Vaga Rails SP

Pedro Anisio Silva

to rail...@googlegroups.com
Caros,

Tenho uma oportunidade para programador web/mobile para trabalhar na parsec.digital (http://parsecdigital.com.br). Somos uma start-up com foco em mobile mas com vários projetos que necessitam de forte integração com serviços web.

Segue a oportunidade.

DESCRIÇÃO:

Oportunidade para trabalhar em start-up com desenvolvimento de aplicativos móveis/web

EXPERIÊNCIA:

Conhecimentos de MVC;

Conhecimentos de frameworks Javascript (jQuery, PrototypeJS, …) e JSON;

Conhecimentos de HTML/CSS;

LINGUAGENS:

- Ruby

- Java

SOFTWARES / PLATAFORMAS:

- RoR

- Mac OS/Linux

BANCO DE DADOS:
MySQL

FORMAÇÃO ACADEMICA:
Técnico / Graduação em TI

FORMA DE CONTRATAÇÃO:

PJ

DIFERENCIAIS:

- XCode

- iOS SDK 3.1 e superior;

- Objective-C;

- Phyton;

- Oracle

COMPETÊNCIAS HUMANAS:
- Facilidade de trabalhar em equipe
- Autonomia;
- Auto-didata;

O escritório da parsec fica no Itaim Bibi. Interessados podem enviar email para r...@parsecdigital.com

Abs,
Pedro Anisio

Gustavo Caldeira

to rails-br
Salario?

On 8 fev, 14:50, Pedro Anisio Silva <pedroani...@gmail.com> wrote:
> [...]
>
> *EXPERIÊNCIA:*
>
> Conhecimentos de MVC;
>
> Conhecimentos de frameworks Javascript (jQuery, PrototypeJS, …) e JSON;

André Moura

to rail...@googlegroups.com
Desculpe minha ignorância, mas se a pessoa é auto-didata realmente se
faz necessário uma faculdade?

Ou seja, acima você pede formação técnica ou graduação, e abaixo ser
auto-didata. Acredito que são atributos que não se combinam.

Mas, me desculpe, não quero julgar a vaga, apenas acho que, em nosso
meio, isso é meio confuso ainda.

Abraços

--
André O Moura
http://andrem.wordpress.com

Régis David Souza Mesquita

to rail...@googlegroups.com
André a vaga pede Java e Ruby por isso o cara tem que ser os 2 , descolado e tradicional =DDD

Ω Alisson

to rail...@googlegroups.com
Qualquer profissional que queira sobreviver no mercado de TI precisa tornar-se autodidata nem que seja na marra!

Dada a qualidade de ensino das faculdades brasileiras, o que se vê é que elas mais deformam do que formam analistas :)

Stephen Eilert

to rail...@googlegroups.com
> [...]

> auto-didata. Acredito que são atributos que não se combinam.
>
> Mas, me desculpe, não quero julgar a vaga, apenas acho que, em nosso

Quer dizer que você aprendeu construção e análise de algoritmos na
marra? Teoria da Computação? Se um autoditada tirar uma boa nota na
prova do POSCOMP, aí sim eu diria que ele aprendeu o necessário e não
precisa de faculdade.

Do contrário, é só um ignorante iludido.

--Stephen

Sent from my Emacs

Ω Alisson

to rail...@googlegroups.com
E você deve ser mais iludido ainda se acha que no mínimo 50% das pessoas formadas em Sistemas de Informação/Ciências da Computação/whatever_embromation_para_o_MEC conseguem tirar nota boa na prova do POSCOMP só com o que a faculdade passa.

2011/2/10 Stephen Eilert <sped...@gmail.com>

Rafa - www.rafarubert.net

to rail...@googlegroups.com
III vai começar a discussão sem fim

2011/2/10 Ω Alisson <thelin...@gmail.com>

Rafael Cruz Rubert
www.yack.com.br

Ω Alisson

to rail...@googlegroups.com
Não quero começar flame, mas sinceramente, quem acha que faculdade(pelo menos aqui no Brasil) forma profissional de TI gabaritado, deve conhecer só a realidade das federais, e olhe lá :P

Stephen Eilert

to rail...@googlegroups.com
> [...]

> Computação/whatever_embromation_para_o_MEC conseguem tirar nota boa na prova
> do POSCOMP só com o que a faculdade passa.

E olhe que essas pessoas *fizeram faculdade*. Agora, imagine um cara
que nem faculdade fez.

Ω Alisson

to rail...@googlegroups.com
Isso é verdade. Tem muita "fábrica de software" por aí, mas eu já vi pessoas com aptidão na nossa área que realmente dispensam faculdade(sempre reiterando que me refiro as UNIESQUINAS do Brasil afora).

E eu sou formado viu xD

Luiz Claudio Garcia

to rail...@googlegroups.com
O centro da questão está relacionada ao requisito. Quando colocamos, como requisito de uma vaga formação superior - realmente estamos procurando uma pessoa com conhecimentos acadêmicos? Será que a cadeira de teoria da computação ou aquela maldita cadeira de linguagens formais fará diferença no mercado? Afinal, qual o perfil de profissional que estamos procurando?

[]s

Luiz

2011/2/10 Ω Alisson <thelin...@gmail.com>

---------
Luiz Cláudio Garcia - @LuizzzGarcia
TRE-RS

Bruno S. Barros

to rail...@googlegroups.com
Acho que o problema é como estamos contratando. Já fiz entrevistas com profissionais de RH, contratando para empresas de TI que sinceramente dá até vontade de rir na hora da entrevista.  As vezes parece que estamos falando com a parede !

Acho que um ponto interessante é esse modelo de contratação via "RH tradicional". Você chora de rir com aquelas provas pra verificar se você é um psicopata ou um trabalhador honesto e compromissado kkkkk.

Normalmente o resultado pra pessoas te TI é psicopata nato!

sds

Bruno

Pedro Anisio Silva

to rail...@googlegroups.com
Pessoal, minha dica:

O processo de seleção é um trabalho difícil, vc é obrigado a escolher pessoas baseado em uma série de critérios, alguns objetivos e outros subjetivos. Na minha opinião nada é preto no branco, mas como responsável pela tomada de decisão devemos nos munir do máximo de informações / critérios possíveis. É obvio, que se o desenvolvedor for bom (realmente), e conseguir mostrar isso, ele será contratado independente de graduação. O que não podemos é achar que na nossa profissão pedir diploma é um crime, é sim mais um critério que fala objetiva e subjetivamente sobre o candidato. Ser auto-didata não excluía necessidade de ser formado, são coisas distintas. Quem se formou e não sabe continuar aprendendo ficará parado no tempo. Quem só quer saber programar e não conhece as bases da computação provavelmente só conseguirá pensar num problema até um certo nível.

Abs,
Pedro Anisio

Lailson Bandeira

to rail...@googlegroups.com
Eu ia entrar na discussão, mas o Pedro falou tudo. =)
--
LAILSON BANDEIRA
http://lailsonbandeira.com/

Marcos Tapajos

to rail...@googlegroups.com
Quer acertar na contratação de um profissional de TI?

É simples, chama o cara e coloca ele trabalhando com a equipe por duas semanas e depois manda a equipe avaliar se ele deve entrar ou não no time.

Porque funciona?

1 - Ninguém consegue mentir conhecimento por duas semanas fazendo PAIR PROGRAMMING.
2 - A equipe não vai querer um mentiroso, nem um fraco e muito menos um b*b*aca no time.

É assim que eu contrataria na minha empresa.

Um abraço

Mobile: +55 21 8709-8693
Skype: marcostapajos
Gtalk/MSN: tap...@gmail.com
Twitter: tapajos

Bruno S. Barros

to rail...@googlegroups.com
Tapajós,

Acredito que sua prática seja  correta para um profissional de desenvolvimento. Uma pena é que as empresas grandes, burocráticas e pesadas (lentas) ainda recrutem pelo método tradicional (RH). Sou fã do gerente de projetos que é da área e contrata dessa forma que mencionou ou pelo menos tem essa a liberdade de quebrar um pouco o pessoal do RH que normalmente não ajuda muito. Servindo mais para verificar documentos e referências do que realmente avaliar o profissional que é bem específico e técnico. Nada melhor que alguém ou melhor uma equipe para avaliar o profissional.

sds

Bruno

Marcos Tapajos

to rail...@googlegroups.com
Bruno,

Sim, tem lugares que isso é uma utopia.

Por isso mesmo eu sempre optei por NÃO trabalhar nesse tipo de empresa. Mas isso é uma questão pessoal... Tem gente que jamais trocaria uma big multinacional de 3 letrinhas por uma pequena/média empresa.

Até agora não vi outra forma de contratar tão eficiente.

Ω Alisson

to rail...@googlegroups.com
Cara, o Tapajós falou tudo. Assino embaixo! :)

Régis David Souza Mesquita

to rail...@googlegroups.com
A unica informação útil no CV é o contato, ate hoje só via o github do cara e perguntava sua visão sobre programação de computadores. mas acho que vo tentar achar um jeito de implementar a idéia do tapajos a minha realidade.

Cainã

to rail...@googlegroups.com
Realidade em São Paulo: selecione candidatos apenas com github. Não contrate ninguém.
Cainã Costa

Bruno S. Barros

to rail...@googlegroups.com
Ter github é mole, contribuir e ser ativo em projetos opensource já são oturos 500s!

Cainã

to rail...@googlegroups.com
Por experiência própria, cobrar github é algo que elimina 80% dos entrevistados.

Régis David Souza Mesquita

to rail...@googlegroups.com
Ver seus commits elemina mais uns 10%.

Theo Alexandre Miliani (Programador)

to rail...@googlegroups.com
Por ser auto didata tbm sofro o preconceito das pessoas que fizeram
alguma faculdade.
O meu grande problema � que muitos saem da faculdade direto para eu
ensinar ele...eu que nao tenho faculdade nem nada e agora como nosso
amigo diz, sou um ignorante iludido.
estou passando para rails o carro-chefe da empresa que estou montando,
que e uma loja virtual com recursos que em toda a minha vida nao vi na
internet nem no mundo, nao sei se um ignorante iludido conseguiria fazer
isso, e tbm nao sei se alguem que acabou de sair da faculdade
conseguiria, e tambem nao sei se a maioria que eu conheco conseguiria
dada a complexidade da coisa...
sinceramente eu acho que pessoas que nao conhecem o trabalho de outras �
que sao realmente ignorantes iludidos, porque tenho certeza que se eu
passar meus codigos, vai acontecer como em todas as empresas que eu
trabalhei, nao v�o conseguir programar nada...
Desculpe o desabafo mas na minha vida ja sofri preconceito demais dessas
pessoas de faculdade
Theo

> Quer dizer que voc� aprendeu constru��o e an�lise de algoritmos na
> marra? Teoria da Computa��o? Se um autoditada tirar uma boa nota na
> prova do POSCOMP, a� sim eu diria que ele aprendeu o necess�rio e n�o
> precisa de faculdade.
>
> Do contr�rio, � s� um ignorante iludido.

Ω Alisson

to rail...@googlegroups.com
Theo, acho que você não entendeu a minha colocação(ou eu realmente não soube descrevê-la), mas eu quis dizer que iludidas são as pessoas que acham que profissional de TI no Brasil se forma simplesmente pela faculdade. O buraco é muito mais embaixo. E como o Tapajós disse, põe o camarada pra codar logo que você descobre o valor dele. Independente se ele é formado ou somente auto-didata.

2011/2/11 Theo Alexandre Miliani (Programador) <theo...@yahoo.com.br>
Por ser auto didata tbm sofro o preconceito das pessoas que fizeram alguma faculdade.
O meu grande problema é que muitos saem da faculdade direto para eu ensinar ele...eu que nao tenho faculdade nem nada e agora como nosso amigo diz, sou um ignorante iludido.

[...]
sinceramente eu acho que pessoas que nao conhecem o trabalho de outras é que sao realmente ignorantes iludidos, porque tenho certeza que se eu passar meus codigos, vai acontecer como em todas as empresas que eu trabalhei, nao vão conseguir programar nada...

[...]

Alan Leal

to rail...@googlegroups.com
Olha, já ouvi história de muito Mestre-de-obra que bota engenheiro no chinelo.

Mas aí entra o paradoxo da situação: Poucos deles ganham mais que um engenheiro. Podem até abrir empresa própria e ficar rico, mas ganhar mais que um engenheiro, é raro.

Infelizmente, a habilidade tácita é dificil de ser valorizada. As pessoas precisam de diplomas, de certificações. Atualmente trabalho em uma empresa com 10mil funcionários. O que mais tem é gente com pós-graduação que não sabe o que é paralelismo, pra falar de coisa cotidiana. Além de não terem paixão pelo que faz. Eu nunca vi um autodidata que não tenha paixão por programação, análise e desenvolvimento.

A pessoa pode não ter cursado a cadeira mais foda de ciência da computação. Mas é provavel que ele tenha um conhecimento prático mais próximo do conteúdo do que o cara que cursou e provavelmente já esqueceu.

Mas, voltando ao primeiro ponto da discussão, um mestre-de-obras raramente ganhará mais que um engenheiro.

Então, ao invés de reclamar do mundo, ou faça uma faculdade, ou seja um mestre-de-obras muito foda pra ganhar mais que um engenheiro, e quem sabe até contratar um tanto deles (mas com certeza você vai preferir contratar um tanto de mestre-de-obras, já que também não valoriza a faculdade).

2011/2/11 Ω Alisson <thelin...@gmail.com>

--

Abraço!

--
Alan Carlos Meira Leal
http://www.linkedin.com/in/alanmeira | +55 31 8369 2593

Alex Takitani

to rail...@googlegroups.com
A faculdade não é pedida pelo conhecimento, e sim pelo nível cultural que uma pessoa
tem por tê-la feito.

A pessoa tem contato com gente diferente, se depara com problemas diferentes, aprende a aprender, conhece métodos de pesquisa.

Isso claro, se falando em faculdades de verdade, nao as UNIDUNITE da vida.

Eu não espero nada tecnicamente falando de um recém formado, acho sim que a pessoa possa aprender sozinha tudo que uma faculdade ensina, mas ter procurado o ensino superior valoriza a pessoa.

Valoriza mais ainda se a pessoa for formada em uma faculdade de difícil acesso, como as públicas isso SE a pessoa não se acha o máximo por ter feito pública ( odeio esse tipinho).

Alan Leal

to rail...@googlegroups.com
Bom, eu fiz 3 anos de CEFET-MG, federal de dificilimo acesso e larguei. Sinceramente? Só conheci bons amigos para tomar cerveja. Claro, isso é importante também, mas NENHUM foi nem um pouco influente na minha vida profissional, e dificilmente serão (eles começaram a formar agora).

Por que não valorizar o autodidata que vai a DOJOs, encontros de programadores, etc?

Lembrando que acho valida a sua opinião e não digo que é melhor ou pior que o meu ponto, mas prefiro contratar um cara com 4 anos de dedicação por conta própria que sem dúvida será muito produtivo, do que um cara que ficou 4 anos exclusivamente estudando (até por que é dificil conciliar uma federal ou PUC com trabalho. Alguns conseguem, mas é dificil).

Breno Santos Salgado

to rails-br
o que pega é que a nossa área é mto dinâmica, e as faculdades são mto
ruins
eu sou graduado mas não consigo deixar de pensar que o que me passaram
lá na facul foi só uma base

agora compara com outros cursos tradicionais como direito ou qq outra
coisa vc sai de lá um profissional 'pronto'...qdo eu ainda tava na
facul e já tinha 'saído da matrix' eu ficava meio bolado com a galera
que tava no curso, trabalhava o dia inteiro em algo não especializado
e fazia a facul a noite e tava esperando aquele diploma pra melhorar
de vida... e eu ficava imaginando como seria pra eles, pq
provavelmente depois de formar ainda precisariam de uns 2 anos de
estudo só pra começar a dar certo na área

já que o bróder desabafou sobre não ser formado eu vou dar o meu
desabafo de ser formado: graduei e sinto que agora to tendo que
aprender tudo que é necessário na marra, de forma autoditada...podia
ter gastado o dinheiro da facul de forma melhor... :P

On 11 fev, 10:36, "Theo Alexandre Miliani (Programador)"
<theo_...@yahoo.com.br> wrote:
> [...]
> trabalhei, nao v o conseguir programar nada...
> Desculpe o desabafo mas na minha vida ja sofri preconceito demais dessas

Eduardo Resende

to rail...@googlegroups.com
Na faculdade, o cara aprende Pesquisa operacional, inteligencia artificial, etc
Muito importante pra pesquisas e tal

nada impede que uma pessoa aprenda essas coisas por conta propria, mas é dificil o trabalho do dia a dia exigir tais coisas.

Eu fiz faculdade, era uma UNI, mas era boa, so se formaram 5 de uma turma de 60 (os baladeiros nao conseguiram)
E eu nao uso 1/10 dos conhecimentos que eu obtive la

Pra trabalhar no mercado, basicamente é saber fazer formulario e relatorio.

claro tem todas as coisas ai que o povo inventa pra dizer que faz craftsmanship,
mas no final o resultado gerado nao foge do formulario/relatorio.

Pra programar, realmente nao precisa faculdade, é ate besteira pedir isso.

Acho triste que isso seja usado pra pagar menos uma pessoa.
É mais uma desculpa do que realmente uma necessidade.

Trabalhei numa multinacional q so te colocava como analista, caso fosse formado.
senao, podia ser bom que so ficava como tecnico mesmo.

=/

Rodrigo Gomes

to rail...@googlegroups.com
Olás,

O problema é que as pessoas vão pra as faculdades esperando aprender sintaxe de linguagem X,Y ou Z.

Mas a faculdade não serve a esse propósito (pelo menos Ciencias da Computação, que foi a que fiz). Ela serve para você saber como se faz a linguagem X, Y ou Z. As tecnologias são dinamicas, mas as teorias por trás de todas elas não são.

Os compiladores são feitos da mesma forma, os paradigmas são de décadas atrás, a base matemática para todos ainda é a mesma, etc.

Maaaaas nem todo mundo precisa disso no dia-a-dia dos projetos que tem por aí, muito menos pra entrar no mercado de trabalho...só sentem falta quando tem que fazer algo mto mais complexo que exige alguma base matemática, etc, o que é raro.

Por isso muitos acham que faculdade não serve para nada.

A propósito, conheço mta gente que não tem faculdade e manda muito bem tbm. Mas são pessoas que nasceram pra fazer aquilo, não uma pessoa que entra na faculdade pq acha que essa área da dinheiro.

[]´s
Rodrigo Gomes

Régis David Souza Mesquita

to rail...@googlegroups.com
Como eu disse antes , currículo só serve para pegar informações de contato , qualquer empresa que dê qualquer valor que seja para faculdade ou outra informação do currículo está sendo burra.... incluo a google nisso , se bem que esta está finalmente mudando sua forma de ver as coisas....

Faculdade e nada para mim é a mesma coisa e com exceção das multinacionais de 3 letras e afins raramente uma empresa leva isso em consideração para cotar o valor do paycheck.

acho totalmente invalida a comparação do mestre de obra citada antes com exceção das multi de 3 letras.

Muitos consideram na minha faculdade a cadeira de Arquitetura de computadores uma das mais difíceis minha única reclamação foi que não se usava assembly de verdade nas provas... ae tive que aprender o pseudo-assembly deles. o resto foi moleza.

Acho que vou terminar a faculdade que estou fazendo em uns 30 anos justamente porque não me da o menor tesão ir para lá....

Discordo também da historia de "formulário/relatório" geralmente nas empresas que trabalhei quem terminava fazendo esse tipo de coisa era a turma de faculdade , geralmente me colocavam para fazer coisas mais complexas que envolviam algoritmos ou partes mais obscuras da linguagem sendo que até hoje ainda não fiz a cadeira de construção de algoritmos na faculdade mas tenho certeza que já li mais livros de algoritmos que 90% dos alunos da faculdade...

O profissional formado nas faculdades de hoje em dia raramente sai sabendo como um método está funcionando internamente na maquina e fica sem entender porque uma mudança na ordem de processamento impacta na performance e mais importante que isso , a maioria dos "formados" geralmente não tem interesse em saber.

Eu considero meu nível de conhecimento ainda baixíssimo fui para um entrevista para trabalhar com osdev mobile e perdi a vaga em questões bestas e tem muitas coisas que não consigo entender mas estou sempre estudando e melhorando... enquanto isso a maioria dos formados não consegue entender porque gastar uma grana para ir para um qCon da vida quando podia usar esse dinheiro pra ir a uma Oktoberfest.

Como falei antes , veja alguns commits do cara no github e você vai aprender mais sobre ele que qualquer currículo. já vi currículos lindos com commits tristes.

ps.: A maioria dos caras formados que conheço ganha menos que os caras não formados que conheço.

Eduardo Resende

to rail...@googlegroups.com
como eu disse, nada impede que a pessoa aprenda sozinha todas as coisas dificeis que sao ensinadas na faculdade de ciencia da computação de harvard ou coisa que o valha.

so que no dia a dia do mercado é raro usar.

Me diga ai quem teve que usar automatos finitos, analise lexica/sintatica em algum projeto de eCommerce ou de CMS, etc

pode ate usar algoritmos ou partes obscuras de linguagens, mas é raro.

O que eu acho que pode estar rolando é um sentimento de olhar pra um cara que fez faculdade e achar que ele é pior do que o que nao fez.

Faculdade, nao torna ninguem melhor, mas tambem nao torna pior, nao precisamos descer a lenha nos formados.

Ω Alisson

to rail...@googlegroups.com
Na verdade é o inverso, o post começou com gente desmerecendo quem é somente autodidata.

2011/2/11 Eduardo Resende <ed.re...@gmail.com>

Leandro Silva

to rail...@googlegroups.com

Realmente o RH nao serve para nada, se voce quer contratar alguem tem que mandar o cara que vai ser seu chefe te entrevistar e fazer os testes pois com as brincadeirinhas de primario que o pessoal de RH faz é para rir mesmo, faculdade sinceramente nao serve para nada, fiz faculdade e me arrempedi ela so serve mesmo para entrevista fora isto nao serve para nada, hoje com tudo que tem na internet se voce tiver tempo e saber o ingles acaba aprendendo muito mais e com menos tempo que se estivesse em uma faculdade

Rubem Azenha

to rail...@googlegroups.com, Ω Alisson
Pessoal, milhares de ofertas de emprego na area de TI colocam na sua descrição a exigencia da faculdade... Se toda vez que alguém for postar uma vaga o pessoal ficar criando caso vai ser complicado...

2011/2/11 Ω Alisson <thelin...@gmail.com>

--
Rubem

Christian Guimaraes

to rail...@googlegroups.com
Sigam meu raciocínio.

Grandes empresas tem processos de contratação gerenciados pelo RH.
O RH é onde sempre tem as mulheres mais bonitas.
Logo, as grandes empresas são as melhores.

:-P

Rubem Azenha

to rail...@googlegroups.com, Christian Guimaraes
putz...

Régis David Souza Mesquita

to rail...@googlegroups.com
se toda vez que alguém postar todo mundo ficar calado nada vai mudar. imagina o cara ta googlando ou bingando pessoas que programem ruby para sua empresa e busca "ruby faculdade programador" e vem parar aqui.... podemos afetar positivamente algumas empresas.

e Eduardo que tal a gem treetop? =D

Stephen Eilert

to rail...@googlegroups.com
> [...]

> craftsmanship,
> mas no final o resultado gerado nao foge do formulario/relatorio.

Ou seja, as pessoas não sentem falta porquê estão trabalhando com
coisas simples demais.

Que tal tentar entrar no Google? Lá eu "suspeito" que eles não fazem
só "formulário e relatório". Ou, quem sabe, na Ubisoft Montreal. Eu
ainda estou revisando a literatura proposta pelo Steve Yegge, mas um
amigo meu, que tem uma bagagem teórica bem melhor que a minha,
explodiu pra valer na segunda entrevista. O algoritmo que foi pedido
não era trivial - e além de criar o algoritmo, eles te pediam pra
dizer se era ótimo e calcular a complexidade. Isso a gente cansa de
fazer no curso, mas durante uma entrevista de emprego é complicado e
você tem que estar bem treinado.

Mas realmente, se o projeto de vida de uma pessoa é passar o resto da
vida fazendo CRUD web com Rails, uma faculdade de Ciências da
Computação é uma completa perda de tempo. Inclusive, era o que eu
achava nos primeiros anos de faculdade - até pegar um projeto de
pesquisa para uma empresa do ramo de telecomunicações.

> [...]
> É mais uma desculpa do que realmente uma necessidade.
> Trabalhei numa multinacional q so te colocava como analista, caso fosse

Essa história de "analistas" é mais uma distorção do mercado. Deveria
ser um "chapéu", não um cargo.

Eduardo Resende

to rail...@googlegroups.com
Sempre q rola uma discussao, alguem quer parar a discussao dizendo que é flame

eu gosto das discussoes, nao se trata so de brigar e saber quem está certo

acho legal ler o ponto de vista de outras pessoas.

eu nao estou aqui so pra impor o meu ponto de vista pros outros

no gmail, existe opção onde voce pode "calar" uma thread, quem nao quiser mais ser incomodado por ela, pode fazer isso.

numa boa mesmo, nao to querendo brigar, mas é que eu gosto das discussoes.

Stephen Eilert

to rail...@googlegroups.com
> [...]

> dificeis que sao ensinadas na faculdade de ciencia da computação de harvard

É, nada impede realmente.

Mas um curso de 4 anos (em média) numa boa faculdade, que realmente
exige do aluno, já é complicado o bastante. Mas e pra alguém que não
está na faculdade, que não tem um professor pra cobrar (e
ocasionalmente tirar dúvidas) e uma faculdade que o obrigue a estudar
todo o currículo?

Acho que a chances de um cara aprender tudo isso sozinho são mínimas.
Mas, se alguém realmente fez isso, alguns países possuem mecanismos
para fornecer diplomas sem que a pessoa tenha cursado uma
universidade, desde que demonstre o conhecimento necessário. Mas acho
que o Brasil não é um deles.

> so que no dia a dia do mercado é raro usar.
> Me diga ai quem teve que usar automatos finitos, analise lexica/sintatica em
> algum projeto de eCommerce ou de CMS, etc

Eu construí um autômato como parte do algoritmo que fazia a integração
de um portal de apostas (em Rails, por sinal) com o sistema legado.

E análise léxica/sintática/semântica você vai precisar caso tenha que
escrever um compilador - e compiladores estão em todo lugar. Senão,
vai fazer que nem o Markdown.pl, que é um hack imundo feito com
expressões regulares.

> [...]
> que fez faculdade e achar que ele é pior do que o que nao fez.
> Faculdade, nao torna ninguem melhor, mas tambem nao torna pior, nao

Um cara que fez faculdade pode ser "pior" do que um que não fez, se
ele não se interessar em aprender coisas fora da faculdade. Mas o
inverso é também verdadeiro: se o cara não se interessar em coisas
ditas "acadêmicas" (construção e análise de algoritmos, os fundamentos
de teoria da computação, autômatos e compiladores, conhecer as classes
de problemas NP, etc), ele vai acabar esbarrando em coisas que
simplesmente não vai entender - não sem antes gastar alguns anos
estudando algo que ele já deveria saber. Isso se ele souber que
conhecimento ele está buscando.

Aprender a teoria é difícil, requer disciplina e anos de estudo - e
meu histórico é um bom exemplo disso. Aprender uma linguagem nova (que
não seja Haskell) é trabalho pra um fim de semana.

Por isso, as pessoas que não fizeram faculdade ficam melindradas
quando alguém insinua que eles estão perdendo alguma coisa. É mais
fácil fechar os olhos do que dedicar o tempo necessário para remediar
essa falha.

E eu vejo como uma falha. Um cara que fez uma faculdade bem feita pode
acordar noiado um dia e resolver criar uma linguagem de programação
nova, por exemplo. Ou um SO. Ou criar um algoritmo e virar o novo
Google. Ou o que quer que ele queira dentro da nossa área. Também pode
muito bem fazer mais um sistema de folha de pagamento. Mas, pelo
menos, ele tem a escolha.

Dito isso, eu duvido muito que essa vaga de emprego realmente precise
de algum conhecimento mais avançado: pessoas de RH normalmente nem
entendem o que é a vaga. "Phyton" é um exemplo.

Eduardo Resende

to rail...@googlegroups.com
Exatamente, Stephen

acho que o diploma em si nao quer dizer nada.

esses conceitos matematicos avançados nao estao disponiveis so na faculdade nao.

a wikipedia tem um projeto que é o conteudo todo de um curso superior dentro de artigos wiki, qualquer um pode ir la e aprender, mesmo nao tendo diploma ele sabe do mesmo jeito.

mesmo na faculdade vc acaba sendo auto didata por que alguns professores sao ruins e voce tem que aprender sozinho.

Ω Alisson

to rail...@googlegroups.com
Me formei e não vi nada disso na Universidade :(
E olha que todos os professores aqui tem Doutorado, mas e daí né, é só um título, se eu perguntar sobre esses tópicos a eles, vai ser só risada :P

2011/2/11 Eduardo Resende <ed.re...@gmail.com>

Paulo Patto

to rail...@googlegroups.com
E alguém conhece algum desses wikis ai que seja realmente BÃO?

Paulo Patto.
web developer.
[java][ruby on rails][python][c/c++][php][javascript][.net]
microblog: http://twitter.com/paulopatto/
personal weblog: http://paulopatto.wordpress.com/
mobile: +55 11 8217.3514
instante messenger(msn): paulo...@paulopatto.com
soon my corporate website http://www.paulopatto.com

[pt-br]"Aquele que recebe de mim uma idéia tem aumentada a sua instrução sem que eu tenha diminuído a minha. Como aquele que acende sua vela na minha recebe luz  sem apagar a minha vela. Que as idéias passem livremente de uns aos outros no planeta, para a instrução moral e mútua dos homens e a melhoria de sua condição, parece ter sido algo peculiar e benevolentemente desenhado pela natureza ao criá-las, como o fogo, expansível no espaço, sem diminuir sua densidade em nenhum ponto."

[en-us]"He who receives an idea from me, receives instruction himself without lessening mine; as he who lights his taper at mine, receives light without darkening me. That ideas should freely spread from one to another over the globe, for the moral and mutual instruction of man, and improvement of his condition, seems to have been peculiarly and benevolently designed by nature, when she made them, like fire, expansible voer all space, without lessenig their density in any point."
Thomas Jefferson .

2011/2/11 Eduardo Resende <ed.re...@gmail.com>

Eduardo Resende

to rail...@googlegroups.com
Paulo, pra ser sincero, hoje em dia nem precisa de curso ou de um lugar onde as coisas sejam ensinadas...

talvez em medicina ou outras areas, mas na nossa area ta tudo na internet

faça uma busca no google por "automato finito".

se voce passar por alguns resultados da busca, voce vai achar tudo, toda a teoria

tudo que vc aprenderia na melhor universidade do mundo sobre o assunto.

faculdade tem seu lado bom pelo fato de algumas empresas pedirem e por ela te forçar a aprender algumas coisas,

mas o fato é que realmente elas estao ficando obsoletas

digo isso em relação a nossa area.

Uriel Juliatti Valle

to rail...@googlegroups.com
Concordo em partes com essa discussão entre Meio Acadêmico x Auto Didata, pois me encontro nos dois âmbitos..

Acredito que papel básico do Ensino, pela ótica da didática, não é apenas ENSINAR, mas sim incentivar, motivar e preparar o aluno para desafios da vida. São poucos os profissionais e alunos dentro de qualquer meio acadêmico que fazem isso. Tenho um professor que tiro o chapéu justamente por isso, é muito empolgante aprender programação, cálculo e afins em um ambiente harmônico.

Geralmente, o profissional que faz o que gosta, incentiva, motiva e não o contrário, mas parece que essa turbulência coexiste no Mercado e no Meio Acadêmico. Infelizmente é uma questão de PRINCÍPIOS e ESCOLHAS, cada um arcando com as suas consequencias.

É lamentável ver tanta prepotência ocasionada por caprichos que não acrescentam para a qualidade do nosso desenvolvimento enquanto profissionais.

É isso.

Abraço!

--
[...]

"Temos a arte para não morrer da verdade." - Individuo compreendido póstumamente.

Paulo Patto

Leandro Silva

to rail...@googlegroups.com
Resumindo o que a maioria quer dizer, faça uma faculdade de 2 anos qualquer so para voce entrar em uma empresa que seja necessario o diploma e continue pesquisando e estudando pela net que é onde voce realmente vai aprender algo que ira usar

Paulo Patto

Paulo Patto

ANTONIO ALVES

to rail...@googlegroups.com
Pessoal,

ao contratar um profissional, não é importante avaliar apenas o conhecimento ténico do candidato. Existem muitos outros valores que devem ser levado em conta. Tais valores são até mesmo mais importantes que o conhecimento técnico inerente à área de atuação. Os profissionais de RH, Psicologia e áreas afins são especialistas em identificar esses valores ou a falta deles. Contestar o valor das técnicas de RH, Psicologia e etc, sem nunca ter cursado um curso de RH, sem ter cursado um curso de Psicologia, talvez até sem nunca ter lido um livro básico ligado a essas áreas de conhecimento é um absurdo.

Também é um absurdo minimizar a importância das acadêmias voltadas à área de TI e de qualquer outra área sem ao menos entender o que fundamentou a sua criação, sem ter consciência das milhares de conferências ao longo  dos milhares de anos que estabeleceram a importância das Instituições de Ensino Superior. Mas caso, alguem considera, de fato, desnecessário as áreas de RH, Psicologia, bem como a existência das Instituições de Ensino, seria interessante desenvolver um artigo científico apresentando bases concretas que comprovem esse pensamento e apresentá-lo para a comunidade científica. Creio que, se aceito, causaria um revolução mundial e muito provavelmente teria um prêmio Nobel esperando por você.

Antonio Alves G Carvalho

"Não basta ensinar ao homem uma especialidade, porque se tornará assim uma máquina utilizável e não uma personalidade. É necessário que adquira um sentimento, um senso prático daquilo que vale a pena ser empreendido, daquilo que é belo, do que é moralmente correto”
(Albert Einstein)

Paulo Patto

Régis David Souza Mesquita

to rail...@googlegroups.com
Exato é ridículo e absurdo querer descartar a faculdade e o RH ... daqui a pouco vão querer o que? parar de fazer todos os casos de uso e documentação do software? parar de usar bancos de dados relacionais? ou pior reduzir a burocracia publica o que poderia gerar altos índices de desemprego....

Essas crianças... tsc... estudem mais e verão como a burocracia , os kilos de documentação de software (de preferência em papel em 3 vias com assinatura do presidente da comissão gestora do projeto.) , faculdades , RH e tudo mais são fundamentais.... Ou não. =P

Essa lógica é tão absurda que acho que no dia que vocês tiverem uma empresa não vão querer que ela cresça demais, vou indo agora , tenho que escrever uma carta para o pessoal da radio novela!

Leandro Silva

to rail...@googlegroups.com
A empresa onde eu trabalho ja contratou varios profissionais que nao sabiam quase nada somente porque ele foi o mais comunicativo na dinamica, depois de um ou dois meses foram demitidos por este motivo e empresa agora somente contrata para area de ti quem realmente tem conhecimento necessario, quanto ao ensino superior eu me formei em 2006 e realmente voce tem tudo na net se fala ingles entao voce encontra muito mais que aprende na faculdade e se por um lado voce nao tem um professor para te tirar as duvidas voce tem com em forums e grupos como este varios profissionais especializados e que podem tirar sua duvida e passar um conhecimento a mais que a maioria dos professores nao tem

Breno Santos Salgado

to rails-br
sobre as discussões acho que enxerguei 2 problemas essenciais

primeiro os RHs parecem trabalhar em cima da premissa que 2
programadores, formados, ou com X no curriculo vão desenvolver da
mesma forma, então vem as técnicas fuleiras pra tentar filtrar qual é
o mais positivo pra empresa
mas claro que a premissa é completamente furada pra nossa área, ainda
mais no 'agile', como diz no 'practices of an agile developer':
no ágil vc só tem um papel - 'desenvolvedor de software'
então isso acaba virando um desserviço.... óbviamente essas técnicas e
forma de levar as coisas são feitas pro 'enterprise'
entãão... enfim, só mais um problema pra lista dos problemas do estilo
enterprise
Enterprise.fails << this

agora a questão da faculdade, acho que o problema vai um pouco mais
fundo

eu acredito que isso vai muito também na forma como somos tocados(ie.:
como em tocar bois).. se todo mundo fosse programador autoditada ou de
qq forma fora da academia antes de querer entrar pra faculdade e as
empresas tivessem noção de que programação não REQUER uma faculdade(e
usassem os métodos certos pra escolher seus programadores, como os
citados), primeiro, nós teríamos a escolha de fazer faculdade ou não;
segundo, nós só faríamos faculdade com intenção real, fosse de
entender melhor as 'entranhas' da parada, fosse de querer aumentar o
nível de complexidade do que você pode produzir.. mas vc faria com
intenção

é uma treta com o sistema de ensino que te guia pra ser carreirista do
enterprise, não mostra o lado do empreendedorismo e o 'não-
enterprise', coloca limitação de curso superior as vezes pra garantir
que o cara sabe pelo menos escrever decentemente(?)(qdo isso devia ser
resolvido no ensino fundamental)...enfim, a parada é bem fudida e
afeta a todos nós

a gente devia ser ensinado a ir escolhendo nossa profissão, conhecendo
ela e botando a mão na massa, mesmo que toscamente, ao longo do ensino
fundamental pra não acontecer essas coisas
sinceramente, eu sinto que joguei dinheiro e tempo fora indo pra
faculdade, dei sorte que o 'chute' na hora de escolher o curso foi
relativamente certo e algo foi aproveitado, mas eu não aprendi muita
coisa a fundo e a faculdade serviu mais como o que eu sinto que o
ensino fundamental deveria ter feito pra mim, escolher minha profissão
e aprender a me virar pra aprender o que é necessário sozinho(e isso
eu tive 'peguei no ar', claro..)