Pular para a primeira mensagem não lida

Ataliba Teixeira

não lida,
11 de jun. de 2009, 14:25:4711/06/2009
para slack-u...@googlegroups.com
Opa,

atualizei ontem o meu Slackware em cima do novo Batch ddo current, que atualizava meio mundo do Xorg.

Bom, apos a atualizacao, eu tive que rodar o XorgSetup, escolhi o padrao que eu sempre trabalhei com ( apesar de nao ter achado o ABNT2 na listagem ) e pronto, achei que estivesse tudo ok.

Na realidade, apos comecar a usar o teclado, notei que o mapa br esta com problemas. Fui nas minhas antigas configuracoes do X e vi que nao ha diferenca entre o que eu fazia e o que esta configurado agora.

Portanto, apesar de ja estar testando por aqui e tentando achar uma solucao apra este problema, alguem conseguiu fazer o teclado ABNT2 rodar sem problemas nesta nova Batch do current ? Ou ja eh um bug conhecido ?

No mais ... abracos e obrigado para quem puder me ajudar.

Att.

--
Ataliba Teixeira
Mailto: ata...@ataliba.eti.br

Herbert Faleiros

não lida,
11 de jun. de 2009, 14:45:1811/06/2009
On Thu 11 Jun 2009 15:25:47 Ataliba Teixeira wrote:
> Portanto, apesar de ja estar testando por aqui e tentando achar uma solucao
> apra este problema, alguem conseguiu fazer o teclado ABNT2 rodar sem
> problemas nesta nova Batch do current ? Ou ja eh um bug conhecido ?

Aqui estou usando o current (port 8 bytes), efetuei a atualização que
descreveu também e não notei nada de errado.

Faça o seguinte teste:

# loadkeys br-abnt2

e depois teste o teclado, se funcionar, deve ter coisa errado no seu xorg.conf

--
Herbert

Ataliba Teixeira

não lida,
11 de jun. de 2009, 14:51:3011/06/2009
para slack-u...@googlegroups.com
Estranho, realmente nao funcionou ...

O mais engracado eh que eu estou usando a mesma configuracao que funcionava anteriormente. Ou esta faltando algum pacote ... ou entao, eu estou deixando alguma coisa bem boba passar por aqui ...

O negocio eh continuar fucando.

Ao que eu estou vendo no log do Xorg ele parece estar somente achando a configuracao us

(II) XINPUT: Adding extended input device "AT Translated Set 2 keyboard" (type:
KEYBOARD)
(**) Option "xkb_rules" "evdev"
(**) Option "xkb_model" "evdev"
(**) Option "xkb_layout" "us"
(II) config/hal: Adding input device Video Bus
(**) Video Bus: always reports core events
(**) Video Bus: Device: "/dev/input/event5"
(II) Video Bus: Found keys
(II) Video Bus: Configuring as keyboard
(II) XINPUT: Adding extended input device "Video Bus" (type: KEYBOARD)
(**) Option "xkb_rules" "evdev"
(**) Option "xkb_model" "evdev"
(**) Option "xkb_layout" "us"

Sei lah o que aconteceu por aqui ... o negocio eh continuar fucando e tentar voltar o teclado ao normal, porque ninguem merece teclado do jeito que esta :)

2009/6/11 Herbert Faleiros <her...@faleiros.eti.br>

Herbert Faleiros

não lida,
11 de jun. de 2009, 14:56:1111/06/2009
On Thu 11 Jun 2009 15:51:30 Ataliba Teixeira wrote:
> Ao que eu estou vendo no log do Xorg ele parece estar somente achando a
> configuracao us

realmente, não está usando o layout que precisa (tente editar manualmente),
outra coisa, você executou o install-new depois do upgrade que descreveu?

--
Herbert

Ataliba Teixeira

não lida,
11 de jun. de 2009, 15:21:2211/06/2009
para slack-u...@googlegroups.com
Opa,

na realidade eu executei o install-new agora para ter certeza que meu procedimento ontem nao havia dado nenhum problema.

Eu peguei o Changelog e instalei os pacotes que estavam listados como novos e depois, removi os que estavam como retirados, mais ou menos o que eu sempre faco.

Em geral nem uso o comando install-new ... mas para ter certeza, fiz o bichinho agora para ver se tinha faltado algum via o procedimento que fiz ontem,

Pelo que estou vendo, o problema eh com os Compaq ... parece que eh alguma coisa ligada ao hal. Ele entende este teclado de algum outro modo e joga o mapa de teclado padrao (US).

Estou tentando ver aqui e posto a solucao assim que tiver.

Quanto a editar manualmente, ja editei o Keyboard0, colocando o mapa de teclado compaq + br ( no console funcionou maravilhosamente bem ), mas no X continua me dando dor de cabeca.

O negocio eh ficar batendo cabeca aqui para ver se acho um jeito de colocar isto funcionando hahahahaha ate o final do dia se tudo corre bem eu consigo.

Att.

2009/6/11 Herbert Faleiros <her...@faleiros.eti.br>

Ataliba Teixeira

não lida,
11 de jun. de 2009, 16:22:5211/06/2009
para slack-u...@googlegroups.com
Resolvido,

configurei o teclado no XFCE.

Se usar o padrão do Xorg os acentos somem mesmo.

Att.

2009/6/11 Ataliba Teixeira <ata...@ataliba.eti.br>

Ataliba Teixeira

não lida,
11 de jun. de 2009, 17:17:2911/06/2009
para slack-u...@googlegroups.com
Bom,

somente para constar como solução.

Na realidade o Workaround que eu fiz aqui foi realmente configurar o teclado diretamente no XFCE. Para outros sisemas gráficos caso alguém tenha o mesmo problema, é fazer a mesma operação no sistema gráfico.

Apesar de ter resolvido, ainda quero pesquisar o porque do teclado carregado ser somente o mapa US diretamente no padrão do X.

Mas de cara, este workaround funciona.

No XFCE, é só ir em teclado, retirar utilizar o padrão do evdev e depois, carregar o mapa que vocẽ quiser ...

Att.

2009/6/11 Ataliba Teixeira <ata...@ataliba.eti.br>
Opa,

Fábio Santos

não lida,
12 de jun. de 2009, 12:57:3412/06/2009
para slack-u...@googlegroups.com
Agora quem controla input-dev no novo xorg é o hal+evdev.

Teoricamente você tem que copiar o
/usr/share/hal/fdi/policy/10osvendor/10-keymap.fdi para o
/etc/hal/fdi/policy/, editar com as opções do seu teclado:
No caso o meu é..

bash-3.1$ cat /etc/hal/fdi/policy/10-keymap.fdi
<?xml version="1.0" encoding="ISO-8859-1"?> <!-- -*- SGML -*- -->
<deviceinfo version="0.2">
<device>
<match key="info.capabilities" contains="input.keymap">
<append key="info.callouts.add"
type="strlist">hal-setup-keymap</append>
</match>

<match key="info.capabilities" contains="input.keys">
<merge key="input.xkb.rules" type="string">base</merge>

<!-- If we're using Linux, we use evdev by default (falling back
to keyboard otherwise). -->
<merge key="input.xkb.layout" type="string">br</merge>
<merge key="input.xkb.model" type="string">abnt2</merge>
</match>
</device>
</deviceinfo>

e depois reiniciar o hald.
Mas infelizmente isso não funcionou.
Então o que fiz, foi desabilitar esta opção do xorg, para que ele use o
que estiver "setado" no xorg.conf...

Section "ServerFlags"
Option "AllowEmptyInput" "0"
Option "AutoAddDevices" "0"
EndSection

E a vida continua...

Att: Fábio Gomes dos Santos

PS: Comandinho legal pra mudar o layout do teclado "setxkbmap br".

Ataliba Teixeira escreveu:
> [...]
> manualmente),
> outra coisa, você executou o install-new depois do upgrade que

douglascrp

não lida,
12 de jun. de 2009, 22:15:2812/06/2009
para Slackware Users Group - Brazil
isso aqui ta muito loko...

se eu tento acentuar as palavras, fica assim:

n~ao
at'e
lim~ao

n~ao consigo digitar um texto decente.

se algu'em conseguir uma soluç~ao pra esse problema, por favor,
compartilha com a gente

abraços

max

não lida,
12 de jun. de 2009, 23:40:5512/06/2009
para slack-u...@googlegroups.com
Eu deixo o X com a config default e seleciono o layout no KDE 4, para
mim é ainda mais conveniente pois as vezes eu uso um teclado us (como
us-intl) e as vezes abnt2.

2009/6/12 douglascrp <dougl...@gmail.com>:

douglascrp

não lida,
13 de jun. de 2009, 10:38:0213/06/2009
para Slackware Users Group - Brazil
Eu fiz isso, mas no XFCE nao tem a opcao ABTN2.
Dependendo do layout que seleciono, fica pior ainda, pois ai ate os
caracteres normais ficam trocados.
Exemplo: eu pressiono P, e aparece S, pressiono Q, e aparece B.

Nao consegui resolver ainda

On 13 jun, 00:40, max <miorim...@gmail.com> wrote:
> Eu deixo o X com a config default e seleciono o layout no KDE 4, para
> mim é ainda mais conveniente pois as vezes eu uso um teclado us (como
> [...]

Felipe Tanus

não lida,
14 de jun. de 2009, 20:03:1214/06/2009
para slack-u...@googlegroups.com
Oi,
    Eu não estou acompanhando a discussão, então não sei se alguém já falou isso... para configurar o teclado no novo xorg basta usar setxkbmap br para um teclado abnt2, ou setxkbmap us_intl no teclado americano que ele fica com acentos.
   Desculpas se já deram essa sujestão, mas não estou com tempo para acompanhar todos os tópicos.

    []'s

2009/6/13 douglascrp <dougl...@gmail.com>

--

Felipe de Oliveira Tanus
E-mail: fot...@gmail.com

douglascrp

não lida,
17 de jun. de 2009, 18:47:5917/06/2009
para Slackware Users Group - Brazil
Depois de muita insistência, e muita paciência, como vocês podem ver
pelos acentos utilizados no texto, consegui resolver o problema...

O que fiz foi configurar o modelo do teclado para Generic 105-key
(Intl) PC, o layout para Brazil Default.

Espero que essa dica ajude alguém.

Abraços

On 14 jun, 21:03, Felipe Tanus <wallacethes...@gmail.com> wrote:
> [...]
> acentos.
>    Desculpas se já deram essa sujestão, mas não estou com tempo para

Jessé Spinho

não lida,
17 de jun. de 2009, 20:27:5817/06/2009
para slack-u...@googlegroups.com
Douglas,

Como eu não estava acompanhado a discussão sobre tal problema...
Passei despercebido e não indiquei um material bem simples para resolvê-lo.

De qualquer forma, fica aconselhado a leitura...
http://jessespinho.blogspot.com/2009/06/layout-do-teclado-no-slackware.html

Abs,

2009/6/17 douglascrp <dougl...@gmail.com>

--
                 Jessé Spinho
          Systems Analyst - LPIC
   http://jessespinho.blogspot.com/

douglascrp

não lida,
18 de jun. de 2009, 07:48:3018/06/2009
para Slackware Users Group - Brazil
Então... eu já havia feito essas configurações que você disse,
inclusive, postei no meu blog um artigo sobre esse tema faz um tempão,
mas mesmo assim, não funcionou... só funcionou depois que eu fiz essas
configurações aí direto no kde

mas valeu mesmo assim pela força

t+

fui

On 17 jun, 21:27, Jessé Spinho <jesse.spi...@gmail.com> wrote:
> [...]
>
> Como eu não estava acompanhado a discussão sobre tal problema...
> Passei despercebido e não indiquei um material bem simples para resolvê-lo.

Jessé Spinho

não lida,
18 de jun. de 2009, 08:59:1918/06/2009
para slack-u...@googlegroups.com

2009/6/18 douglascrp <dougl...@gmail.com>
        Mobile: +55 718893-0906

Gustavo Sousa

não lida,
25 de jun. de 2009, 10:13:2225/06/2009
para slack-u...@googlegroups.com
Fiz o que Fábio Santos disse e funcionou certinho aqui =]

2009/6/18 Jessé Spinho <jesse....@gmail.com>

--
Gustavo Sousa

I Encontro Livre
06, 07 e 08 de Julho de 2009 - Livraria Cultura Recife
http://encontrolivre.org

<seucolega>
 apelido :: gustavo
 gmail :: gusta...@gmail.com
 blogue :: http://seucolega.wordpress.com
 tuiter :: http://twitter.com/seucolega
 pelivre :: http://www.pelivre.org/
 skype :: gustavohss.. (dois pontos)
</seucolega>

Gustavo Sousa

não lida,
25 de jun. de 2009, 11:51:0025/06/2009
para slack-u...@googlegroups.com

mais alguem passou por isso?

2009/6/25 Gustavo Sousa <gusta...@gmail.com>

max

não lida,
25 de jun. de 2009, 13:50:1225/06/2009
para slack-u...@googlegroups.com
Tenta colocar isso no teu xorg.conf:

Option "DontVTSwitch" "off"
Option "DontZap" "off"

Olha na man page do xorg.conf p/ mais detalhes sobre estas opções. ;)

Responder a todos
Responder ao autor
Encaminhar
0 nova mensagem