limpa e sem bugs
(gtk-qt-engine tem vários problemas no firefox, principalmente nas
abas e na barra de rolagem que volta e meia resolvem desaparecer ou
ficar totalmente desfigurada).

Uma característica muito interessante do QtCurve é que os ícones do
KDE são utilizados em aplicações GTK, assim reforça a impressão de que
tudo parece uma coisa só. :)

Sem contar que o kwifimanager lembra muito o networkmanager do Gnome,
enquanto o wicd tem uma abordagem menos intrusiva no sistema (é só
instalar o wicd, colocar o daemon para rodar e usar o client para
conectar, enquanto que os *manager precisam de várias bibliotecas e
modificações no SO).


>> video - to usando o driver da ati proprietário onde somente precisei
>> recompilar o kernel com o modulo MSI and MSI-X habilitado. dai ao rodar o
>> aticonfig, ja arrumou a tela do notebook para 1280x720x60 na hora.
>
> Cara, aqui fiz tudo isso (com umas 3 versões do módulo da ATI, em 12.2 e
> current; current64 não tem nem como, por causa das libs de 32 bits). Ele até
> carrega o módulo, mas simplesmente trava o notebook! Olhando os logs do X vi
> que ele não fica muito feliz com o que o DDC reporta e simplesmente de suicida!
> Tentei até desligar o DDC, mas nada... Essa não consegui resolver ainda. :(
>
> Obs. no current o MSI já vem habilitado no kernel disponibilizado pela distro.
>
> $ grep -i msi /boot/config
> CONFIG_ARCH_SUPPORTS_MSI=y
> CONFIG_PCI_MSI=y
> CONFIG_MSI_LAPTOP=m
>
> $ cat /etc/slackware-version
> Slackware 13.0.0.0.0

[OFFTOPIC] A AMD ainda não lançou drivers decentes para Linux? Lembro
que quando foi comprada pela AMD, uma das promessas foi o lançamento
de um driver estável e de qualidade... E eu acho que já faz mais de um
ano que prometeram isso, não?

Herbert Faleiros

unread,
Jun 25, 2009, 5:28:22 PM6/25/09
to slack-u...@googlegroups.com
On Thu 25 Jun 2009 14:43:05 max wrote:
> Compilar o firefox com QT não é algo trivial, eu ainda não consegui
> (na verdade nem tentei muito... :) fazer na current pois precisa de
> uma versão antiga do autoconf e resolver dependências de bibliotecas
> antigas é uma coisa que consome muito tempo

o autoconf nesse caso um um sufixo diferente do que já está instalado no
sistema, ou seja, mantem a versão já instalada e a que ele pede (a antiga) sem
danificar nada pré-existente.

--
Herbert

max

unread,
Jun 25, 2009, 6:14:36 PM6/25/09
to slack-u...@googlegroups.com
2009/6/25 Herbert Faleiros <her...@faleiros.eti.br>:

Tenta compilar ele com o GCC 4.3. ;)

max

unread,
Jun 25, 2009, 6:25:51 PM6/25/09
to slack-u...@googlegroups.com
2009/6/25 max <mior...@gmail.com>:

PS: Compilar o firefox, autoconf é shell script, acho que nem tem o
que compilar nele...

Herbert Faleiros

unread,
Jun 25, 2009, 9:32:00 PM6/25/09
to slack-u...@googlegroups.com
On Thu 25 Jun 2009 19:25:51 max wrote:
[cut]

> > Tenta compilar ele com o GCC 4.3. ;)
>
> PS: Compilar o firefox, autoconf é shell script, acho que nem tem o
> que compilar nele...

o problema em fazer isso no current, como sugeriu, não é nem com a versão do
compilador e si, mas com as dependências e discrepâncias agora existentes
entre o cairo-qt do firefox e o cairo do Slackware. Quando compilei usei o
toolkit como "qt", agora notei que fui obrigado a usar "cairo-qt"...

Se habilitar p/ usar o do sistema (cairo) ele (firefox) reclama de dependências
não existentes (como cairo-qpainter), se usar o do firefox (builtin, que veio
com o código do firefox) reclama de libs ausentes no sistema e por ai vai...

O chato é depurar isso, mas o complicado mesmo é ter paciência p/ esperar
compilar e a cada erro modificar as configurações, resolver as dependências e
começar tudo novamente (quem já tentou sabe como é demorado).

Não encontrei nenhum erro específico cuja a causa seja o compilador ou
incompatibilidades entre suas respectivas versões causando erros no código do
firefox (isso é _diferente_ de reclamar que não encontra um header, como citei
acima, que ocorreu no teste de hoje).

Eu tinha compilado com sucesso no 12.1 ou 12.2 (não recordo qual foi), mas com
o current (na verdade acho que o problema é o qt-cairo) vai ser complicado (a
não ser que alguém encontre esse elo (ausência) entre o qt e o cairo nas libs
do sistema) que é onde empaquei desta vez.

--
Herbert

Alisson Ceolin

unread,
Jun 28, 2009, 4:25:27 PM6/28/09
to slack-u...@googlegroups.com

ocorreu no FISL10.


 
Alisson Ceolin


lula-eh-slack.jpg

Guilherme Lima

unread,
Jun 28, 2009, 4:59:29 PM6/28/09
to slack-u...@googlegroups.com
Slacker e incentivador do SL... Ele apoiou e muito, no governo Lula tivemos muita coisa a favor do SL.

Não concordo em tudo que ele tem feito como politico... Mas para o SL ele foi fundamental!

:P

2009/6/28 Alisson Ceolin <alisso...@yahoo.com.br>

Alexsandro Felix

unread,
Jun 28, 2009, 5:22:25 PM6/28/09
to slack-u...@googlegroups.com
Postei a foto no meu blog. Junto com outra camiseta que ele ganhou do Ubuntu (Alguem que esteve no FISL sae dizer com quantas camisetas ele saiu? será que vai usar alguma?)
Atenciosamente
----
Alexsandro Felix
http://blog.ffelix.eti.br


2009/6/28 Alisson Ceolin <alisso...@yahoo.com.br>

Herbert Faleiros

unread,
Jun 28, 2009, 5:39:40 PM6/28/09
to slack-u...@googlegroups.com
On Sun 28 Jun 2009 17:59:29 Guilherme Lima wrote:
> Slacker e incentivador do SL... Ele apoiou e muito, no governo Lula tivemos
> muita coisa a favor do SL.
>
> Não concordo em tudo que ele tem feito como politico... Mas para o SL ele
> foi fundamental!

Será? Quando colocaram o Amadeu p/ correr logo em seguida fecharam um contrato
de 8 ou 9 dígitos com a Microsoft p/ aquisição de mais licenças de software...

Eles (governo) estavam indo MUITO com essa história de SL até serem
fragilizados por conta dos escândalos de corrupção do mensalão e os lobistas
de plantão se aproveitarem disso p/ deixar as coisas como estavam antes...

Houve avanços? Sim, muitos! Mas por conta de ingerência em áreas que não tem
nada a ver com TI perderam a chance única de mudar p/ valer muita coisa por
aqui (Brasil) na nossa área de atuação...

--
Herbert

Felipe Tanus

unread,
Jun 29, 2009, 3:41:23 PM6/29/09
to slack-u...@googlegroups.com
Detesto ser chato, mas ele tirou um monte de fotos com um monte de distros...
até open solaris foi pro meio :)
e aposto que ele nem sabe o que é isso xD

2009/6/28 Herbert Faleiros <her...@faleiros.eti.br>



--

Felipe de Oliveira Tanus
E-mail: fot...@gmail.com
Blog: http://fotanus.blogspot.com/
Site: http://www.inf.ufrgs.br/~fotanus/
-----
Aperture Science:
We do what we must because we can
For the good of all of us
except for the ones who are dead

Alexsandro Felix

unread,
Jun 29, 2009, 3:59:12 PM6/29/09
to slack-u...@googlegroups.com
hehehehe

seria interessante contabilizar com quantas camisetas e brindes ele saiu de lá. Pelo visto com muito mais do que qualquer outra pessoa que tenha participado de todos os dias do evento.

No meu blog eu coloquei ele com o Slackware e com o Ubuntu, pena que não consegui ainda mais nenhuma.

Atenciosamente
----
Alexsandro Felix
http://blog.ffelix.eti.br


2009/6/29 Felipe Tanus <wallace...@gmail.com>

Fábio Gomes dos Santos

unread,
Jun 29, 2009, 4:02:36 PM6/29/09
to slack-u...@googlegroups.com
O mais importante é a repercussão desta foto >>>
http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL1209777-6174,00.html

Flw!

Fábio Gomes dos Santos

Felipe Tanus escreveu:
> Detesto ser chato, mas ele tirou um monte de fotos com um monte de
> distros...
> até open solaris foi pro meio :)
> e aposto que ele nem sabe o que é isso xD
>
> 2009/6/28 Herbert Faleiros <her...@faleiros.eti.br
> <mailto:her...@faleiros.eti.br>>
> E-mail: fot...@gmail.com <mailto:fot...@gmail.com>
> <http://www.inf.ufrgs.br/%7Efotanus/>

Marcelo Andrade

unread,
Jun 29, 2009, 5:52:05 PM6/29/09
to slack-u...@googlegroups.com
2009/6/29 Felipe Tanus <wallace...@gmail.com>:

> Detesto ser chato, mas ele tirou um monte de fotos com um monte de
> distros...
> até open solaris foi pro meio :)
> e aposto que ele nem sabe o que é isso xD

Muito provável, huahauuah :-D

Atenciosamente.

--
MARCELO DE F. ANDRADE
Belem, PA, Amazonia, Brazil
Linux User #221105

http://mfandrade.wordpress.com

Felipe Tanus

unread,
Jun 29, 2009, 6:08:14 PM6/29/09
to slack-u...@googlegroups.com
neste link tem a foto do lula com o open solaris... http://fav.or.it/post/1606968/opensolaris-y-lula-da-silva
procurei outras distros e não achei, acho que são só essas 4 mesmo :p


2009/6/29 Marcelo Andrade <mfan...@gmail.com>

Rafael de Paula Herrera

unread,
Jun 29, 2009, 7:05:55 PM6/29/09
to slack-u...@googlegroups.com
um amigo meu, que faz parte da comunidade fedora brasil, puxou a
sardinha pro lado deles, claro...
http://twitpic.com/8hrbz


2009/6/29 Felipe Tanus <wallace...@gmail.com>:
--
Rafael de Paula Herrera
http://sirboderafael.wordpress.com
#444395

Psycho Mantys

unread,
Jun 30, 2009, 7:49:38 AM6/30/09
to slack-u...@googlegroups.com


2009/6/28 Alisson Ceolin <alisso...@yahoo.com.br>


ocorreu no FISL10.


 
Alisson Ceolin

##################################################################################################################

Muito engraçada essa foto xD.

PS:. Só eu que procurei o dedinho que falta na mão do presidente? xD


--
Mi blog eres su blog: https://www.lccv.ufal.br/~psycho/
@psycho_mantys : http://twitter.com/psycho_mantys
http://www.slackware.com
U.L. : 450347
Fnord
Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages