Slacks, me ajudem!!! Placa de vídeo Intel 82845G - O X não sobe!!!

oddy.silva

to Slackware Users Group - Brazil
Pessoal, tenho o Slackware 12.1 na minha máquina em casa. Aqui no
trampo, eu peguei uma máquina que tem essa placa de vídeo e decidi
instalar o Slackware 12.2. Beleza, instalei tudo certinho, mas na hora
que dei o startx, meu X não sobe. Então pesquisei as frequencias
horizontal e vertical de meu monitor, pesquisei também qual era o
driver correspondente a minha placa de vídeo e vi que era o i810. Daí
rodei um xorgsetup, pra ver se configurava meu X de forma amigável,
mas quando dei um startx de novo, nada... Daí então dei um
xorgconfig, coloquei tudo bonitinho, selecionei o driver i810, mas
quando dei o startx, nada de novo. A seguinte mensagem é retornada pra
mim:

Conection reset by peer (errno 104): unable to connect to X server
No such process (errno 3): Server error

Percebo que muitas pessoas tem problema com essa placa de vídeo, e
depois de muitas googadas vi também que ninguém retornou uma solução.
Eu entrei no site da Intel pra baixar os drivers, mas não entendi nada
daqueles pacotes. Faz quase uma semana e meia que estou lutando com
isso. Baixei o Debian pra instalar aqui, mas me senti tão mal. Acho
que já sou um Slacker de carteirinha, mala e cuia. Eu resolvi levar
isso aqui até o fim, para, quem sabe, postar uma saída para outros
linuxers e slackers da vida. Conto com a colaboração de todos, com a
menor das dicas, mas gostaria que todo mundo pudesse me ajudar nessa
odisséia. Desde já agradeço.

Thiago Coutinho

to slack-u...@googlegroups.com
2009/1/21 oddy.silva <odairpe...@gmail.com>:

> Pessoal, tenho o Slackware 12.1 na minha máquina em casa. Aqui no
> trampo, eu peguei uma máquina que tem essa placa de vídeo e decidi
[...]

Não li metade do seu e-mail, mas notei que você fez duas coisas
erradas: usar o xorgconfig e o driver i810.

Use o comando 'X -configure' para gerar um xorg.conf 'limpo' e utilize
o driver 'intel'.

--
Thiago Coutinho - http://thiago.bunghole.com.br/

A: Because it messes up the order in which people normally read text.
Q: Why is top-posting such a bad thing?
A: Top-posting.

echo '16i[q]sa[ln0=aln100%Pln100/snlbx]sbA0D4D465452snlbxq' | dc

Thiago Coutinho

to slack-u...@googlegroups.com
2009/1/21 oddy.silva <odairpe...@gmail.com>:

> Pessoal, tenho o Slackware 12.1 na minha máquina em casa. Aqui no
> trampo, eu peguei uma máquina que tem essa placa de vídeo e decidi

Vagner Aparecido da Silva

to slack-u...@googlegroups.com
Odair, o site http://intellinuxgraphics.org/ contém informações sobre
novas versões dos drivers da Intel para Linux. Vc precisará substituir o
pacote xf86-video-intel-x.y.z caso atualize o driver.

Você pode também rodar o X -configure para gerar um arquivo básico de
configuração de acordo com o que ele detectar. Você pode ainda usar um
live-cd que carregue o ambiente gráfico corretamente para descobrir como
sua placa está sendo configurada.

E, na pior da hipóteses, use o driver vesa que garante uma resolução básica.

Abraços.

--
Vagner Aparecido da Silva
Usuário Linux #241911

Jairo

to slack-u...@googlegroups.com
00:02.0 VGA compatible controller: Intel Corporation 82Q963/Q965
Integrated Graphics Controller (rev 02)
00:02.1 Display controller: Intel Corporation 82Q963/Q965 Integrated
Graphics Controller (rev 02)

tenho o mesmo problema tb
mas olha no site da intel o driver
tente instalar ele e depois rodar o xorgconfig

2009/1/21 oddy.silva <odairpe...@gmail.com>:
--
_
°v°

Daniel Soro

to slack-u...@googlegroups.com
Pode ser o drive intel, mas com toda certeza ele sobe com VESA, porém não espere boa qualidade. :P

2009/1/21 Thiago Coutinho <thiagoc...@gmail.com>

--
Att;

soro,
Daniel Victor L. Cunha
Linux Counter #450400

oddy.silva

to Slackware Users Group - Brazil
Beleza pessoal, então tentarei primeiro fazer assim:

1°) mv /etx/X11/xorg.config /etc/X11/xorg.config-bkp //Isso me faz
ficar sem um xorg.config

2°)X - configure

3°)startx

Vou tentar fazer isso e já retorno aqui pra passar uma posição.
Abraço!

Hudson Figueredo

to slack-u...@googlegroups.com
Gosto muito do xorgsetup

Aconselharia testá-lo antes do X -configure, uma vez que o xorgsetup se utiliza do X -configure.

oddy.silva

to Slackware Users Group - Brazil
Deu certo aqui. Eu tive o mesmo problema duas vezes, portanto, vou
colocar as duas maneiras que resolvi o problema. Primeira maneira - Um
pouco da segunda mais a ajuda do Hudson:

1) rm -f /etc/X11/xorg.conf
2) rm -f /root/.xorg.conf.new
3) X -configure
4) xorgsetup
5) Na primeira parte, não escolher nenhuma resolução, escolher Default
- Ajuste automático
6) startx
7) Partir pro abraço

Da 2ª maneira eu coloquei lá no VOL, se alguém quiser dar uma lida:

http://www.vivaolinux.com.br/topico/Perguntas-nao-tao-frequentes/Problema-com-Placa-Intel-82845G