Vcs não acham que o rails está engordando?

Daniel Lopes

to rails-br
Olá pessoal, ontém conversando com um amigo chegamos a conclusão que o
rails está recebendo muitas novas features a cada release... sai tanta
coisa nova para o rails que não da nem tempo de sairem livros
atualizado, está cada vez mais díficil de alguem aprender rails hoje,
desde que comecei (um pouco antes do 1.2) mudou coisa para caramba.

Eu acho muito bom ele estar sempre sendo alterado e melhorado, mas
será que ele não está engordando de mais para coisas que nem todo
mundo precisa?

A minha preocupação é o Rails perder o surplus como o David disse
exatamente por estar crescendo de mais, será que não é hora do DHH
começar a puxer as rédeas do projeto e incluir apenas coisas cruciais?

Eu não gostaria que o Rails virasse um mamute tentando resolver
tudo...
O que vocês pensam sobre isso?

Abraços.

Elomar França

to rail...@googlegroups.com
Sinceramente, não vejo a inclusão de nada que não seja essencial - e coisas tão caindo também, pra balancear.

RESTful, quando chegou, 'tirou da jogada' o scaffold tradicional e parte do suporte a SOAP. Localização, que vai entrar no 2.2, é algo que faz muuuita falta.

Confio na mão dos caras, acho que Rails ainda vai ficar um bom tempo na frente do seaside. ;D

Elomar França
elo...@maisweb.org
codando.wordpress.com

Pedro Pimentel

to rail...@googlegroups.com
é  a ordem da natureza, quem não evolui, morre!
há 10, 12 anos atrás, aposto que o pessoal que programava em Java também deve ter imaginado isso, guardada as devidas proporções.

<previsão>
Mas opinião pessoal, eu encaro Ruby como o cabeça de toda essa evolução, o Rails pode até cair daqui a alguns anos, mas a linguagem com certeza permanecerá.
</previsão>

[]`s

2008/8/26 Elomar França <elo...@maisweb.org>

--
/**
*@author Pedro Pimentel

Daniel Lopes

to rails-br
Também não vi nada ainda muito grande incluído que não seja muito
importante, mas eu vejo vários métodozinhos sendo incluídos e várias
outras coisas que nós mesmo poderiamos implementar ou continuar usando
como plugins de terceiros. Acho que evoluir não tem nada a ver com
crescer, nem de longe. Eu também acho que rails (não só ruby) vão
ficar ai por um bommmm tempo (tomará), e eu realmente confio nas
atitudes do DHH e ele sendo o ditador do projeto acho que as coisas
vão continuar bem, mas é algo que devemos estar atentos. Como é
opensource e a comunidade que desenvolve sempre devemos ficar de olho
para participarmos nem que seja com opiniões na lista oficial do
rails.

Quanto a Rails ser melhor que seaside aí e outra história, não posso
falar muito ainda, mas uma das coisas que acho legal no seaside é a
sintaxe do smalltalk e o rails também tem um sintaxe legal com o ruby.

On 26 ago, 13:59, "Pedro Pimentel" <zuku...@gmail.com> wrote:
> [...]
> Mas opinião pessoal, eu encaro Ruby como o cabeça de toda essa evolução, o
> Rails *pode até* cair daqui a alguns anos, mas a linguagem com certeza

Eduardo Resende

to rail...@googlegroups.com
Pelo que eu sei, o Rails surgiu de uma ideia do DHH, é um framework que se propõem a resolver os problemas dele ( e de quem mais se porpor a pensar como ele )

Rails não tem o proposito de ser uma solução pra tudo, por isso acho que ele nao vai inflar dessa forma, pelo menos eu espero que isso nao aconteça, pois seria pessimo.

Gosto muito do Rails do jeito que ele está agora, e claro que melhorias e evoluções são bem vindas, mas eu tenho a mesma preocupação que voce, Daniel e torço para que o mercado se adapte ao Rails para utilizá-lo e não o contrário.

Thiago Freire

to rail...@googlegroups.com
2008/8/26 Daniel Lopes <daniel...@gmail.com>

Eu não gostaria que o Rails virasse um mamute tentando resolver
tudo...
O que vocês pensam sobre isso?

É esse mesmo questionamento que motiva o merb. Eu não estou achando que está ficando grande, ainda. Pode ser que acabe indo por esse caminho, e aí talvez eu prefira o merb.

--
"Chains of habit are too light to be felt until they are too heavy to be broken." (Warren Buffett)

Eduardo Resende

to rail...@googlegroups.com
se for pra esse caminho eu tambem iria procurar alternativas como o merb

Robert Anderson

to rail...@googlegroups.com
Eu também estava falando sobre isso com um amigo meu. Antes, praticamente vc estudava o Rails e pronto! Tinha tudo que precisava nas suas mãos! Agora tem mecanismo de template para isso, outros para aquilo, etc. Plugins para isso e para aquilo outro também. Não acho que isso já seja um problema, mas com certeza está ficando cada vez mais difícil de se padronizar um perfil de uma solução Rails. Daqui a pouco veremos anúncio de ofertas de emprego do tipo:

Procuro desenvolvedor Rails com experiência no plugin x, y e z e que saiba utilizar os mecanismo de templates a, b e c.

Daqui a pouco vamos ter um plugin em rails:

act_as_java

:D

Não podia perder a piada! Mas falando sério, os desenvolvedores do framework, e quem o utiliza, tem que tomar muito cuidado para não ficar fazendo salada de plugins e outros addons e acabar comprometendo o que fez o framework ganhar popularidade: a simplicidade.

Robert

Thiago Freire

to rail...@googlegroups.com
2008/8/26 Robert Anderson <rano...@gmail.com>

[...]

Acho que o Daniel falou apenas do rails em si. E pra mim, pode ter quantos plugins quiserem, a intenção é essa (e no merb ainda mais). Você deve escolher seus plugins, e não vejo problema nenhum em ter cada vez mais um número maior pra escolher. O sistema de plugins e o fato da comunidade fazer um número enorme deles também é um grande responsável pelo sucesso do rails.

Robert Anderson

to rail...@googlegroups.com
"O sistema de plugins e o fato da comunidade fazer um número enorme deles também é um grande responsável pelo sucesso do rails."

Concordo, não disse que era uma coisa ruim, disse que com o aumento das possibilidades aumenta-se a dificuldade da escolha. E num ambiente corporativo fazer escolhas não é tão simples assim.

Robert Anderson

to rail...@googlegroups.com
Ah! Já ia me esquecendo:

"Acho que o Daniel falou apenas do rails em si. "

Eu só quis complementar, pois concordo absolutamente com as preocupações e o ponto de vista dele em relação ao framework. ;)

Abraços,

Robert

Eduardo Resende

to rail...@googlegroups.com
a questao dos plugins eu concordo com o Tiago, se alguem ja teve um problema e resolveu ele, e compartilhou sua solução, nos nao temos que reinventar a roda.

que venham os plugins, voce pelo menos pode escolher usar ele ou nao...

o problema seria inflar o core do rails, de modo que ao criar a aplicacao voce ter que configurar um monte de arquivo xml pra selecionar oque voce quer...

hehehe isso lembra alguma coisa, mas eu acho dificil o DHH fazer isso com o nosso framework!

;-)

Evandro Viana

to rail...@googlegroups.com
a unica coisa que eu sempre pensei contra ruby foi a que outras tecnologia como python tem o django , turgogears , pylons , web2py , grok! E se eu não gostar mais do rumo do rails? só tem merb ?

2008/8/27 Eduardo Resende <ed.re...@gmail.com>

--
Evandro Viana 
www.vianaweb.com.br

Daniel Lopes

to rails-br
A minha maior preocupação é o core do rails é ficar díficil de mais de
aprender... quanto mais plugin melhor, quanto mais funcionalidades
melhor, claro se elas não estiverem embutidas no rails e eu poder
escolher o que usar. Por enquanto alguns plugins foram embutidos e
outros retirados, mas tomara que não vire uma regra embutir plugins no
Rails. Ta certo que rest é importante, internacionalização é crucial,
mas meu medo é o que vem pela frente, tomara que não mude muito
disso... crucial e importante.

Mas o que mais me preocupa é como alguem iniciante vai aprender isso
tudo que está sendo incluido? Está muito dificil de achar livros
atualizados, links de onde começar... esse agile web 2 tem que sair
logo e de preferência em pt-br também pq se muita gente tenta aprender
e acha díficil de mais aí o framework começa a perder popularidade.

Um exemplo legal é o framework do Flex que tem muita coisa adicionada
em cada versão mas é muito fácil de aprender porque a documentação não
é apenas uma documentação das classes mas sim a documentação e um
developer guide com vários passo a passo.

Acho que o rails team tem que colocar mais gente para ficar por conta
de documentação, tutoriais, how-to e etc sobre rails e também alguns
plugins essenciais como restful-authentication e will_paginate ...
isso é tão importante quanto implementar muita coisa legal no rails.

Tem que existir algo além do Api-doc, do Wiki do Rails e RubyDoc
gerado do framework. Tem que existir um lugar centralizado para tudo
isso e atualizado para que o framework capte iniciantes de uma forma
mais fácil.

Thiago Freire

to rail...@googlegroups.com
2008/8/27 Evandro Viana <vian...@gmail.com>

a unica coisa que eu sempre pensei contra ruby foi a que outras tecnologia como python tem o django , turgogears , pylons , web2py , grok! E se eu não gostar mais do rumo do rails? só tem merb ?

Rails nem tinha nascido ainda: http://blade.nagaokaut.ac.jp/cgi-bin/scat.rb/ruby/ruby-talk/92222

Além do Rails e do merb, sei do Sinatra.

Thiago Freire

to rail...@googlegroups.com
On Wed, Aug 27, 2008 at 01:10, Thiago Freire <frei...@gmail.com> wrote:
[...]

Deixando claro, não sei como andam esses projetos. A maioria deve ter acabado.

Evandro Viana

to rail...@googlegroups.com
Thiago ,

eu conhecia o sinatra e o wanaba , só que o meu medo é pra onde fugir entende ? ;) de tudo que eu vi essa á a unica critica que eu tenho perante a outras tecnologias que tem por ai ...

2008/8/27 Thiago Freire <frei...@gmail.com>

--
Evandro Viana 
www.vianaweb.com.br

Philipe Farias

to rails-br
Tem sim vários frameworks. Mas creio que o mais maduro seja realmente
o Rails.
Numa busca rápida pelo google achei essa lista de janeiro:
http://accidentaltechnologist.com/ruby/10-alternative-ruby-web-frameworks/
Um que descobri recentemente e parece promissor é o Mack (com 'k' no
final, favor não confundir). http://www.mackframework.com/
Message has been deleted

Daniel Lopes

to rails-br
Eu não estou nem aí se daqui uns 5 anos o rails ficar para trás e eu
tiver que mudar de linguagem de novo, isso para mim não importa, se eu
passar para algo semelhante tipo smalltalk ou melhor que venha existir
na época para mim está ótimo. Não estou preso a ruby. Mas eu não quero
que o Rails perca popularidade pois é um projeto de atitude e bem
inteligente, mais inteligente que quase tudo que existe.

Por isso levantei o questão de dificuldade de aprender Rails hoje. O
que vocês acham sobre a dificuldade de aprendizado neste novo Rails
que temos hoje, não é tão simples quanto antes... já que o rails ta
crescendo e ganhando features mas os tutoriais e helps não conseguem
acompanhar vcs não acham que deviamos tomar iniciativa de iniciar um
discussão na lista do Rails oficial para pensarmos em algo para ajudar
nesse problema? Seria legal se fosse algo oficial, algo que centralize
tudo tipo o APIDoc, RubyDoc do Rails, Tutoriais e etc ... algo estilo
isso: http://livedocs.adobe.com/flex/3/html/help.html

On 27 ago, 10:11, Philipe Farias <philipefar...@gmail.com> wrote:
> Tem sim vários frameworks. Mas creio que o mais maduro seja realmente
> [...]

Fabio Kung

to rail...@googlegroups.com
Só para completar, o Carlos Villela fez um estudo na base de código do rails, e discutiu exatamente este ponto, do rails estar ficando bloated ou não:

http://www.lixo.org/archives/2008/07/26/a-look-at-rails-complexity/

Achei bem interessante o que ele fez, e parece mostrar que não, o rails não está ficando bloated.

2008/8/27 Daniel Lopes <daniel...@gmail.com>

--
Fabio Kung
http://www.fabiokung.com

Caelum - Ensino e Inovação
http://www.caelum.com.br

Daniel Lopes

to rails-br
Legal Fabio.

Thiago Freire

to rail...@googlegroups.com
[...]

Eu conheço Rails a aproximadamente 6 meses, e nesse período não vi nada que foi adicionado e que dificultasse significativamente o aprendizado. Mas não sei como era antes, então sou suspeito pra falar :)

[...]

Eu sempre achei que o Rails precisava de uma documentação oficial, a do Django por exemplo é muito boa. Mas ficou meio difícil porque o líder do projeto escreveu um livro (que vende muito) só pra ensinar o framework.
Tirando a parte da aplicação de exemplo, acho que é o que se colocaria numa documentação.

Daniel Lopes

to rails-br
Isso pq agente já está no Rails, eu to tentando passar as coisas para
uns amigos e eles sempre agarram em coisas que aprenderem de um jeito
no livro e hj mudou... o sistema de rotas mesmo é uma coisa que trava
todo mundo ínicio, o esquema de agora ser sqlite e várias outras
coisas que para agente não faz diferença mas para quem começou ontém
faz.

O exemplo mais prático que vejo de um documentação violenta é o Flex
mesmo. Sempre me perguntam sobre livro e eu falo nenhum, só a
documentação pq tem tudo... passo a passo de instalação até deploy e
também a documentação das classes... tudo super bem organizado e bem
feito.

Em rails ta faltando isso, o API dock é legal para caramba, mas
precisa ser algo oficial... eu acho que o Rails deveria ter no mínimo
5 pessoas para cuidar de documentação, e tinha que ter algo no estilo
um wiki moderado onde essas 5 pessoas escrevam o conteúdo e os
visitantes também possam enviar tutoriais e etc que sejam moderados
pelo o pessoal oficial.

Acho que seria uma boa forma de termos uma documentacao atualizada,
centralizada e decente ai o framework pode continuar crescendo sem
atrapalhar os novos desenvolvedores.

On 27 ago, 14:55, "Thiago Freire" <freir...@gmail.com> wrote:

Herval Freire

to rail...@googlegroups.com
Acho que o mais complicado do Rails sempre foi o deployment - coisa que tem melhorado a passos largos, ainda bem. Nao vejo porque as novas features trariam dificuldade de aprendizado: O sqlite só FACILITA para novatos, ja que voce nao tem que instalar nenhum banco de dados, e o esquema das rotas é totalmente opcional... Sao poucas (senao nenhuma) mudancas obrigatorias (o que forcaria novatos aa aprender de todo jeito)...

Tambem acho a documentacao do rails meio limitada, mas a quantidade de gente na web escrevendo sobre ajuda bastante a reduzir essas carencias...

Fabio Akita

to rail...@googlegroups.com
Concordo, o Rails em si não tem engordado tanto assim. Na verdade
desde a inclusão de Restful Routes no Rails 1.2, o resto não tem sido
nada muito radical. Tivemos várias otimizações (query cache, asset
concatenation, etc), algumas ajudas interessantes (named_scope, etc),
mas o "basicão" continua o mesmo, a estrutura básica do projeto
continua a mesma. Inclusive tivemos um "scope-down" com a retirada do
ActionWebServices e outros recursos que viraram plugins opcionais como
o classic_pagination, acts_as_tree, os adapters de banco de dados.
Então a coisa tem sido bastante balanceada até agora. Mesmo
internacionalização, que foi algo que muita gente pediu desde o
começo, só agora resolveu ser incluido para o próximo 2.2.

Sobre gems, plugins, é algo que sempre vai existir e isso independe
totalmente do Rails Core. Você instala o que quiser, modifica o que
quiser, cria o que quiser. A lei da evolução vai organicamente
controlar o ambiente :-) Boas gems e plugins crescem e evoluem, más
gems e plugins perecem e são esquecidos.

Mesmo sobre documentação, não sei mesmo porque tanta gente reclama. O
site apidoc é um site muito legal. O guia de referência rápida existe
e funciona bem. Algo mais estruturado, explicando o relacionamento dos
diversos componentes, boas práticas, etc está disponível em dezenas de
livros impressos. Para iniciantes, existem dúzias de tutoriais,
screencasts. Sites de notícias, podcasts, enfim, existe muita coisa.
Não consigo ver o que do Rails não está já coberto, às vezes até mais
de uma vez.

Thiago Freire

to rail...@googlegroups.com
2008/8/27 Fabio Akita <fabio...@gmail.com>

[...]

O problema é que, pelo menos aqui no Brasil, as pessoas não têm o costume de comprar muitos livros caros, principalmente se ainda não têm certeza se querem realmente aprender aquilo. O apidoc (e outros sites de api) são só pra referência, não dá pra ser o 1o contato.
Existem sim, muitas coisas na web pra ensinar rails. Tutoriais, ou sites que possuem "cursos", como o learningrails e o buildingwebapps. Mas muitas vezes são desestruturados e amadores, outras vezes são muito bons, além dos pequenos problemas de versão. Nós sabemos nos virar, mas pra algumas pessoas é difícil colocar :scaffold e não funcionar.

Acho que seria muito mais fácil pros iniciantes se tivesse uma documentação oficial do rails, de acordo com a versão atual. Afinal, é o 1o lugar onde os iniciantes procuram (pelo menos foi aonde eu procurei, assim como olhei logo no site do Django). Não estou falando de API, e sim de algo que *ensine* rails.

Herval Freire

to rail...@googlegroups.com
existe algum lugar no mundo onde as pessoas tem costume de comprar livros caros? :-P

Fabio FZero

to rail...@googlegroups.com
> [...]

> comprar muitos livros caros, principalmente se ainda não têm certeza se

Sobre esse lance de livros: é importante pacas aprender inglês.
Principalmente porque comprar livros na amazon - mesmo com o custo do
frete - sai BEM mais barato.

Exemplo:

The Django Book (comprei esse mês) - US$ $29,69
http://moourl.com/t3up2

O shipping & handling desse último foi US$ 9.98, o que dá um total de
US$ 39,67 - R$ 65,45 com dólar calculado a R$ 1,65.

O mesmo livro na Tempo Real (sem frete) - R$ 105,73
http://moourl.com/fxgiw

Se você comprar mais de um livro, o frete vai se diluindo e a coisa
fica mais vantajosa ainda. Se o livro não for super-novo (digamos, o
Agile Web Development with Rails ou o Pickaxe), o preço é geralmente
muito menor. Pode demorar um pouco para chegar, claro, mas compensa.

Outra vantagem é ler o texto no original. O nível das traduções
técnicas aqui no Brasil é sofrível.

[]s
FZ

Eduardo Scoz

to rail...@googlegroups.com
sim, nos eua.. 150, 200 dolares cada livro de faculdade, e não tem xerox pra fazer a cópia..

Cássio Marques

to rail...@googlegroups.com
Isso sobre os livros é meio complicado... As pessoas não querem gastar R$ 80,00 com um livro importado que vai lhes ajudar a melhorar sua capacitação profissional mas gastam muito mais que isso em várias outras coisas supérfluas.. vai da escala de prioridades de cada um...
É muito mais fácil realmente querer tudo pronto e gratuíto na rede do que pensar em comprar um livro que já está pronto.

Thiago Freire

to rail...@googlegroups.com
2008/8/27 Herval Freire <herval...@gmail.com>

existe algum lugar no mundo onde as pessoas tem costume de comprar livros caros? :-P

Acredito que não, mas só conheço o Brasil..
Pense também que lá fora os livros de rails não são caros.

Herval Freire

to rail...@googlegroups.com
se faculdade fosse o padrao, eu tava ferrado (eu mesmo comprava esses livros caros, e conheco muita gente que comprava)... ate pq, nessa epoca, o dinheiro geralmente é de papai.. ;-)

Daniel Lopes

to rails-br
Concordo Akita e Eduardo, o Rails atualmente está legal e se agente
der uma lida no link do Fabio Kung acima vai ver que o tópico é bem
real. Graças a deus e eu espero que futuramente o rails não vá caindo
para o lado dos grandes(gordos) frameworks de outras linguagens que
existem por aí. Espero que meu medo não se torne realidade nunca.

Mas outro ponto que levantei sobre a documentação concordo com o Akita
em partes, o API Doc é violento, a referência das classes também é
muito boa. Mas os iniciantes estão tendo problemas em aprender por
causa de todas as mudanças rápidas que acontecem(isso é muito bom), a
um tempo atrás postei no blog uma lista de links e recursos que
levantamos aqui lista sobre iniciar com Rails, mas dentro de pouco
tempo comecei a ter gente me chamando no msn perguntado de coisas que
já não eram mais as melhores práticas. Eu acho que mesmo com APIDoc e
Reference de classes seria legal algo com uma seção de
exemplos(atualizados) de como as coisas devem ser feitas. Talvez fosse
um feature legal de ser implementado no próprio APIDoc.

Sei lá, essa é minha opnião, talvez também o pessoal esteja tendo
dificuldade porque não está estudando direito... rsrsrsr

Thiago Freire

to rail...@googlegroups.com
2008/8/27 Daniel Lopes <daniel...@gmail.com>

Sei lá, essa é minha opnião, talvez também o pessoal esteja tendo
dificuldade porque não está estudando direito... rsrsrsr

Bom, eu acho que o acesso à "documentação" está mais difícil do poderia estar, mas é fato que a maioria das pessoas preferem perguntar antes de tentarem fazer sozinhos.

Herval Freire

to rail...@googlegroups.com
IMHO, os iniciantes deviam ter muito mais problemas em aprender antigamente (na epoca do rails 1.0), ja que

- a documentacao nao era tao extensa
- nao existiam livros
- a comunidade era menor
- nao existiam mecanismos 'sugeridos' (ou mesmo built-in) para um monte de coisas obvias: paginacao, translations, urls restful...

Daniel Lopes

to rails-br
Com certeza Herval isso é fato. Mas não devemos olhar para trás e
comparar o atual, devemos comparar o atual com um futuro melhor e acho
que é bem pelo caminho do Thiago Freire. Aprender inglês (ao menos
ler) é fundamental, comprar livros mais ainda mas eu não posso virar
para alguem novato de tudo que quer aprender uma coisa e dizer a ele
compre esse livro esse e esse no Amazon que vc vai ficar fera. É a
mesma coisa de cortar as pernas do cara, eu quero que o mercado de
rails cresça e não quero ter que ficar explicando a todos os clientes
pq eu uso Rails e os outros 80%(chute total) do mundo ainda não. Acho
que seria muito legal se o core do Rails tivesse uma preocupação maior
em algo estilo aquele wiki maldito que já existe. Algo com como
começar com o rails atual, como dar os primeiros passos e outras
coisas também tipo como usar certas coisas não tão básicas. Vejam esse
link, isso não é um guia da API mas sim um tutorial oficial e
atualizado com o Flex3: http://livedocs.adobe.com/flex/3/html/help.html?content=Part2_DevApps_1.html
e aqui vc consegue baixar alguns manuais em pdf
http://www.adobe.com/support/documentation/en/flex/ é ou não é muito
mais fácil de aprender do jeito certo dessa forma do que ficar
garimpando material na net?

Não custa muito por exemplo reunir materiais igual ao livro do Carlos
Brando e colocar tudo centralizado em um link de downloads oficial do
rails. Não seria nada muito exorbitante ter mais algumas pessoas no
core team cuidando de escrever tutoriais, moderar e gerir um wiki
descente... acho que seria uma ótima forma de atrair gente que ainda
não sabe nada.

Acho que rails falta essa facilidade para atrair novatos.

On 27 ago, 19:03, "Herval Freire" <hervalfre...@gmail.com> wrote:
> [...]
> - nao existiam mecanismos 'sugeridos' (ou mesmo built-in) para um monte de
> coisas obvias: paginacao, translations, urls restful...

Eduardo Scoz

to rail...@googlegroups.com

A grande diferença e q raios êh open source e flex não. As pessoas
sou vão fazer documentos gratuitos de eles quiserem em ap q parece
ninguém quer (pelo menos com a qualidade quer vc espera).

Quanto as livros, os mercado fora êh grande e por isso existe as
oferta, no brasil nem tanto.

O ruby core não deve perder tempo escrevendo tutoriais. Isso e coisa
para escritores em as comunidade.

Sent from my iPhone

On Aug 27, 2008, at 5:23 PM, Daniel Lopes <daniel...@gmail.com>

Thiago Freire

to rail...@googlegroups.com
[...]

Estou convencido que digitar no iPhone é difícil, haha.

Eu acho que o rails core não deveria se preocupar com isso. Poderia ser criado um outro grupo pra fazer isso (não precisa ser ligado ao core). Ou até mesmo alguém sozinho poderia dar o "pontapé inicial". Contanto que isso acabe indo pra rubyonrails.com

Herval Freire

to rail...@googlegroups.com
Que tal voce se candidatar a escrever? Vai que surgem mais 4 interessados... ;-)

Nao acho que seja o objetivo do pessoal do Core "atrair novatos" (alias, acho que Rails ja tem novato demais, o que da nos nervos!!!)... O objetivo deles é evoluir o framework para atender as proprias necessidades (principalmente) - o que eh um passo ENORME em relacao aos designs por comitê, muito comuns na linguagem Café (que nao atendem ninguem, no fim das contas) ou em frameworks "experimentais" que nem o proprio criador usa (cuja tendencia eh geralmente morrer, quando o mantenedor 'encher o saco' do projeto)

Por fim, comparar documentacao open source com documentacao de produto pago eh complicado... Acho que o Flex pode ser comparado com o .Net, por exemplo. Rails segue mais ou menos a mesma linha de documentacao de outros frameworks open source por ai afora (django, etc) - quem quer ajudar, vai la e escreve. Eu mesmo ja escrevi umas linhas de documentacao, num commit... :-)

[]s
Herval

Thiago Freire

to rail...@googlegroups.com
2008/8/27 Herval Freire <herval...@gmail.com>

Que tal voce se candidatar a escrever? Vai que surgem mais 4 interessados... ;-)

Hehe, eu sabia que alguém ia sugerir isso. Quem sabe?
No fim das contas eu também tenho meus problemas e não estou muito interessado em fazer isso. Tô só estimulando alguém que esteja :)

[...]

Concordo, só que com o Django alguém se interessou, e muito. Concluindo, não acho que esse seja um problema crucial, é só algo que tem espaço para melhoras.

Herval Freire

to rail...@googlegroups.com
O pessoal do django se interessa tanto nas 'periferias' que demora milenios pra evoluir o framework... ;-)

Fabio Akita

to rail...@googlegroups.com
Cuidado ... cada projeto sabe de si, é melhor não começarmos a
provocar esse tipo de discussão. Django também é um bom framework, tem
seus próprios méritos e está no meu to-do fazer algo parecido com o
newforms deles (Luis, você tá me devendo essa ;-). Ainda não vi nada
parecido (o ActiveScaffold continua quebrando no Rails 2.1).

O fato é: realmente não existe documentação organizada e fácil de se
encontrar. Algum tempo atrás eu sugeri começar um wiki e não houve
muita reação em prol disso. Eu já escrevi vários artigos de tutorial,
mas falta atualizar e organizar e ainda estou tentando escrever mais.
Está complicado arrumar tempo.

Eu compreendo que quem está começando realmente vai ter muitas dúvidas
- e tem que ter -, e quem já sabe acaba não tendo muita paciência para
ajudar. Mas para isso servem as comunidades. Ainda estou esperando o
próximo Ryan Bates nacional: mais de 100 video podcasts de graça. Não
temos nada parecido aqui no Brasil ainda. Ou algo como o RubyLearning,
o Satish também tem um curso for free, já formou centenas de pessoas e
tem um ebook free. Por isso fui atrás de tentar conseguir patrociná-
lo, porque ele merece (e vocês não sabem metade das dificuldades dele).

Eu pretendo ajudar um pouco mais. Estou no forno com mais alguns
artigos: Tutorial de Cache em Rails, parte 2; Como "vendorizar" gems
em projetos Rails; Algumas dicas de otimização simples em projetos
Rails. Tentarei também fazer mais alguns screencasts de introdução ao
Rails. Gostaria muito de ter tempo para criar um componente de
integração com o sistema de pagamentos da Locaweb para quem quer fazer
e-Commerce, por exemplo. Também está no meu to-do criar um mini e-
commerce que servisse de base para quem quer começar uma lojinha em
Rails, usando boas práticas e tal.

O Ryan, o Satish, e muitos outros lá fora tiveram que se sacrificar um
pouco: fazer material de noite, nos fins de semana. Nada disso tem
retorno financeiro. Lá fora, felizmente, várias pessoas se mobilizaram
seja de maneira free, seja criando um negócio em torno disso como a
Pragmatic Programmers, Peepcode e agora o EnvyCasts. Mas aqui, parece
que tudo precisa ter retorno financeiro imediato.

Aqui, as coisas continuam devagar. Por exemplo, o Brando está tentando
terminar a tradução do Poignant Guide faz um tempão, felizmente várias
pessoas ajudaram, mas poderia ter mais! Vejam as traduções do "What's
New in Rails 2.1" que ele fez em outras linguas do mundo: em poucos
dias estava traduzido em tudo que era língua.

Um exemplo pequeno que saiu hoje no Riding Rails: o Clemens fez uma
aplicação demo de internacionalização e colocou no Github. Eu dei fork
e traduzi em português. O Tokumine pegou de mim e traduziu em japonês.
O Dr Nic pegou e acabou de me dar pull request para Australiano. As
coisas andam bem rápido lá fora porque muita gente entende que esse
"sacrificio" não remunerado no fim do dia é um investimento, não uma
perda de tempo.

Porém, tem muita gente que aparece aqui na lista e "perde tempo"
atacando os outros (estou dando reply no e-mail do Herval, mas não,
isso não é para ele!). Tempo para desperdiçar desmotivando os outros
muita gente tem, agora tempo para parar e escrever um tutorial, nada.

Existiu um tempo onde o David Hansson era um newbie completo em Ruby.
Ele participou das listas de Ruby. Imagine se o pessoal ficasse
respondendo pra ele "procura no google", "vai comprar um livro" (na
época só tinha 1), "essa lista nao é para newbie". Graças a pessoas
como David Black, que respondiam (e, claro, ao próprio esforço dele em
tentar coisas novas), ele aprendeu e o resto é história.

O Jason Fried era um designer newbie em PHP. Imagine se na lista de
PHP o David Hansson começasse com a mesma ladainha "ah, vai fazer
HTML", "php é dificil demais pra você". Se fosse assim, a 37signals
nunca teria aparecido.

Fico imaginando quantos potenciais Davids, quantos Jasons, já perdemos
nesta comunidade por causa justamente disso.

Um verdadeiro senior gosta de ensinar os outros. Se não existe esse
gosto, não se pode chamar sênior. Eu estou sempre atrás das pessoas
que vão me superar - coisa que não é difícil -, eu ficarei muito
contente quando começarem a surgir dezenas deles. Daí quem sabe eu
consiga respirar um pouco.

A comunidade Rails precisa crescer mais. Eu preciso de ajuda. Quem
mais se habilita?

Herval Freire

to rail...@googlegroups.com
Tá... Mas que o processo do Django é lerdo, é!

hehehehehe..

Marcelo Castellani

to rail...@googlegroups.com
DJango tá firme e forte, e nessa lista entraria o Grails, que é excelente e no final das contas roda no JRE...
[...]

Marcelo Castellani

to rail...@googlegroups.com
Isso sem contar os livros usados, que são MUITO baratos...
to rail...@googlegroups.com
Se o unico problema for esse temos em Ruby:

Nitro
Sinatra
Ramaze
Mack
Merb
Camping
IOWA (não está mais ativo se não me engano)
Waves
Vintage
Halcyon
Wuby
WAF
webby

http://accidentaltechnologist.com/ruby/10-alternative-ruby-web-frameworks/

Daniel Lopes

to rails-br
Concordo com o Akita 100% e eu iniciei este tópico exatamente para
tentar arranjar gente e tentar postar algo lá na lista oficial do
rails e quem sabe iniciar um projeto com o objetivo de centralizar
tutoriais do mundo todo em único. Eu não to nem aí para quem já sabe
Rails, que se vira e continue aprendendo, o meu interesse é atrair
mais gente... novato não me enche em nada, respondo email e msn o dia
todo, 10 segundos e vc ajuda alguem a ficar mais motivado. Eu ainda
sou super novato tem pouco mais de um ano que estudo Rails e ainda
estou longe de aprender muita coisa importante mas nem por isso vou
desmerecer alguem que ainda não teve tempo de estudar o que eu tive.
Novato não é sinonimo de burro, é só alguem que ainda não teve tempo
de estudar o que você estudou, por isso a minha preocupação em
centralizar as coisas e facilitar o estudo.

Eu acho a idéia do Akita do Wiki muito boa, mas eu fui um dos que
argumentou em tentar criar algo no rails oficial aqui do brasil mas
como ele disse no podcast ainda não existe uma aplicacao muito boa de
wiki em rails e o google seria uma boa solução (pensando desta forma o
wiki do google talvez ainda seja uma boa).

Outra coisa, Flex é opensource e free(de verdade, com todas as classes
abertas e com centenas de componentes gratuítos de terceiros,
diferentemente das classes do Flash) mas tem a Adobe por trás da
infraestrutura, tipo documentação e a IDE (Flexbuilder que é pago e
fechado). E está totalmente errado dizer que não tem como comparar
qualidade de sistema pago com free, se eles são melhores que os pagos
em funcionalidade porque em infraestrutura não podem ser também??? É
só a comunidade agir em volta disso e parar de pensar apenas que quem
ajuda é quem escreve código.

O que vocês de primeiro tentarmos resolver o problema aqui no Brasil e
criar o wiki do Akita para centralizar os tutoriais que escrevemos?
Seria interessante criarmos algumas regras tipo grandes códigos todos
precisam usar gist para ficar fácil de atualizar e também poder
continuar postando em blog pessoal... coisas desse tipo para mantermos
as coisas direito. Também podemos fazer um ranking com os que mais
contribuem com wiki.

Acho que já seria uma boa iniciativa para ajudar os iniciantes aqui no
Brasil. Nossa comunidade está crescendo mas temos que continuar
crescendo e facilitar isso.

Fabio Akita escreveu:

> [...]
> Merb
> Camping
> IOWA (n�o est� mais ativo se n�o me engano)

Marcello 'Mereghost' Rocha

to rails-br
"As pessoas não querem gastar R$ 80,00 com um livro importado que vai
lhes ajudar a melhorar sua capacitação profissional mas gastam muito
mais que isso em várias outras coisas supérfluas."

Assino em baixo. O cara não quer comprar um bom livro que custe, sei
lá, R$150 mas compra um tênis/calça/rádio/telefone/whatever de 600.
Assim fica difícil mesmo.

Felipe Diesel

to rail...@googlegroups.com
Eu também não entendo a reclamação em relação a documentação. Um dos
motivos que me fizeram mergulhar de cabeça no RubyOnRails foi a
quantidade enorme de material que tem por aí. Claro que para que quem
não sabe inglês a coisa complica um pouco, mas convenhamos, isso é um
pré-requisito para qualquer programador.

Claro que por enquanto estou apenas "sugando", mas assim que tiver
segurança sobre o que estou fazendo pretendo compartilhar o que for
possível. Um bom motivo para isso é que se listar os nomes das pessoas
que compartilham a informação, que ajudam a comunidade, todos, sem
exceção estão com empregos (ou empresas) que muita gente sonha em ter!
Ou seja, se dá de um lado e se recebe de outro.

2008/8/27 Fabio Akita <fabio...@gmail.com>:

--
Felipe Diesel
http://felipediesel.net
http://sigasw.com.br

Eduardo Resende

to rail...@googlegroups.com
Eu fui um dos que apoiei a ideia do wiki, e apesar de tambem ser um novato, tenho a maior paciencia de ajudar quando eu sei oque a pessoa ta em duvida.

Pra falar a verdade, até gosto disso. Nao me da nos nervos. Tem gente que nao gosta e eh um direito dele, vamos aproveitar quem estiver disposto.

Se nao ajudarmos a comunidade nao cresce.

Faria um grande esforço pra postar oque eu sei e aprender mais pra ensinar. Conte comigo.
Não tenho um blog ainda, porque eu acho que nao tenho condições de fazer esse tipo de trabalho sozinho, mas terei assim que eu me sentir capaz.

mas sobre um projeto participativo, eu repito, estou totalmente dentro. É só vocês decidirem onde vamos postar!

o wiki que o akita propos, nao rolou porque nao tinhamos permissao pra postar la, muita gente pediu, mas não houve resposta, eu imagino que o cara esteja ocupado, e nao da pra ficar toda hora autorizando gente pra postar na wiki...

mas quem tiver uma solução, diga ae que eu tenho certeza que tem pessoas aqui que vão colaborar!

e mãos a obra!

Eduardo Resende

to rail...@googlegroups.com
A ideia não eh pensar no retorno financeiro. Isso é consequencia.

as pessas estao em empresas dos sonhos porque apostaram nisso sem nenhuma garantia... O objetivo na minha opiniao é popularizar o Rails de maneira que mais iniciantes entrem e o mercado veja que existe mao de obra suficiente pra se pensar em usar o rails.

assim, um dia nao seriam apenas empresas dos sonhos, seriam muitas empresas querendo o programador rails.

mas pra isso, o Daniel tem total razao, temos que ajudar os novatos, foi assim que surgiu o DHH, foi assim que PHP e JAVA cresceram, e se nao for assim, o Rails nao vai chegar nesse nivel.

Fabio Akita

to rail...@googlegroups.com
Tem razão (dando a mão à palmatória). http://sites.google.com/site/railsbr/

Queria que tivesse um jeito mais fácil de dar autorização do que ter
que colocar manualmente :-/ Vamos lá, vou começar a adicionar :-)

Fabio Akita

to rail...@googlegroups.com
As pessoas que pediram e eu já tinha enviado autorização:

amandavarella@
cassiommc@
darkms@
daviscabral.listas@
eduardobrando@
krsmurata@
marcelofontescastellani@
sandrorib@
tapajos@
ed.resende@

Vejam se vocês tem acesso.

Uma dica: vocês podem pegar coisas no meu blog por exemplo (e de
outros se permitirem) para ajudar a concentrar tutoriais e coisas do
tipo no wiki também.

Eduardo Resende

to rail...@googlegroups.com
Otimo, Akita!

vamos pensar em uma maneira melhor doque voce ficar adicionando permissao manualmente. A permissao rolou legal aqui e eu ja vou começar a preparar coisas pra postar la.

grande abraço!

Thiago Freire

[...]

Isso é o que a galera do aprendendo-rails *provavelmente* vai fazer.

Sobre wiki em rails, é verdade...e é estranho que não tenha surgido algo assim ainda (e de boa qualidade). Talvez um bom projeto fizesse sucesso. Poderia-se usar git pra isso também...

Shairon Toledo

to rail...@googlegroups.com
Um desabafo sobre "alguns" novatos

Como sempre digo na comunidade Rails tem muitos "Operadores de framework e criadores de auê", que segue a risca uma religiosidade trazida da Apple, uma estratégia de marketing que cria fieis a cada dia.
Não estou discutindo a qualidade dos produtos da Apple, que considero superior ao grande maioria do mercado atual.
Estou falando de "religião", quantas vezes entram caras no meu gtalk e perguntam "vc usa MacOS/Textmate", ou seja um requisito pra se programar em Ruby.

Um pedido para os novatos:
  Não percam seu estilo já adquirido ao se adaptarem as ferramentes dos seus ídolos. Se vc gosta de Vi, emacs, jEdit, Netbeans, etc continue, vamos pensar um pouco, vamos parar com isso de "se fulano usa X então todos nós iremos usar", onde está a razão? Por que vc está fazendo isso? Temos que pensar se não continuaremos consumindo o sonho do outro. Ainda mais nesse mercado que não é ético e sim estético!

Só um pensamento racional.

Begin flamewar {

--
[ ]'s
Shairon Toledo

Cássio Marques

to rail...@googlegroups.com
Este é um ponto bastante importante. Há um mês atrás compramos um mac para minha esposa e eu fui dar uma fuçada para ver como seria desenvolver com ele. Venho usando Ubuntu já há alguns anos, em casa e no trabalho e sinceramente não achei mais produtivo, no máximo a mesma coisa. Claro que isso depende muito de como você configura seu ambiente de desenvolvimento, mas...
Uso o gedit e usando alguns plugins, configurando direitinho as ferramentas externas e snippets, não vejo grande diferença em relação aos bundles do TextMate. A única coisa que não posso negar é que realmente o mac OS é mais bonito, mas isso é detalhe :-)
É provavel que eu compre um mac pra mim em breve, mas isso mais pela máquina em si, nem tanto pelo sistema operacional.

Daniel Lopes

to rails-br
Eu também pensava assim usando o Mac da designer que trabalha comigo,
tudo mudou até eu comprar o meu. Você só vai perceber as coisas depois
que tiver, e textmate só presta se vocês souber usar os bundles... mas
isso é assunto para outra discussão, não vamos perder o foco a idéia
aqui é como fazer parar termos fontes de aprendizado atualizado com o
Rails que também é atualizdo todo dia.

Akita, me adiciona lá.

On 28 ago, 08:35, "Cássio Marques" <cassio...@gmail.com> wrote:
> [...]
> É provavel que eu compre um mac pra mim em breve, mas isso mais pela máquina
> em si, nem tanto pelo sistema operacional.

Fabio Akita

to rail...@googlegroups.com
Tá na mão.

Aliás, eu já disse isso várias vezes: você não precisa de um Mac para
desenvolver Rails. Também não precisa do Textmate.

Tenho amigos aqui usando Eclipse com RadRails e pessoal usando gVim.

Qualquer editor de texto competente é suficiente para desenvolver
Ruby. Textmate surgiu não faz uns 3 ~ 4 anos, o pessoal mais antigo de
Ruby desenvolvia antes em Emacs e Vim sem problemas e não existe
motivos agora para não conseguir.

Marcos Toledo

to rail...@googlegroups.com
Pessoal, só trazendo a discussão um pouco para os livros novamente:

Uma opção para quem não quer pagar muito caro pelos livros é assinar a O'Reilly Safari Bookshelf: http://safari.oreilly.com/

Existem alguns livros legais lá para se aprender ruby e rails (The Ruby Way, The Rails Way do Obie, etc), não custa tão caro quanto comprar o livro no brasil, nem demora tanto quanto comprar na Amazon. E não derruba nenhuma árvore. :-)

Também tem a pragmatic bookshelf: http://www.pragprog.com/titles - eu ainda não comprei nenhum livro lá, mas com certeza vou comprar alguns em breve.

O ebook é uma terceira opção, com suas vantagens e drawbacks. :-) ..  E é bem fácil, ao menos para mim foi, começar a aprender a linguagem ou o framework através de um livro, em vez de caçar artigos distintos na internet. Vai do método de aprendizado de cada um.

É claro que eu dou o maior apoio ao esforço de construir um lugar de referência construído pela comunidade para as pessoas aprenderem de do início ao fim. Mas queria mostrar que existem outras opções também além de comprar livros caros ou procurar artigos específicos na internet também.

Abraços,
Marcos Toledo

Daniel Lopes

to rails-br
Com ceteza, eu mesmo usei o E-Texteditor no windows, Aptana e agora
Textmate mas qualquer onde você aperte uma tecla e saia uma letra
serve.

Ja comecei a copiar coisas do meu blog e também do blog do Akita ( foi
mal Akita, eu vi que a página Blogs estava vazia ai tive que roubar a
sua lista :D ) para o wiki. Ajudem lá também, nossa comunidade tem
1000 pessoas em poucos dias conseguimos centralizar tudo lá.
Abraços.

On 28 ago, 10:07, "Marcos Toledo" <mtol...@gmail.com> wrote:
> [...]
> brasil, nem demora tanto quanto comprar na Amazon. E não derruba nenhuma

Fabio Akita

to rail...@googlegroups.com
Legal, e na verdade se somar todo mundo do forum rubyonbr tem 2000
pessoas cadastradas.

Cássio Marques

to rail...@googlegroups.com
Akita, qual é mesmo o endereço do Wiki? É aquele que você tinha criado no google mesmo? Você tinha me dado permissão mas na época achei que o pessoal não iria usar...

Fabio Akita

to rail...@googlegroups.com

Cássio Marques

to rail...@googlegroups.com
valeu, estou com permissão mesmo :-)

Daniel Lopes

to rails-br
Assim que agente conseguir juntar bastante coisa seria legal falar com
o Julio para colocar no site oficial do Rails o link para o wiki.
O que acham?

On 28 ago, 11:26, "Cássio Marques" <cassio...@gmail.com> wrote:
> valeu, estou com permissão mesmo :-)

Fabio Akita

to rail...@googlegroups.com
Xá comigo ;-)

Mas antes disso vamos ver se conseguimos adicionar bastante coisa lá.
Se vasculharmos só os blogs nacionais já existem diversos artigos que
podemos centralizar de forma organizada.

Depois é depois ;-)

Marcelo Castellani

to rail...@googlegroups.com
Hehehehe, é vero...

Marcelo, Windows Vista e Notepad++, felizão da vida

Akita, é possível alterar o layout do Wiki para que fique parecido com
o site oficial do Rails? Se você quiser e tiver alguma forma de fazer
isso eu posso cuidar desta parte.

On 28 ago, 19:57, "Marcelo Castellani" <marc...@hypequino.com> wrote:
> Hehehehe, é vero...
>
> Marcelo, Windows Vista e Notepad++, felizão da vida

Fabio Akita

to rail...@googlegroups.com
Vou te colocar mais permissões, dá uma olhada no site settings.

Herval Freire

to rail...@googlegroups.com
Só nao entendi uma questao... para que um wiki proprio? Algum motivo alem da questao da lingua, ou eh soh por isso mesmo?

Daniel Lopes

to rails-br
Nós já temos muito material em português mas muitas vezes é
complicado( e não confiável) quando se está iniciando em alguma coisa
e você começa a acessar um blog aqui e outro ali mas as coisas forma
ficando desatualizados e autor do blog não teve tempo de atualizar...
acho que a idéia é que como não temos uma documentação muito robusta
para o rails la fora, estamos tentando centralizar as nossas fontes de
estudo aqui do Brasil.

Rails não está engordando mas evoluindo muito rápido, é frustrante
aprender uma coisa hoje e ver que amanhã não funciona, isso pode
confundir muita gente e principalmente quem está começando agora (eu
passei por isso a um pouco mais de um ano atrás). A melhor forma de
termos uma central com informações onde todo mundo pode ajudar a
atualizar é através de um wiki.

On 29 ago, 01:18, "Herval Freire" <hervalfre...@gmail.com> wrote:
> Só nao entendi uma questao... para que um wiki proprio? Algum motivo alem da
> questao da lingua, ou eh soh por isso mesmo?

Daniel Lopes

to rails-br
Alterei o layout, copiei as cores do site oficial do Rails e mudei
algumas coisinhas na página de navegação acrescentando as categorias
que estavam faltando.

Thiago Freire

to rail...@googlegroups.com

Leonardo Prado

to rail...@googlegroups.com
Não sei se uma wiki seria uma boa nesse caso... O Rails tem uma e eu a
acho super confusa =P

Eu imagino que uma documentação legal seria algo mais organizado, no
estilo do DrawSpace => http://www.drawspace.com/

Sem contar as diferenças de versão. Pegar tutoriais, artigos, exemplos
e tudo mais e marcar em quais versões do Rails aquilo funciona. Não
tem nada mais irritante do que ler sobre algum comando e só descobrir
que ele não é compatível com a sua versão quando ele dá pau...

Thiago Freire

to rail...@googlegroups.com
2008/9/1 Leonardo Prado <leonar...@gmail.com>

Não sei se uma wiki seria uma boa nesse caso... O Rails tem uma e eu a
acho super confusa =P

A wiki do rails é confusa porque a fizeram confusa, deixaram que se tornasse confusa. Existem milhões de exemplos de wikis altamente organizadas.

Herval Freire

to rail...@googlegroups.com
com excecao da wikipedia, que paga uma galera para desconfusar, todos os outros wikis que ja li sao confusos, desatualizados OU as duas coisas... :-s

Leonardo Prado

to rail...@googlegroups.com
Isso eu até concordo, e baseado nisso me pergunto: Essa wiki que
postaram aqui já tem suas definições para impedir que se torne
confusa?

[]'s
Leonardo Prado

Thiago Freire

to rail...@googlegroups.com
2008/9/1 Herval Freire <herval...@gmail.com>

com excecao da wikipedia, que paga uma galera para desconfusar, todos os outros wikis que ja li sao confusos, desatualizados OU as duas coisas... :-s

Já vi várias organizadas e atualizadas, mas tô com preguiça de dar exemplos :(

Herval Freire

to rail...@googlegroups.com
Ahhhh, agora sim, facilitou minha vida ;-)

Eu ja vi disco voador, mas como tava com preguica de tirar foto... :-P

Daniel Lopes

to rails-br
Muito legal isso Thiago, não sabia que existia esse projeto e acho que
muita gente também não sabe. Só achei um pouco burocrática para poder
subir material para o Rails, mas isso não importa muito a iniciativa
parece interessante e já tem muita gente contribuindo.

On 1 set, 18:19, "Leonardo Prado" <leonardopr...@gmail.com> wrote:
> [...]
> tem nada mais irritante do que ler sobre algum comando e só descobrir
> que ele não é compatível com a sua versão quando ele dá pau...

Davis Zanetti Cabral - Listas

to rail...@googlegroups.com
São poucos os wikis que eu vejo atualizados. Inclusive, antes de ser migrado pro github o wiki da scriptaculous tava desatualizadinho inho inho.
Aliás, eu não me lembro fora a wikipedia algum que esteja...

kadu Adu

to rail...@googlegroups.com
Boar Tarde a todos.. gostia de saber se alguem ja fez uma modelagem pra ruby on rails.. estou desenvolmendo meu trabalho de TCC.. e empaquei nos diagramas de classes e de sequencia... se alguem puder me ajudar ficarei agradecido.... aceito qualquer ajuda.. obrigado a todos..

Cássio Marques

to rail...@googlegroups.com
Diagramas? E porque não testes automatizados?

Marcos Piccinini

to rail...@googlegroups.com
Falando nisso (ZenTest) heh.... O screencast br ta devagar mais vai, já tem gente aparecendo pra gravar. E um eh de rspec, usando é claro ZenTest.

A idéia já comentei, a comunidade faz os slides, alguém se habilita a gravar.
Comecei o rspec:

Tem vídeo sem áudio pronto do Davis tb.

Glauber Campinho

to rail...@googlegroups.com
Onde que a modelagem influi nos testes O.o?

Olha, eu só trabalhei com engenharia em Rails usando o Rails Road, mas qual o problema mais especificamente com a modelage,?

2008/9/3 Marcos Piccinini <cha...@gmail.com>

--
Glauber Gonçalves Campinho
Ciências da Computação - USP São Carlos

Cássio Marques

to rail...@googlegroups.com
Você aparentemente nunca ouviu falar sobre TDD. A idéia é modelar a solução do problema em termos de código através da criação de testes. Você tem um "caso de uso", escreve os testes e então escreve código que passe nos testes. Dessa forma, os testes lhe auxiliam a modelar o problema e você ganha uma série de testes automatizados para o seu projeto, além de gerar a melhor documentação técnica possível para o código: exemplos reais de como aquilo deve ser usado dentro do seu projeto.

Eduardo Scoz

to rail...@googlegroups.com
O problema é que a maioria das universidades nunca sairam do design-first pro TDD..

Design, e diagramas de classes e outros tem seu lugar no mundo do desenvolvimento de software, mas perderam muita responsabilidade (felizmente, eu diria!). Hoje em dia, essas ferramentas são usadas mais para conversação e trocas de informação entre o grupo do que para documentação e design do sistema. O aceito pelas práticas mais modernas de desenvolvimento é que apenas código real e executável pode servir tal design e documentação. TDD é uma forma de criar tal código e testes.

O que eu sugeriria para vc Glauber é tentar de repente focar o TCC nessas práticas modernas, e ficar a par dessas é requisito básico de qquer time novo (especialmente de Rails). No entanto, caso vc não possa/não queira, tente focar seus diagramas nas classes do Model, e possíveis classes de serviços que você venha a ter. Modelar controllers e view é perda de tempo. Lembre-se que a idéia da modelagem de software é você transformar os requerimentos do negócio em linguagem de software; por definição, controllers não devem ter regras de negócio, logo eles não precisam ser modelados.

Espero que ajude!

Até mais,

Eduardo Scoz

Glaucio Guerra

to rail...@googlegroups.com
Só para constar, caso você veja algo do tipo BDD (Behaviour Driven Development) encare como uma evolução do TDD, uma filosofia de design, acabando com essa associação de que TDD está ligado somente aos testes.

Para Rails, o pessoal aqui usa muito o RSpec como framework.

Um abraço,

2008/9/3 Eduardo Scoz <eduar...@gmail.com>

--
Glaucio Guerra

xauz

to rail...@googlegroups.com
Ou seja, você fez um monte de diagramas, e agora não tem a menor idéia
de o que fazer com eles. Não é só você que enfrenta esse problema.
Procure por desenvolvimento ágil (XP, FDD) e tu vai ver casos
interessantes, como a história da FDD, que teve seu inicio refazendo
um projeto fracassado, que tinha mais de 3 mil casos de uso e nenhum
código.
Não que modelagem visual (UML) seja de todo ruim, mas ela tem que
servir pra dar uma idéia do projeto e esclarecer algumas coisas, mas
não pra criar o projeto inteiro nela, e só depois implementar. Os
testes são outra forma de modelar, e nisso.. o BDD é muito bacana.
O rails foi criado nesse ambiente ágil. Ele dá toda infraestrutura
para você poder ser ágil. Então você usar rails pra desenvolver com
engenharia de software tradicional é perda de tempo, no meu ver.

Rafael

2008/9/2 kadu Adu <kad...@yahoo.com.br>:
--
Rafael Recalde Caceres