Comissao Tecnica OOXML / ODF

pedro mg

http://mv.asterisco.pt/cat.cgi?MS%20OOXML

Leiam por favor, e contactem quem conhecerem que se possa candidatar
às reuniões.
Neste momento a Microsoft está com mais de 90% dos votos lá (as
empresas que lá estão trabalham com, e são parceiros MS)

Quer se queira quer não, este país começa também a ser governado pelo
lobby às claras, por isso há que agir ;)

--
pedro mg

João Jerónimo

pedro mg wrote:
> Leiam por favor, e contactem quem conhecerem que se possa candidatar
> às reuniões.

Conheço um engenheiro informático que trabalha(va) numa empresa (penso eu)
de webdesigning... mas não sei se (ainda) se pode candidatar nem se está do
lado do Office Open XML ou do Oasis Open Document...

> Neste momento a Microsoft está com mais de 90% dos votos lá (as
> empresas que lá estão trabalham com, e são parceiros MS)

É... Aquela Primavera não me cheira nada bem... e muito menos assa Assoft
(aliás nota-se bem pelo intro do site deles)...

O autarca do Alentejo deve estar do nosso lado.
As do Instituto de Informática são relativamente imprevisiveis, e o mesmo
se passa com o ISCTE. No meio universitário acho que as coisas estão mais
ou menos equilibradas.
Não faço ideia do que seja a Jurinfor, portanto também não posso prever...
O do Instituto de Informatica da Segurança Social não deve perceber nada do
assunto, logo deve estar do lado do OOXML...

O quadro parece bastante negro... Não vai ninguem da ANSOL?

> Quer se queira quer não, este país começa também a ser governado pelo
> lobby às claras, por isso há que agir ;)

Pois é, pois é...

Em termos de abertura, o OOXML até parece um grande avanço.

Por outro lado, li também que a especificação é demasiado extensa (6 mil
páginas) para o tempo que eles dão para a estudar. Tecnicamente é uma
merda. Preocupa-se demasiado com retrocompatibilidade e mantem bugs
existentes em versões antigas dos formatos do MS Office. Partes da
especificação fazem referências a formatos fechados ou que são demasiado
fracos em comparação com os que são usados no OOD.

A Microsoft tem ultimamente feito uma série de acções de aparente
"abertura", mas não tenho filosofado muito no assunto... A licensa do OOXML
não é, aparentemente compatível com a GPL, mas com a LGPL já é...

Talvez a coluna Cringely tenha uma opinião sobre o assunto, mas também
nunca li aquilo assiduamente (mais por preguiça do que por outra coisa)...

Ah... Eles acham que a Apple abraçou o OOXML porque se o OOXML se tornar
standard então vai ficar estável. E se ficar estável então vai permiti-los
ter peso no mercado dos Offices e suportar também os formatos antigos do
Office, o que aparentemente a MS vai deixar de fazer; e então deixar a MS à
rasca só com o sistema operativo, já que Office é a verdadeiro trunfo da
MS. Mas isso não explica nada... antes pelo contrário! (mas tinha alguma
piada ver o Steve Jobs a fazer a folha ao Bill Gates... lá isso até tinha!)

De qualquer maneira, o artigo já tem alguns meses... Por exemplo, o Office
vista ainda não tinha saido nessa altura... Não faço ideia se a última
versão do MSoffice supporta as versões antigas dos formatos...

Só sei que isto é uma falta de respeito pelos utilizadores. Enquanto as
potências empresariais fazem a guerra, os direitos que o utilizadores
deviam ter são cada vez mais degradados.
A tal comissão *não pode* decidir-se pelo OOXML... E pronto... Se houver lá
mais gente, convence-se com argumentos e maiorias. Se não houver, então não
há argumentos nem maiorias...

JJ

pedro mg

On Jun 27, 7:28 pm, João Jerónimo <j_j_b_...@yahoo.com.br> wrote:
> [...]
> mais gente, convence-se com argumentos e maiorias. Se não houver, então não

viva,

sim. É muito importante agir. Basicamente aquelas empresas são
parceiros da MS e como é esta a tentar fazer passar o "standard" levou
algumas empresas conhecidas no ramo, do país. Todas estas usam
tecnologias da MS, por isso a coisa está muito afinada. simplificando,
depois é só fazer passar a resolução aos políticos via IPQ e II e
estes aprovam. Simples.

A não ser que... encontrem gente informada pela frente.
É talvez importante assinar a petição:

http://www.petitiononline.com/OOXMLPT/

JJ, podes-te ligar à comissão a título individual e se estás por
dentro do assunto, és de facto uma mais_valia.

Para já nao ha' contacto oficial nenhum; o mais adequado provavelmente
seria o do presidente da Comissão Técnica. Mas como qualquer actual
membro pode propor outros, os interessados podem contactar
directamente o Mário Valente, ou a mim que lhe faço chegar a intenção
e ponho-os a conversar, como queiram. Para não publicar aqui o email
dele, está no blog do mesmo. É o do @itij

Não se esqueçam de fazer espalhar a petição por favor.
Fazer aprovar este standard para Portugal serve para a MS legitimar a
compra e implantação de ms-offices por todo o lado...

abraço,
pedro mg
http://blog.tquadrado.com

Rui Maciel

pedro mg wrote:

> http://mv.asterisco.pt/cat.cgi?MS%20OOXML
>
> Leiam por favor, e contactem quem conhecerem que se possa candidatar
> às reuniões.

Não existe nenhum anúncio mais "apresentável" que esse? É que divulgar um
assunto sério com base numa página solta dum blog obscuro... Não me parece
que dê bom resultado.

Cumprimentos
Rui Maciel

João Jerónimo

pedro mg wrote:
> JJ, podes-te ligar à comissão a título individual e se estás por
> dentro do assunto, és de facto uma mais_valia.

Eu ligar-me à comição. Acho que não conseguia...
Nunca participei numa comissão deste género e acho que qualquer pessoa por
aqui, das mais informadas, conseguiria melhor resultado.
Eu tenho só 18 anos, e ainda nem sequer estou no superior. Neste momento
deveria estar a estudar para os exames!

Quando a estar dentro do assunto; não estudei muito a fundo a questão: o
que eu li resume-se àquela página da Wikipédia (para ficar com uma ideia
geral). Tirando isso, tenho as minhas ideias e convicções sobre
licensiamento e políticas de redistribuição de software e de especificações
de formatos e protocolos, como qualquer pessoa que ande por aqui.

Acho que não. Não se trata de falar muito mas não querer fazer nada. É
mesmo um *acho que não dava*, se percebes o que quero dizer...

JJ

João Jerónimo

pedro mg wrote:
> A não ser que... encontrem gente informada pela frente.
> É talvez importante assinar a petição:
>
> http://www.petitiononline.com/OOXMLPT/

Só um pormenor: quem é que escrever o texto da petição?

JJ

António Manuel Dias

Olá.

João Jerónimo escreveu:

> Só um pormenor: quem é que escrever o texto da petição?

Quem escreveu o texto foi Marcos Marado Torres, autor de vários blogs
e sites na Internet, como por exemplo o conhecido Wiki sobre DRM em
Portugal (http://drm-pt.info). O seu blog pode ser encontrado em
http://mindboosternoori.blogspot.com/ .

Este assunto foi despoletado por uma mensagem de Mário Valente (sim, o
do ITIJ) a relatar o que tinha sucedido na primeira reunião do grupo
que está a apreciar este assunto em Portugal. Podem ler sobre este
assunto em vários outros blogs:

Mário Lopes: http://mywheel.net/blogpt/index.php/2007/06/27/rejeicao-do-standard-iso-dis-29500/#comments
Paula Simões: http://blog.felisberto.net/2007/06/27/portugal-diz-nao-ao-formato-microsoft-office/#respond
Rui Seabra (ANSOL):
http://blog.softwarelivre.sapo.pt/2007/06/27/peticao-portugal-diz-nao-ao-formato-microsoft-office/#comments

(no meu também há uma referência ao assunto)

Cumps,

--
António Manuel Dias
http://maracuja.homeip.net