Qual é afinal a polemica do twitter???

Raphael Mejias

to rail...@googlegroups.com
Estou vendo quen ultimamente ta todo mundo falando do twitter.

Mas afinal o que tem com ele?? é marketing?

Ele é feito em rails? ao menos? rsrs

Abraços

E me expliquem a crise rs

Eduardo Scoz

to rail...@googlegroups.com
Olá Raphael,

O twitter eh disparado o maior site em rails já desenvolvido.. E também o principal site na categoria deles... Virou moda entre o pessoal tech nos eua usar o twitter, e enviar e receber mensagens diretamente pelo celular..

É uma forma bacana de você acompanhar o q seus amigos estao fazendo.. Tipo, é algo como um serviço que lhe informa toda vez que algum de seus amigos troca de mensagem pessoal no messenger ou skype..

O mais legal eh q tudo é sempre aberto, qquer pessoa pode lhe enviar e receber mensagens de vc, basta vc "seguir" ela..

Qto ao rails, essa semana tavam espalhando boato q eles iriam mudar pra outro framework, mas o proprio desenvolvedor deixou claro (no twitter mesmo) q eles nao vao trocar.. Eles já tiveram milhares de problemas de performance, e de vez em qdo o site tá fora do ar..

http://dembot.com/post/25197975

Até mais

eduardo

Leandro Camargo

to rail...@googlegroups.com
É, eles estavam pensando em migrar para PHP ou java.

Evandro Viana

to rail...@googlegroups.com
Li tb que estao pensando em ficar somente com Ruby

2008/5/4 Leandro Camargo <leand...@gmail.com>:

--
Evandro Viana
www.vianaweb.com.br

Thiago Freire

to rail...@googlegroups.com
O criador do twitter disse que o rails não escala e que eles iam trocar a plataforma. Depois ele voltou atraz, depois surgiu um boato que eles iam mudar de novo, e aí alguém (acho que o CEO?) confirmou que eles não iam mudar.
Eu acho que tem um post sobre isso no blog do Akita (bota o link aí akita!)

Sobre o twitter ser o maior site:
Como você mede isso? Pra mim o "código" do twitter é relativamente simples, mas sem dúvida eles têm a maior base de usuários, logo o banco deles deve ser grande. E aí? Medimos o "tamanho" do site pelo tamanho do banco de dados? Eu acho complicado essa história de "maior site".

--
"Chains of habit are too light to be felt until they are too heavy to be broken." (Warren Buffett)

Eduardo Scoz

to rail...@googlegroups.com
Ao que parece, foi tudo boato/desentendimento:

http://twitter.com/ev/statuses/801530348

Evan eh um dos fundadores do twitter.

Eduardo Scoz

to rail...@googlegroups.com
Fique a vontade pra trocar "maior site" por "um dos mais conhecidos", ou "um dos mais utilizados", então.. Pode trocar por "um pequeno site qualquer" também, já que em algum lugar do mundo deve existir algum site com mais código/mais banco de dados/mais visitas..

O twitter eh conhecido hoje em dia como o maior exemplo de como o rails escala (milhoes de usuarios) e não escala (problemas constantes), e foi isso que quis passar ao Raphael.

Abraços,

Eduardo

Fabio Kung

to rail...@googlegroups.com
2008/5/4 Thiago Freire <frei...@gmail.com>:

[...]

acho que ele quis dizer no sentido de que é o site com maior volume de requisições. Essa me parece uma boa forma de comparar o "tamanho" de sites.

--
Fabio Kung
http://www.fabiokung.com

Caelum - Ensino e Soluções em Computação
http://www.caelum.com.br

Thiago Freire

to rail...@googlegroups.com
2008/5/4 Fabio Kung <fabio...@gmail.com>:

acho que ele quis dizer no sentido de que é o site com maior volume de requisições. Essa me parece uma boa forma de comparar o "tamanho" de sites.

É, também acho...não é a toa que requests/s virou uma unidade de medida, hehehe.

Voltando ao twitter, John Dvorak falou algumas coisinhas não muito agradáveis. E eu concordo com ele, o serviço é bem feito, e poderíamos ter várias utilidades legais pra ele. Mas o que as pessoas fazem (a maioria)? "Estou deitado na cama pensando em nada", "estou no computador procurando um pixel morto", "estou parado no trânsito".
Nesse sentido, acho que o friendfeed é mais bem utilizado.

Raphael Mejias

to rail...@googlegroups.com
Legal! Entendi!
Agora a ultima duvida, li ja o post do Akita no site dele.
Mas afinal o que é escalar?
Eles querem dizer que o Rails não tem flexibilidade para lidar com brandes bancos de dados, com muitos requests ao site?

Fabio Akita

to rail...@googlegroups.com
Segundo a Wikipedia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Escalabilidade):

"Um sistema cujo desempenho aumenta com o acréscimo de hardware,
proporcionalmente à capacidade acrescida, é chamado "sistema
escalável"."

Se minha máquina Rails, neste momento, responde a 400 req/seg, se eu
colocar outra máquina identica (escalabilidade horizontal), passarei a
responder quase 800 req/seg ("quase" porque eu não disse que melhorei
meu load balancer, meu banco de dados, minhas instâncias memcached,
etc, mas suponha que eu ainda não estivesse saturando todos os
recursos do ambiente).

Pela definição: Rails é escalável.

Daniel Lopes

to rails-br
Para mim isso parece mais um flame ou boato criado por pessoas de
fora, o complicado que isso arrebenta a comunidade. Enquanto agente se
mata escrevendo tutorial, traduzindo artigo, postando no blog vem
alguem e faz algo desse tipo, sem nenhum embasamento oficial. Esse
tipo de coisa detona, até hoje recebe msg no msn de gente comentando
me perguntado sobre o artigo do Zed Shaw. O que as pessoas não
entendem é que o open source é open source, não ta funcionando, ta
ruim para seu problema específico? Para de reclamar e faz, se você
está tendo problema de escalabilidade pois seu projeto passa de
milhoes de requisições dia dê um jeito de resolver ou por código ou
máquina pois provavelmente você já está com dinheiro para fazer isso.
Depois desse artigo no techcrunch o que apareceu de gente comparando
rails com php, até hoje tem gente que não entende oque é framework e
oque é linguagem... Para mim o que importa é o seguinte, fui
programador PHP durante 4 anos e delphi por 3 e hoje posso dizer que
sou mais feliz com Rails e com Flex, com o perdão da palavra, o resto
que se foda.

Silas Ribas Martins

to rail...@googlegroups.com
Salve,

Como dizem...o povo do Ruby e RoR anda muito revoltado.
Amo PHP, estudo Python, Ruby e Java. Todos tem problema disso e daquilo.

Agora o pessoal do twitter ta ou não está mudando? Se estiver, é por
que não foi alcançada o que eles esperavam, algo deu errado e pronto.
Se não legal, boato, mas digo que não é gente de PHP querendo zuar ou
infernizar o Ruby, RoR ou sei lá o que.

E o cara do Mongrel, saiu ou não? Se sim, ele está querendo crescer em
outra coisa, não quer dizer que largou ou o que passou foi ruim. Se
não, melhor pra o projeto.

Agora ficam dizendo que é flame, que é isso e aquilo. Techcrush não é
site pequeno, não é "só PHP" ou sei lá o que.

Por que não aceitam? Por que não vai ver se é verdade e ver se você
está errado ou não?

Agora não vai mais publicar notícias de mudanças de plataforma,
linguagem de programação ou sei lá o que, por que acham que é flame,
que é isso e que não te agrada. Cresça e pensa, seja crítica, seja
mutável.

Babaquisse viu, não esperava isso da lista de Rails-br.

2008/5/5 Daniel Lopes <daniel...@gmail.com>:

--
Atenciosamente (=Ô.Ô=),
Silas Ribas {Maximus_BR} - FRVJ.COM

Herval Freire

to rail...@googlegroups.com
porque os "xiitas" sao o pessoal do Java, oras...

o pessoal do Rails é tudo mente aberta e aceita que qualquer pessoa use aquilo que melhor lhe convir. A comecar com o proprio PC, cuja unica restricao eh que tenha uma maçã estampada... :-)

Silas Ribas Martins

to rail...@googlegroups.com
Salve,

kkkkk
Então vou tirar o ruby/ror do meu note com ubuntu, não tem maçã e nem
quero, elas apodrescem kkkkkkkkkkkkk

Herval Freire

to rail...@googlegroups.com
pelo menos nao eh windows...

50% da comunidade vai votar contra o seu expurgo na fogueira... :-)

caffo (rodrigo franco)

to rail...@googlegroups.com
Opa, nao tinha visto o thread ainda, aqui vai a minha contribuicao.
Para quem nao sabe, eu trabalhei no twitter logo no comeco do projeto,
entao sei mais ou menos como as coisas sao por la. Alem disso mantenho
contato com o pessoal da obvious, e consegui algumas informacoes
diretamente com elese.

> [...]
> que não foi alcançada o que eles esperavam, algo deu errado e pronto.
> Se não legal, boato, mas digo que não é gente de PHP querendo zuar ou

Nao, eles nao vao mudar de plataforma. Existem aplicativos auxiliares
em outras linguagens (o suporte eh em PHP, e muita nao-web coisa e' em
ruby puro). Sobre o boato, obviamente nao e' o 'pessoal do PHP'
infernizando a comunidade ruby, mas mesmo assim gera uma pessima
visibilidade. Vi comentarios do tipo 'A unica coisa que eu sei sobre
Ruby e' que o Twitter nao consegue ficar uma semana no ar'. Isso
obviamente nao ajuda.

> [...]
> linguagem de programação ou sei lá o que, por que acham que é flame,
> que é isso e que não te agrada. Cresça e pensa, seja crítica, seja

Essa parte nao ficou claro se voce esta reclamando do que o Daniel
falou aqui na lista ou da noticia no techcrunch. O post original foi
SIM um flamebait - O mike arrington eh um pessimo jornalista que tem
uma birra pessoal com o twitter, simplesmente porque ele nao foi o
primeiro a noticiar que um dos desenvolvedores do twitter (O Blaine
Cook) tinha saido do projeto.

Resumindo, boato de fonte completamente duvidosa, feita por alguem com
alguma visibilidade que simplesmente ficou bravinho por nao ser o
centro das atencoes.

[]'s

--
Rodrigo Franco (Caffo)
http://caffo.chaosnet.org/

Silas Ribas Martins

to rail...@googlegroups.com
Salve,

Foi mais com o Daniel mesmo. Simplesmente pelo fato dele achar que é
algo da comunidade php esse flame...e ainda exalta ele ser o "bichão"
no "bichão" do ruby/ror e flex.

Agora pronto, se num futuro o que eles falarem se manter verdade, foi
só briga do techcrush, que não é peixe pequeno, mas como toda parte de
qualquer mídia é frágil ao ponto de valer mais brigas e chateções do
que coisas realmente que ajudam.

Herval tu é miserável...comedor de maça podre kkkk brincadeira

Valeu!

2008/5/6 caffo (rodrigo franco) <caff...@gmail.com>:

Abraão Coelho

to rail...@googlegroups.com
Pessoal, sou novo aqui e tão novo quanto em RoR... Pelo que pude perceber aqui o grande problema nisso tudo, além dos boatos, é falta de confiança de alguns e excesso de arrogância de outros (não estou falando especificamente para ninguém na lista, espero que todos entendam meu ponto).

Alguém disse que RoR não é escalável... Alguém se sentiu ameaçado e resolveu dar uma resposta... aí alguém ficou bravo e resolveu "jogar na cara do outro" que é escalável sim... aí alguém resolveu falar não sei o que... aí alguém novamente bla bla... Ao invés de aproveitar a dúvida (legítima ou não) sobre a escabilidade do RoR e mostrar mais um pouco sobre as potencialidades do framework caímos na discussão que não leva a fim algum...

Talvez nem devesse falar sobre isso não, não tenho nem know-how pra entender metade das threads que já chegaram aqui pra mim, mas de vez em quando o foco da discussão vai mudando tão lentamente que não percebemos e, de repente, estamos falando de algo completamente diferente... Acho que tô respondendo também só pros novatos como eu não se sintam acanhados ao ver discussões acirradas de participar também... vai que a gt fala algo que ninguém disse ainda ;-)

Obrigado Akita pela definição de escalabilidade, eu tava um tiquin perdido nisso hehe mas e seu tiver uma aplicação rodando em um servidor e eu achar por bem utilizar vários servidores para isso porque vai otimizar a aplicação ou seja qual for o motivo... isso também é escalabilidade?

Bom começar a participar da lista =)

Até mais pessoal,
Abraão

Silas Ribas Martins

to rail...@googlegroups.com
Salve,

Grande Abraão, bem vindo e desculpe qualquer coisa.

Me meti somente pelo fato de o Daniel fazer com que pareça que o PHP
era o responsável da troca no Twitter.
Gostamos de X, Y, Z...linguagens, marcas de carro e isso e aquilo.
Temos que ser no mínimo críticos e dizer
que gosto disso, mas isso peca nessa parte aqui, coisa que aquilo é melhor.

Assim como vários programadores Java sairam do Java pra Ruby, RoR e
cia, a comunidade ficou alegre, por que
a mudança de linguagem do Twitter ou de qualquer outra coisa, aborrece
tanto ao ponto de atacar a (quase) futura
linguagem do Twitter ou sei lá o que?

Caso o Twitter ou qualquer sistema foi refeito em outra linguagem,
framework ou sei lá o que, estaria mudando
por que o atual não foi muito bem, assim como pode mudar de novo pra
outra caso a nova segunda não seja boa no
que se espera também ou algo impede atrapalha, até mesmo fora da
linguagem, framework, e quem sabe a nova mudança
no final não retorne para a primeira opção com melhorias, versão nova
ou algo do tipo?

Fala ai Akita sobre escalabilidade.

Valeu!

2008/5/6 Abraão Coelho <abrc...@gmail.com>:

Eduardo Scoz

to rail...@googlegroups.com
Qto à escalabilidade, Abraão..

O problema todo começa qdo seu servidor sozinho (ou 2, um com o banco de dados), não dá mais conta de rodar sua aplicacao, e vc precisa adicionar outros. Na teoria, simplismente adicionando outro servidor, rodando o mesmo código, voce poderia conseguir 200% de performance, certo?

Na prática, isso dificilmente ocorre.. Existem tantas variáveis, como caches, acesso a banco de dados, etc, que fazem esse numero ser menor do que os 200%. Por exemplo, se sua aplicacao utiliza bancos de dados com 5Tb de dados, não adianta vc simplismente colocar outra maquina no lado pra rodar, porque vai continuar sendo lento o acesso.. Vc precisa usar outras técnicas para isso.

Então, escalabilidade é em teoria uma medida de qtos porcentos vc consegue de performance ao aumentar sua infra estrutura. Se vc consegue tipo 180% (ou seja, o programa roda a 90% da velocidade de 1 computador só), vc tem uma plataforma relativamente escalavel.. mas se esse numero está mais para 130, ou 150%, vc vai ficar ruim qdo precisar colocar 50 máquinas pra rodar sua aplicação.

Desenvolvo projetos em .NET diariamente com milhões de acessos por dia, e escalabilidade também é um problema pra nós.. Isso não é só com o RoR que acontece..

Pessoalmente, acho que o problema do twitter ficar tao fora do ar não é culpa do rails, mas culpa do Tiwitter, que não parece ter conhecimento suficiente pra manter a aplicacao no ar, ou cacife pra contratar quem consiga.. Nao acho que seja fácil, mas acho que é isso que está ocorrendo..

Abraços,

Eduardo

Herval Freire

to rail...@googlegroups.com
meus dois cents a discussao: http://slashstar.com/blogs/tim/archive/2008/05/05/twitter-s-problems-are-the-result-of-architecture-xmpp-may-be-the-answer.aspx

aproveitando, fica a duvida: serah que os concorrentes do twitter (jaiku, pownce e facebook chat, principalmente) estao passando pelos mesmos apuros de escalabilidade (salvas as devidas proporcoes)?

aproveitando a deixa: que tecnologias escalam melhor, na experiencia de voces (baseando-se na definicao que o Eduardo deu abaixo)? Alguem tem alguma experiencia que possa compartilhar neste sentido?

[]s
Herval

caffo (rodrigo franco)

to rail...@googlegroups.com
> [...]
> suficiente pra manter a aplicacao no ar, ou cacife pra contratar quem
> consiga.. Nao acho que seja fácil, mas acho que é isso que está ocorrendo..

IMHO o problema e' o conceito: O twitter nao e' uma aplicacao web, eh
um protocolo de comunicacao. Dezenas de ferramentas 3rd party usam a
API do twitter para postar mensagens, todo minuto - e' obvio que ter
so' um endpoint vai dar problema. A API do twitter deveria ser
implementada de uma forma mais robusta - talvez utilizando o XMPP como
base, ao inves de um webservice.

De forma simplificada, o problema seria o mesmo se a mirabilis
(lembram?) tivesse desenvolvido o ICQ em rails, ou em cake PHP, ou em
django - uma hora ia dar problema.

Just my 2 cents..

Thiago Freire

to rail...@googlegroups.com
2008/5/6 Silas Ribas Martins <sil...@gmail.com>:

[...]

Bom...até onde eu saiba rails não tem suporte à threads. Ruby é bem mais lento do que Python ou Perl (com a integração recente do YARV no core isso foi resolvido), entre outros pequenos problemas. Mas Rails é escalável, pelo menos na teoria. Na prática também, pois várias aplicaçães grandes rodam em rails sem problemas (Basecamp, 43Things, Yellow Pages). O problema, como caffo já disse, é que o twitter não só é uma pequena aplicação web com milhões de usuários, como também serve uma API utilizada por sei lá quantos serviços. Eles provavelmente precisam de muitos servidores, e a escabilidade nunca será 100%, pra nenhuma linguagem.
Acho que a galera do twitter podia aprender um pouco com o google, tanto em infra-estrutura como em capitalização de serviços. (flamewar question [olhar maligno]: Será que é porque o Google é feito em Python?).

Eduardo Scoz

to rail...@googlegroups.com
Olá Thiago,

O google nao é feito python. Eles usam C em praticamente todas as áreas de alto desempenho, e python e java em áreas menores, como o docs, e agora appengine. Se nao me engano, o orkut é PHP, nao eh? (embora ele ainda faça de conta que é aspx)..

Os produtos do basecamp nao precisam ser muito escalaveis porque basicamente eles podem ser mantidos em instancias separadas para cada cliente/grupo de clientes.. Yellow pages imagino que seja muito fácil de fazer caching das páginas (como eu faço no Mapia), e isso aumenta bastante a performance..

O problema de threads to rails é sério, para aplicacoes grandes.. O problema não é necessáriamente em rodar várias instancias, mas o fato de que vc acaba com tanta memória repetida no servidor sendo jogada fora, que muito dos beneficios de rodar um container eh jogado fora.. Por exemplo, acaba sendo besteira em rails grandes estruturas de objetos do activerecord cacheados no servidor porque as instancias do rails nao vao compartilhar a memória, e vc nao consegue daí garantir que os objetos estejam sincronizados..

Escalabilidade é assunto bastante sério para empresas grandes, mas é um problema resolvido hoje em dia já.. Não consigo entender porque o twitter tem tantos problemas. Alguém aqui sabe se eles já postaram alguma explicacao mais específica do que o tradicional "rails é dificil de escalar"?

Thiago Freire

to rail...@googlegroups.com
[...]

Isso, Orkut é PHP. A história do Python foi só pra criar uma flamewarzinha, mas você "cortou o barato, bicho", hehe.

Os produtos do basecamp nao precisam ser muito escalaveis porque basicamente eles podem ser mantidos em instancias separadas para cada cliente/grupo de clientes..

Hum, é verdade. É uma boa solução essa. O DNS deles deve ser bem pequeno...

Yellow pages imagino que seja muito fácil de fazer caching das páginas (como eu faço no Mapia), e isso aumenta bastante a performance..

Por falar nisso, tenho que aprender umas técnicas de cache do rails...

[...]

Não sei se ele disse mais alguma coisa. Mas sei que várias pessoas postaram soluções práticas pro problema.

Davis Zanetti Cabral - Listas

to rail...@googlegroups.com
Caraca, melhor ponto de vista ao meu ver até agora.
Não desprezando o resto do povo. Eu não havia pensado dessa forma.
Ótima contribuição ae caffo.

Imagina um bittorrent em rails :D

Abraço!

Wagner Andrade

to rails-br
[...]

Isso promete ser resolvido pelo Ruby Enterprise Edition que ainda está
em desenvolvimento.

: Wagner Andrade

On 6 maio, 01:58, "Eduardo Scoz" <eduardos...@gmail.com> wrote:
> [...]
> tem tantos problemas. Alguém aqui sabe se eles já postaram alguma explicacao
> mais específica do que o tradicional "rails é dificil de escalar"?

Daniel Lopes

to rails-br
Olá pessoal, esclarecendo o ponto de vista do Silas, em momento algum
falei mal de PHP e nem da comunidade... lendo o artigo inteiro no
TechCrunch você percebe que ao menos é esquisíto, ai se você der uma
olhada em artigos como este http://www.php-zine.net/2008/05/05/twitter-pretende-abandonar-rails/
vai ver que como o TechCrunch tem bastante importância ele fez pipocar
outros artigos na net, mas muitos deles apenas dizem assim "Rails é
imaturo para grandes DB" mas não dizem o porque, não tem embasamento
técnico. Isso atrapalha novas pessoas a também começarem a aprender
Rails, a alguns meses li um artigo do Zed Shaw explicando os pontos
fortes e fracos do Rails e era execelente, totalmente embasado e na
prática era tudo verdade, ai sim é uma diferença. É um artigo que
serve para você pensar quando usar rails ou quando usar symphony php
por exemplo. Outra coisa que gostaria fortemente ressaltar é que em
momento algum falei que sei muito de alguma coisa como você diz
"bichão no bichão do ruby/ror e flex", trabalho com Rails não tem nem
1 ano ainda por tanto me considero um novato, a única coisa que faço
para ajudar atrair mais pessoas é traduzir um artigo ou outro e
colocar no blog, Flex é interessante e estudo ele bastante mas nada
que me torne um super xiita de Flex pois eu mesmo não sou sem noção o
suficiente para empregalo em todos os problemas. Então resumindo,
problema de escalabilidade ainda não afetou meus projetos e não vi
nenhuma grande desvantagem no Rails ainda por tanto não dou muita
importância para o resto, e sempre que o Rails for a melhor solução,
ou Flex for a melhor solução ao inves de XHTML/CSS/JS vou utiliza-los
para a minha felicidade... Mas uma coisa é óbvia, bom programador tem
que saber de várias linguagens, por tanto ainda assino RSS's de PHP,
dou sempre uma olhada em Java e estou afim de começar no smalltalk...
No meu ponto de vista não existe comunidade, linguagens são
ferramentas e você deve saber quando usar cada uma e não vestir uma
camisa e usar sempre a mesma ferramenta.

> [...]
> tem tantos problemas. Alguém aqui sabe se eles já postaram alguma explicacao
> mais específica do que o tradicional "rails é dificil de escalar"?

RoadHouse

to rails-br

RoadHouse Blues

to rail...@googlegroups.com
eu só sei de uma coisa: Rails não escala

Silas Ribas Martins

to rail...@googlegroups.com
Salve,

??????????

2008/5/6 RoadHouse <poser...@gmail.com>:

Leonardo Torres

to rail...@googlegroups.com
eu naum falo nada, deixa q o akita responde....hehehe

http://picasaweb.google.com/leo.torres84/FISL2008/photo#5193380774263757794

--
Leonardo Torres de Lima
Desenvolvedor Web - HO

Daniel Lopes

to rails-br
Esse artigo para mim tava parecendo algo meio boato, se fosse um
anúncio oficial ou se o pessoal do Twitter tivesse confirmado ai sim,
não tem nada a ver com mudar de linguagem ou plataforma, mas com o
artigo, tanto que logo abaixo tem um update desmentindo o artigo. Mas
aí quem está de fora fica com a pulga atrás da orelha.

Quanto a escalar é outro tópico e isso não é particular do rails ou
ruby, pode ter certeza que um flickr feito em php não é apenas uma
máquina com zilhoes de classes php e um banco gigante, isso é complexo
em qualquer linguagem.

On 6 maio, 13:42, "Silas Ribas Martins" <sila...@gmail.com> wrote:
> Salve,
>
> ??????????

> --
> Atenciosamente (=Ô.Ô=),
> Silas Ribas {Maximus_BR} - FRVJ.COM
> E-mail: maximus_br[arroba]pop.com.br;
> Skype: silasrm;
> Msn Msg: sila...@hotmail.com;

Ozéias Sant'ana

to rails-br
Fiz um post no meu blog sobre o assunto:

quem tiver interesse: http://blog.iconcreative.net/2008/5/6/rails-escala

Valeu Fernando Torres pela dica da foto...

Abraços

Ozéias Sant'ana
http://blog.iconcreative.net

Daniel Lopes

to rails-br
Falando em Akita, ele postou hoje um topico em seu blog sobre uma
tradução do pronunciamento do Ola Bini sobre o assunto.

On 6 maio, 15:52, Ozéias Sant'ana <oz.sant...@gmail.com> wrote:
> [...]
>
> quem tiver interesse:http://blog.iconcreative.net/2008/5/6/rails-escala
>
> Valeu Fernando Torres pela dica da foto...

Felipe Mesquita

to rail...@googlegroups.com
não li o post do Akita ainda, mas li o do post do Ola Bini sobre o assunto.   altamente recomendado!

felipe mesquita

Abraão Coelho

to rail...@googlegroups.com
http://www.buildingwebapps.com/articles/23-selling-friends-scaling-a-high-traffic-rails

Acabei de encontrar aqui pessoal... Legal quando a gt vê essas coisas desse jeito...

Thiago Freire

to rail...@googlegroups.com

Abraão Coelho

to rail...@googlegroups.com
Imagino o tipo de aplicação que isso é... Me pareceu um pouco com o Orkut pelo que eu li hehehe Você pode comprar amigos (add friend??) e tal... Nesse site mesmo tem alguns outros artigos sobre escalabilidade também... Nada mto técnico pelo que vi (não li todos =P), mas falando a respeito...

Herval Freire

to rail...@googlegroups.com
o joguinho dos caras é uma app para o Facebook, que permite voce "leiloar" seus amigos

A grande questão é: qual precisaria ser a infraestrutura caso fossem utilizados outros frameworks/linguagens para construir a aplicacao? Acho que a discussao de "escalabilidade" passa por ai...

Thiago Freire

to rail...@googlegroups.com
2008/5/6 Abraão Coelho <abrc...@gmail.com>:

Imagino o tipo de aplicação que isso é... Me pareceu um pouco com o Orkut pelo que eu li hehehe Você pode comprar amigos (add friend??) e tal...

Como assim, parecido com o Orkut? Aquela estrutura toda é para o Friends For Sale, onde você gerencia e vende bichos de estimação. O Friends For Sale é só uma aplicação pro Facebook (esse sim, parece com o Orkut).

Thiago Freire

to rail...@googlegroups.com
[...]

É isso, também acho. Escalar 100% ninguém escala. Escalar "algum %" todo mundo escala. A questão é com a mesma configuração de hardware, quem consegue mais performance (como requests/s, por exemplo)? e com quais web servers, load balancers, etc. você conseguiu isso?

Kirk Patrick

to rails-br
Boa tarde a todos!

O buscador do Google usa python, C e Java. Além claro de outras
tecnologias desenvolvidas internamente que são segredos de
estado...rsrs.

O orkut não é feito em php. Ele foi originalmente desenvolvido em
asp.net, mas atualmente roda sob java. As extensões aspx foram
mantidas para evitar problemas afins com URL's.

As linguagens utilizadas pelo Google em seus serviços e aplicativos
são: Python, C, Java e Javascript.

Abraços!

> [...]
> tem tantos problemas. Alguém aqui sabe se eles já postaram alguma explicacao
> mais específica do que o tradicional "rails é dificil de escalar"?

Fabio Akita

to rail...@googlegroups.com
Que é, aliás, uma escolha coerente.

O próprio Twitter não usa somente Rails. Tem PHP e outros elementos na
jogada.

Um exemplo de boa mistura: Rails equipada com searching mais avançado
do que um mísero SELECT LIKE é UltraSphinx + Sphinx (que é C) ou com
acts_as_solr e o servidor Solr (que é Java). E assim por diante.

Quem usa RMagick está usando uma mistura de Ruby + C (ImageMagick).

Nas palestras RejectConf da GoRuCo 2008 (veja no site da Confreaks),
achei interessante um sujeito demonstrando uma DSL para robôs
(mindstorms, etc) onde originalmente você configurava o comportamento
dos robôs em C. Uma mesma rotina de 800 linhas de C foi diminuída para
dois page downs :-) Não significa que o Ruby é "melhor". A versão em C
com certeza é muito mais rápida, mas para fins de experimentação,
facilidade de explicação (ele é de uma faculdade), etc em Ruby fica
muito mais expressivo.

E assim por diante.

Ser xiita em linguagens/ferramentas/sistemas operacionais não eleva
nenhum programador. É o que eu sempre digo: um cozinheiro que só sabe
fritar ovo e um pintor que só sabe fazer linha reta com lápis não são
bons artistas. Como diria o famoso chef francês Raymond Blanc:

"The good does not interest us. The sublime does."

Raphael Mejias

to rail...@googlegroups.com
    2008/5/9 Fabio Akita <fabio...@gmail.com>:

Nas palestras RejectConf da GoRuCo 2008 (veja no site da Confreaks),
achei interessante um sujeito demonstrando uma DSL para robôs
(mindstorms, etc)

 Eu procurei essa palestra, pois achei legal o DSl para robôs, vc tme o link pra passar?

Valew!

Fabio Akita

to rail...@googlegroups.com
http://goruco2008.confreaks.com/

é uma das apresentação no video "rejectconf"

MarcRic

to rails-br
Oi Leonardo,

Essa foto é emblemática.

O Akita, O Mac, o assunto, o quadro de GIZ, muito boa composição.

On 6 maio, 13:55, "Leonardo Torres" <leo.torre...@gmail.com> wrote:
> eu naum falo nada, deixa q o akita responde....hehehe

> [...]

Leonardo Torres

to rail...@googlegroups.com
auhauhuahuahuahua é de vez em qdo eu dou umas de fotógrafo :-P
mas caiu como uma luva para a discussão.
Quem assistiu toda a palestra realmente viu q sim, rails escala.