difícil essa hein, mas tem como sim...
Logo que lançaram os primeiros releases da série 4 eu tentei fazer isso (nem
recordo que versão do Slackware estava usando), a solução que encontrei foi
instalar as duas séries sob o /opt, por exemplo, /opt/kde3 e /opt/kde4 e no
momento de carregar o gerenciador escolhido setava/alternava entre dois PATH's
(e afins) distintos pré-configurados (tomando cuidado p/ não haver "overlap"
(sobreposição) de arquivos de configuração, binários e libs).
Funcionou bem, mas como você está usando o 12.2 tem que ter em mente que o
kde3 foi "merged" (mesclado) à árvore /usr, então a solução acima não vai dar
certo (a não ser que recompile seu kde3 e coloque o prefixo dele como descrito
acima).
--
Herbert
digamos assim: o KDE4 será meio "que empurrado na marra" (você não vai ter
escolha entre o 3 e o 4, o que seria muito interessante se ocorresse).
Como o -current não disponibiliza mais a série 3, isso (KDE4) parece que está
claro, ou seja, Slackware 13 = KDE4 (mesmo cheio de problemas).
Com o tempo é claro que o pessoal do KDE vai resolver aos poucos as coisas (e
o pessoal do Slackware adaptando à distro as especificidades) que não funcionam
e o sistema deles (KDE4) irá se estabilizar, mas estas características são de
algo beta, NUNCA deveria ser disponibilizado como estável numa distro como o
Slackware (o /testing era um bom lugar p/ o KDE4, não deveria ter saído dali).
Outra coisa me recordei e não citei anteriormente, o KDE4 está cheio de
"blocking I/O's", o que é MUUUUITO estranho, parece Windows...
--
Herbert
PS - estou usando o KDE4 desde antes dele entrar no /testing, antes até mesmo
dos SlackBuild's do Workman. Sempre gostei do KDE (e usei), mas como eu disse
antes, KDE4 fui um tiro no pé! (melhorou bastante, quem usa o KDE4 desde os
seus primórdios sabe disso)
Com o tempo é claro que o pessoal do KDE vai resolver aos poucos as coisas (e
o pessoal do Slackware adaptando à distro as especificidades) que não funcionam
e o sistema deles (KDE4) irá se estabilizar, mas estas características são de
algo beta, NUNCA deveria ser disponibilizado como estável numa distro como o
Slackware (o /testing era um bom lugar p/ o KDE4, não deveria ter saído dali).
Outra coisa me recordei e não citei anteriormente, o KDE4 está cheio de
"blocking I/O's", o que é MUUUUITO estranho, parece Windows...
O suporte ao ipod no amarok praticamente não existe mais. :(
Você consegue exibir e tocar as músicas no amarok (já que o device é um mero
sistema de arquivos montado p/ ele), mas se tentar transferir alguma música p/
o ipod já era a sua coleção (a libgpod até que está atualizada no current).
Apelar p/ o gtkpod não faz muita diferença, pois ele usa um subsistema que
parece que funciona bem só no Gnome.
Acabei de testar com um black e com um mini e em ambos ocorreu o que citei no
início. Tenho aqui também um touch, mas esse até desencanei, porque destravar
com malabarismos que mudam a cada upgrade que a Apple faz cansa... Sim eu sei,
é só não atualizar o ipod, mas não sou quem usa esses brinquedinhos por aqui.
A minha esposa mantém o Vista original do Vaio só p/ usar esses devices.
A Apple já não ajuda (só complica) e agora mesmo com a libgpod não tem muito o
que fazer com o amarok no KDE4. Mais uma funcionalidade do KDE4 com problemas
(nesse caso eu diria ausente). Bom, podem dizer que o amarok é independete,
mas está hospedado sob o kde.org e é distribuído com o KDE4, então p/ mim não
tem muita diferença dizer que está ou não no core do gerenciador a que nos
referimos.
Na versão antiga do amarok (KDE3), com a libgpod atualizada funciona
normalmente em ambos os devices que citei acima.
Alguém tem alguma dica fora o gtkpod e o amarok do KDE4?
--
Herbert
concordo com o Andre Vitor, no 4.2 nao tive dificuldades, tanto no meu note quanto na minha estacao q ainda roda o 12.1.
excepcionalmente algum erro no kwin no desktop, no qual ele para de funcionar. mas tb nao desligo a maq nunca.
creio que as críticas sao muito boas, mas seria bom expor os problemas q ocorreram, caso contrario fica a impressao, ah tem bug, ah nao funciona... mas nao é dito o que nao funciona corretamente. em qual operacao é que ele esta bugado.
att,
Alisson Ceolin
nunca tive problemas, afinal quem manda nisso não é o KDE.
> - Gravo cds usando o k3b ao menos 3x ao dia
depois das primeiras falhas voltei ao bom e velho terminal (esse dificilmente
dá problemas), hoje pode até estar funcionando, mas não usei mais o k3b.
> - Internet (firefox, konqueror, arora, chromium)
firefox não usa qt (pelo menos o binário pré-compilado que o Slackware
disponibiliza), fica lento por causa da renderização do KDE4 como WM.
> - skype <- esse sim da problema com a webcam (que não mostra a minha webcam
> mas com quem estou falando, me ve sem problemas)
webcam aqui usa gspca, é só usar a libv4l como wrapper que funciona (skype).
No notebook nem isso precisou (não recordo que módulo usa).
> - Audacious (ainda não encarei o Amarok pq acho ele com recursos demais
> para o que faço, escutar músicas :) )
audacious não usa qt...
> - Kopete com suporte a minha webcam de uma forma absurda de boa (é o que
> melhor aproveita minha webcam integrada do Notebook.) nem Windows com
> driver oficial funciona com tamanha qualidade.
kopete no KDE4 nem com a libv4l como wrapper não funciona a webcam com gspca.
> - NetBeans e Kdevelop sem problemas por mais de 6hs de uso diário
netbeans eu usava uns anos atrás p/ programar em Java, até onde recordo não
tem nada a ver com qt (pelo menos naquela época). Kdevelop nunca usei.
> - Wicd nunca me deu problema
nunca usei, mas acho que independe do WM em questão, não?
> Kennex - Core2Duo com 2gb de ram e ATI HD 2400
está usando o módulo proprietário do ATI? Tenho um mobile radeon com essa
mesma especificação num Vaio, mas aqui o lazarento não funciona de jeito nenhum
(acho que a causa é o monitor, não o módulo do vídeo, que carrega sem
problemas, mas trava o notebook). Estou usando o "radeon" (X.org) com dri.
--
Herbert
Opa! Sim, correto, mas lembre-se de que o KDE é baseado no qt, então todas as
suas aplicações gráficas são basicamente qt. :)
> Pendrives, haviam problemas com dophin para abri-los nas primeiras versoes
> do kde 4 (quando ainda erá 3.9.x) com não poder copiar e colar pelo menu do
> botão direito.
não sabia, mas até onde recordo montava/desmontava numa boa, não?
> testa o k3b pelo current e tenta ver se dá esse problema.
vou testar sim. Obrigado pela dica.
> firefox em qt sim :D (
eu sei que tem o port (até compilei aqui uma vez p/ testar), eu me referi ao
fato do firefox disponibilizado pela distro não ser qt e a renderização do WM
causar perda de desempenho (além das "travadas" momentâneas citadas pelo
Maxwillian).
[cut]
> wicd - queria ver ele rodando em qt (deve ficar bem bonitinho) pq em gtk é
> feio a bessa... nem usando o xfce ele fica arrumadinho hehehe (perfumaria).
> Até hoje espero o tal do kwifimanager funcionar da mesma forma que o wicd
> para poder parar de utilizar mais um aplicativo GTK.
difícil hein? kwifimanager é praticamente uma "inutilidade" p/ estas
funcionalidades...
> video - to usando o driver da ati proprietário onde somente precisei
> recompilar o kernel com o modulo MSI and MSI-X habilitado. dai ao rodar o
> aticonfig, ja arrumou a tela do notebook para 1280x720x60 na hora.
Cara, aqui fiz tudo isso (com umas 3 versões do módulo da ATI, em 12.2 e
current; current64 não tem nem como, por causa das libs de 32 bits). Ele até
carrega o módulo, mas simplesmente trava o notebook! Olhando os logs do X vi
que ele não fica muito feliz com o que o DDC reporta e simplesmente de suicida!
Tentei até desligar o DDC, mas nada... Essa não consegui resolver ainda. :(
Obs. no current o MSI já vem habilitado no kernel disponibilizado pela distro.
$ grep -i msi /boot/config
CONFIG_ARCH_SUPPORTS_MSI=y
CONFIG_PCI_MSI=y
CONFIG_MSI_LAPTOP=m
$ cat /etc/slackware-version
Slackware 13.0.0.0.0
--
Herbert
Uma coisa que eu acho muito legal no KDE é que praticamente tudo que
tem uma interface QT pode ser integrado ao KDE, de fato, esse é o
motivo que me faz usar o KDE ao invés de outros desktops.
Porém, acho que é válido lembrar que algumas aplicações não são tão
integradas quanto poderiam (OpenOffice, Skype, VirtualBox...) e eu
acho que por isso seria interessante manter os problemas da QT
separados dos problemas do KDE.
Obviamente os problemas na biblioteca interferem no desktop, mas
continuam sendo coisas diferentes. :)
>> Pendrives, haviam problemas com dophin para abri-los nas primeiras versoes
>> do kde 4 (quando ainda erá 3.9.x) com não poder copiar e colar pelo menu do
>> botão direito.
>
> não sabia, mas até onde recordo montava/desmontava numa boa, não?
Bem no começo, era bem problemático mesmo. Foi um dos motivos que
fizeram com que eu me afastasse do KDE4 na época (o desempenho e a
instabilidade foram os outros).
>> firefox em qt sim :D (
>
> eu sei que tem o port (até compilei aqui uma vez p/ testar), eu me referi ao
> fato do firefox disponibilizado pela distro não ser qt e a renderização do WM
> causar perda de desempenho (além das "travadas" momentâneas citadas pelo
> Maxwillian).
Compilar o firefox com QT não é algo trivial, eu ainda não consegui
(na verdade nem tentei muito... :) fazer na current pois precisa de
uma versão antiga do autoconf e resolver dependências de bibliotecas
antigas é uma coisa que consome muito tempo.
O desempenho do firefox eu acho que é mais uma questão referente à
placa de vídeo, estou usando o fluxbox enquanto faço o update da minha
current e o desempenho parece ser o mesmo.
Indo mais para o lado offtopic, eu comecei a usar o Firefox 3.5RC em
casa e uma das features dessa release é que a Gecko foi atualizada,
sendo a melhoria na performance uma das novidades da mesma.
>> wicd - queria ver ele rodando em qt (deve ficar bem bonitinho) pq em gtk é
>> feio a bessa... nem usando o xfce ele fica arrumadinho hehehe (perfumaria).
>> Até hoje espero o tal do kwifimanager funcionar da mesma forma que o wicd
>> para poder parar de utilizar mais um aplicativo GTK.
>
> difícil hein? kwifimanager é praticamente uma "inutilidade" p/ estas
> funcionalidades...
Eu uso o QtCurve-KDE4 e QtCurve-Gtk2, assim os aplicativos GTK e QT4
compartilham o mesmo visual de uma forma limpa e sem bugs
(gtk-qt-engine tem vários problemas no firefox, principalmente nas
abas e na barra de rolagem que volta e meia resolvem desaparecer ou
ficar totalmente desfigurada).
Uma característica muito interessante do QtCurve é que os ícones do
KDE são utilizados em aplicações GTK, assim reforça a impressão de que
tudo parece uma coisa só. :)
Sem contar que o kwifimanager lembra muito o networkmanager do Gnome,
enquanto o wicd tem uma abordagem menos intrusiva no sistema (é só
instalar o wicd, colocar o daemon para rodar e usar o client para
conectar, enquanto que os *manager precisam de várias bibliotecas e
modificações no SO).
>> video - to usando o driver da ati proprietário onde somente precisei
>> recompilar o kernel com o modulo MSI and MSI-X habilitado. dai ao rodar o
>> aticonfig, ja arrumou a tela do notebook para 1280x720x60 na hora.
>
> Cara, aqui fiz tudo isso (com umas 3 versões do módulo da ATI, em 12.2 e
> current; current64 não tem nem como, por causa das libs de 32 bits). Ele até
> carrega o módulo, mas simplesmente trava o notebook! Olhando os logs do X vi
> que ele não fica muito feliz com o que o DDC reporta e simplesmente de suicida!
> Tentei até desligar o DDC, mas nada... Essa não consegui resolver ainda. :(
>
> Obs. no current o MSI já vem habilitado no kernel disponibilizado pela distro.
>
> $ grep -i msi /boot/config
> CONFIG_ARCH_SUPPORTS_MSI=y
> CONFIG_PCI_MSI=y
> CONFIG_MSI_LAPTOP=m
>
> $ cat /etc/slackware-version
> Slackware 13.0.0.0.0
[OFFTOPIC] A AMD ainda não lançou drivers decentes para Linux? Lembro
que quando foi comprada pela AMD, uma das promessas foi o lançamento
de um driver estável e de qualidade... E eu acho que já faz mais de um
ano que prometeram isso, não?
o autoconf nesse caso um um sufixo diferente do que já está instalado no
sistema, ou seja, mantem a versão já instalada e a que ele pede (a antiga) sem
danificar nada pré-existente.
--
Herbert
PS: Compilar o firefox, autoconf é shell script, acho que nem tem o
que compilar nele...
o problema em fazer isso no current, como sugeriu, não é nem com a versão do
compilador e si, mas com as dependências e discrepâncias agora existentes
entre o cairo-qt do firefox e o cairo do Slackware. Quando compilei usei o
toolkit como "qt", agora notei que fui obrigado a usar "cairo-qt"...
Se habilitar p/ usar o do sistema (cairo) ele (firefox) reclama de dependências
não existentes (como cairo-qpainter), se usar o do firefox (builtin, que veio
com o código do firefox) reclama de libs ausentes no sistema e por ai vai...
O chato é depurar isso, mas o complicado mesmo é ter paciência p/ esperar
compilar e a cada erro modificar as configurações, resolver as dependências e
começar tudo novamente (quem já tentou sabe como é demorado).
Não encontrei nenhum erro específico cuja a causa seja o compilador ou
incompatibilidades entre suas respectivas versões causando erros no código do
firefox (isso é _diferente_ de reclamar que não encontra um header, como citei
acima, que ocorreu no teste de hoje).
Eu tinha compilado com sucesso no 12.1 ou 12.2 (não recordo qual foi), mas com
o current (na verdade acho que o problema é o qt-cairo) vai ser complicado (a
não ser que alguém encontre esse elo (ausência) entre o qt e o cairo nas libs
do sistema) que é onde empaquei desta vez.
--
Herbert
Será? Quando colocaram o Amadeu p/ correr logo em seguida fecharam um contrato
de 8 ou 9 dígitos com a Microsoft p/ aquisição de mais licenças de software...
Eles (governo) estavam indo MUITO com essa história de SL até serem
fragilizados por conta dos escândalos de corrupção do mensalão e os lobistas
de plantão se aproveitarem disso p/ deixar as coisas como estavam antes...
Houve avanços? Sim, muitos! Mas por conta de ingerência em áreas que não tem
nada a ver com TI perderam a chance única de mudar p/ valer muita coisa por
aqui (Brasil) na nossa área de atuação...
--
Herbert
Muito provável, huahauuah :-D
Atenciosamente.
--
MARCELO DE F. ANDRADE
Belem, PA, Amazonia, Brazil
Linux User #221105
ocorreu no FISL10.Alisson Ceolin