Ajuda para compilar Kernel

Bruno Mendes

to Slackware Users Group - Brazil
Alguem aqui disposto a me ajudar com a compila��o do kernel ??

Eu ate compilo kernel ... mas sempre fica faltando algo ...aquilo nao
funciona .. outro penso eu que seleciona algo desnecessario .. e como
quero tirar logo todas as duvidas e nao ficar perguntando 1 por 1 entao
venho pedir ajuda para obter todas informa��o possivel ...

Eu tenho uma duvida simples quais modulo que � essencial/obrigatorio
para todos ???

Existe alguma tradu��o dos helps ou significado para todas as op��es ??

e estou mandando todas as informa��es sobre meu hardware para melhor
ajuda ..

Agrade�o !!!

segue algumas informa��es !!!

cpuinfo :
processor : 0
vendor_id : GenuineIntel
cpu family : 6
model : 15
model name : Intel(R) Core(TM)2 Quad CPU Q6600 @ 2.40GHz
stepping : 11
cpu MHz : 2400.003
cache size : 4096 KB
physical id : 0
siblings : 4
core id : 0
cpu cores : 4
apicid : 0
initial apicid : 0
fpu : yes
fpu_exception : yes
cpuid level : 10
wp : yes
flags : fpu vme de pse tsc msr pae mce cx8 apic sep mtrr pge mca
cmov pat pse36 clflush dts acpi mmx fxsr sse sse2 ss ht tm pbe syscall
nx lm constant_tsc arch_perfmon pebs bts rep_good nopl aperfmperf pni
dtes64 monitor ds_cpl vmx est tm2 ssse3 cx16 xtpr pdcm lahf_lm dts
tpr_shadow vnmi flexpriority
bogomips : 4800.00
clflush size : 64
cache_alignment : 64
address sizes : 36 bits physical, 48 bits virtual
power management:

processor : 1
[...]
core id : 1
cpu cores : 4
apicid : 1
initial apicid : 1
[...]
bogomips : 4799.86
clflush size : 64
cache_alignment : 64
address sizes : 36 bits physical, 48 bits virtual
power management:

processor : 2
[...]
core id : 2
cpu cores : 4
apicid : 2
initial apicid : 2
[...]
bogomips : 4799.87
clflush size : 64
cache_alignment : 64
address sizes : 36 bits physical, 48 bits virtual
power management:

processor : 3
[...]
core id : 3
cpu cores : 4
apicid : 3
initial apicid : 3
[...]

lspci :
00:00.0 Host bridge: Intel Corporation 82P965/G965 Memory Controller Hub
(rev 02)
00:01.0 PCI bridge: Intel Corporation 82P965/G965 PCI Express Root Port
(rev 02)
00:1a.0 USB Controller: Intel Corporation 82801H (ICH8 Family) USB UHCI
Controller #4 (rev 02)
00:1a.1 USB Controller: Intel Corporation 82801H (ICH8 Family) USB UHCI
Controller #5 (rev 02)
00:1a.7 USB Controller: Intel Corporation 82801H (ICH8 Family) USB2 EHCI
Controller #2 (rev 02)
00:1b.0 Audio device: Intel Corporation 82801H (ICH8 Family) HD Audio
Controller (rev 02)
00:1c.0 PCI bridge: Intel Corporation 82801H (ICH8 Family) PCI Express
Port 1 (rev 02)
00:1c.4 PCI bridge: Intel Corporation 82801H (ICH8 Family) PCI Express
Port 5 (rev 02)
00:1c.5 PCI bridge: Intel Corporation 82801H (ICH8 Family) PCI Express
Port 6 (rev 02)
00:1d.0 USB Controller: Intel Corporation 82801H (ICH8 Family) USB UHCI
Controller #1 (rev 02)
00:1d.1 USB Controller: Intel Corporation 82801H (ICH8 Family) USB UHCI
Controller #2 (rev 02)
00:1d.2 USB Controller: Intel Corporation 82801H (ICH8 Family) USB UHCI
Controller #3 (rev 02)
00:1d.7 USB Controller: Intel Corporation 82801H (ICH8 Family) USB2 EHCI
Controller #1 (rev 02)
00:1e.0 PCI bridge: Intel Corporation 82801 PCI Bridge (rev f2)
00:1f.0 ISA bridge: Intel Corporation 82801HB/HR (ICH8/R) LPC Interface
Controller (rev 02)
00:1f.2 IDE interface: Intel Corporation 82801H (ICH8 Family) 4 port
SATA IDE Controller (rev 02)
00:1f.3 SMBus: Intel Corporation 82801H (ICH8 Family) SMBus Controller
(rev 02)
00:1f.5 IDE interface: Intel Corporation 82801H (ICH8 Family) 2 port
SATA IDE Controller (rev 02)
01:00.0 VGA compatible controller: nVidia Corporation G96 [GeForce 9500
GT] (rev a1)
02:00.0 Ethernet controller: Marvell Technology Group Ltd. 88E8056 PCI-E
Gigabit Ethernet Controller (rev 12)
03:00.0 SATA controller: JMicron Technology Corp. JMB362/JMB363 Serial
ATA Controller (rev 03)
03:00.1 IDE interface: JMicron Technology Corp. JMB362/JMB363 Serial ATA
Controller (rev 03)
05:03.0 FireWire (IEEE 1394): Texas Instruments TSB43AB22/A
IEEE-1394a-2000 Controller (PHY/Link)
05:04.0 Ethernet controller: Marvell Technology Group Ltd. 88E8001
Gigabit Ethernet Controller (rev 14)

meminfo :
MemTotal: 4046780 kB
MemFree: 1025964 kB
Buffers: 517252 kB
Cached: 1269192 kB
SwapCached: 0 kB
Active: 1443124 kB
Inactive: 1219668 kB
Active(anon): 876576 kB
Inactive(anon): 1696 kB
Active(file): 566548 kB
Inactive(file): 1217972 kB
Unevictable: 0 kB
Mlocked: 0 kB
SwapTotal: 503660 kB
SwapFree: 503660 kB
Dirty: 332 kB
Writeback: 0 kB
AnonPages: 876336 kB
Mapped: 254672 kB
Shmem: 1932 kB
Slab: 182232 kB
SReclaimable: 149336 kB
SUnreclaim: 32896 kB
KernelStack: 3744 kB
PageTables: 65868 kB
NFS_Unstable: 0 kB
Bounce: 0 kB
WritebackTmp: 0 kB
CommitLimit: 2527048 kB
Committed_AS: 7773748 kB
VmallocTotal: 34359738367 kB
VmallocUsed: 307596 kB
VmallocChunk: 34359414780 kB
DirectMap4k: 11712 kB
DirectMap2M: 4182016 kB

Pedro Liberal

to slack-u...@googlegroups.com
Caro Bruno,

Cada sistema tem suas particularidades, por isto, fica complicado dizer o que podes tirar ou terás de deixar. A dica que vou te dar se trata apenas de uma boa conduta quando se trata das primeiras compilações que tentas, afinal, compilar kernel bem é apenas um mix experiência com as tentativas com o conhecimento do teu hardware (e com algumas definições de hardware também).

Faz da seguinte forma:

Inicia teu Slack pelo kernel padrão, e cria um .config baseado nas configs do kernel que estás logado. Seria com o seguinte comando: zcat /proc/config.gz > /usr/src/linux/.config

Após isto, quando entrar com make menuconfig, vais notar que as configs estão as do kernel atual.

Para um QuadCore não sei te dizer coisas importantes (se fosse um i3, te diria de tudo para proc, por exemplo), mas segue a seguinte idéia. O que tens certeza que pode sair, desmarca. O que não sabes se pode, mas está marcado por padrão, deixa marcado. O que tens certeza que precisas, e querer como build_in, marca com *.

Desta forma não terás um kernel tão magro como imagino que desejas, mas ao menos conseguirás diminuir um pouco o tamanho do kernel, bem como o tempo de boot.

Com as tuas infos do lspci, por exemplo, poderás tirar suporte a cerca de 90% dos drivers de placas que não tens! Irás verificar como esta simples dica já te ajuda a diminuir muita coisa.

Outra dica: Sempre que sair um kernel novo, compila o mesmo.. nem precisa por o mesmo em uso, mas compila e testa para ganhar experiência neste quesito. Garando que a curto/médio prazo estarás compilando teu kernel da forma que desejas, deixando ele magro, rápido, e com suporte exatamente ao que precisas.

Qualquer coisa, email pra gente!

Atenciosamente,
Pedro Liberal

2011/3/29 Bruno Mendes <brunore...@yahoo.com.br>
Alguem aqui disposto a me ajudar com a compilação do kernel ??

Eu ate compilo kernel ... mas sempre fica faltando algo ...aquilo nao funciona .. outro penso eu que seleciona algo desnecessario .. e como quero tirar logo todas as  duvidas e nao ficar perguntando 1 por 1 entao venho pedir ajuda para obter todas informação possivel ...

Eu tenho uma duvida simples quais modulo que é essencial/obrigatorio  para todos ???

Existe alguma tradução dos helps ou significado para todas as opções ??

e estou mandando todas as informações sobre meu hardware para melhor ajuda ..

Agradeço !!!

segue algumas informações !!!
--
GUS-BR - Grupo de Usuários de Slackware Brasil
http://www.slackwarebrasil.org/

Antes de perguntar:
http://www.istf.com.br/perguntas/

slack-users-b...@googlegroups.com

--
Pedro Liberal
liberalphg at gmail.com
skype: liberalphg

Alisson Ceolin

to slack-u...@googlegroups.com

 vc pode utilizar o make oldconfig   que ira buscar as informacoes do kernel antigo, e jogar no novo, tb lhe questionará das opcoes novas.. surgiu a pouco tempo  na seria 2.6.alguma coisa.

Alisson Ceolin

    _
   °v°
  /(S)\    SLACKWARE
   ^ ^           Linux
_____________________

De: Pedro Liberal <liber...@gmail.com>
Para: slack-u...@googlegroups.com
Enviadas: Quarta-feira, 30 de Março de 2011 15:26:28
Assunto: Re: [slack-users] Ajuda para compilar Kernel

vic

to slack-u...@googlegroups.com
On Tue, 29 Mar 2011 14:47:48 -0300, Bruno Mendes
<brunore...@yahoo.com.br> wrote:
> [...]

> e estou mandando todas as informações sobre meu hardware para melhor ajuda ..

Bom, como já disseram você pode começar com o config do kernel que você
está usando, geralmente o default do slackware, e retirar coisas que tem
certeza que não usa, como drivers para scsi, amateur radio, placas
10gib, etc.

Ou você pode usar uma opção nova do Makefile do linux: a
localmodconfig. Essa opção detecta dos os módulos carregados e marca as
respectivas opções no kernel. Isso irá deixá-lo bem enxuto e você terá
que adicionar algumas coisas. Para ficar mais tranquilo, rode o
localmodconfig com o cd ou dvd no drive, com a wireless, webcam e
pen-drive usb. Desse jeito pelo menos seu kernel novo irá bootar, já que
o hardware estará todo lá.

Talvez fique faltando algumas coisas como suporte à fat, cifs,
netfilter ou à algum protocolo, mas nesse caso você pode compilar esses
"adicionais" como módulos e jogá-los em /lib/modules/<seu-kernel>

--
vic
http://choppnerd.com

Leandro César

to slack-u...@googlegroups.com
Você pode subir teu sistema no kernel antigo e dar um #lspci -v
Procure por  "Kernel driver in use"
Vai te ajudar a saber quais drivers são usados por seus dispositivos.

Att,
Leandro César
https://profiles.google.com/leandro.cesar.dias
Soft Seven Internet - www.seven.com.br
(31) 2121-2122

lopan

to Slackware Users Group - Brazil
http://manualinux.my-place.us/kernel.html
Aqui tem um passo a passo.
É mumu com fanta !
[]'s

Leonardo Vilar

to slack-u...@googlegroups.com
tente o patch Con Kolivas:
http://brunotorres.net/compilar-kernel26
http://br.kernelnewbies.org/

[...]

Leonardo Vilar Tavares da Silva

Eliel

to slack-u...@googlegroups.com
É como disseram. O mais facil eh pegar o que jah tem e ir retirando as
coisas inuteis.
Soh por hardware que voce listou, jah da pra ter noçao e tirar tudo q
eh AMD e deixar soh intel.

Mas vai de sistema pra sistema, e se voce vai adicionar novos
hardwares depois. etc

dificil dizer soh olhando

> [...]

> Antes de perguntar:
> http://www.istf.com.br/perguntas/
>
> Para sair da lista envie um e-mail para:

Cristiano Ramos Alves

to Slackware Users Group - Brazil
Amigos, desculpe a ignorância mas eu queria saber a sequência correta
para eu poder compilar meu kernel, pois seguir algumas dicas
encontrada na net, mas sempre ocorre o KERNEL PANIC.
make clean , make make menuconfig , make bzImage , make modules ,
make modules_install.

Desculpa ai ...mas alguem poderia me dar uma dica.

Pedro Liberal

to slack-u...@googlegroups.com
Cara, faz assim:

Antes de tu fazer tuas escolhas, segue minha dica de antes, de pegar as configs do kernel que tu deu boot.

Depois que tu salvar tudo (terá passado pelo make menuconfig), para compilar, especificamente, faz asim:

make clean && make && make modules && make modules_install && make firmware_install

será gerado um bzImge dentro da pasta de tua arquitetura (arch/x86_64/bzImage por exemplo.. não lembro se é assim mesmo a sequencia.. isto vc descobre fácil).

Lembre-se de que, se quer módulos iniciando logo no boot (ou precisa), gerar um novo initrd para este kernel compilado!

Boa sorte.. boas compiladas!