estou com uma dúvida sobre bios, já que o glorioso fabricante somente
oferece opções de update através de plataforma microsoft.
alguém já conseguiu ter sucesso com essas coisa? no meu caso o sensor
de temperatura somente irá funcionar se eu atualizar essa bios, mas
como eu wipei fora o windows (double your free disk space, hehehe)
terei que apelar pra cosias elaboradas[1][2][3].
dividam experiências aeee, dá mesmo certo, dá errado, é confíável,
[1]http://www.linuxinsight.com/how-to-flash-motherboard-bios-from-linux-no-dos-windows-no-floppy-drive.html
[2]http://h10025.www1.hp.com/ewfrf/wc/softwareList?os=2100&lc=pt&dlc=pt&cc=br&product=3933208&lang=pt
[3]http://h10025.www1.hp.com/ewfrf/wc/softwareDownloadIndex?softwareitem=ob-74594-1&lc=pt&dlc=pt&cc=br&lang=pt&os=2100&product=3933208
[4]http://popey.com/blog/2006/09/25/Installing_HP_BIOS_Updates_under_Linux/
[5]http://forums11.itrc.hp.com/service/forums/questionanswer.do?admit=109447626+1258819630375+28353475&threadId=1227948
no mais, pra quem quiser saber o que estou mexendo:
hp pavilion dv5-1220br (amd/ati)
e as únicas coisas que ainda não estão operacionais são o sensor de
temperatura e o leitor de digital. video bati com o driver
proprietário da ATI e o som bastou atualizar o alsa-driver, alsa-lib e
o alsa-oss.
Não sei quanto a amd, mas a intel tem um livecd para fazer upgrade da
bios da placa mãe.
Vê se a AMD tem uma coisa parecida, ai você não vai precisar de
sistema operacional nenhum.
--
Mi blog eres su blog: https://www.lccv.ufal.br/~psycho/
@psycho_mantys : http://twitter.com/psycho_mantys
http://www.slackware.com
U.L. : 450347
Fnord
OFFTOPIC: Perdi a conexão bem na hora do send e o gmail acabou
enviando em branco, vida de usuário de conexão "3g" é triste...
Há um tempo atás eu tive que usar um livecd de windows xp, acho que o
nome era bartpe. Eu tentaria isto antes de qualquer gambiarra porque
geralmente o pessoal que faz o atendimento de suporte aplica aquela
velha estória "nós homologamos todo o procedimento no windows, se o
senhor não seguiu as instruções e danificou o equipamento nós sentimos
muito mas não podemos ofercer garantia, mas podemos fazer um precinho
camarada para que um dos nossos representantes desmonte o seu notebook
e solde uma bios nova."...
Além disso, quando eu atualizei a bios do meu DV2312US tudo que tive
que fazer foi extrair o conteúdo do .exe (agora não lembro se foi com
cabextract, unzip ou unshield), gravar no meu pendrive e dar o boot
com o freedos p/ executar o programa de atualização.