Anacom Impõe Preços Mais Baixos da Europa no ADSL

Luis Baptista

Portugal vai ter os preços grossistas mais baixos da Europa no acesso à
Internet de banda larga por ADSL, já que a Anacom reviu as actuais
tarifas praticadas pela PT Comunicações e irá obrigar, já a partir de 26
de Janeiro, o incumbente a oferecer aos fornecedores de Internet
concorrente novos preços quer na instalação, quer na mensalidade.

O PÚBLICO apurou que a nova tabela imposta pela Anacom para acesso
local - classe 512, a velocidade padrão para a Internet de banda larga
por ADSL - será de 38 euros para a instalação, contra os actuais 70
euros cobrados pela PT Comunicações, e de 16 euros para a mensalidade,
abaixo dos actuais 17,25 euros.

Mas o "braço-de-ferro" que tem sido travado nos últimos dias entre os
fornecedores de Internet, IOL e Clix, que têm o fornecimento de novas
ofertas de banda larga através de ADSL suspenso, e a PT, envolvendo a
Anacom, poderá eventualmente ter mais alguns episódios, já que o
incumbente disse que não estava disponível para baixar os preços. E os
dois fornecedores de Internet referidos parecem querer mais do que
preçso baixos para recuar na suspensão de novas ofertas de ADSL.

Ontem, antes de ser conhecida a decisão da Anacom, o IOL e Clix
afirmavam que iriam manter as ofertas de ADSL suspensas. Ambas
consideravam, então, que o anúncio da Anacom de que iria igualar os
preços praticados no ADSL pela PT aos mais baixos da Europa, não tinham
efeito útil. Embora o IOL, fornecedor de Internet da Media Capital,
afirmasse que encarava com "expectativa" a decisão do regulador. As duas
empresas sublinhavam também que o problema deste negócio não está nos
preços cobrados ao consumidor final, que consideram justos, mas nos
preços grossistas praticados pela PT. E exigiam para regressar ao
mercado a existência de medidas estruturais de controlo do esmagamento
das margens, impostas pelo regulador à PT, entre outras reinvindicações.

O Clix, fornecedor de Internet da Sonaecom, num comunicado bastante
crítico em relação à Anacom, sublinhou que o anúncio do regulador
continha "afirmações erróneas" no que diz respeito a intervenções que
dizia ter feito ao longo de 2002 e 2003 no sentido de obrigar a PT a
reduzir os preços grossistas e garantir concorrência efectiva neste
mercado. No comunicado, o Clix afirmava ainda ser "falsa" a afirmação de
que os preços praticados pela PT são dos mais baratos da Europa e
frisava que a Anacom "utiliza estatísticas irrelevantes" e está
"enganada" nos valores das taxas de penetração da Internet da banda
larga.

CAIXA:

$ PT com 86% do mercado de ADSL

As empresas do Grupo Portugal Telecom (PT) estão claramente à frente dos
restantes concorrentes em todos os tipos de fornecimento de acesso
Internet por banda larga, mas é no ADSL que a quota de mercado das
empresas do incumbente é mais esmagadora. A quota de mercado da PT,
através da Telepac II, no ADSL, um negócio onde operam nove empresas, é
de 86 por cento, bem longe do segundo lugar do "ranking" que pertence à
Novis Telecom/Clix, do Grupo Sonaecom, com 6,6 por cento. Segundo os
dados a que PÚBLICO teve acesso, o terceiro operador com maior número de
assinantes é a Onitelecom, liderada pela EDP, com uma quota de 3,51 por
cento, seguindo-se Via Net.Works Portugal (1,26 por cento) e a Media
Capital Telecomunicações/IOL (1,13 por cento). Os restantes quatro
operadores dividem uma quota de 1,4 por cento. A leitura do mercado,
quando se juntam os números de assinantes no acesso via ADSL com os do
cabo, é um pouco diferente, mas as empresas do Grupo PT continuam
dominantes: passa a liderar a CATVP Cabo Portugal com 45,73 por cento de
quota, seguida da Telepac II, com 28,99 por cento. Num universo de 14
empresas, das quais cinco são operadores de cabo, o terceiro lugar é
ocupado pela Cabovisão, com 17,45 por cento.

in http://jornal.publico.pt/2004/01/22/Economia/E32.html

Cumprimentos
Luís Baptista

mundano

Na França há operadores independentes que usam as linhas de outros a
oferecer ADSL 1024/128, SEM LIMITES DE DOWNLOAD, por 25E/mes...

Com preços gossistas mais altos que em Portugal, diz-me só como é isto
possivel.

PS: O maior cego é aquele que nao quer ver.

niceday systems

> Com preços gossistas mais altos que em Portugal, diz-me só como é isto
> possivel.

Suponho que deve haver uma centena de operadores em França (não sou
francês, não posso confirmar o nrº de operadores franceses) e, como
Portugal é um país pequeno, julgo que há pouca concorrência no nosso país.
Em Andorra, os preços nem sequer estão à vista, o que quer dizer que
varia muito de lojista. Num dia fui lá perguntar um preço de um
amplificador p/ carro que era X contos e noutro dia o preço era outro.
Curioso!
Cumps,
--
http://niceday.pt
informatica / webhosting / redes

mundano

Não digo que não tenhas razão...

Mas se os preços de portugal são os mais baixos, e em portugal o preço a
paar à PT era 17 euros e tal por 512/128, como é possivel em França, com
preços mais altos, eles oferecerem 1024/128 a 25 euros no mercado??

Acho que seria a ruina completa de qualquer ISP caso a afirmação da
anacom fosse verdadeira.

Convém acrescentar que o próprio IOL e o Clix vieram desmentir logo a
veracidade da afirmação da Anacom ao dizer que os preços grossistas
portugueses estão ao nivel dos mais baixos na Europa..

aj

> Em Andorra, os preços nem sequer estão à vista, o que quer dizer que
> varia muito de lojista. Num dia fui lá perguntar um preço de um
> amplificador p/ carro que era X contos e noutro dia o preço era outro.

Sim, mas Andorra... não é ex para ninguem...

Aluguei a mesa de snooker do hotel, p jogar com uns amigos.
Pagamos, recebemos as bolas e os tacos.
Chegamos à mesa, tudo bem, só q não conseguiamos acender a luz !
Telefonei para a recepção:
"É pá, então isto não tem luz ??"
"Tão a ver uma caixa verde, com uma luzinha vermelha, ao lado do telefone ?"
"Sim..."
"Metam lá moedas q a luz acende..."

Tivemos foi de ir trocar moedas, q aquilo apagava-se de 15 em 15 minutos...

:o

AJ