importante dissertacao sobre politica cultural brasileira

Carolina Rossini

to rea-...@googlegroups.com, direitoesubde...@yahoogrupos.com.br, alvaro galvani
Pessoal,

Há algumas semana, Eliane Costa, responsável pela gestão da política cultural da Petrobrás, defendeu uma dissertação muito importante sobre a gestão Gil e a cultura digital aqui no CPDOC/FGV:

http://www.a2kbrasil.org.br/wordpress/lang/pt-br/2011/01/dissertacao-aborda-o-reconhecimento-da-cultura-digital-pelo-ministerio-da-cultura-na-gestao-gilberto-gil/

No link, depois da explicação do que se trata, vcs tem acesso a toda a dissertação.

Ewout ter Haar

to rea-...@googlegroups.com, direitoesubde...@yahoogrupos.com.br, alvaro galvani
2011/1/27 Carolina Rossini <carolina...@gmail.com>:

Não, não tem acesso. O link vai para um post no blog. Depois o link
vai para Slideshare (?!). Após se logar (sendo obrigado criar uma
conta *ou* entregar os dados do seu perfil no Facebook para
Slideshare) pode fazer o download de um pdf. Mas está toda
desconfigurado (na minha máquina e leitor de pdf pelo menos). Não
acredito que alguém leu a tese no Slideshare...

Se a tese tivesse uma licença CC, alguém podia hospedar ela na Web. A
velha Web Aberta! Mas não tem, aparentemente. Pô, o que aconteceu que
as pessoas esqueceram as lições básicas que explicam o sucesso sem
precedentes da Web?

1. Para compartilhar algo, dá ao recurso um URL num domínio que você controla.
2. Se quiser permitir re-mix, use formatos "fonte" abertas.

Sem acesso,

Ewout

Cecilia Tanaka

to rea-...@googlegroups.com
Em 27 de janeiro de 2011 21:49, Ewout ter Haar <ewoutt...@gmail.com> escreveu:

[...]

Sim, eu e diversos amigos lemos a tese divulgada pela Carol diretamente no slideshare, mas estamos acostumados a fazer este tipo de leitura e admito que a maioria das pessoas realmente não a aprecia.

Baixei o arquivo em PDF para você e testei a leitura em quatro máquinas diferentes, porque houve realmente uma falha na primeira das tentativas, que acusou "arquivo corrompido".

Pretendia comunicar eventuais falhas ao pessoal da A2KBrasil, mas o arquivo foi devidamente baixado nos demais testes e está funcionando muito bem.

Tomarei a liberdade de anexá-lo a uma mensagem a você em privado para não sobrecarregar as caixas postais dos membros desta lista.

Este e-mail será encaminhado aos responsáveis pelo site com sua sugestão abaixo para que disponibilizem o material no site da Cultura Digital ou outro semelhante e mais acessível, o que considero uma boa idéia.

Entretanto, pessoalmente, gostei muito do post de apresentação, que insere a tese em seu contexto e é a "explicação do que se trata" a que Carol se referiu
. Ou seja, houve um alerta expresso de que antes do acesso à tese, haveria um texto didático.

Estamos todos do mesmo lado e queremos compartilhar conhecimento e críticas, ainda que de formas diversas. Achei seu e-mail ligeiramente agressivo, Ewout, e não adianta reclamar com a coitada da Carol, que só quis divulgar material que considerou interessante e útil para todos nós. Reclame ou dê sugestões diretamente com quem de direito, como farei ao encaminhar sua mensagem agora.

Abração da japa! ;)

Ceci

Carolina Rossini

to rea-...@googlegroups.com, rea-...@googlegroups.com
Ce, fica tranquila. Alem de tudo portugues nao eh a lingua nativa do Ewout, e eu sei bem qual a sensacao de ser mal compreendido em outra lingua. :-) obrigada Por achar o arquivo, favor mandar p lista. Bjs

Sent from my iPhone
--
Você recebeu este email pois está inscrito na lista "Recursos Educacionais Abertos - Brasil".
Para enviar um email para essa lista, envie um email para rea-...@googlegroups.com

Cecilia Tanaka

to rea-...@googlegroups.com
Ui, Carol, mandei o arquivo só para o Ewout em privado, mas anexo agora para vocês então... :P

Desculpe, Ewout! Mas você viu que enviei beijos e pedi para avisar sobre novos erros na mensagem, né? Sou mala mesmo... ;)

Já fui incompreendida em outras línguas e cometi gafes horríveis em listas. Não notei que português não era sua língua nativa, porque você a fala muito bem.

Há milhares de séculos atrás, brincávamos de fazer traduções bem literais do italiano para inglês na lista "Italian" só por sarro e chamei um dos meus melhores amigos, Giovanni Gallino, de "John Little Cock" sem saber que "cock" era palavrão para americanos.... Para mim, era só uma ave, um galo... Aaaaiii, que vergonha!!! :P

O Rodrigo Savazoni havia disponibilizado a tese no site Cultura Digital e eu não sabia, mas a leitura também é via SlideShare:

http://culturadigital.br/blog/2011/01/18/mestrado-conta-a-historia-da-cultura-digital/

Beijos!!!

Ceci
--
"Discordo daquilo que dizes, mas defenderei até a morte o teu direito de o dizeres". - Voltaire
Com quantos gigabytes se faz uma jangada - Cultura Digital.pdf

Ewout ter Haar

to rea-...@googlegroups.com
2011/1/28 Cecilia Tanaka <cecilia...@gmail.com>:

> Baixei o arquivo em PDF para você e testei a leitura em quatro máquinas
> diferentes, porque houve realmente uma falha na primeira das tentativas, que
> acusou "arquivo corrompido".

Não consegui ler o arquivo porque o leitor de pdf nativo de Chrome se
confunde com os acentos. Depois vi que no leitor de Ubuntu está tudo
ok. (se tivesse acesso ao código fonte podia ajudar, já que não tem,
só resta reclamar...).

Mas o problema fundamental sobre qual reclamei era outra: a obrigação
de entrar num relacionamento com algum terceiro (Slideshare, Facebook)
como requisito de ler um texto. Este é o erro fundamental.

É um erro porque coloca um intermediário entre o seu público e o seu
trabalho. E a característica de des-intermediação da Web é justamente
a razão de ser do movimento A2K, Acesso Aberto e REA! Mas, eles dizem,
eles só querem saber o seu email. Só é para contar quantos acessos
tem. Só querem conhecer o público. Etc. etc. Não! Não entenderam.
Para proporcionar os efeitos realmente importantes (maximizar o
acesso, permitir usos inesperados, etc. etc.) vai ter que abrir mão de
um pouco de controle sobre sua obra.

Entendo o desejo de manter controle sobre o trabalho. De querer
determinar como, quando, de que forma o público interage com a sua
obra. Mas na maioria dos casos isto é um erro.

(o uso repetidas vezes da palavra erro é agressivo? Suponho que sim.
Mas não sei como fazer uma crítica de forma elegante. Peço a paciência
de todos.)

> [...]
> tese em seu contexto e é a "explicação do que se trata" a que Carol se
> referiu. Ou seja, houve um alerta expresso de que antes do acesso à tese,

Nada contra um texto sobre o texto. Para isto divulgamos o nosso
trabalho: para gerar discussão. Sou contra a "obrigação" de fazer algo
antes de ter acesso ao texto.

> [...]
> material que considerou interessante e útil para todos nós. Reclame ou dê
> sugestões diretamente com quem de direito, como farei ao encaminhar sua

Fiz uma critica da maneira que um trabalho é disseminado e dei uma
alternativa construtiva (use as tecnologias da Web Aberta e a
tecnologia legal do Creative Commons). É claro que a Carol não era o
alvo da crítica e que o público alvo das sugestões dadas era os
membros da rea-lista, para que eles não cometem o mesmo erro.

[]s!

Ewout

Cecilia Tanaka

to rea-...@googlegroups.com
Críticas devidamente encaminhadas aos meninos, que repassarão à autora... :)

Barbara Dieu

to rea-...@googlegroups.com
> [...]
alvo da crítica e que o público alvo das sugestões dadas era os
membros da rea-lista, para que eles não cometem o mesmo erro.

Impecável, Ewout. Obrigada por sua visão clara e concisa.
B.

--
Barbara Dieu
http://barbaradieu.com