OFF-Servidor de Email

7 views
Skip to first unread message

Thiago Gomes

unread,
Aug 31, 2011, 11:53:48 AM8/31/11
to kyap...@list.kyapanel.com
Estamos avaliando uma compra de uma maquina exclusiva para ser
servidor de e-mail com
dois domínios com postfix, vai ter umas 200 caixas de e-mail.

Será que essa configuração está bom ?


http://h10010.www1.hp.com/wwpc/us/en/sm/WF06b/15351-15351-3328412-241644-3328421-3984621-4064407-4064408.html

--
Thiago Gomes

Luiz Fernando Tomaz Tomaz

unread,
Aug 31, 2011, 12:02:15 PM8/31/11
to slack-u...@googlegroups.com, kyap...@list.kyapanel.com
Uma maquina desta para servidor de email, vixi.
vlho uso mquina virtual, rodando um server com sceo, atualmente tenho 4000 contas de emails, por traz da virutal tenho um hp prolite antigo, com hd scase, em rad , 4 g de ram. sinceramente sto é muita maqna para email. N seria mlhor virtualizar?

2011/8/31 Thiago Gomes <thiag...@gmail.com>
--
GUS-BR - Grupo de Usuários de Slackware Brasil
http://www.slackwarebrasil.org/
http://groups.google.com/group/slack-users-br

Antes de perguntar:
http://www.istf.com.br/perguntas/

Para sair da lista envie um e-mail para:
slack-users-b...@googlegroups.com

Noilson Caio

unread,
Aug 31, 2011, 12:07:34 PM8/31/11
to slack-u...@googlegroups.com
Roda sim, se preocupe com armazenamento. Se são 200 mailbox, multiplique este valor pela quota e depois por 2, para ter uma margem de escalabilidade. Como o companheiro falou, você pode virtualizar e consolidar serviço, mas se a empresa tem $$$ e infra estrutura, pq não pensar no futuro ? Nem sempre virtualizar = economizar. Valeu =]

2011/8/31 Luiz Fernando Tomaz Tomaz <lft...@gmail.com>



--
" Eu quero saber como renomear um arquivo " ele diz.
Por favor, é dia de pagamento, não é?! Mas eu estou de bom humor.
" Claro. Basta dar 'rm' e o nome do arquivo "
" Obrigado "

Noilson Caio T. de Araújo
Linux Professional Institute Certification
LPI000182893
Novell Certified Linux Administrator (CLA)
10111916
Novell Data Center Technical Specialist
http://ncaio.ithub.com.br
http://www.commandlinefu.com/commands/by/ncaio
http://www.dicas-l.com.br/autores/noilsoncaioteixeiradearaujo.php

Régolos Gustavo

unread,
Aug 31, 2011, 12:16:28 PM8/31/11
to slack-u...@googlegroups.com
Prezado Thiago, olhei o link exposto e é uma excelente máquina. E até um pouco exagerada pra o que vc está expondo, mas, como os equipamentos se tornam obsoletos muito rápido, então digamos que dar pra fazer com bastante folga e vale lembrar que além que vc terá que se preocupar não só com o hardware envolvido mas também com fatores de configuração do Postfix e é claro, ter um link dedicado que suporte sua demanda.

Abraços.


Gustavo Lacerda - Administrador de Sistemas NetBSD/Unix

De: Thiago Gomes <thiag...@gmail.com>
Para: kyap...@list.kyapanel.com
Enviadas: Quarta-feira, 31 de Agosto de 2011 12:53
Assunto: [slack-users] OFF-Servidor de Email
--
GUS-BR - Grupo de Usuários de Slackware Brasil
http://www.slackwarebrasil.org/
http://groups.google.com/group/slack-users-br

Antes de perguntar:
http://www.istf.com.br/perguntas/

Para sair da lista envie um e-mail para:

vic

unread,
Aug 31, 2011, 12:23:41 PM8/31/11
to slack-u...@googlegroups.com

Provavelmente essa máquina é mais que suficiente. Veja que existem
outros fatores importantes que você não mencionou, como se irá rodar
anti-spam/vírus nesse servidor e a quantidade de mensagens por hora ou
dia que esperar receber.

--
vic
http://choppnerd.com
http://donttrack.us | http://dontbubble.us

Noilson Caio

unread,
Aug 31, 2011, 12:41:35 PM8/31/11
to slack-u...@googlegroups.com
Mas pensando bem, você poderia virtualizar da seguinte forma. MTA's se comunicam por smtp, clientes <- MTA por imap/pop3.  É interessante dividir este trabalho, tem o fator anti SPAM e anti vírus, estes 2 precisam de processamento, mais um motivo de separá-los do MTA. Mas isso não é regra, pode funcionar tudo em um ambiento unificado.


--
GUS-BR - Grupo de Usuários de Slackware Brasil
http://www.slackwarebrasil.org/
http://groups.google.com/group/slack-users-br

Antes de perguntar:
http://www.istf.com.br/perguntas/

Para sair da lista envie um e-mail para:

Marcos Carraro

unread,
Aug 31, 2011, 12:47:57 PM8/31/11
to slack-u...@googlegroups.com
cara já que a empresa esta investindo, pega um ibm sem muita frescura, com discos SSD, assim tu vai ter uma resposta mais rápida na transferência de arquivos...

abraços

--
att
Marcos Carraro
marcoscarraro.blogspot.com


Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages