Vhosts apache 2 com mysql

Ananias Filho

to slack-u...@googlegroups.com
pessoal,
estou com uma pequena dúvdia.
Existe a possíbilidade de o apache2 controlar seus vhost via mysql?
vi que existe um projeto no google.code chamado mod_myvhost (http://code.google.com/p/mod-myvhost/)
que diz funcionar com apache2
mas tentei compilar sem sucesso (varias opcoes incompativeis com os suportados pelo apxs do apache)

alguem conhece alguma alternativa?

--
kram3r

Herbert Faleiros

to slack-u...@googlegroups.com
On Wed 03 Jun 2009 18:45:40 Ananias Filho wrote:
[cut]

> mas tentei compilar sem sucesso (varias opcoes incompativeis com os
> suportados pelo apxs do apache)

Eu testei aqui desabilitando o -rdynamic das libs do mysql (editando o Makefile
e adicionando manulamente o que passar p/ a aplicação) e ele passou pela
primeira checagem do apxs sem problemas, mas depois os erros (já compilando)
foram relacionados aos headers do Apache, não encontrei nenhum deles (que essa
aplicação pediu) no Slackware.

Talvez com o código fonte em mãos do Apache consiga fazer funcionar (mas pelo
que andei lendo, bem rápido, diga-se de passagem, esses headers que ele pede é
da série anterior do Apache).

--
Herbert

Ananias Filho

to slack-u...@googlegroups.com
acho q essa versao eh uma gambiarra do apache 1.3.x para a 2.x
concorda?

2009/6/3 Herbert Faleiros <her...@faleiros.eti.br>

--
kram3r

Herbert Faleiros

to slack-u...@googlegroups.com
On Thu 04 Jun 2009 00:31:50 Ananias Filho wrote:
> acho q essa versao eh uma gambiarra do apache 1.3.x para a 2.x
> concorda?

exato! olha só (do wiki deles):

"This packages usually are required for successful compilation:

apache13-dev
mysql-dev" [1]

[1] http://code.google.com/p/mod-myvhost/wiki/Install

--
Herbert

Ananias Filho

to slack-u...@googlegroups.com
será então que não há uma maneira de adicionar um novo site no apache sem reiniciar???
santa paciencia batman....
--
kram3r

Herbert Faleiros

to slack-u...@googlegroups.com
Em Qui 04 Jun 2009, às 16:15:17, Ananias Filho escreveu:
> será então que não há uma maneira de adicionar um novo site no apache sem
> reiniciar???

Sem reiniciar não sei, mas o mais próximo diso que conheço é usar o graceful,
assim ele (Apache) finaliza as requisições exitentes e reinicia (talvez esse
mod faça o mesmo, aliás foi esse o fauture que achei curioso nesse mod, ou
seja, como ele faz isso sem reiniciar?).

--
Herbert

Herbert Faleiros

to slack-u...@googlegroups.com
Em Qui 04 Jun 2009, às 16:31:49, Herbert Faleiros escreveu:
> [...]
> (talvez esse mod faça o mesmo, aliás foi esse o fauture que achei curioso
> nesse mod, ou seja, como ele faz isso sem reiniciar?).

teclado sem vergonha, parece que não sei escrever (desculpem-me pelos erros).

--
Herbert

Victório Felipe

to slack-u...@googlegroups.com
use o graceful: /etc/rc.d/rc.httpd graceful

O apache irá manter todos os que estão conectados e aplicará as novas regras nas novas requisições. Sempre adicionei/removi virtual hosts e mudei configurações do php e depois do graceful tudo é aplicado sem problemas.

###############################################
Victório Felipe
http://www.wa.pro.br
linux user #306117 - counter.li.org
        Slackware Linux                          FreeBSD
              Because it works!                     The Power To Serve
###############################################

Herbert Faleiros

to slack-u...@googlegroups.com
Em Qui 04 Jun 2009, às 16:35:26, Herbert Faleiros escreveu:
> teclado sem vergonha, parece que não sei escrever (desculpem-me pelos
> erros).

Instalei o pt_BR do Aspell aqui no meu current, agora não escrevo mais
besteira. O estranho foi não ter o pt_BR no Aspell do Slackware. Foi só baixar
o aspell6-pt_BR-20080707-0.tar.bz2 e executar o aspell-dict.SlackBuild.

--
Herbert

Rafael de Paula Herrera

to slack-u...@googlegroups.com
2009/6/4 Victório Felipe <victori...@gmail.com>:
> [...]
> nas novas requisições. Sempre adicionei/removi virtual hosts e mudei
> configurações do php e depois do graceful tudo é aplicado sem problemas.

dei uma pesquisada de leve por ai e o que o pessoal diz eh exatamente isso...

use o graceful mesmo, acredito que de conta do recado
tranquilamente... e tirando essa soluçao, desconheço as demais... ha
um tempo atras, tive essa duvida e se alguem souber algum jeito magico
de fazer isso, gostaria de saber...

=)
[]'s!
t++!

--
Rafael de Paula Herrera
http://sirboderafael.wordpress.com

Ananias Filho

to slack-u...@googlegroups.com
o problema é trabalhar com 10 domínios e uns 300 sub-dominios
e a cada novo projeto, temos que reiniciar o apache 'graceful'
mas dai, toda hora entrar na shell para realizar as operações nem é tão legal as 3hs da manhã quando a galera pira e decide criar um novo domínio.

a minha necessidade, era para que cada responsável por um domínio, pudesse criar, editar e deletar vhosts sem ter q ir na linha de comando.

só para deixar claro, não sou provedor de internet :) sou simplismente administrador de uma solução pública, alternativa e gratuita.
o que quero, é ajudar quem não tem as manha com 'linha de comando e/ou administração de sistemas', ter autonomia para desenvolver suas atividades sem q tenha que ficar recorrendo ao admin.

Outra coisa,
fazer script (cgi ou php ou qqOutra) para gerenciar servicos não é uma coisa muito bacana no meu ponto de vista.
dai a necessidade de somente trabalhar com o mysql e esse tal de modulo mod_myvhost.

mas eh isso ai
valeuzao povo!

2009/6/4 Rafael de Paula Herrera <herre...@gmail.com>

--
kram3r

Ananias Filho

to slack-u...@googlegroups.com
Hebert,
voce colocou o topico como off-topic

porém, se eu disser que tenho um apache rodando em SLACKWARE 3.1 blábláblá
ai não seria off-topic né?

pow
se é uma lista slackware, provavelmente estarei utilizando slackware correto?

ainda sim, há formas de fazer coisas em Debian que não é da mesma forma que no slackware.

e se perguntei da solução no apache, pode ser que haja uma ferramenta em debian e no slackware não ou que seja uma alternativa.

acho melhor não generalizar tudo
pois a minha colocação sobre o assunto, é de interesse de HardUser e sysadmins que participam da lista.
Ou estou errado?

não é briga nem cara feia.
é só pra não ficar quebrando os tópicos (no meu ponto de vista) desnecessáriamente.

Um grande abraço e bom dai

2009/6/4 Herbert Faleiros <her...@faleiros.eti.br>

--
kram3r

Herbert Faleiros

to slack-u...@googlegroups.com
On Fri 05 Jun 2009 01:09:30 Ananias Filho wrote:
> porém, se eu disser que tenho um apache rodando em SLACKWARE 3.1 blábláblá
> ai não seria off-topic né?

vc não entendeu, o off foi p/ deixar de fora da thread original o meu
comentário (desnecessário) sobre eu escrever errado :)

Peço desculpas se isso te confundiu.

--
Herbert

Herbert Faleiros

to slack-u...@googlegroups.com
On Fri 05 Jun 2009 01:03:08 Ananias Filho wrote:
> dai a necessidade de somente trabalhar com o mysql e esse tal de modulo
> mod_myvhost

dá uma olhada no mecanismo que esse mod usa p/ restartar o Apache, às vezes
ele usa o graceful, então dá na mesma... Se ele implementa algo que
desconhecemos (tornando desnecessário reiniciar o Apache) aí seria útil e
muito interessante descobrir o que é (e talvez nesse caso até valha bater
cabeça um pouco mais tentando compilar o mod).

--
Herbert

Herbert Faleiros

to slack-u...@googlegroups.com
On Fri 05 Jun 2009 01:19:28 Herbert Faleiros wrote:
> [...]

Testei num Slackware 11.0, com o Apache 1.3.41, compila sem modificações e sem
problemas...

Olhando mais de perto a documentação desse mod encontrei isso aqui no TODO
dele: "Porting module to apache 2.2.xx", ou seja, não funciona na série nova
do Apache.

Eu até tentei usar os headers que ele pediu, além de aplicar o que havia dito
antes (no outro e-mail) do apxs, mas ainda assim falha ao compilar, apenas
parou de reclamar dos headers.

Pelo que notei (olhei MUITO por cima o código) ele parece que funciona como um
wrapper (com um único vhost controlando as requisições com PHP p/ o que seriam
os demais vhosts), por isso não precisa reiniciar (mas não estudei
decentemente o código então pode ter mais que isso ali, ou seja, a lógica pode
ser mais elegante que a que descrevi).

--
Herbert

Ananias Filho

to slack-u...@googlegroups.com

IXI
desculpona então!!!
abs!
2009/6/5 Herbert Faleiros <her...@faleiros.eti.br>

--
kram3r

Marcus Vinícius Ventura Bortolotti

to slack-u...@googlegroups.com
Boa Tarde!

após muita azia com vhosts, resolvi fritar um pouco e botar pra funcionar o
mod_myvhost... ¬¬

Espero ter ajudado!

Pra quem qria tanto quanto eu:
http://kiss.souagil.com.br/2009/08/apache-2-xx-mod_myvhost/

Lucius@Slackware Linux #477651

Herbert Faleiros

to slack-u...@googlegroups.com
On Tue 04 Aug 2009 15:06:11 Marcus Vinícius Ventura Bortolotti wrote:
> Boa Tarde!
>
> após muita azia com vhosts, resolvi fritar um pouco e botar pra funcionar o
> [...]

Olá,

parabéns pela persistência!

MAS, o que resolveu o problema não foi o patch no Makefile *não*. A sacada toda
(e o mérito) foi encontrar um port (ainda em desenvolvimento ou abandonado) p/
o Apache 2.x do módulo (no repositório do Subversion do projeto).

Inclusive o patch (desabilitar o rdynamic do mysql) foi sugestão apresentada
pelo pessoal aqui da lista (ver mensagem de 3 jun, às 19:53). Patch este que
ao ser aplicado contra a versão estável (p/ o 1.3) disponibilizada (e não o
port do branch p/ o 2.x) ainda quebra durante a compilação (é só testar).

Enfim, o importante é que funcionou (o branch do 2.x)! Parabéns novamente.

--
Herbert

Marcus Vinícius Ventura Bortolotti

to slack-u...@googlegroups.com
Com certeza...
no blog simplesmente tive o intuito de mostrar *como* fazer funcionar...
Post genérico... não quiz, em momento nenhum dizer que foi o patch q foi o milagre...

mas eh isso ae...

vlw
[]'ss

2009/8/5 Herbert Faleiros <her...@faleiros.eti.br>
ão

Herbert Faleiros

to slack-u...@googlegroups.com
On Wednesday 05 August 2009 09:17:14 Marcus Vinícius Ventura Bortolotti wrote:
> Com certeza...
> no blog simplesmente tive o intuito de mostrar como fazer funcionar...

> Post genérico... não quiz, em momento nenhum dizer que foi o patch q foi o
> milagre...

sem stress, só achei interessante demonstrar que a solução foi encontrar uma
versão do programa feita p/ o Apache 2 (como concluímos aqui na lista), o
stable deles é p/ 1.3 e continua não funcionando. Faltou só essa explicação.

Sobre o patch a lista serve p/ isso, compartilhar informações :)

Só me responde uma coisa, você chegou naquela solução sozinho (desabilitar
aquela extensão do mysql) ou foi lendo o post de Junho a que me referi aqui na
lista contendo a mesma sugestão?

Novamente, parabéns pela persistência! Independente das circunstâncias foi
você quem fez funcionar.

Lembre-se: detalhes são importantes ao publicar algo (p/ não gerar confusão).

--
Herbert

Marcus Vinícius Ventura Bortolotti

to slack-u...@googlegroups.com
quando compilei da primeira vez, vi os erros

apxs:Error: Unknown option: r.
apxs:Error: Unknown option: d.
apxs:Error: Unknown option: y.

Dai lembrei que alguem (no caso *vc*) havia postado algo sobre desabilitar
o -[rdy]namic...
Foi quando procurei a thread aqui na lista (que está referenciada no post)...
e utilizei a idéia...

Ananias Filho

to slack-u...@googlegroups.com
Marcus,
bom dia!!!
ontem li seu email com a solução.
Realmente ainda não testei para poder opinar
porém, irei fazer até amanhã e passo minhas colocações.

De ante-mão, muitissímo obrigado pela contribuição.
Abraços

2009/8/5 Marcus Vinícius Ventura Bortolotti <vibort...@gmail.com>

--
kram3r

wilL...

to slack-u...@googlegroups.com
Ai pessoal, compilei funcionou legal, mas tive três problemas, já tentei varias vezes até alterei o código fonte, pesquisei e ainda sem muito sucesso.

1 - É possivel fazer o mod_myvhost funcionar em conjunto com os vhost comum?

2 - Precisa colocar uma configurações especifica para cada vhost, mas atravez do mod_myvhost não encontrei a possibilidade, a unica forma é aquela configuração padrão, mas iria funcionar em todos.

3 - E por usar portas diferentes no apache (o 1 já resolveria),
exemplo:
host1.com.br:80 = /var/www/html/host1
host1.com.br:8080 = /var/www/html/host1/8080/

Acredito que isso seria útil para todos.
Até mais

Ananias Filho

to slack-u...@googlegroups.com
Will,
esbarrei no mesmo problema.
Vou dar uma olhada nas possibilidades do que fazer a mais no 1.3 e tentar portar para o 2x

abs

2009/8/6 wilL... <willso...@gmail.com>

--
kram3r