Bem-vindos e inicio das discussões sobre REA!

1 view

Carolina Rossini

to rea-...@googlegroups.com, Mônica Steffen Guise Rosina, Pablo Ortellado
Estimados colegas,

Muito bem-vindos à lista de discussões sobre Recursos Educacionais Abertos no Brasil!!!!

Algumas listas sobre recursos educacionais abertos já existem há alguns anos, como a lista da UNESCO e outras, responsáveis por inúmeros frutos positivos em termos de crescimento, colaboração e legitimação deste movimento.

Entretanto, muito se perde com a baixa participação de representantes de países de língua não inglesa, por exemplo.

Desta forma, nasceu a idéia de um projeto sobre recursos educacionais abertos no Brasil como uma forma de impulsionar as discussões sobre benefícios e desafios dos recursos educacionais abertos e sobre o quão a política de educação no Brasil é permeável a esta discussão e a movimentos de inovação em metodologias educacionais.

Como qualquer inovação, muitas dúvidas e receios existem, principalmente relacionados a, por exemplo, qualidade de materiais produzidos de forma aberta e colaborativa. Entretanto muitas metodologias e índices de impacto estão sendo desenvolvidos para lidar com estes elementos vinculados ao processo de mudança de cultural.

Desta forma, o objetivo desta lista é chegar a possíveis consensos sobre conceitos, benefícios, desafios e metodologias para o desenvolvimento e utilização de recursos educacionais abertos específicos e apropriados à realidade Brasileira. Sendo que tais discussões são guiadas pelo objetivo principal de desenvolvimento de um Tool-Kit em português a ser futuramente distribuído em escolas, universidades, governo e outras instituições interessadas.

Esforços paralelos estão acontecendo nos EUA e na América Latina, por exemplo. Desta forma, o ccLearn – o projeto focado  em educação do Creative Commons – aceitou hospedar uma wiki para que possamos, em paralelo a discussão nesta lista, dar inicio ao esforço colaborativo de desenvolvimento do Tool-Kit. A URL da wiki é http://learn.creativecommons.org/community/OER_tool_kit. Creio que a partir da próxima semana a wiki estará aberta para nosso grupo. De qualquer forma, sugiro que começássemos as discussões.   ☺

Um dos primeiros pontos a ser discutido refere-se ao esqueleto do Tool-Kit. Creio que tendo este esqueleto, teremos um guia para discussões. Penso que podemos começar com discussões sobre conceitos vinculados a REA, quais são os conteúdos de REA, quais as tecnologias disponíveis e o quanto adaptáveis eles são ou precisam ser para serem apropriadas localmente, quais os atores interessados e por que, questões de propriedade intelectual a serem tratadas, modelos de REA emergentes e quais são os modelos de REA emergentes no Brasil.

No segundo semestre haverá uma conferência internacional sobre REA no Brasil e seria super legal que este grupo apresenta-se seus resultados em tal evento que organizaremos.

De qualquer forma, creio que seria super legal se todos enviassem um primeiro email para a lista apresentando-se e contando um pouco o porque increveu-se nesta lista. Creio que ate o momento temos uma ótima e diversa gama de profissionais do direito, da educação, de tecnologia – características complementares necessárias para uma tarefa como esta.

Abraço,

Carol

Carolina Rossini
carolina...@gmail.com ou cros...@cyber.law.harvard.edu
Skype: carolrossini
Coordenadora
Projeto Recursos Educacionais Abertos Brasil: Perspectivas e Desafios
Apoio: Open Society Institute e Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas
Fellow – Cooperation Project
Berkman Center for Internet and Society
Harvard University

Mônica Steffen Guise Rosina
Monica...@fgv.br
Coordenadora Regional
Pesquisadora
- Escola de Direito de São Paulo
Fundação Getulio Vargas

Pesquisadora - A2K Project
Yale University

Barbara Dieu

to rea-...@googlegroups.com
Boa tarde a todos e obrigada pela acolhida, Carolina.

Sou Barbara (ou Bee como me chamam online) Dieu, professora de inglês em uma escola secundária bilingue (francês-português) em São Paulo. Estou online desde 1997 e sempre produzi recursos abertamente na Web sem nenhum login ou copyright.

Como minha especialidade é inglês, até agora publiquei em inglês e tenho participado e colaborado com recursos abertos ou discussões no Dekita <http://dekita.org>, Wikispaces<http://www.wikispaces.com/user/my/bdieu>, Wikieducator <http://wikieducator.org/User:Bdieu>, Slideshare, LeMill <http://lemill.net/>, Merlot <http://www.merlot.org>, Flickr e Critical Literacy <http://www.criticalliteracy.org.uk/>

Como tenho me deparado com a enorme dificuldade das pessoas no Brasil que não dominam o idioma e resolvi participar da lista para poder tb compartilhar minha experiência em português. Produzi meu primeiro recurso em português em uma página web que foi descoberto e revisado pela equipe do Merlot <http://www.merlot.org/merlot/viewMaterial.htm?id=76287> em 2002. O problema da qualidade é uma coisa difícil de ser implantada pois é dificil acompanhar com um peer review atualizado (sinto o problema no Merlot) e cada educador está em um contexto diferente e precisa adaptar os recursos à sua realidade.

Penso ser importante esclarecer o que são recursos abertos, como utilizá-los e produzí-los pois tenho a impressão que a maioria confunde o free (free beer mas proprietário) com open source e open resources. Não creio que saibamos o que  cada  licença do Creative Commons implica na prática e quando combinada com outros recursos de licenças variadas. É preciso também providenciar uma plataforma onde as pessoas possam colocar os seus recursos de uma maneira user-friendly e organizada sem terem que pagar para isso e  repertoriar os recursos existentes e sites onde podemos encontrar REA em português.  Sei que o Mec tem uma plataforma mas não sei como anda esse projeto.

Estou participando da discussão sobre OER moderada por Scott Leslie no forum da Scope do British Columbia Campus no Canadá. O que me entusiasma é ver como os diversos pontos de vista/perspectivas e ações estão sendo tomadas dentro da própria comunidade e que há abertura e espaço para lurkers e "estrangeiros" (como eu), o que não acontece com muitas comunidades brasileiras que restringem o acesso a pessoas que não fazem parte da panela (O STOA, por exemplo, embora uma ótima idéia, trabalho de Ewout é por enquanto só compartilhada pelos membros da USP).

Um abc e penso que os REA serão um importante passo desde que adotados e alimentados por grassroots e não como uma ação top-down na mão de alguns iluminados.

My two cents e é um prazer estar com vocês.
Bee

--
Barbara Dieu
http://barbaradieu.com

Carolina Rossini

to rea-...@googlegroups.com, Mônica Steffen Guise Rosina

Estimada Bee e colegas,

Creio que sua experiência é super bem vinda.

Também creio que você traz pontos importantes para ajudar na estruturação de nossas discussões do Tool-Kit: conceitos, projetos, plataformas, e licenças. Outros pontos que crio que apresenta e o quanto projetos e plataformas disponíveis são amigáveis aos usuários (user-friendly) e apresentam processos colaborativos transparentes. Finalmente você aborda quais as estratégias/projetos que o governo brasileiro esta adotando.

1) Sobre conceitos:

Alguns conceitos já foram moldados internacionalmente.

Vejam, por exemplo:

"O que são Recursos Educacionais Abertos (REA)? REA são recursos de educação, aprendizado, e pesquisa que residem no domínio publico ou que foram liberados por meio de uma licença de propriedade intelectual que permite seu uso e re-propósito aberto e gratuito ("free") por outros. Recursos Educacionais Abertos  incluem cursos completos, materiais para cursos, módulos, livros, vídeos, testes, software e qualquer outra ferramenta, materiais ou técnicas utilizadas para suportar o acesso ao conhecimento" livremente traduzido de http://www.hewlett.org/Programs/Education/OER/openEdResources.htm

ou

"Recursos Educacionais Abertos são materiais ensino e de aprendizagem que estão disponíveis gratuitamente na Internet para uso por todos, independente de você ser um educador, aluno, ou autodidata" livremente traduzido de http://www.oercommons.org/help/learn-more-about/oer

ou
"materiais digitais oferecidos livremente e abertamente para educadores, estudantes e autodidataa para a utilização e re-uso para o ensino, a aprendizagem e a pesquisa" livremente traduzido dehttp://cnx.org/content/m14466/latest/

Quais outros conceitos existem? Qual iremos adotar? Ou iremos desenvolver algo próprio? Bee ou demais, podem ajudar com essa tradução para o Português? :-)

2) Projetos

Quais projetos internacionais são ou podem ser relevantes para o Brasil? Onde os conteúdos de tais projetos são produzidos? São estes apropriados aos currículos brasileiros?

3) Plataformas e Tecnologias

CNX: http://cnx.org/content/

Moodle: http://moodle.org/

Outras? Como conceituá-las? Há uma classificação de plataformas e tecnologias por possibilidades de uso? Como aproximá-las da população de professores e alunos?

4) Propriedade Intelectual

Todos os conceitos trazem a questão de "aberto" "livre" "gratuito"... alguns também trazem a questão de "domínio publico".

A legislação brasileira de direito autoral não traz em seu corpo a definição de domínio publico. Ainda, em nosso pais - influenciado pela linha dogmática da Europa continental - existe a proteção ao direito moral do autor. Desta forma, o "nosso" domínio publico é diferente do "domínio publico" norte-americano, por exemplo. Essa foi uma das razoes, por exemplo, da licença mínima do Creative Commons ser atribuição. Desistiu-se, há algum tempo de tentar desenvolver uma licença CC de "doação" de uma obra ao domínio publico, visto que isso não funcionaria em muitos países e haveria um problema de interoperabilidade de obras.

Alguns recursos sobre o uso de licencas Creative Commons em materiais educacionais pode ser visto aqui:

http://learn.creativecommons.org/cclearn-reports

http://blog.okfn.org/2006/04/24/removing-the-nc/

Existem muitas questões a serem enfrentadas em relação a propriedade intelectual voltada a recursos educacionais. Um dos maiores atuais desafios é como lidar com recursos produzidos por menores de 18 anos, por exemplo, que, com base em nossa lei civil não podem contratar (relativamente incapazes). Ou seja, uma licença se outorgada por um menor pode ser invalidada. Desta forma, fica outra questão para nosso debate. Como projetos de recursos educacionais abertos podem lidar com a questão dos menores produtores de conteúdo?

Vou parar por aqui...meu email já esta muito longo e espero que este seja somente o começo das discussões! :-)))))

Por favor, fiquem a vontade para enviar suas apresentações, comentários, duvidas, sugestões! Este fórum tem como objetivo que nos ajudemos todos a entender e trabalhar com OERs!

E desculpe pela falta de algumas pontuações....meu computador não permite algumas....

Abraços,

Carol

Guilherme Rodrigues

to rea-...@googlegroups.com
Olá a todos,

Eu sou estudante de engenharia civil da escola politécnica e me interessei pela discussão pois, primeiro acho essencial a iniciativa de desenvolver formas utlizando a web para a realização de estudo, busca de informações, lazer, pois podemos sim nos divertir e aprender algo, jogos interativos para crianças é um começo; e comunicação. Quando vi a oportunidade de poder dedicar o que sei para criar, decidir, questionar e discutir como serão as plataformas abertas para ensino, resolvi ingressar nessa lista.

A forma que me proponho a me dedicar visa em colocar em prática o que aprendi sobre engenharia nos termos de simplicidade, abordagem rápida dos problemas e a forma de como será distribuida o conhecimento no caso. Como estudante sinto muita falta de uma plataforma que realmente unifique o professor e aluno, contendo nesta plataforma recursos em que o aluno tenha material, aulas, vídeos, exemplos interativos e as suas dúvidas respondidas, além da plataforma, dependendo do contexto, buscar feedbak do aluno.

Sobre os conceitos me agrada muito o primeiro colocado pela Carolina Rossini, mas podemos, como toda a certeza, adicionar aquele "jeito brasileiro".

Gostei da idéia do Tool-kit, será um grande avanço e espero contribuir para deixar essa plataforma o máximo possível user-friendly.

Abraços

--
Guilherme Cunha Rodrigues

Carla arena

to rea-...@googlegroups.com
Olá, pessoal,

Eu sou Carla Arena, professora de inglês como a Bee Dieu, uma amiga. Trabalho com tecnologia educacional em uma Binacional em Brasilia. Juntei-me ao grupo porque tenho cada vez mais interesse em produzir conteúdo aberto, sem amarras, que tenha um efeito multiplicador para quem os utiliza. Nos últimos anos venho produzindo cursos e recursos educacionais sob licença CC. No momento estou moderando uma sessão online de seis semanas para educadores que tem licença Creative Commons http://images4education.ning.com
Todas as fotos que disponibilizo no Flickr também são CC.

Talvez aprenda muito mais com o grupo do que contribua, mas espero oferecer minha contribuição tendo a perspectiva de educadora e acreditando que podemos fazer a diferença na forma como artefatos educacionais são produzidos, apreendidos, remixados e retransmitidos.

Também estou aqui como curiosa e aprendiz. Estou empolgada em ver um movimento como este no Brasil. Vejo que a multidisciplinaridade deste grupo e a objetividade da Carolina poderá nos levar a um desenvolvimento de REA no Brasil interessante.

Beijo.
Carla

http://collablogatorium.blogspot.com (new explorations!)
http://explorations.bloxi.jp

Everton Zanella Alvarenga

to rea-...@googlegroups.com
Olá,

meu nome é Everton, mas podem me chamar de Tom. Sou formado em física,
cheguei a começar uma pós-graduação em física de partículas
elementares e, depois de passar um tempo na Itália (ECT*) em um
programa de doutorado durante meu mestrado, acabei abandonando a
carreira de físico por motivos diversos (ainda estudo alguns assuntos
nos tempos vagos).

No momento estou ajudando a implementar uma plataforma de rede social
na USP, o Stoa <http://stoa.usp.br>, mencionado pela Bee (depois desse
email vou esclarecer um ponto que ela chamou atenção sobre o projeto).

Também participo do blog coletivo de divulgação científica, junto com
alguns amigos físicos, o Ars Physica
<http://arsphysica.wordpress.com/>. Veja nosso Manifesto Ciência
Livre:

http://arsphysica.wordpress.com/manifesto/

Tenho participado (não muito ativamente) das discussões da tentativa
de trazer a Wikimedia para o Brasil e concordo muito com os princípios
dessa carta

http://meta.wikimedia.org/wiki/Wikimedia_Brasil/Carta_de_Princípios

Também recentemente comecei a organizar um projeto sugerido pelo
Milton Jung, da rádio CBN, o Adote um Vereador, no wiki
http://vereadores.wikia.com (vídeo com explicações aqui
<http://stoa.usp.br/vereadores/weblog/41331.html>).

Sou bastante empolgado com a cultura livre (Free as in Freedom, not as
in free beer), tanto no âmbito de softwares, que uso há mais de 10
anos, como em bens culturais. Por isso andei participando de alguns
debates sobre o acesso a bens culturais no Brasil e ajudei o GPOPI-USP
hospedando o seguinte abaixo assinado, sob o domínio do Stoa:
http://stoa.usp.br/acesso

Tenho interesses diversos em ciência, filosofia e educação, um deles
propriedade intelectual. Assunto que certamente vou aprender bastante
me envolvendo com esse projeto, assim como venho aprendendo com o
projeto Stoa.

Apesar do meu interesse em ciência ainda existir, pretendo mudar de
área e todas as atividades que estou me envolvendo, tanto do ponto de
vista conceitual, quanto técnico, vem sendo útil para eu decidir para
onde vou.

Espero contribuir o máximo que eu puder para ajudar com algumas das
coisas mais importantes para uma sociedade, porém tão ignoradas no
Brasil, que é a educação e a ciência.

Estou empolgado com as possibilidades que esse grupo pode criar e
mudar. Abraços!

Tom

--
http://stoa.usp.br/tom

Everton Zanella Alvarenga

to rea-...@googlegroups.com, Lista de desenvolvimento do projeto Stoa
Oi, Bee.

Primeiramente, meus sinceros parabéns pelo material para quem deseja
aprender inglês que você disponibiliza. Eu não conhecia e certamente
vou passar a usar e divulgar. Meu inglês é intermediário e fui
aprendendo um pouco mais tarde do que devia. Quando eu era mais jovem
queria estudar inglês, mas não foi economicamente possível. Por ter
começado uma carreira científica, acabei aprendendo o 'bronken
English' necessário para a comunicação científica.

Discussões em listas de emails e, principalmente, comunidades em redes
sociais contribuíram muito para eu melhorar um pouco meu inglês.
Acredito que plataformas como o Stoa poderão contribuir para mais
pessoas aprenderem tantas outras coisas. Um exemplo fantástico disso,
na minha opinião, é a comunidade Física do orkut, que ajudei a criar
<http://arsphysica.wordpress.com/2008/09/30/quem-somos-nos/> e hoje
estou tentando convencer o pessoal a usar um fórum no Google Groups, o
Brasil Ciência <http://groups.google.com/group/brasilciencia>.

> [...]

> (O STOA, por exemplo, embora uma ótima idéia, trabalho de Ewout é por
> enquanto só compartilhada pelos membros da USP).

Não sei se por panela se referiu ao Stoa, mas deixe-me explicar um
conceito que estamos querendo implementar nessa plataforma, o de uma
rede federada. Antes de mais nada, quero deixar claro que a equipe
Stoa está de braços aberto para que outras iniciativas surjam e
*queremos* que nossa rede interaja com outras. Mas de que forma será
isso? Não sabemos! O fenômeno das plataformas de rede social são
relativamente novos (entrei no orkut, por exemplo, em 2004). Temos que
desenvolver um jeito de redes sociais diferentes poderem comunicar
entre si.

Como exemplo de um sistema federado, para tentar deixar claro, é o
sistema de emails. Até onde sei, com o surgimento do email não havia
um protocolo universal como há hoje em dia, onde eu posso mandar um
email para você com um @usp.br para o @unicamp.br e todos se entendem.
Almejamos coisas análogas com as redes sociais e isso deve ser
independente da plataforma escolhida (o OpenID contribuirá para
solucionar isso até certo ponto, mas outras coisas estão surgindo,
como o open Social do Google). Eu gostaria, mesmo, que os vários
professores e alguns estudantes que nos contatam para entrar no Stoa
pudessem, mas veja nossa preocupação com a identidade digital e o
projema dos "fakes" (note que nosso grupo de administradores é bem
limitado):

* "Fakes" e Segurânça <http://stoa.usp.br/destoa/forum/337.html>
* Moderação e Identidade <http://stoa.usp.br/destoa/forum/320.html>

Também já sugeri criarmos uma forma do Stoa interagir com jovens estudantes

* Stoa como espaço para vestibulandos da FUVEST e estudantes dos
colégios? <http://stoa.usp.br/destoa/forum/18302.html>

e gostei de uma sugestão desse último tópico sobre uma rede social
para professores. Recentemente, num workshop no Rio de Janeiro, eu e o
Ewout apresentamos nosso projeto e o conceito de uma rede federada. O
Carlos Nepomuceno, que ajudou a criar a rede social da UFF, já teve
uma idéia análoga.

Independente da solução técnica que será dada ao problema (para mim o
isolamento é um problema), estamos em contato com essas outras
iniciativas e, na medida do possível, estamos dando suporte
voluntariamente na lista de emails do projeto Stoa. *Queremos*
interagir com outras redes.

Espero que esse ponto tenha ficado claro e estou a disposição caso
tenha deixado algo confuso. Cabe salientar que no Stoa estamos
integrando vários softwares, o Elgg (stoa.usp.br), o MediaWiki
(wiki.stoa.usp.br e o Moodle (moodle.stoa.usp.br). Quero mesmo
estimular uma cultura livre entre os membros da Universidade de São
Paulo. Comecei um post sobre o assunto, onde comento um debate
ocorrido na USP sobre seu futuro (USP 2034, planejando o futuro). Se
quiser, aqui está um vídeo gravado no conselho universitário da USP,
onde comento sobre algumas dificuldades com relação a isso

http://video.google.com/videoplay?docid=-679244948619725590&hl=en

Abraços,

Tom

--
http://stoa.usp.br/tom

Luiz Algarra

to rea-...@googlegroups.com
Olá!

   Meu nome é Luiz Algarra, tenho formação em Jornalismo pela PUC-SP e uma trajetória profissional bastante diversificada.
   Atualmente sou aluno do Prof. Humberto Maturana no curso de Certificação em Biologia Cultural na Unindus, em uma turma semi-presencial.
   Através da rede Papagallis iniciamos a mais de dois anos uma processo de aprendizado sobre ativação de redes sociais, ambientes de aprendizado virtual, conversações em grupo e aprendizagem informal.
   Estou desenvolvendo um projeto de orientação e certificação à distância de grupos temáticos de conversação livre.
   Posso contribuir compartilhando minhas experiências, minhas reflexões e minha rede social com os membros desta lista, na medida de minha disponibilidade, claro.
   Estou muito satisfeito em tê-los encontrado no imenso palheiro da web!

abs

Luiz Algarra

========== Citações ===========
La expresión Reflexión-Acción-Ética, representa nuestra comprensión de que ya no es posible actuar en ningún dominio productivo, administrativo o creativo sin estar atentos a hacernos cargo de que todo lo que hacemos tiene consecuencia en el ámbito de existencia de todos los seres humanos (antropósfera) y de todos los seres vivos (biosfera). - Humberto Maturana e Ximena Dávila

"Uma resposta é sempre a parte do caminho você já deixou para trás. Apenas as perguntas podem te apontar para o futuro. - Jostein Gaarder"

======= Assinatura =========
Luiz Orlando Algarra da Silva Freitas
Pessoal: http://www.luizalgarra.blog.br/
Profissional: http://www.papagallis.com.br/
=============================

Guilherme Rodrigues

to rea-...@googlegroups.com
Olá a todos,

Andei pesquisando na internet e acabei por encontrar um artigo de Ladislau Dowbor ( http://dowbor.org/ ) sobre a inovação social tratando sobre o assunto da nova sociedade que está por vir apontando as características do mundo atual, o que está sendo desperdiçado e finalmente mostrando como instituições devem atuar na forma de "governança participativa", tem um rascunho da formação das participações das partes envolvidas, vejo que um artigo mais para leitura e análise tendo um pouco da base que queremos com o REA. http://dowbor.org/07inovacaosocial.doc

Sergio Lima

to Recursos Educacionais Abertos
Olá a Todos!

Chegando agora depois de ficar sabendo do grupo através d Bee.

Sou Prof. de Física no Ensino Médio (Colégio Pedro II/MEC) e muito
interessado em aprendizagens colaborativas, daí para a necessidade de
usar soluções abertas e livres foi um pulo.

Recentemente defendi dissertação de mestrado profissional sobre o uso
de ferramentas livres para apoiar comunidades de aprendizagens e me
interessei pela ideia dos OEA.

A minha intenção ao participar do grupo é entender melhor o conceito e
contribuir de algum modo na sua divulgação e na produção dos mesmos.

Fiquei particularmente interessado nas questões legais sobre a
produção de conteúdos por menores (meu público de trabalho).

O pouco que produzo disponibilizo sob CC. Alguma coisa pode ser
conferida a partir de http://aprendendofisica.pro.br

Abraço a todos

Sérgio Lima
aprendendoemrede.info