[OT] Influência do linux na sua vida acadêmica/profissional

Diego Damasceno

to slack-u...@googlegroups.com, ubuntu...@googlegroups.com, gus...@googlegroups.com
Uso Linux a pouco mais de 1,5 anos e, acredito que o fato de ter começado a usar Linux, me fez ficar muito mais motivado e curioso para aprender mais coisas sobre computação, não sei se isso é algo comum, mas, quanto a vocês, até que ponto vocês acham que o Linux influenciou na vida acadêmica e profissional de vocês para fazer com que chegassem até onde estão?

Att. Carlos Diego Nascimento Damasceno
Bacheloring in Computing Science - UFPA - Pará's Federal University
Linux User - #481539

Leonardo

to slack-u...@googlegroups.com
foi decisivo.

Em 11 de março de 2010 12:40, Diego Damasceno
<damasce...@gmail.com> escreveu:

> --
> GUS-BR - Grupo de Usuários de Slackware Brasil
> http://www.slackwarebrasil.org/
> http://groups.google.com/group/slack-users-br
>
> Antes de perguntar:
> http://www.istf.com.br/perguntas/
>
> Para sair da lista envie um e-mail para:
> slack-users-b...@googlegroups.com

Darcy Larangeira

to slack-u...@googlegroups.com
Olá!
Como a pergunta é aberta, desejo participar afirmando que neste ano
de 2010 pude ingressar numa faculdade para cursar Tecnologia da
Informação, motivado pelo uso do SO Linux.
Uso Linux desde 1998 e já alcancei um bom nível de conhecimento,
atrevendo-me até a desenvolver
um sistema de cadastro com o Postgresql e a linguagem PHP, batendo
cabeça e indo em frente como um paraquedista caindo nesse fantástico meio
cibernético.

Linux é o principal responsável por minha de decisão de implementar a minha
carreira profissional, e desejo dar continuidade logo consiga me graduar.
Darcy.

2010/3/11 Diego Damasceno <damasce...@gmail.com>:

> [...]
>
> Antes de perguntar:
> http://www.istf.com.br/perguntas/
>
> Para sair da lista envie um e-mail para:

Gerente Administrativo
Escola de Idiomas na Internet.
mailto: darcyla...@konlinuxguara.com.br
Tel/Fax 12-31257701

Arlei Mosmann

to slack-u...@googlegroups.com
Diego Damasceno wrote:
> [...]
> mas, quanto a voc�s, at� que ponto voc�s acham que o Linux influenciou
> na vida acad�mica e profissional de voc�s para fazer com que chegassem
> at� onde est�o?

> --
> --
> Att. Carlos Diego Nascimento Damasceno
> Bacheloring in Computing Science - UFPA - Par�'s Federal University
> Linux User - #481539
>
> --
> GUS-BR - Grupo de Usu�rios de Slackware BrasilFa�o uso da plataforma GNU/Linux desde 2002, sendo que, a principal
motiva��o que levou-me a us�-la foi a curiosidade intelectual.
Usu�rio Linux costuma ter um perfil cultural mais sofisticado e
personalidade criativa. Portanto juntando estes ingredientes
psico-sociais � natural que haja um desenvolvimento e motiva��o maior
quanto a busca do conhecimento em rela��o a usu�rios das plataformas:
Windows e Mac.
Atualmente fala-se muito em crise do sistema educacional brasileiro,
pois falta muito investimento em meios na cadeia de forma��o do
cidadad�o brasileiro. Mas a maior carencia desta cadeia esta centrado
num instrumento psicol�gico fundamental denominado: curiosidade
intelectual - sem a qual as demais condi��es perdem boa parte da sua
efic�cia.
Por�m para usu�rios Linux (salvo as exece��es a regra) tem de sobra.

Cleber Ianes

to slack-u...@googlegroups.com
Saudaᅵᅵes colegas.
Uso linux desce 1996.
Acho que o Linux faz a gente ter que pensar, nos faz correr atrï¿œs de
informaᅵᅵes sempre que precisamos de uma configuraᅵᅵo mais avanᅵada.
Quando comecei atᅵ as configuraᅵᅵes mais simples necessitavam de
pesquisas para saber como instalar modem, placas de vï¿œdeos e tudo mais,
e internet era raridade, as informaᅵᅵes eram compartilhadas no "boca-a-boca"
Isso me fez ficar cada dia mais apaixonado por infomï¿œtica.
Os desafios foram decisivos para eu continuar na ï¿œrea.

Em 11-03-2010 12:40, Diego Damasceno escreveu:
> [...]

> aprender mais coisas sobre computaᅵᅵo, nᅵo sei se isso ᅵ algo comum,
> mas, quanto a vocᅵs, atᅵ que ponto vocᅵs acham que o Linux influenciou
> na vida acadï¿œmica e profissional de vocï¿œs para fazer com que chegassem
> atᅵ onde estᅵo?

> --
> --
> Att. Carlos Diego Nascimento Damasceno

> Bacheloring in Computing Science - UFPA - Parᅵ's Federal University
> Linux User - #481539
>
> --
> GUS-BR - Grupo de Usuï¿œrios de Slackware Brasil

James Avelar

to slack-u...@googlegroups.com
Pessoal,

Oferta de bolsa DTI do CNPq (cujo valor depende do nível do candidato) em Macapá-AP, para graduado/graduando em Ciência da Computação ou afins, com conhecimento em Linux. Desejável conhecimentos em: FORTRAN, Shell Script, Redes, Banco de Dados, bibliotecas MPI. E pacotes necessários para manutenção de clusters.

Interessados enviar mail com curriculo para:

james...@gmail.com

Informações:

91-8116-4806 (operadora TIM)

Abs
James Avelar

Darcy Larangeira

to slack-u...@googlegroups.com
Olá!
Estou pedindo permissão para reproduzir o conteúdo desta mensagem
em meu blog "konlinux.wordpress.com" Que mesmo sendo um blog bem
simples, sem pretensões jornalísticas, frisa em todos os posts que
conhecimento é um bem da humanidade, e esta mensagem: dos remetentes
Arlei Mosmann e Diego Damasceno explicam bem o que falta, o que deveria
ser feito e o que alguns por iniciativa própria estão fazendo em prol
do desenvolvimento
intelectual, tecnológico e cultural neste nosso abençoado Brasil,
apesar dos políticos.

Aguardando permissão, desde já agradeço.
Darcy.

2010/3/11 Arlei Mosmann <arl...@yahoo.com.br>:

> [...]

> Windows e Mac.
> Atualmente fala-se muito em crise do sistema educacional brasileiro,

> pois falta muito investimento em meios na cadeia de formação do
> cidadadão brasileiro. Mas a maior carencia desta cadeia esta centrado
> num instrumento psicológico fundamental denominado: curiosidade
> intelectual - sem a qual as demais condições perdem boa parte da sua
> eficácia.
> Porém para usuários Linux (salvo as execeções a regra) tem de sobra.
>
> --
> GUS-BR - Grupo de Usuários de Slackware Brasil

Molinero

to slack-u...@googlegroups.com, ubuntu...@googlegroups.com, gus...@googlegroups.com
Curto e grosso,

Depois que comecei a usar Linux, minha curva de aprendizado acentuou
consideravelmente.
Mas isso tamb�m depende de como voc� o usa.
Pessoas que s� usarem, por exemplo, Ubuntu em modo gr�fico, v�o se
aprofundar tanto quanto usu�rios de outros "sistemas operacionais gr�ficos"

Diego Damasceno wrote:
> [...]

> Linux User - #481539
>
> --
> GUS-BR - Grupo de Usu�rios de Slackware Brasil

Rodrigo Lira

to slack-u...@googlegroups.com
Apos conhecer o Linux, realmente conheci a alegria de trabalhar com informatica.

Rodrigo Lira

Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim. (Chico Xavier)
   _
_____________________

max

to slack-u...@googlegroups.com
On 3/11/10, Molinero <cyber...@gmail.com> wrote:
> Curto e grosso,
>
> Depois que comecei a usar Linux, minha curva de aprendizado acentuou
> consideravelmente.
> Mas isso também depende de como você o usa.
> Pessoas que só usarem, por exemplo, Ubuntu em modo gráfico, vão se
> aprofundar tanto quanto usuários de outros "sistemas operacionais gráficos"

Eu acho que a interface gráfica não é exatamente o "problema". Um
exemplo que eu posso dar de usuários de um SO "GUI-centric" e que se
empenham em aprender bem o funcionamento do mesmo são os usuários do
BeOS/Haiku, talvez seja na verdade uma exceção, quem sabe? Tem gente
que nunca ouviu falar em BeOS... :)

Enfim, a questão é que nas distribuições parecidas com o Ubuntu há uma
certa tendência a fazer com que as coisas funcionem "automagicamente"
e os usuários, na grande maioria vindos do Windows, tem o péssimo
hábito de não tentar resolver o problema (seja com ferramentas com GUI
ou CLI). Eles simplesmente reinstalam e usam até dar problema denovo.
quando alguém pede ajuda, a solução que eles dão é essa porque eles
não querem entender como que o filesystem corrompeu ou o que o X usa
HAL para as configurações de dispositivos agora, eles reinstalam e a
mágica acontece.

Também é interessante notar que este comportamento é comum até mesmo
para usuários de distros que tendem a fazer menos coisas
automagicamente (como o Slackware). Não é raro ver na própria lista
alguém que chega com um problema e outra pessoa simplesmente fala
"reinstala tudo que resolve" (eu confesso que eu mesmo ja dei esta
resposta, mas foram exceçõe, não é a minha respota "padrão" ;).

E por fim, mas não menos importante, quem quer aprender vai aprender,
seja num SO "GUI-centric" seja escovando bits. Eu devia ter dito só
isso e economizaria um pouco de digitação. :)

De volta ao assunto, um pouco de história: há muito tempo atrás, numa
galaxia muito, muito distante... ops, história errada!

Oi, meu nome é Max e eu não uso Windows como meu sistema operacional
principal há 8 anos. Eu sou meio viciado na resolução de questões de
lógica e física em geral (nerds r us) e quando eu comecei a usar o
computador, em meados de 2000, as únicas ferramentas que eu tinha eram
um Windows ME e o Excel (bah, eu não sei porque eu ainda digo
publicamente que eu sei fazer macros VB ou que eu ja usei Win ME...).

Um dia, falando com o professor de física, eu ganhei o CD de
instalação de um tal de Slackware 7.1, um manual gigantesco do mesmo e
um livro sobre uma coisa chamada Fortran. E até que aquele tal de
Linux funcionava bem melhor que o meu Windows ME, viu... E tinha muito
mais programas também!

Então eu peguei os manuais, um dicionário ingles-portugues e comecei a
ler para entender tudo sobre esse tal de Linux e como usar melhor pra
fazer o que eu gostava de fazer. Até hoje eu continuo lendo
"extensões" desse manual... :)

FIM. (Por isso que eu não sou escritor).

Enfim, o Linux me deu acesso há uma forma mais "divertida" de fazer o
que eu ja gostava, um sistema estável, conhecimentos sobre coisas que
eu jamais imaginei existir (não, isso ainda não é sobre internet e
pornografia, eu não tinha acesso naquela época...) e de quebra eu
ainda aprendi um idioma diferente. Eu acho que sim, tem certa
influencia na minha vida profissional (a academica ainda não começou
oficialmente...). :)

Gilcio R Amaral Martins

to slack-u...@googlegroups.com
Não posso dizer que o linux tenha tido influencia na minha vida
academica nem profissional.

Sou engenheiro eletronico e eletricista e trabalhei na Industria de
Computação e alguns anos tambem na de Telecomunicações em cargos
tecnicos e comerciais de marketing. Só comecei a usar linux em 2003
já aposentado.

Comecei com o Slackware 9.0 e apanhei um pouco para fazer algumas coisas
basicas e simples como usar uma impressora. Experimentei algumas outras
distribuições sem nunca sair do Slackware. Uso também o Slax que é um
trabalho brilhante baseado no Slackware.

É incrivel como se pode ter uma distro estavel, atualizada e mantida por
tantos anos por um único gerente e um pequeno grupo de voluntarios entre
os quais devem se citar o Robby Workman, o Alien Bob e o nosso Piter
Punk.

Da necessidade de compilar programas de forma correta passei a usar os
SlackBuilds aprendendo a trabalhar com scripts bash de alguma
complexidade. Hoje eu colaboro com o Slackbuilds.org na manutenção de
alguns scripts.

Esse e-mail está sendo escrito com o vi no mutt que gosto de usar e que
para algumas de minhas necessidade é imbativel. Anos de pratica me
fizeram desenvolver uma configuração muito prática.

Acho que já falei muito mas vendo os depoimentos de voces quis
acrescentar a minha experiencia.

Gilcio Martins

Leonardo Fonseca de Souza

to slack-u...@googlegroups.com
Bom dia todos!

Arlei, vc foi fundo agora hein... "curiosidade intelectual...",
"cultural mais sofisticado e personalidade criativo..." Muito bom!!!

Eu utilizo Linux desde 1999/2000 (nem me lembro mais) e para todos
amantes deste S.O assim como eu, tenho uma unica palavra: NERDs.
Utilizamos Linux pq somos NERDs e n�o nos adaptamos as coisas cotidianas
e simples. Gostamos de ser diferentes, gostamos de desafios, gostamos de
provar para n�s mesmos que somos capazes de ir onde nenhum homem j� mais
foi... ops, pera ae viajei... hehehehe

[]os,
L�o

Ananias Filho

to slack-u...@googlegroups.com
Minha história é um pouco diferente da maioria dos usuários de computador em geral.

Em quase 30 anos de idade poucas foram as vezes que precisei utilizar Windows. Alguns trabalhos que tinham servidores NT 3.51/4/2000/2003
Em pouco menos de 15 anos como profissional, 27 de usuário de computador (ou futricador) e  admirador do Unix,
aprendi a utilizar computador sem MS, quando da evolução do Windows e do DOS, um véio,assim chamo meu pai, me apresentou alguns Unix e me trouxe de presente uns disquetes do Slackware, hoje sou empresário da área de TI que optou por utilizar sistemas openSource e oferecer treinamentos profissionais e comunitários. Vejo no SL uma oportunidade de crescimento profissional e social. Gostaria que mais pessoas e empresas compreendessem isso. Desde que acrescentei o Linux na minha vida pessoal, começei a apreciar o modo construtivo das coisas. Colaboração em primeiro lugar sem, claro, perder o foco, responsabilidade e qualidade do objetivo final.

Abaixo um trecho da minha carreira de curioso. Só vale a pena ler que não estiver no trabalho.

Desde os 3 anos de idade (83) possuindo computador em casa por causa do Pai que é engenheiro eletrônico e que trabalhou na área por mais de 30 anos.
Começando pelo bom e velho CP500 em 83 mesmo onde a única coisa que um garoto de 3 anos saberia fazer. Digitar "frog" e apertar Enter e pronto começa o jogo do sapo que quer atravessar a rua.
Dai vieram SX, 286 e mais algumas outras coisinhas até que em 1988 me apareceu um tal de 386 que iria revolucionar o mundo da informática. Achei que seria a solução para os meus problemas por ter um sistema que já houvia falar através de redes antigas como a Renpac da Embratel que se conectava a outras redes (inclusive BBS's americanas) e por ai vai. Mas não atendia as necessidades de uma criança de 8 anos. Eu já falava com pessoas mais experientes em alguns CHATs e Grupos e na maioria das vezes encontrei dificuldades em fazer o que os outros faziam. Não entendia direito a diferença entre Ms-DOS e BSD por exemplo. Até que em 1993 o bom e velho pai, que sempre trabalhou com Unix, me apresentou uma dúzia de disquetes contendo um tal de Linux, Slackware Linux 1.01. Foram umas 2 ou 3 semanas sem computador porque eu nunca conseui instalar as coisas direito. Placa de som não funcionava, o tal do Mouse não rolou direito, travava quase que sempre. Enfim, depois de tanto brigar, aceitei a ajuda do amigo mais velho, o pai. Em umas 2 horas tudo estava funcionando direitinho e conectando em algumas BBS como Mandic, Spyder, Rul3z, BHSnet, etc... e todo feliz dizendo que agora estava com um sistema onde eu poderia acompanhar os amigos. Mas dai a grande maioria dos amigos desapareceram :( eles já estavam usando a tal da Internet. Perdi um pouco do interesse até que em 1994, um 486 DX2 66 Apareceu com um tal de Windows 3.11 bonitão mas que infelizmente não ajudou muito porque eu queria era utilizar "minhas redes" e o Win3.11 só pretava para jogar e editar textos. Tá fiquei com ele por uns 2 anos aproximadamente porém, parei com minha sede de aprendizado nos sistemas. Quando em alguns meses, a internet foi liberada para alguns clientes da Embratel, na qual meu pai trabalhar, e conseguimos um acesso. Tá... ver alguns sites, bater uns papo mas e a diversão de futricar no computador de verdade? Não to falando de aprender a fazer scripts BAT não. Não deu outra! Slackware 2 depois de muito sufoco. Dai em 99 por causa de um trabalho, tive que aprender a trabalhar com Windows 98 e Windows NT 3.5/4
A coisa andava mas me reclamavam muito, descobri o Samba que ..... ai o resto vocês já conheçem =)
Nós últimos 10 anos, não precisei instalar mais que 10 servidores windows para sobreviver. E não morri de fome, não deixei de pagar meu carro, não tenho dívida no cartão de crédito, casei a um ano e meio e não deixei de oferecer o plano de saúde e viagens com passagem em dobro para mim e minha esposa. SL dá para viver sim e dá para Crescer.

2010/3/11 Gilcio R Amaral Martins <gilcio....@oi.com.br>

--
kram3r

Hudson Antonio

to slack-u...@googlegroups.com
Para quem trabalha na área o Linux exige muito mais do profissional do
que outros sistemas.

Nunca consegui compreender realmente como um programador de verdade
possa usar como sistema padrão algo parecido com "Windows". Realmente
ele não vai deixar de ser um bom programador usando qualquer sistema,
na realidade isso é o que menos importa, o que estou querendo dizer, é
que uma coisa implica na outra.

O Linux ajudou em muito a conhecer como funciona um sistema
operacional, a começar a programar, ele praticamente me obrigou a
isso, kkkk, naturalmente já estava criando scripts em shell para fazer
praticamente tudo.

Enfatizando o que disse no inicio:
O sistema operacional é o que menos importa, mas uma coisa é
consequência da outra.

Até mais
Hudson Antonio

Victório

to slack-u...@googlegroups.com
O Linux teve influência direta na minha vida profissional. Depois que aprendi a mexer com linux (vide abaixo), samba, firewall, squid e outras coisas, por volta de 2002, fiquei como freelance de uma loja da cidade, configurando servidores com linux para as empresas que eles prestavam serviço. Mesmo fazendo informática na ETE e depois FATEC, cujo ambos os cursos são voltados para a area de desenvolvimento de software (de gestão, principalmente), sempre gostei mais de redes e serviços de internet. Hoje trampo ISP... win? só no PC de 2 funcionários que ainda não foram evangelizados!! =P

Um pouco da minha história

Brinco com PCs desde 1993... comecei num bom e velho 286 com DOS... e foi só em 1999 que comecei a gostar da tal informática... Mas o win95/98 era muito ruim. Eu só conhecia o dos e o win e nunca aceitei a idéia de algo que travava e dava problemas toda hora, pensava "Como um banco funciona com isso?!" e "Devem existir coisas melhores..."

Pesquisando na net (cade e yahoo). Descobri um tal de Linux... Isso já era final de 2000 e meu pai comprou uma caixinha do Conectiva Linux 6.0 de presente de de Natal (não lembro de ter ganhado nada melhor)... e ninguém aqui irá precisar de muito esforço para descobrir aonde passei a tarde do dia 25/Dez/2000......

Depois disso, testei diversas distros e até um tal de OpenBSD... Levei mais um ano e meio para ter só linux no computador... só slackware melhor dizendo... Escolhi slackware porque queria aprender linux e o slack tinha/tem a fama de deixar toda as confs para o usuário. Depois de algum tempo descobri porque o slack é a distro mais simples de usar que existe.

###############################################
Victório Felipe
http://choppnerd.com
linux user #306117 - counter.li.org
        Slackware Linux                          FreeBSD
              Because it works!                     The Power To Serve
###############################################

julio menezes

to slack-u...@googlegroups.com
Este [OT] esta sendo interessante, da para ver o perfil dos usuarios da lista.
Aqui vai o meu.

Uso computadores desde 1977, da epoca dos cartoes perfurados e fitas maiores que uma pizza GG. Na faculdade, minha primeira aula foi PL/1 e depois Fortran  com o grande professor e amigo Jose Luiz Braga da UFV. Um IBM 360 com 128K de RAM tocava toda a faculdade mas havia um Borroughs B6700 que programavamos em Algol-60 linguagem antecessora do Pascal. Mais tarde usei um Digital DEC-10 (256K ram) que tambem era multiusuario e multitarefa com os ditos terminais burros.  Finalmente comprei um CP500,  mais tarde um 286 e depois um 386. Isso la por 1988, acho. Depois um 486 que vinha com 1MB de ram. Comprei uma expansao de 1MB que ia num slot ISA. Dae comecou minha bronca. O "Sistema Operacional" alem de Monousuario tambem NAO conseguia usar a memoria, so enderecava 1MB. Fui obrigado a comprar um excelente compilador canadense, o  Watcom-C que trabalhava em modo protegido.

Agora meu lado profissional:

Porque uso GNU/LINUX ?

1- Porque acredito no movimento G N U, cooperacao eh fundamental para a vida.
2- Porque funciona de forma confiavel. Troquei as 3 famigeradas teclas que muitos usam por outras 3 que sao a G N U.
3- Porque tenho um interpredador de comando descente, o bash. Eu gosto de console e das ferramentas GNU ( gcc, grep, sed, awk, tr, cat...) .
4- Porque gosto de ver programas tecnicamente bem desenhados rodando impecavelmente nos bastidores. ( Apache, Postgres, Cups, Samba........ ).

Diariamente uso 3 computadores.
1- Tenho um PIII com o Ambiente Grafico que volta e meia precisa das 3 famigeradas teclas. Acesso via rdesktop. Tive de plugar um mouse, senao o ambiente grafico travava no "boot". Ja ja me livro dele, eh que faltam alguns programas em minha area. Trabalho com Mapeamento, Cartografia.
2- Um K6ii-500 , o gnu-00, ele funciona como servidor de FTP e CUPS e outras cositas mas. Acesso via ssh pois ele so tem a torre. Coloco tarefas nele como:
gnu-00$  nohup  wget -c ftp://qqcoisa.com/etcetc &, saio do ssh, desligo o notebook e vou para casa. Na manha seguinte tudo certinho, o k6ii fez todo o trabalho :-)
3- Um notebook que fico trabalhando nele e jogando tarefas para os outros dois, assim uso 3 processadores em lugar de dual-core uso core-3-trio :-))).

So gostaria de lembrar que, alem do Kernel existem as ferramentas GNU, esta dupla faz realmente o Sistema Operacional. Foi o que senti ao comecar com o Slack 7.1 e ficar na tela preta e ainda assim ser capaz de realizar centenas de tarefas pois realmente estava com um Sistema Operacional nas maos.

abracos,

julio menezes

max

to slack-u...@googlegroups.com
On 3/12/10, julio menezes <yjme...@yahoo.com.br> wrote:
> [...]
> notebook e vou para casa. Na manha seguinte tudo certinho, o k6ii fez todo o

Colocando um OFFTOPIC no OFFTOPIC para o OFFTOPIC ficar mais OFFTOPIC,
tu pode trocar o nohup comando & pelo screen que não fica enchendo de
nohup.out.N no $PWD.

julio menezes

to slack-u...@googlegroups.com
Max,

oops,
Por essas e outras que enfatizo o projeto GNU.
Temos a oportunidade de aprender e trocar ideias o tempo todo.
Tendo um tempinho vou dar uma olhada no screen, grato pela dica !

[]s
julio menezes

> [...]
>
> Antes de perguntar:
> http://www.istf.com.br/perguntas/
>
> Para sair da lista envie um e-mail para:

http://br.maisbuscados.yahoo.com

grantt

to slack-u...@googlegroups.com
Bom sou recem formado em Fisica, começou como uma brincadeira
e para não ter que mudar fui me enfiando na area de Computação Quantica.
Porem antes mesmo de entrar para faculdade ja estava eu enfrentando os
problemas com um Conectiva 1999 para ele conectar a internet discada
com o danado do modem HSP56. Foi dai que comecei uma a entender C
e outra começar a gostar de Assembler.
Entao alguns quebra-cabeças com o Conectiva me aventuro no Slack 6
e como ja falou o nobre colega Julio, o prazer de ter o sistema em suas maos
realmente muda a vida de users Linux. A mudança academia foi
que pude mostrar para os colegas e influenciar mesmo que eles começacem
usando  uma distro "mais simples" como eles achavam e outra começamos
o desenvolvimento de ferramentas de auxilio em Fisica para o Linux.
E abriu espaço para meus amigos ficarem mais curiosos e assim como eu
apos o termino do curso estarem indo para segunda graduação em informatica
e dedicando-se tb a area da Computação Quantica.

Alexandre Marques

to slack-u...@googlegroups.com
On Thu, 11 Mar 2010 19:12:48 -0300
max <mior...@gmail.com> wrote:

> [...]

> ainda aprendi um idioma diferente. Eu acho que sim, tem certa
> influencia na minha vida profissional (a academica ainda não começou

Meu envolvimento com computadores começou no trabalho, logo depois de
concluída a minha graduação (1994). Comecei trabalhando com 'DOS'... e
naquela época o Sistema Operacional não me despertava muito interesse...
No final de 1995 comprei meu primeiro PC (486 DX4 100) que veio com o
Win 3.11 instalado; era o que a maioria das pessoas, que eu conhecia,
estava usando.

O meu maior interesse, na época era 'hardware'; Eu queria montar os meus
computadores daí para frente... estudei bastante para isso, comprei
muitos livros e em 1997 montei um 'Pentium 200'... era uma máquina
poderosa naquele tempo, pelo menos, entre meus amigos e parentes ninguém
tinha uma melhor. Depois do Win 3.11, também tive o Win 95, Win 98 e o
Win ME. Sempre achei que o windows era problemático e decepcionante,
mas demorei um pouco para tomar coragem e partir em busca de algo melhor.

Em 2001 decidi experimentar o Linux (Turbolinux); depois foi o Conectiva
(do 5.0 ao 9.0) ao experimentar o Conectiva 8.0 comecei a acreditar que
poderia me livrar do Windows de vez. Depois experimentei Red Hat 9.0,
Mandrake 9.0 e várias versões do Kurumim e só depois disso tudo foi que
eu cheguei ao Slackware 10.2 (final de 2005). Depois do Slack, não tive
mais motivação para continuar testando outras 'Distros'... Estou
satisfeito com o Slackware... Era tudo que eu queria... Desde 2007 eu
não tenho mais Windows em minha máquina, somente o Slack.

O Linux representa para mim, uma saída para um universo mais livre (Eu
passei muito tempo (mais do que devia) usando o Windows). Para mim o
Windows é um sistema feito para o usuário leigo; Como eu deixei de ser
um mero leigo (me desculpem aqueles que discordam, mas é isso que eu
acredito) então, esse sistema perdeu o sentido para mim...

Aquele abraço!

--
Alexandre Marques
Linux User #460590

Vagner Araujo

to slack-u...@googlegroups.com
Olá amigos,

sou da Bahia, e o meu envolvimento com linux começou em 2004 quando eu ainda não tinha nenhum envolvimento com informática, na época eu trabalhava em posto de lavagem lavando caminhão, toda noite quando eu chegava em casa a primeira coisa que fazia era ligar a televisão e sintonizar o canal da tv cultura para assistir o jornal da cultura, em um belo dia passa nesse jornal uma matéria sobre software livre, lá se contava o crescimento e a importância do software livre para o nosso país, na mesma semana se não me engano, um programa que passava depois desse jornal, chamado de projeto br, começou a apresentar matérias sobre um tal de linux e sobre os hackers que o utilizavam, e forma como foi apresentada as matérias nos programas seguintes fizeram com que eu me apaixonasse pelo linux, em 31 de Maio de 2004 comecei a estudar informática, comecei pelo básico, que foi o Windows, em seguida comecei a estudar manutenção de computadores, nessa época de 2004 comecei a pesquisar sobre o linux, e como o mesmo funcionava, em agosto, teve o primeiro curso técnico de informática aqui na minha cidade oferecido pelo CETEB(Centro de Educação Tecnológica do Estado da Bahia), fiz a minha inscrição, passei na prova e comecei a cursar o mesmo, no final de 2005 comprei o meu primeiro computador, foi um pentium MMX com 48M de Memória EDO(não me pergunte como conseguir sobreviver mais de um ano em curso de informática sem um computador ;-) ), alguns dias antes de comprar esse computador, passei por uma banca de revista e uma revista me chamou a atenção, ela vinha com um pinguim todo poderoso na capa segurando um S na mão, essa revista com dois cds de instalação do Slackware 10.1, não teve conversa, comprei a revista imediatamente, nesse mesmo ano de 2005 comecei a estudar Java, e o computador que comprei não dava para desenvolver com o eclipse, mesmo sendo no Windows 98, então instalei o Slackware no hd desse computador, detalhe, esse hd só tinha 4GB, instalei todos os pacotes, o que ocupava quase que o hd todo, mas eu estava decidido a aprender Java e Slackware Linux ao mesmo tempo, no início foi difícil, não tinha experiência com linux, não sabia muita coisa sobre o bash, o desenvolvimento dos .java era feito no vi, enfim, foi uma época difícil, entretanto, também foi uma época em que eu aprendi e amadureci muito. Hoje com mais de 4 anos de experiência na utilização da linguagem Java e na utilização do Slackware, eu só tenho uma coisa pra escrever:

Obrigado Linus Torvalds por ter tido a iniciativa de ter criado o kernel do linux, o linux mudou a minha vida completamente, sem ele, talvez eu ainda estivesse lavando caminhão ou quem sabe, fazendo alguma outra coisa que não tivesse nada haver com a informática.

PS. também agradeço ao Patrick por ter criado essa distribuição GNU/linux, que na minha opinião, é a melhor distribuição GNU/linux de todos os tempos.

Abraço
--
Professor Vagner
Java Developer

O PLANETA É O MEU PAÍS, E A CIÊNCIA É A MINHA RELIGIÃO ! INDO AO INFINITO E ALÉM... !!!!!!

Alexandre Pereira Bühler

to slack-u...@googlegroups.com
Bom dia,
Ap�s reinstalar o windows 95 e 98 mais de 2893125871252387589215235 vezes.
Conversei com um amigo t�cnico e ele me indicou o OpenLinux da Caldera.
At� hoje conservo as m�dias desta distro.
Levei um m�s para aprender a montar um cd-rom. Pois tinha pouco tempo
para mexer no micro e na minha cidade n�o havia linux users.
Mas gostei tanto do visual na �poca que me empolguei, principalmente
porque meu micro n�o tinha mais tela azul.
Isto foi em 1998. O Openlinux me lembrava o saudoso mundo do windows
3.11, do MS-DOS 5, Wordstar... Somente com um detalhe: Era muito melhor.
Do OpenLinux mudei para o Conectiva. Andei pelo Redhat (n�o gostei),
Mandriva (pior ainda) e etc.
Odeio ferramentas gr�ficas de configura��o, embora tenha uma queda pelo
Firewall Builder.
Um dia chequei ao Debian GNU/Linux. Estava satisfeito, finalmente algo
est�vel. Mas... ainda faltava algo. Aquele neg�cio de colocar a m�o na
massa. Tudo era bin�rios compilados e arquivos de configura��o.
Queria algo r�pido, robusto, est�vel e que eu realmente pudesse me
sentir dono do "sistema" ao ver o que acontece nos bastidores. Achei
isto no SLackware neste ano agora em mar�o.
O que influenciou na minha vida?
Tudo... Me sinto confiante, sei o que fa�o em um servidor e/ou desktop.
Se n�o sei aprendo com prazer. E ainda recebo para isto.
Cuido a 9 anos de v�rios servidores e posso dizer que o GNU/Linux �
parte da minha vida.
Deus diz: Assim seja. E o GNU/Linux me d� o que comer, vestir...
Com ele virei um pouco nerd, n�o de todo, mas um pouco nerd. E isto �
muito bom.
A verdadeira liberdade que veio com o GNU/Linux para mim n�o foi a
"gratuidade do sistema".
Muitas pessoas pensam que liberdade no mundo GNU/Linux � ter um software
licenciado sem pagar nada. A tal "gratuidade".
Para mim a liberdade foi me tornar melhor como pessoa, como t�cnico, foi
poder "abrir" um software e dizer: Um por isto que n�o funciona! Mas sei
que eu posso arrumar isto! Eu sou capaz.
Foi a capacidade de arrumar, inventar, descobrir e etc, que fez o homem
progredir.
Quando estou com um software propriet�rio eu n�o arrumo; espero o
suporte. N�o invento; j� vem tudo pronto com ou sem bugs. N�o descubro;
me contendo com o que os outros descobriram.
Com o software open source tenho um mundo inteiro de possibilidades.
Mas alerto n�o sou xiita no mundo GNU/Linux.
Acho que cada software propriet�rio ou livre tem seu lugar e hora para
ser usado.
O melhor software � aquele que faz o que voc� espera de forma satisfat�ria.
Eu, pessoalmente, xingo o Slackware quando descubro que falta um
maldita depend�ncia na hora de instalar algo. Mas estou satisfeito com
ele. Cada depend�ncia que falta. Cada erro na hora de compilar me fazem
evoluir.
E � isso que importa.
At�

--
Alexandre Pereira B�hler
T�cnico Eletroeletr�nica - Senai - MG

Sim�o& B�hler Ltda (Infobrindes)
Instala��o, manuten��o e venda de servidores GNU/Linux.
http://www.simaoebuhler.com.br
Hardware acesse, veja e tenha produtos com qualidade, garantia e nota fiscal.
http://www.simaoebuhler.com.br/loja
alex...@simaoebuhler.com.br
Telefone: (41) 3538-5428

Infobrindes (Sim�o& B�hler Ltda)