evento REA na Casa da Cultura Digital

Bianca Santana

to rea-lista, Lu Scuarcialupi, Daniela B. Silva, alinerabelo.lab
Povo querido!

Além do evento de Brasília, que tanto tem consumido a Carol, o desafio agora é tirar do chão o encontro na Casa da Culltura Digital, no dia 27. Copio nesta mensagem a Lu, a Dani e a Aline que, além de mim e do Markun, são da Casa e vão trabalhar com a gente.

Temos uma proposta de metodologia e gostaríamos de alterar/consolidar com vocês. Estamos correndo bastante pra tentar fechar o máximo de coisas possíveis (incluindo convites pra "falas") até amanhã pra começar a divulgar na segunda. Então, quem tiver interesse em colaborar na organização, dá uma pensada nisso o mais rápido possível? E desculpa de novo pelo "tem que ser pra ontem!"

Pensamos num encontro de 4 horas (das 15h às 19h ou das 16h às 20h). O que preferem?

A primeira parte ocorreria numa grande roda, com todas as pessoas que aparecerem, e a segunda em pequenas rodas temáticas.

A ideis é que pessoas aqui da comunidade facilitem as conversas nas rodas temáticas. Quem se habilita?

Antes de entrar na programação, bom falar sobre infra. Temos bons espaços pra grupos pequenos (salas com cadeiras; salas com puffs, almofadas e redes). Pra grupo grande fica meio tenso, mas funciona. Quem foi ao Drumbeat ou à apresentação do filme "10 Tatics" sabe que dá.

Minha microempresa e da Lu, a Maracá, vai oferecer um café gostosinho prab gente. Mas nossa grana acaba por aí. Não conseguimos, por exemplo, bancar uma tradutora ou um tradutor pra ficarem com a gente. E sabemos que isso seria muito importante. Alguém tem uma super ideia pra facilitar o diálogo dos gringos com quem não fala inglês?

Tentamos fugir, ao máximo, do esquema top-dopwn de apresentação. Nada a ver com a nossa comunidade, muito menos com o conceito REA. Mas é importante que, em alguns momentos, um fale e vários ouçam. Por isso pensamos em convidar algumas pessoas pra fazerem curtas apresentações pra todo mundo, e deixar um tempinho pra alguém que também queira fazer esse tipo de apresentação mas não tenha sido "escolhido" por nós.

Lembrando que o bacana do evento é ampliarmos nossa comunidade (ajudando quem já tem o espírito REA a se engajar de vez), nos aproximar, e consolidar rotas de ação.

Mas falando da programação/ metodologia, acho que tudo fica mais claro. Não esqueçam de que nada disso está fechado e que queremos fechar aqui na comunidade, no máximo, até amanhã.

1. Abertura (meia-hora)
Cada participante do encontro vai receber um crachá para colocar o próprio nome, e três pedaços de papel para escreverem tags que mostrem seus interesses em estar ali.
Sentaremos em círculo, com um papel grande no centro e cada pessoa se apresenta falando o primeiro nome, de onde vem e lendo suas tags antes de colá-las no grande papel central.
Carol e mais alguém da comunidade REA (quem se habilita, de novo?) dão as boas-vindas, em 10 minutos, relacionando as tags à filosofia REA.

2. Grande roda (uma hora e meia)

Pensamos em três projetos REA, já consolidados, se apresentarem. E outros, com o espírito REA ou com potencial pra isso, mas não consolidados, terem o mesmo espaço. Pra tentar unir e inspirar mesmo.
Inspiradas no esquema de apresentação do Drumbeat, acho que vale muito pensar em apresentações de, no máximo, 10 minutos, incluindo perguntas que todas as pessoas podem fazer durante a fala. Isso faz com que todo mundo arpesente o essencial do seu projeto e dá uma dinâmica bacana pro evento. Quem quiser falar mais tem as rodas de conversa e pode serguir aqui na nossa lista :)

Nos consolidados, pensamos em privilegiar quem vem de longe:
Richard Baraniuk – Fundador do Connexions (www.cnx.org)
Eric Frank – co-fundador da
Flat World Knowledge
Prof. Dr. Robert Schuwer – Universidade Aberta da Holanda: OpenER Project

Nas apresentações de projetos não consolidados como REA, pensamos privilegiar projetos ainda de fora da comunidade na tentativa de engajá-los. Nossa comunidade ficaria com o papel de facilitar todas as discussões.
Temos uma proposta e seria bom contar com vocês pra decisão:
- Priscila ou Mila, do Educarede,
- Alencar, do instituto Paulo Freire,
- Fernando Almeida ou Mônica Gardelli, da Fundação Padre Anchieta,
- Fernanda Campagnucci, do Observatório Nacional pelo Direito à Educação, da Ação Educativa,
- Daniel Cara, da Campanha Nacional pelo Direito à Educação;
- Giovanna Modé, da Campanha Latinoamericana pelo Direito à Educação;
- Gustavo, do Lemad

ALGUÉM TEM CONTATO COM ALGUM GRUPO DE PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS QUE PENSA OU TRABALHA COM MATERIAIS ACESSÍVEIS???

Abrir espaço pra mais uma ou duas apresentações que alguém queira fazer na hora.

3. Café (meia-hora)

4. Rodas de conversa temáticas (uma hora)

Pensamos em dividir as pessoas em cinco grupos que façam sentido na filosofia REA e com o que aparecem nas falas das pessoas.

Caberá a alguns facilitadores da comunidade (de novo, quem se habilita?) fazer as propostas de temas na hora. Podemos colocar ideias aqui, mas só na hora dá pra consolidar:

  • licenças livres

  • formatose padrões livres

  • benefícios REA para pessoas com necessidades especiais

  • REA pra EA

  • multilinguarimos pra REA

  • REA como parte de incentivos e treinamento continuado de professores

  • livros públicos e abertos

  • livros publicos e abertos

    Pensamos em escrever os cinco temas em grandes peças de quebra-cabeça (como o nosso logo) que se encaixem. Na hora de dividir os grupos distribuimos as pesças pelos espaos convidando as pessoas a se dividirem.

    4. Fechamento (meia hora)

    Os grupos voltam com as pessoas. Cada grupo escolhe uma pessoa pra passar (em dois ou três minutos) o essencial do que foi conversado. Depois de apresentar, o grupo vai encaixando sua peça às outras.

    Depois, cada pessoa diz, em poucas frases, o que achou do encontro (em roda mesmo, pra que todo mundo fale) e dá um conselho para que a comunidade REA cresça no Brasil.

Esperamos vocês!

beijos

Barbara Dieu

to rea-...@googlegroups.com, Lu Scuarcialupi, Daniela B. Silva, alinerabelo.lab
Posso ajudar na tradução, falar sobre minha experiência em OER (WikiEducator e cursos abertos para formação continuada de professores) ou outra coisa que precisarem mas na terça dou aulas até as 16:00, logo só poderia estar aí lá pelas 17:00.
Um abc
Bee

--
Barbara Dieu
http://barbaradieu.com

Bianca Santana

to rea-...@googlegroups.com, Lu Scuarcialupi, Daniela B. Silva, alinerabelo.lab
Sensacional, Bee!
Voc topa falar das suas experiências como facilitadora de um dos grupos, por ser da comunidade? Ou preferiria ter tempo na roda maior como as pessoas de fora?
beijos

--
Você recebeu este email pois está inscrito na lista "Recursos Educacionais Abertos - Brasil".
Para enviar um email para essa lista, envie um email para rea-...@googlegroups.com

Pedro Markun

to rea-...@googlegroups.com, Lu Scuarcialupi, Daniela B. Silva, alinerabelo.lab
Bi,

posso facilitar a conversa sobre padrões abertos ou licenças livres, se precisarem.

No mais, acho que seria legal se pensassemos em algum objetivo concreto para o fim do dia... algo tangivel que pode servir, inclusive, para amarrar ações e interações futuras.

beijos,
pedro

Bianca Santana

to rea-...@googlegroups.com, Lu Scuarcialupi, Daniela B. Silva, alinerabelo.lab
Oba! Já boto seu nome :)

Mas o que no final, Pê? Não saquei...
beijos

Pedro Markun

to rea-...@googlegroups.com, Lu Scuarcialupi, Daniela B. Silva, alinerabelo.lab
não sei direito, bi.

estou matutando aqui ainda... uma carta? uma cartilha? um vídeo com todo mundo falando de rea? enfim... algum produto tangivel que a gente possa distribuir por ai...

Bianca Santana

to rea-...@googlegroups.com, Lu Scuarcialupi, Daniela B. Silva, alinerabelo.lab
hmmmm
agora sim :)
gosto da ideia, mas fico com medo das condições. vídeo, por exemplo, acho ótimo. mas não sei se conseguimos fazer.
o texto de um caderno podia ser uma boa. seria responsabildiade de cada um dos grupos?

que acham?

beijos

Miguel Said Vieira

to rea-...@googlegroups.com, Ana Paula Camargo
Tenho uma amiga que faz mestrado sobre acessibilidade na internet para
portadores de necessidades especiais (não sei se ela mesma tem contato
com comunidades, mas provavelmente conhece quem tem).

Ana Paula Camargo <aplca...@gmail.com>

Que eu saiba ela não é ligada a REA -- mas foi uma pessoa importante na
Biblioteca Virtual do Estudante Brasileiro, um projeto finado que tinha
bastante afinidade com essa nossa "causa".

As/Bs,
Miguel

Em Sex, 2010-04-16 às 01:27 +0000, rea-list...@googlegroups.com
escreveu:
> *ALGUÉM TEM CONTATO COM ALGUM GRUPO DE PESSOAS COM
> NECESSIDADES ESPECIAIS
> QUE PENSA OU TRABALHA COM MATERIAIS ACESSÍVEIS???*

Bianca Santana

to rea-...@googlegroups.com, Ana Paula Camargo
Miguel, muito obrigada pelo contato!

Ana Paula, escrevo em nome  da comunidade de Recursos Educacionais Abertos, toda copiada nesta mensagem. rs

Em nosso blog você consegue entender melhor quem somos: www.rea.net.br.
Em suma, somos um grupos bastante heterogêneo de professores, jornalistas, advogadas, engenheiros, pesquisadoras, que defendem que materiais educacionais devem ficar acessíveis a todas as pessoas. Acessíveis pelos formatos (publicados livremente na internet) e por licenças autorais flexíveis.

Acho que você sabe que a atual Lei Brasileira de Direitos Autorais só autoriza publicar obras para pessoas portadoras de deficiência visual em braile. Mas não é permitido gravar audiobook ou criar versões digitais acessíveis a pessoas com outras necessidades, se não for autorizado expressamente pelo detentor dos direitos (que nem sempre é o autor). Acreditamos, portanto, que a causa REA (recursos educacionais abertos) é também uma causa das pessoas com necessidades especiais.

No próximo dia 27, terça-feira, teremos um encontro da nossa comunidade em São Paulo. Seria ótimo contar com a sua participação ou a de outra pessoa que possa nos aproximar desta realidade.

Te esperamos.

beijos,

Bianca

Bianca Santana

to Daniela B. Silva, rea-...@googlegroups.com, Lu Scuarcialupi, alinerabelo.lab
Dani, estamos há um tempão na lista tentando andar com vídeos sme conseguir.
Eu sei que não dou conta. Na Casa, todo mundo vai estar no seminário de digitalização e o João não sabe se estará por lá.

Alguém da lista acha que segura a bronca?

beijos

Em 15 de abril de 2010 23:08, Daniela B. Silva <daniel...@gmail.com> escreveu:
Acho sensacional produzir alguma coisa tangível depois do encontro.

Bi, não sei se não rolaria um vídeo, viu... Lembra aquela ideia apropriada do Drumbeat, sobre "um conselho para REA no Brasil"? Será que não daria um videozinho curto com os participantes?

Ou então cada um dá uma tag para REA, já que vocês estão trabalhando bastante com essa imagem também... acho que pode ser mais legal do que um caderno.

Bj,

Dani

Daniela B. Silva

Carolina Rossini

to rea-...@googlegroups.com, Lu Scuarcialupi, Daniela B. Silva, alinerabelo.lab
Sim! creio que a ideia eh mesmo essa, pensar nos próximos passos da Comunidade REA. Tanto em relação a politicas publicas como projetos.

Coisas como melhorar a wiki e nosso blog, alem de concretizar e seguir adiante com o http://etherpad.com/rea

Seria legal também algum manifesto da Comunidade REA e estratégias de comunicação com os diversos setores.

bjs

Carol

Carolina Rossini

to rea-...@googlegroups.com, Lu Scuarcialupi, Daniela B. Silva, alinerabelo.lab
email 2: outra coisa importante seria seguir adiante com o toolkit/cartilha que esta totalmete parado ...http://br.wikimedia.org/wiki/Rea#Cartilha_sobre_recursos_educacionais_abertos_no_Brasil

bjs

Bianca Santana

to rea-...@googlegroups.com, Lu Scuarcialupi, Daniela B. Silva, alinerabelo.lab
Talvez o mais bacana com gente que não está ainda na comunidade seja :Acho que os outros tópicos cabem bem num encontro da comunidade, não?

beijos

Bianca Santana

to rea-...@googlegroups.com, Lu Scuarcialupi, Daniela B. Silva, alinerabelo.lab
Pessoal, bora fechar isso?

Já fiz os convites pras pessoas que devem falar e vou mandando as respostas pra vocês.
A Lu deve mandar, daqui a pouco, um texto-convite. Seria bom se todo mundo cotribuísse pra fechar o texto pra conseguirmos fazer uma arte bonitinha e disparar pras pessoas.

Fora isso, precisamos ver o que de concreto tiraremos do evento.

Alguma excelente ideia/solução pro problema de tradução?

beijos

Carolina Rossini

to rea-...@googlegroups.com, Lu Scuarcialupi, Daniela B. Silva, alinerabelo.lab
ok, fico no aguardo desse material para eu poder contribuir...ja tem gente cobrando

dos internacionais estarao o Richard e o Eric

o Robert volta para casa no proprio dia 27 ...entao nao havera tempo para ele participar

bjs

Luciana Scuarcialupi

to Carolina Rossini, rea-...@googlegroups.com, Daniela B. Silva, alinerabelo.lab
Caros, abaixo uma proposta de convite para o evento que vai acontecer
no próximo dia 27 de Abril sobre Rea na Casa de Cultura Digital, em São
Paulo.

Imaginei que esse convite seria estendido não só a todos aqueles que já conhecem
recursos educacionais abertos, mas também aos que trabalham com temas
afins. Avaliamos que será interessantíssimo que participem e conheçam
mais. Por isso coloquei parte do texto da Bianca (editado) para o folder de REA
(o que são e para que servem).

Montei o formulário de inscrição, mas ele pode ser totalmente editado.
Nada ainda está fechado, são apenas propostas!

O que acham?

Beijos
Lu

Rodas de Conversa sobre Recursos Educacionais Abertos na Casa de Cultura Digital

No próximo dia 27 de Abril nos encontraremos às 15h ou 16h (precisamos definir!) na Casa
de Cultura Digital para rodas de conversa sobre Recursos Educacionais Abertos - REA.

REA são quaisquer materiais educacionais que possam ser utilizados, alterados, remixados
e compartilhados livremente por todas as pessoas. São livros, artigos, planos de aula, softwares,
jogos, resenhas, trabalhos escolares, vídeos, áudios, imagens e outros recursos compreendidos
como bens educacionais essenciais ao usufruto do direito de acesso à educação e à cultura.

Quando compartilhamos esses recursos estamos facilitando o acesso de todas as pessoas ao
conhecimento, garantindo liberdade e criatividade de produção. Ampliamos o aproveitamento de
recursos públicos investidos em material didáticos e incentivamos que educadores, estudantes
ou produtores de conhecimento sejam reconhecidos como autores. Partilhando os recursos
educacionais permitimos que a colaboração melhore a qualidade dos materiais e que
sejam feitas adequações para as realidades locais onde serão usados.

As Rodas acontecerão durante toda a tarde de terça-feira na Rua Vitorino Carmilo, 459, na Santa
Cecília, próximo a estação Marechal Deodoro do metrô.

Veja a programação abaixo e faça sua inscrição

Abertura - inserir horário de início e fim a partir da definição acima
Apresentação de todos os presentes, participantes das rodas, e da filosofia REA.

Grande Roda - inserir horário de início e fim
Ouviremos sobre três projetos REA que acontecem em diferentes lugares do
mundo.
inserimos aqui os nomes dos convidados assim que confirmarem

E sobre outros dois projetos brasileiros que se aproximam muito da proposta
de criar ou disponibilizar sua produção como Recursos Educacionais Abertos.
inserimos aqui os nomes dos convidados assim que confirmarem

Café na Vila - inserir horário de início e fim

Rodas de Conversas Temáticas - inserir horário de início e fim
Nos dividiremos em cinco grupos menores, e conversaremos sobre temas
relacionados aos Recursos Educacionais Abertos.

Fechamento ou Encerramento - inserir horário de início e fim
Partilha das conversas das Rodas Temáticas com o grupo todo.

Logos a serem inseridos no convite:

REA
Casa de cultura Digital
Quais outros?